Autor Tópico: Que desilusão...  (Lida 9216 vezes)

Amilcar Pires

  • Visitante
Que desilusão...
« em: 10 de Agosto de 2016, 23:46 »
Olá companheiros.

Nestes últimos dias, tenho levado a minha Forza para Lisboa. Tenho procurado desfrutar da condução do meu motociclo e aproveitar para ganhar mais experiência em conduzir em condições com mais tráfego. Claro que para muitos, estes são os meses de férias e carros para Lisboa são poucos...mas acreditem, para mim já são bastantes  _corado_.

Os dias têm estado fabulosos e a ponte 25 de abril fica bem mais próxima quando temos uma mota para evitar os engarrafamentos da A2. Sinceramente admiro a destreza e a habilidade que alguns dos companheiros de "duas rodas" apresentam na circulação entre os carros..."façanhas" que seguramente não estão ao meu alcance  :-[.

As vistas no tabuleiro da ponte 25 de abril são simplesmente espectaculares, mas o tempo para as admirar não é muito. Toca a acelerar que o pessoal também quer passar. (não passar dos 70 Kmh...ops). Aposto que o Cristo Rei até cruza os braços a pensar..."Então mas este gajo não anda?...vai chegar tarde ao trabalho!! à pois vai...sempre a admirar as vista"  :)).


Vistas à parte, no caminho cruzo-me com alguns motociclistas. É aqui que chega a desilusão. Tenho feito a saudação a todos, independentemente da montada que conduzem, e ninguém responde. Será que é porque conduzo uma scooter? Ou é porque conduzo uma Forza 125? Ou estarei a fazer mal a saudação? Só houve um companheiro que retribuiu os bons dias numa paragem aos semáforos. Claro que o espírito motard não se pode medir só por um simples aceno...mas que tem sido uma desilusão, lá isso tem.

Boas curvas para todos.

P.S. É uma excelente terapia para aliviar o stress, conduzir uma mota depois de um dia de trabalho. Pelo menos para mim.

Nunext84

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #1 em: 11 de Agosto de 2016, 00:01 »
Eu tenho uma 125 e uma 1200.

Posso dizer que de 125 em cada 10 há 1 que responde ou cumprimenta. (até mesmo do forum por ser mini maxi talvez). Quando vou de 1200 em cada 10 , 7 respondem...
Mentalidades...

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Que desilusão...
« Responder #2 em: 11 de Agosto de 2016, 02:05 »

Talvez, com este testemunho, possamos ficar a conhecer melhor o "espírito motociclista" no nosso país e inspirar-nos para fazer melhor.  _convivio_




Eu tenho uma 125 e uma 1200.

Posso dizer que de 125 em cada 10 há 1 que responde ou cumprimenta. (até mesmo do forum por ser mini maxi talvez). Quando vou de 1200 em cada 10 , 7 respondem...
Mentalidades...

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Que desilusão...
« Responder #3 em: 11 de Agosto de 2016, 08:56 »
Uma pergunta tu saudas a todos os motociclos que vês independentemente se conheces ou se levam algum autocolante de algum clube ?  ???_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Que desilusão...
« Responder #4 em: 11 de Agosto de 2016, 08:58 »
Claro que o espírito motard não se pode medir só por um simples aceno...mas que tem sido uma desilusão, lá isso tem.

Viva companheiro
Penso que o que tens notado não se fica só pela área dos motards.
Esta falta de "sentido de existência" tenho notado em todas as situações. Estão a perder-se alguns valores que os mais "velhos" (usados) estavam habituados, como por exemplo dar os bons dias/tardes/noites quando se entra num estabelecimento, ou um agradecimento pelo serviço prestado. O pessoal anda cada vez mais fechado no seu "mundinho".
 _convivio_
Rui

rinacio

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2016, 09:17 »
Obrigado Amílcar pelo teu desabafo.

Eu também me vou iniciar com a minha Forza na travessia da ponte.
Se, porventura, nos cruzarmos e eu não responder ao cumprimento, não leves a mal, devo ir concentradíssimo em não me esbardalhar.

Ab.

Rui

meloy

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #6 em: 11 de Agosto de 2016, 09:58 »
Em andamento muitas vezes a saudação não se dá porque implica retirar 1a mão do guiador, implica um momento de distracção, implica um desvio de olhar.

No semáforo é outra coisa... se bem que muitas vezes o stress do dia a dia... faz com que as pessoas estejam a pensar é a que horas chegam ao trabalho ou a casa.

O companheiro Nunext84 talvez diga que o cumprimentam mais vezes com a 1200 porque talvez ande mais nela ao fim de semana onde o pessoal vai a passear e/ou a desfrutar do passeio.

tparracho

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #7 em: 11 de Agosto de 2016, 10:11 »
Tenho notado que ao fim de semana existe maior predisposição para a retribuição de cumprimentos, independentemente da mota que se conduz.

Já nos dias de semana é o salve-se quem puder  _pensador_

jotapê

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #8 em: 11 de Agosto de 2016, 10:28 »
Deves fazer o que achas ou como te sentes bem, se cumprimentas todos continua, eu digo bom dia no metro antes de me sentar e passados 8 meses conto pelos dedos das duas maos quem me responde mas sinto-me bem ao dizer bom dia!

A mentalidade do zé povinho é impressionante infelizmente :(

No fim do ano passado na av padre cruz um companheiro caiu á minha frente, parei de imediato coloquei a mota no descanso central e tirei uma luva para apertar o travao contra o punho afim de ficar uma luz mais intensa devido a serem 19:45 a choviscar e ja bastante escuro. de imediato fui ter com ele perguntei se estava bem, abanou a cabeça que sim e ajudei a levantar a mota de repente montou-se nela, clicou no "start" e arrancou e eu fiquei ali em pé feito parvo a olhar para aquilo, nem se limpou, nem olhou para a mota, e nem um obrigado.
Segui o meu caminho e mais á frente ia todo torcido parei ao lado e dele e disse que pelo menos um obrigado merecia, olhou para mim com ar esbugalhado  e ainda me mandou para o ******* !
Bem vestido, mota novinha em folha casaco cheio de proteçoes , lourinho e com aspeto de menino bem...

As atitudes ficam para quem as pratica, apesar de "magoado" da proxima vez continuo a parar esperando que um dia alguém o faça por mim!!

SofaSurfer

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #9 em: 11 de Agosto de 2016, 10:33 »
Caro Amilcar, e restantes companheiros,

Não devo ser a pessoa mais indicada para dar uma opinião concreta, uma vez que ainda estou na fase de rodagem da minha pcx, mas tenho feito o mesmo percurso (A2, ponte) e vejo que há muita gente a saudar. Noto também que acontece mais ao final do dia de trabalho. As manhãs são complicadas... A falta de café, o ficar mais 5 minutos na cama, etc. faz com que a concentração seja chegar ao emprego a horas 8)

Tenho visto grandes áses do slalom automobilistico (acho que posso chamar isto) a passar a ponte. Um dia quando for grande também quero ser assim  ;)

Cheers.

meloy

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #10 em: 11 de Agosto de 2016, 10:42 »
tirei uma luva para apertar o travao contra o punho afim de ficar uma luz mais intensa devido a serem 19:45 a choviscar e ja bastante escuro.


Pelo que percebi meteste a luva no travão e no punho do guiador ao mesmo tempo, apenas e só para acender a luz de travão!

Muito Bom!!!
Nunca me lembraria desta!
eis uma grande dica
muito obrigado!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, 11:25 por meloy »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Que desilusão...
« Responder #11 em: 11 de Agosto de 2016, 10:49 »
A tradicional "tacanhice" tuga  _thumbdown_
Nem todos os que andam em 2 rodas têm o espirito respetivo. Muitos optaram por este meio por comodidade ou reduzir custos de transporte e não se incomodam com o restante meio.
Outros são os que gostam de medir tamanhos, esses são os mais recalcados.
Se te sentes bem a disvrutar dessa espirito e cumprimentar que passa ou está parado no semáforo contigo, não desanimes e faz a diferença  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

TMaxer

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #12 em: 11 de Agosto de 2016, 11:33 »
Voces com os cumprimentos, fazem-me lembrar isto:







Com tanta moto a circular hoje em dia, acho que ja se perdeu o sentido de ocasião desse tipo de cumprimentos... pelo menos em ambiente urbano em que os percursos são ida e volta do trabalho...





Vai dar uma volta ao fim de semana para um percurso onde outros motociclistas vao para desfrutar das suas maquinas e vais ver que nao so o cumprimento faz mais sentido, como a taxa de retribuicao aumenta  _pol_ _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que desilusão...
« Responder #13 em: 11 de Agosto de 2016, 13:38 »
Sinais dos tempos, cada vez mais individualismo :(. Agora é cada um por si.
É verdade que muitas vezes estamos perante quem não consegue tirar a mão do guiador, mas bastaria um aceno de cabeça.
Outros irão com mau humor para o trabalho como gado para o matadouro, e olham para nós não nos vêem. :).
Talvez o facto de sermos muitos faça perder o espírito de ligação das minorias que existiu outrora.
Muitas explicações possíveis. Talvez seja importante alguém fazer a pedagogia de continuar a cumprimentar e  ver se isso com o tempo pode fazer a
O pessoal do CPM poderia ser agente de pedagogia ;) embora por vezes seja desesperante cumprimentar uma dezena de companheiros e receber a omissão por resposta :(
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, 13:39 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

meneses85

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #14 em: 11 de Agosto de 2016, 17:21 »
Isto é uma conversa que dá pano para mangas...
Eu conduzo uma 07 e não é por isso que vou deixar de cumprimentar SEMPRE QUE CONSIGA E PRINCIPALMENTE EM SEGURANÇA quem se cruza comigo.
Em trânsito é muito difícil conseguir tirar uma mão do guiador para cumprimentar, mas sempre que consiga faço-o... quando não consigo tirar a mão do guiador ou aceno com a cabeça ou então levanto os dois dedos sem tirar a mão totalmente do guiador.
Parado nos sinais normalmente digo bom dia/boa tarde e aceno com a cabeça...

Nunca conduzi scooters, mas sempre "ouvi" dizer e por vezes também reparo agora que ando de mota, que muitas vezes os condutores de motas (não vou generalizar toda a gente que anda de scooter porque até quem não anda de scooter e andam em grandes motas fazem igual), no trânsito entre os carros, já apanhei alguns sustos porque se metem vindos de trás de um carro, sem olhar para trás para ver se vem lá algum companheiro...
Devemos TODOS que andamos de duas rodas ter essa especial atenção se vem alguém a circular entre os carros, de não nos atravessarmos e olhar sempre e no final agradecer/cumprimentar...

Isto só para dizer que eu não menosprezo quem anda de scooter só por ter cilindrada inferior à mota que conduzo... nem acredito que quem tem motas com cilindrada superior à minha me menosprezem...
O prazer de andar de mota abrange todas as cilindradas.
Agora que existem artistas nas duas rodas seja com que tipo de cilindrada for isso existe... e muitos...

Se ficamos bem a cumprimentar os outros sem ser retribuido? epah eu fico... sempre ouvi dizer e ensinaram-me que os bons dias/boas tardes/boas noites e agradecimentos fazem parte do civismo e em excesso nunca fizeram mal a ninguém... portanto, siga para bingo e sempre em segurança... :)
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, 17:24 por meneses85 »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Que desilusão...
« Responder #15 em: 11 de Agosto de 2016, 18:00 »
De certeza que já deve de haver uma app para o telefone que faz essa saudação automaticamente...

Eu tb noto claramente que na scooter ninguém responde à saudação.
Quando vou de "mota" normalmente respondem sempre.
Para evitar frustrações, deixei de iniciar o cumprimento mas sempre que alguém o faz respondo, independentemente da montada.

RCEu

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #16 em: 11 de Agosto de 2016, 18:41 »
Recentemente estive numa viagem de mais de 2500 Km. Andei com o companheiro Paulo Silveiro e andámos por Portugal e Espanha.


Curiosamente só talvez umas 3 ou 4 pessoas é que não responderam à saudação. E aqui não se mediam cilindradas. Todos se cumprimentam.
O não cumprimento leva-me a acreditar que tem a ver com o facto de se estar mais concentrado no meio do trânsito.
Sinceramente já não me preocupo, continuo a cumprimentar.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Que desilusão...
« Responder #17 em: 11 de Agosto de 2016, 18:55 »
Tenho notado que ao fim de semana existe maior predisposição para a retribuição de cumprimentos, independentemente da mota que se conduz.

Já nos dias de semana é o salve-se quem puder  _pensador_

É verdade, o local e o dia da semana influenciam a predisposição. Um passeio ao fim de semana até à Arrábida ou até à Ericeira e (quase) todos cumprimentam, independentemente da Mota deles e da  nossa.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #18 em: 11 de Agosto de 2016, 18:56 »
Nos tempos que correm já fico satisfeito se em cada 100, 6 corresponderem ao meu cumprimento, não fico nada chateado com isso.

Por vezes nem consigo corresponder ao cumprimento porque vou a reduzir ou a multiplicar na altura que me cruzo com um companheiro, nesse caso abano a cabeça à Chinês.

E ainda vai ficar pior, imaginem na China, Índia e Vietname, só para mencionar estes três a cumprimentarem-se sempre que se cruzam, mais valia não baixar o braço  _lol_

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Que desilusão...
« Responder #19 em: 11 de Agosto de 2016, 19:02 »
Por vezes nem consigo corresponder ao cumprimento porque vou a reduzir ou a multiplicar na altura que me cruzo com um companheiro, nesse caso abano a cabeça à Chinês.

E ainda não reconhecem vantagens ao DCT?
 ;)  ;)  ;)  ;)
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, 19:02 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Rodrigues

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #20 em: 11 de Agosto de 2016, 19:25 »
E ainda não reconhecem vantagens ao DCT?
 ;)  ;)  ;)  ;)

É mais uma desculpa para não tirar a mão do punho  _lol_ _lol_

Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #21 em: 11 de Agosto de 2016, 21:06 »
Eu tenho uma 125 e uma 1200.

Posso dizer que de 125 em cada 10 há 1 que responde ou cumprimenta. (até mesmo do forum por ser mini maxi talvez). Quando vou de 1200 em cada 10 , 7 respondem...
Mentalidades...

Perfeitamente natural essa diferença de 'tratamento' quando vai de 125 ou de 1200 , sobretudo se a 125 for uma scooter. Sempre houve e haverá um 'olhar' e uma 'atenção' diferente para quando nos cruzamos com uma mota ou uma scooter e estar agora a dissertar sobre isso com base no 'espírito motociclista' pode ser muito bonito mas é lírica /poesia . Os motociclistas apreciam e respeitam as 2 rodas 'em geral' e eu também gosto de mulheres 'em geral'...mas só dou mais atenção e olho duas vezes para algumas  _lol_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Que desilusão...
« Responder #22 em: 11 de Agosto de 2016, 21:12 »
Tenho notado que ao fim de semana existe maior predisposição para a retribuição de cumprimentos, independentemente da mota que se conduz.

Já nos dias de semana é o salve-se quem puder  _pensador_


same same!

Eu desde o ano de 2001 vou fazendo figura de parolo a cumprimentar tudo o que mexe. Já são alguns anos! LOL

Levar com o aceno de volta ....nha!  Disse que eu é que era  parolo não disse!? :D

Em viagem ... mesmo em Portugal ...ai sim ...e talvez aos fins de semana. Aí todos pensam que são grandes viajantes e que são motards! Aos dias de semana é trabalho e despem a farda motard e andam só de mota.

Eu cá vou sendo parolo ....é a minha vontade e estado de espirito!

Continua a praticar as façanhas sem te esticar muito para poderes desfrutar em pleno da scooter nas tuas deslocações diárias!  _convivio_

*Ah o seguimento do meu "parolismo" eu circulo numa 600cc .  O feedback recebido é zero desde as mais pequenas scooters às grandes 1.200cc  ....acho que já não é por aí que se vêem as diferenças, é mesmo na forma de estar e não a máquina.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Amilcar Pires

  • Visitante
Re: Que desilusão...
« Responder #23 em: 11 de Agosto de 2016, 22:45 »
Boas companheiros.

Muito obrigado pelas respostas ao tema. Nunca pensei em ter um retorno tão grande. Concordo com  os pontos de vista aqui apresentados. Acredito que de manhã, o pessoal vai mais empenhado em chegar ao trabalho porque o tempo escasseia...não creio que o facto de conduzir uma scooter, origine desprezo por parte do pessoal que anda de mota.

Talvez nas saudações que tenha feito aos colegas, eles até tenham respondido após a minha passagem e assim não estarei a ser justo para com eles...tb temos de considerar isso.

As cores do meu motociclo também não ajudam...azul e branca (acaba por ser muito ao estilo policia de transito). Aposto que o pessoal até vira a cara  :)).

Vou continuar a saudar todos aqueles que veja. Sou assim e assim vou continuar na estrada, mesmo para aqueles que vão concentrados em não esbardalhar-se...(onde é que eu li isto??!!!).

Se mesmo assim não resultar...estou a pensar em colocar um zero na Forza e ficar com um modelo único - Forza 125(0)  :)).

Boas curvas para todos.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Que desilusão...
« Responder #24 em: 11 de Agosto de 2016, 23:50 »


Os motociclistas apreciam e respeitam as 2 rodas 'em geral' e eu também gosto de mulheres 'em geral'...mas só dou mais atenção e olho duas vezes para algumas  _lol_

Muito bom, eu não conseguiria explicar de forma mais clara!!  :-)

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)