Autor Tópico: Filtros de Ar "Sprinter Filter"  (Lida 4553 vezes)

Offline karloxilva

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Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« em: 08 de Agosto de 2016, 12:30 »
Alguém conhece e tem opinião sobre os "Sprinter Filter"?

http://www.sprintfilter.net/en/bike/whysfs

Segundo o acima, trata-se um filtro de ar construído com diversas camadas de "polyester" e não necessita de mais que uma sopradela de ar para continuar operacional. Ao contrário do célebre "K&N", que precisa de detergente e óleo de impregnação/auxiliar de filtragem próprio.

Passe a publicidade, tem representante nacional:
http://pecas-moto.agracing.pt/loja-on-line-pecas-motos/

A pergunta não tem nada a ver com colocar um filtro de ar "XPTO" na "Buga" a passar a conduzir uma "superbike", é mais simples:
Vantagens/desvantagens técnicas?
« Última modificação: 08 de Agosto de 2016, 12:31 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline sapina

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #1 em: 08 de Agosto de 2016, 13:58 »
Não conhecia este tipo de filtro, vou ver se encontro feedback sobre a marca na net.

Pelo que li pareceu-me bastante bem, estou tentado a experimentar na Burgman...

Offline karloxilva

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #2 em: 08 de Agosto de 2016, 14:46 »
Não conhecia este tipo de filtro, vou ver se encontro feedback sobre a marca na net.

Pelo que li pareceu-me bastante bem, estou tentado a experimentar na Burgman...

Boas, Sapina. Peço-lhe que partilhe por aqui o que encontrar de relevante.

Para já, um teste da revista "Motorcycle" (está em inglês)
http://www.motorcycle.com/products/mo-tested-sprint-air-filter


Editado:
Um estudo da Universidade de Wales: comparação entre filtros "aftermarket" (em inglês)

https://issuu.com/sprintfilter/docs/air-filter-element-flow-
analysis_wa_b9b4f7976f1b38


Contextualizado aqui:
https://neoriders.wordpress.com/2015/07/30/motorcycle-air-filter-test/
« Última modificação: 08 de Agosto de 2016, 16:37 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Mercurio

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #3 em: 10 de Agosto de 2016, 10:24 »
Este tema não é novo e é algo polémico.
De um lado temos a ligeireza de comentários pseudo-técnicos do tipo "o motor respira melhor" do outro temos... factos.

Como podes imaginar, marcas como a Honda, Yamaha, Suzuki e por aí a fora não andam a dormir. Têm recursos tecnológicos e financeiros que  marcas como a Sprinter Filter só podem sonhar.
Repara, não achas estranho que todas as marcas as marcas de motas, modelo atrás de modelo, nunca mais acertem com a admissão de ar?
E ainda por cima fazem, aparentemente,  sempre um erro tão básico que qualquer tipo sem nenhum conhecimento de mecânica ou dinâmica de fluidos consegue melhorar a admissão com um canivete Suíço e um filtro de ar de aftermarket...
Nem o argumento dos custos de produção faz qualquer sentido. Mesmo em máquinas exóticas de alta performance, como a Ducati Panigale ou Yamaha R1M, em que se usam peças caríssimas em titanio , magnésio e carbono não são usados filtros de ar "especiais".

A principal função de um filtro de ar é... filtrar o ar.
Curiosamente no teste que publicaste não é medida a eficiência da filtragem. Noutros testes disponíveis online em que se mede a qualidade da filtragem, invariavelmente os resultados são os mesmos: A eficácia da filtragem varia inversamente com o fluxo de ar.
http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm

Esses filtros high-flow são, de facto, menos restritivos à passagem de ar e, claro, a particulas nele suspensas. Esse "´pó" vai acelerar o desgaste do motor.
A famosa K&N afirma que os seus filtros retiram 99% de partículas comparando com um filtro OEM, um valor claramente otimista de marketing.
Mesmo assim, 99%, significa que seria o equivalente a em cada 100km andas um sem filtro no motor, em 1000 andas dez e em 10 mil andas 100 km sem filtro.
Se, como testes independentes mostram, a eficácia da filtragem anda nos 87% em 10 mil km "andaste" 1300 km sem filtro.
 

Qualquer filtro de ar original fornece todo o ar que o motor necessita. Basta mudar o filtro nos intervalos recomendados e... siga. Para quê complicar?
https://youtu.be/PAIxeQUSg-Q?t=7m33s
https://youtu.be/ThmW2SW1I-k



« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 10:51 por Mercurio »

Offline karloxilva

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #4 em: 10 de Agosto de 2016, 18:24 »
Boas.
Começo por esclarecer que não sou técnico, o que se segue não é de cátedra.
“Mais ar, menos ar”... Segundo o que sei, até se pode tirar o filtro da mota, o motor só se “serve” do ar que precisa. O problema é a sujidade que pode acompanhar esse "desafogo". Pois, é conveniente pôr-lhe um filtro de ar.

Depois, como afirma o Mercurio, há um grande pedaço de "marketing" à volta deste assunto. Como há em tudo o que envolva negócio.
No caso concreto, o interesse dos fabricantes especializados em acessórios. Mas há que não esquecer o interesse das marcas em manter a venda de peças de substituição, vulgo “consumíveis”, para “ajudar” ao negócio das suas redes de concessionários.
O meu interesse é mais prosaico: quero um filtro que filtre e seja lavável para não ter de andar sempre a comprar filtros.

Sim, um filtro de ar reutilizável, será algo que não merece demanda?
Por isso, procuro "feedbacks" do que há.
E destes filtros em particular ainda não tinha ouvido falar. Daí a abertura do tópico.

Isto porque a possibilidade de semanal/mensalmente, de acordo com a utilização, lavar um filtro e voltar a colocá-lo no lugar, tendo-o sempre limpo, é-me mais simpática do que a perspectiva de pagar sistematicamente por um que acumula até ter de ser substituído. Faltando saber, especulo, o que, também ele OEM, “dispensou” para o interior do motor no entretanto.

Nesta minha busca, até já vi filtros de material sintético e lavável, recortáveis à medida da caixa do filtro de origem, ao qual se retira previamente o “cartão” original sujo. Dedicados a resolver o problema de quem tem motos antigas e já não encontra filtros OEM, dizem.
Se a sua eficácia for boa, será também para quem tem motas modernas e não está para alimentar a indústria dos “consumíveis”.

Quanto ao resto, seria interessante haver uma norma que obrigasse a homologar cada produto, OEM ou não, com as características de filtragem.
Para a gente poder comparar coisas comparáveis.
Uma coisa sei, a resposta a esta questão não virá dos fabricantes de filtros “milagrosos” nem da sabedoria das marcas de motas (quantas vezes já não corrigimos essa sua "sabedoria"?)

A demanda continua.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 18:27 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Mercurio

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2016, 10:49 »
Os filtros de ar têm uma vida muito fácil nas nossas montadas.
Há situações muito mais exigentes como por exemplo maquinaria mineira em que esses equipamentos vivem num ambiente hostil saturado de pó.
Li um artigo na net (vou procurar) em que uma empresa mineira decidiu experimentar filtros de ar "alternativos"  no seu equipamento com resultados desastrosos. Depressa voltaram aos bons e velhos filtros convencionais.
Em ambientes extremos são usados filtros de óleo que funcionam da mesma forma que os aspiradores a água.

Não digo que não seja possível melhorar os filtros de ar convencionais, mas as soluções que vão aparecendo não trazem nada de novo.

Em tom de desabafo, estou desejoso que chegue finalmente a massificação do transporte elétrico.
Sem filtros, óleo, radiadores, caixa de velocidades e revisões.
Até lá, vou mudando o filtro de ar nos intervalos recomendados.

Offline pgomes78

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #6 em: 12 de Agosto de 2016, 19:57 »
Este tema não é novo e é algo polémico.
De um lado temos a ligeireza de comentários pseudo-técnicos do tipo "o motor respira melhor" do outro temos... factos.

Como podes imaginar, marcas como a Honda, Yamaha, Suzuki e por aí a fora não andam a dormir. Têm recursos tecnológicos e financeiros que  marcas como a Sprinter Filter só podem sonhar.
Repara, não achas estranho que todas as marcas as marcas de motas, modelo atrás de modelo, nunca mais acertem com a admissão de ar?
E ainda por cima fazem, aparentemente,  sempre um erro tão básico que qualquer tipo sem nenhum conhecimento de mecânica ou dinâmica de fluidos consegue melhorar a admissão com um canivete Suíço e um filtro de ar de aftermarket...
Nem o argumento dos custos de produção faz qualquer sentido. Mesmo em máquinas exóticas de alta performance, como a Ducati Panigale ou Yamaha R1M, em que se usam peças caríssimas em titanio , magnésio e carbono não são usados filtros de ar "especiais".

A principal função de um filtro de ar é... filtrar o ar.
Curiosamente no teste que publicaste não é medida a eficiência da filtragem. Noutros testes disponíveis online em que se mede a qualidade da filtragem, invariavelmente os resultados são os mesmos: A eficácia da filtragem varia inversamente com o fluxo de ar.
http://www.bobistheoilguy.com/airfilter/airtest3.htm

Esses filtros high-flow são, de facto, menos restritivos à passagem de ar e, claro, a particulas nele suspensas. Esse "´pó" vai acelerar o desgaste do motor.
A famosa K&N afirma que os seus filtros retiram 99% de partículas comparando com um filtro OEM, um valor claramente otimista de marketing.
Mesmo assim, 99%, significa que seria o equivalente a em cada 100km andas um sem filtro no motor, em 1000 andas dez e em 10 mil andas 100 km sem filtro.
Se, como testes independentes mostram, a eficácia da filtragem anda nos 87% em 10 mil km "andaste" 1300 km sem filtro.

 

Qualquer filtro de ar original fornece todo o ar que o motor necessita. Basta mudar o filtro nos intervalos recomendados e... siga. Para quê complicar?
https://youtu.be/PAIxeQUSg-Q?t=7m33s
https://youtu.be/ThmW2SW1I-k


Concordo com tudo excepto com o realçado!

Uma coisa é andar sem filtro de ar, onde pode ser aspirado qualquer coisa que caiba nas condutas. Outra é passar 1% (ou mesmo 13%) das partículas. Só que este 1% (ou 13%) são as partículas mais pequenas que pouco ou nenhum  desgaste causam. Mesmo um filtro de ar deixa passar partículas.

Apenas não entendo porque não se opta por filtros de esponja de várias camadas (humedecidos com oleo) como é norma virem as motos de enduro/cross. Também filtram muito bem e permitem grande passagem de ar e são os mais fáceis de lavar!
Pedro Gomes

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Offline Mercurio

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2016, 12:30 »
Obviamente que não é exatamente o mesmo que andar sem filtro.
No entanto, o optimista 1% de partículas "a mais" vai acabar nos cilindros e acelerar o desgaste do motor.
Imaginar adicionar à gasolina um pouco de massa de polir não anda longe do efeito final.
Por exemplo, os filtros K&N perdem 3-4% da gaze de algodão cada vez que são limpos.
Na minha opinião, é preferível o uso de um filtro mais eficaz a limpar o ar que um que oferece uma suposta melhoria na performance.

Numa outra mota que tenho, instalei um filtro de ar da Pipercross que promete, como todos os outros, melhorias substanciais de performance.
Para além do efeito placebo, não notei rigorosamente nada.
Em seguida, tapei metade da entrada de ar.


De novo, a mota andava rigorosamente o mesmo e consumia o mesmo.

No passo seguinte montei-lhe um escape novo e re-programei a injeção com o Tune ECU com um novo mapa.
Que diferença! Motor mais forte, mais "cheio".
Experimentei em seguida, por curiosidade, voltar ao filtro de ar de origem, usado, e tapar de novo metade da entrada de ar.
Tudo na mesma. O filtro original e metade da entrada de ar chega e sobra mesmo para o novo mapa.
Neste cenário interrogo-me: para quê um filtro de ar que, potencialmente, pode acelerar o desgaste do motor? 

Offline pgomes78

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #8 em: 13 de Agosto de 2016, 12:46 »
No caso de uma moto do dia a dia não faz diferença.  Em competição todas as milésima de potência podem fazer toda a diferença.
A grande vantagem, que a nível das scooters nem se nota muito (são por norma baratos), é o custo dos filtros ditos normais. Em muitas motos em duas mudas, um de rendimento está pago e até já em lucro.
Mas volto a dizer, os filtros podias ser todos em nulticamadas de esponja embebidas em óleo que a filtragem é excelente e muito fáceis de limpar.
Pedro Gomes

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Offline Mercurio

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2016, 08:38 »


Entretanto mudei o filtro de ar à Xmax.
Por €6 leva um filtro novo.
Se em cada 20k gastar €6 até compensar um filtro
"especial" são precisos muuuuitos kms
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 08:39 por Mercurio »

lonerider

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Re: Filtros de Ar "Sprinter Filter"
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2016, 09:03 »


Entretanto mudei o filtro de ar à Xmax.
Por €6 leva um filtro novo.
Se em cada 20k gastar €6 até compensar um filtro
"especial" são precisos muuuuitos kms

Aqui está o mais importante.
Em relação aos k&n que o filtro é para sempre e tal....
Mentira.
Tens que gastar dinheiro para o limpar.
O mesmo dinheiro que gastarias num filtro novo OEM que é chegar e por,  menos trabalho pelo mesmo dinheiro. Nem mesmo fazendo muitos km.
Depois está aquela cena de que o motor respira melhor. Respira o que tiver dentro da caixa,  se são 10L, pois 10L. E se um filtro é  mais aberto,  para deixar passar mais causal e tal,  a mais caudal mais gasolina. Dá que pensar,  não dá!?
E a isto juntas a possibilidade de que serás partículas passem para o lado de lá,  para esfregar é-se nas paredes do cilindro.....

Não sejam assim pá!
Os filtros de origem até  são baratos,  e tens o mesmo trabalho a mudá-lo que a mantê-lo....