a frio pode não ser mas a quente é. e isso é q me interessa mais... raramente arranco com a mota a frio... tenho sempre o cuidado de deixar aquecer um pouco. mas ainda em averiguações.
obrigada
Sempre que arrancas é "a frio" a não ser que tenhas usado a mota na última 1/2 hora.
O nível de viscosidade recomendado tem a ver com as tolerâncias (o espaço físico entre duas peças) de um motor em questão.
Pessoalmente, sendo o recomendado 10W40 eu não usava o 20W50. Ao fazê-lo podes
criar um filme de óleo irregular entre 2 peças e acelerares o desgaste do motor.
Esse óleo 20W50 é usado em motores de grande cilindrada arrefecidos a ar, como as Harley que, devido à arquitetura do motor, têm tolerâncias muito grandes.
Para teres uma ideia, há uns anos as Harleys levam óleo 60. Sim, só "60"
Deixo-te uma regra simples para escolhas futuras: faz o que diz no manual da tua mota.
Se os engenheiros que projetaram, desenvolveram e testaram a tua mota dizem para usares um certo tipo de óleo, usa-o.
A marca, sinceramente, é o menos relevante.
OK, o Motul é bom mas de certeza que o Castrol, Galp, Repsol, Belray, Ipone, Shell, Mobil, Putoline, etc também não será mau. Na viscosidade certa...