Autor Tópico: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança  (Lida 6054 vezes)

rinacio

  • Visitante
[Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« em: 03 de Agosto de 2016, 14:31 »
Olá a todos,

Necessito dos vossos conselhos sobre quais os cuidados a ter e boas práticas (segundo a vossa experiência) de como atravessar a ponte 25 de Abril em segurança.
Não tenho experiência de condução de motociclos e como condutor de ligeiros já assisti a algumas situações complicadas, quase sempre por irresponsabilidade dos condutores dos ligeiros e sobretudo pesados que teimam em considerar a ultrapassagem de uma moto como um acto de afronta.

A decisão de tornar-me um motociclista assíduo foi sempre sendo adiada devido aos meus receios nesta parte do trajecto que terei que fazer diariamente.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade na partilha das vossas experiências e conselhos.

Rui

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #1 em: 03 de Agosto de 2016, 14:59 »


Olá a todos,

Necessito dos vossos conselhos sobre quais os cuidados a ter e boas práticas (segundo a vossa experiência) de como atravessar a ponte 25 de Abril em segurança.
Não tenho experiência de condução de motociclos e como condutor de ligeiros já assisti a algumas situações complicadas, quase sempre por irresponsabilidade dos condutores dos ligeiros e sobretudo pesados que teimam em considerar a ultrapassagem de uma moto como um acto de afronta.

A decisão de tornar-me um motociclista assíduo foi sempre sendo adiada devido aos meus receios nesta parte do trajecto que terei que fazer diariamente.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade na partilha das vossas experiências e conselhos.

Rui

Boas,
Sem stresses. Mesmo com vento que normalmente é o principal receio é deixar espaço para o veículo de frente e já está. Eu no caso sou adepto de não fazer ultrapassagens. Aliás não é permitido como imagino que saibas na faixa da esquerda. Normalmente vou na minha pela da direita e que tem pressa que siga. Normalmente depois de sair do tabuleiro é outra história.



Wilaxxx

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #2 em: 03 de Agosto de 2016, 15:01 »
Muita mas mesmo muita atenção, principalmente com os outro condutores, tenta manter-te fora do Anglo morto e assegura-te que és visto.
Em relação à ponte o que poderá ser diferente em relação as restantes vias é as grades de escoamento, tenta evita-las pois tem pouca aderência. O vento, vais ter de aprender a conviver com ele, mas acredito que é quase instinto a correcção da trajectória quando o vento está mais forte.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2016, 15:02 por Wilaxxx »

meneses85

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2016, 15:36 »
Faço todos os dias a 25 de Abril...
Para a passares em segurança não é preciso nada mais nada menos do que é preciso em outras vias que não a ponte...
Sempre com muito cuidado e atenção redobrada, em dias de vento é circular sempre com algum cuidado e não te agarrares com demasiada força ao guiador...
O circular nas grelhas não é permitido às viaturas de duas rodas (praticamente todos os dias ao final do dia sempre à mesma hora, vejo um companheiro de maxiscooter que para ultrapassar tudo e todos, pois deve ir com alguma pressa, se coloca na faixa do lado esquerdo na grelha onde não é permitido circularem motas... mas pronto, lá terá as suas razões sejam elas quais forem) logo terás de ir a circular na faixa do meio ou na direita, com velocidade adequada e mais uma vez, sempre em segurança e atenção redobrada...
Boas curvas
« Última modificação: 03 de Agosto de 2016, 15:38 por meneses85 »

Amilcar Pires

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #4 em: 03 de Agosto de 2016, 17:47 »
Olá a todos,

Necessito dos vossos conselhos sobre quais os cuidados a ter e boas práticas (segundo a vossa experiência) de como atravessar a ponte 25 de Abril em segurança.
Não tenho experiência de condução de motociclos e como condutor de ligeiros já assisti a algumas situações complicadas, quase sempre por irresponsabilidade dos condutores dos ligeiros e sobretudo pesados que teimam em considerar a ultrapassagem de uma moto como um acto de afronta.

A decisão de tornar-me um motociclista assíduo foi sempre sendo adiada devido aos meus receios nesta parte do trajecto que terei que fazer diariamente.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade na partilha das vossas experiências e conselhos.

Rui


Olá companheiro

Tal como tu, também não tenho muita experiência neste percurso. Tenho utilizado o meu motociclo todas as semanas e tal como os companheiros já descreveram, tenho atenção aos ângulos mortos para tentar ficar sempre visível aos automobilistas. Tem em atenção também aos colegas motociclistas mais rápidos e deixa sempre espaço para que possam passar (chega-te para a direita). Eles vão a contar que passes ou ultrapasses. Não tenho apanhado muito vento no tabuleiro...ou se calhar já me vou habituando. "Forza" nisso, que a confiança vai aumentado à medida que fores andando mais.

Um abraço e boas curvas.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #5 em: 03 de Agosto de 2016, 20:44 »
Não costumo fazer essa ponte, mas o único conselho que posso dar é: conduz na tua faixa sem te encostares demasiado à direita porque se deixares espaço à tua esquerda na faixa alguém pode utilizar empurrando-te às cordas. Sei que não é politicamente correcto mas é uma forma de defesa. Eu costumo usar a faixa de modo a que nenhum veículo de quatro rodas pode passar sem usar a outra faixa ( entre 1/3 e 1/2 da faixa). Sem ser por mal, os automobilistas podem acreditar que passam, mas se se enganarem quem paga somos nós :(, por isso como a quem dói o dente é que vai ao médico, se não nos defendemos estamos em risco. ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #6 em: 03 de Agosto de 2016, 21:36 »



Boas,


Alem do que já aqui foi dito...


Passo algumas, mas não muitas no inverno na Ponte 25 Abril e efectivamente quando está vento forte é preciso ter cuidado redobrado e sempre que possível coloca-te ao lado de um carro, carrinha ou outra viatura de maneira a teres alguma protecção do vento desta forma sempre ajuda.


Sempre que é possível faço e é uma grande ajuda.
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

rinacio

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #7 em: 03 de Agosto de 2016, 21:41 »
Obrigado pelas dicas.
Vou ter todas em consideração.

Cumprimentos

Rui

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #8 em: 04 de Agosto de 2016, 02:57 »
Passo a 25 de Abril há 7 anos quase todos os dias.
Além das dicas já referidas,nos dias de chuva/vento intensos, ligo os piscas intermitentes e por vezes as rodinhas laterais :)) (os pés).
Normalmente costumo também inteirar-me da velocidade e quadrante do vento.

Continuação de seguros e divertidos Kms scooter_

Maxi_Cumprimentos _convivio_

J. P.
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Joaocruz

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #9 em: 04 de Agosto de 2016, 22:15 »
Boas Rinacio,
Antes de mais, parabéns por viveres na "margem certa" >:
Mais a sério agora.
Há uns 25 anos, quando deixei as 50cc e comecei a poder passar a Ponte (ainda só com 2 faixas/sentido), era umas das coisas que mais me assustava era atravessar a ponte.
A alternativa era ir a VFX, portanto....ou ias pela ponte ou ...ias pela ponte.
Sinceramente, vais perdendo o medo, à medida que a vais passando.
Esta altura de verão é boa para te iniciares nas travessias, pois ha muito menos transito, não costuma estar mau tempo e consegues disfrutar de uns pôr do sol magnificos.
Vai com calma...keep calm.

Um abraço,
JpC


rinacio

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #10 em: 15 de Setembro de 2016, 12:39 »
Oá a todos,

Aqui vos deixo o feed-back das primeiras 15 travessias (30 ida e volta).
Para já o mais complicado mesmo são os circuitos de aproximação à ponte, sempre feitos em hora de ponta.
No sentido Sul/Norte a descida para Almada e, no sentido Norte/Sul o Eixo N/S desde Sete Rios.

A ponte em si tem sido bem mais fácil para mim pois coloco-me atrás de alguém e mantenho uma tranjectória e velocidades constantes, sempre atento a mudanças de faixas inopinadas e tentando não atrapalhar os outros motociclistas mais rápidos.

Obrigado a todos pelos vossos conselhos.

JViegas

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #11 em: 15 de Setembro de 2016, 13:33 »
É preciso é continuar assim. Sem percalços de maior sempre com cuidado e atenção redobrada.

Joaocruz

  • Visitante
Re: [Dúvida] Passar a 25 de Abril em segurança
« Responder #12 em: 15 de Setembro de 2016, 19:15 »
É isso mesmo Rinacio.
Praticar, praticar, praticar e depois ...já nem pensas no medo que tinhas em atravessa-la.
Atenção que o pior está para vir....
Agora que começaram as aulas é que o transito vai apertar e...com chuva e vento as coisas também não vão ficar fáceis, mas vais ver que te adaptas bem e no problem.
De carro ou transportes públicos seria ...bem pior!
Um abraço,
João Cruz