Autor Tópico: Honda Camino (PA50 M)  (Lida 5430 vezes)

nunosants

  • Visitante
Honda Camino (PA50 M)
« em: 11 de Agosto de 2016, 10:51 »
Estou a tentar por a minha velhinha Honda Camino (PA50 M) de novo a andar mas estou com alguns problemas e precisava de ajuda.
A mota estava parada há bastante tempo, fui tentar por a trabalhar (de lembrar que esta mota é uma mota a pedais) mas ela não dava sinais de vida. Sem perceber nada do assunto, resolvi comprar uma vela nova (entretanto já sei como se testa se a vela está boa ou não) mas ela não pegava na mesma.
Comecei a pesquisar e então comecei por ver se chegava corrente à vela, e isso confirma-se.. Entretanto não sei para onde me virar..
Também coloquei uma torneira de combustível nova, portanto os respectivos filtros estão limpos..
Sugestões...

Obrigado

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #1 em: 11 de Agosto de 2016, 10:58 »
Geralmente os problemas incidem sobre parte eletrica, magneto, retificador, bobine, vela, ou alimentação, combustível limpo, filtro e carburador.
Se for motor a 4 tempos verifica/muda óleo.
Se não te entendes com mecânica é melhor ires a uma oficina do que estragar mais  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

nunosants

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #2 em: 11 de Agosto de 2016, 15:05 »
Combustível limpo já é... Vela é nova e chega lá corrente... É a 2 tempos.. Aquilo "não leva óleo", daí levar gasolina de mistura..

Queria ver se era eu a conseguir tratar do assunto, vamos lá ver :)

Vou ver se limpo o filtro e já se vê :)


Fui então para limpar o filtro de ar e para minha surpresa aquilo não tinha lá nada a filtrar, ou seja, não tinha aquela espécie de esponja  :o Será que pode fazer diferença isso?
Entretanto usei a velha máxima de "dar uma sopradela de compressor" nas peças (sem qualquer esperança), desde escape a tubos do carburador... Tirei o tubo que vai da torneira da gasolina para o carburador e soprei lá e um outro tubo que sai do carburador também soprei..
Entretanto, numa de descargo de consciência, voltei a tentar e a bem dita lá pegou e fez um valente fuminho branco  ;D Mas passado uns 15 seg foi abaixo...
Repetindo o processo faz exactamente o mesmo, mas com menor quantidade de fumo....

Será que ter ou não algo a filtrar fará diferença? (Suponho que sim, mas isso influência com o facto de pegar e ir abaixo ou não!?)
Será alguma coisa com o escape? Muito sujo ou assim...
Ou será carburador sujo?

Obrigado



Já estive novamente "de volta" da mota e ela só pega quando eu sopro os tubos que vão para o carburador. Isto é, sopro-os e ela pega mas vai abaixo passado os tais 15 segundos... Mas se voltar a tentar já não pega... Só se voltar a soprar os tubos... Eu quando os sopro a Gasolina vai para trás no carburador e depois volta a entrar.. Terá que ser algo no carburador.. Sujidade?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, 15:08 por omcj »

Tormentinha

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #3 em: 12 de Agosto de 2016, 00:35 »
Companheiro nunosants.quase de certeza é o carburador entupido, pois o tempo que esteve parada acomolou lixo e oleo de mistura velho,vais ter de o desmontar e limpar tudo muito bem limpinho e assoprar o giglers.depois montas tudo como manda a lei e vais ver como ela fica a trabalhar perfeitamente.em relação ao filtro tenta arranjar um filtro ou então uma esponja/filtro e com alguma bricolage,terás de o adaptar a caixa onde fica o filtro.atenção que esse motor faz uma mistura gasolina/oleo a 2% ou 3% não mais.

Depois diz qualquer coisa
« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, 00:39 por Tormentinha »

nunosants

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #4 em: 12 de Agosto de 2016, 10:30 »
Companheiro nunosants.quase de certeza é o carburador entupido, pois o tempo que esteve parada acomolou lixo e oleo de mistura velho,vais ter de o desmontar e limpar tudo muito bem limpinho e assoprar o giglers.depois montas tudo como manda a lei e vais ver como ela fica a trabalhar perfeitamente.em relação ao filtro tenta arranjar um filtro ou então uma esponja/filtro e com alguma bricolage,terás de o adaptar a caixa onde fica o filtro.atenção que esse motor faz uma mistura gasolina/oleo a 2% ou 3% não mais.

Depois diz qualquer coisa

Pois, eu também acho que será por aí.. E o facto de ter andado sem filtro de ar é que terá feito com que o carburador tenha ficado todo sujo...
Eu comprei daquela gasolina de mistura que se vende na Galp.. Nem sei bem a que % será..

Vou ver se ainda hoje ou amanhã trato de o limpar.
Obrigado.

Tormentinha

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #5 em: 12 de Agosto de 2016, 16:57 »
Companheiro Nunosants.

ATENÇÃO a gasolina 2 tempos/mistura vendida nos postos galp tem uma percentagem de oleo a 6% confirmado em fonte segura,pois essa gasolina tambem é vendida para motores de motoserras e motores antigos tipo casal,zundapp,etc e a 6% eles tem uma quase garantia de não haver gripanços nos motores a 2 tempos  _Rolley_ se colocares essa gasolina ficas com uma fumarada atrás das costas tipo nevoeiro  _lol_ e inclusive dá-te cabo da vela e excesso de carvão no escape,e já agora aproveita e coloca-lhe um filtro de gasolina desses pequenos no tubo de gasolina entre o deposito e carburador para evitar entrada de lixo que vem do deposito.

Tens tambem aqui um video no dr.youtube  _pol_ para consultares.


« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, 17:13 por Tormentinha »

nunosants

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #6 em: 13 de Agosto de 2016, 00:03 »
Companheiro Nunosants.

ATENÇÃO a gasolina 2 tempos/mistura vendida nos postos galp tem uma percentagem de oleo a 6% confirmado em fonte segura,pois essa gasolina tambem é vendida para motores de motoserras e motores antigos tipo casal,zundapp,etc e a 6% eles tem uma quase garantia de não haver gripanços nos motores a 2 tempos  _Rolley_ se colocares essa gasolina ficas com uma fumarada atrás das costas tipo nevoeiro  _lol_ e inclusive dá-te cabo da vela e excesso de carvão no escape,e já agora aproveita e coloca-lhe um filtro de gasolina desses pequenos no tubo de gasolina entre o deposito e carburador para evitar entrada de lixo que vem do deposito.

Tens tambem aqui um video no dr.youtube  _pol_ para consultares.


Epá então se calhar o melhor é fazer a mistura mesmo em casa  ;) Pois imagino que faça imenso fumo  ;D
Eu coloquei-lhe uma torneira nova e essa torneira, do tubo que vem do depósito para a respectiva, tem um filtro.. Portanto essa parte estará resolvida ;)

Usei esse mesmo vídeo para a desmontar hoje de manhã ;) O carburador estava de todo  :o Mas já só amanhã é que a consigo montar.. Logo vemos no que dá ;)
Obrigado

nunosants

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #7 em: 14 de Agosto de 2016, 17:39 »
Já houve progressos ;) Então, como já tinha dito, já limpei o carburador e ontem já voltei a montar tudo direitinho.. A princípio a mota continuava a não pegar, mas parecia que a vontade dela era pegar.. Entretanto, pensei que o filtro de ar não faria assim grande diferença ainda não lho tinha colocado, mas visto que a coisa tava dificil resolvi fazer um com uma esponja da louça... A mota pegou logo, mas depois de pegar se deixar o acelerador ela vai abaixo  :-\  Já tentei afinar através do carburador mas fica sempre na mesma... Será que é pelo filtro dar não ser um verdadeiro filtro de ar? Será que ainda é algo com o carburador?

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #8 em: 14 de Agosto de 2016, 20:49 »
Boas
Limpa mesmo bem TODAS as passagens do carburador pois tem várias, algumas discretas.
Existe uma passagem específica para o ralenti q pode estar entupida. Ou a do ar. Daí só 6anda se acelerares.
Usa spray eapecífico para limpeza de carburadores e compressor de ar.
Faz diferença...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

nunosants

  • Visitante
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #9 em: 15 de Agosto de 2016, 11:34 »
Boas
Limpa mesmo bem TODAS as passagens do carburador pois tem várias, algumas discretas.
Existe uma passagem específica para o ralenti q pode estar entupida. Ou a do ar. Daí só 6anda se acelerares.
Usa spray eapecífico para limpeza de carburadores e compressor de ar.
Faz diferença...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Eu limpei tudo muito bem limpo.. Só houve uma peça que não consegui mesmo limpar, é a peça dos 9min e 32seg deste vídeo

Será essa!?! Era mesmo azar!! Não a consegui mesmo remover.. Está tipo presa.. O resto foi mesmo tudo limpo a fundo! Com spray compressor
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 11:35 por nunosants »

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Honda Camino (PA50 M)
« Responder #10 em: 15 de Agosto de 2016, 13:37 »
Outra possibilidade será entrada da ar algures como poe exemplo pelo copo da boia ou entre o carburador e o motor, cilindro da agulha.
Por vezes pode entrar ar pelas juntas já ressequidas do próprio motor pois é questao importante num motor 2 tempos.
Coloca o filtro de ar correcto para testares bem.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!