Autor Tópico: Gilera - Typhoon 50  (Lida 10509 vezes)

Paulo chaveiro

  • Visitante
Gilera - Typhoon 50
« em: 25 de Julho de 2016, 20:13 »
Boas tardes tenho uma gilera typhoon e o que me ta a acontecer e que quando ligo os medios ou maximos a luz fica mais fraca mas se ligar os minimos normaliza o que podera ser alguem me pode ajudar.


Obrigado
« Última modificação: 26 de Julho de 2016, 23:20 por Admin16 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Typhoon 50
« Responder #1 em: 25 de Julho de 2016, 20:54 »
Boas companheiro,
Reconstruí uma ,podes ver cá pelo fórum
Isso é normal pois o sistema eléctrico é de corrente alternada ou seja qd aceleras gera mais corrente e da mais luz ,isto porque o sistema está ligado diretamente ao retificador e não passa na bateria como hoje em dia se faz é se chama assim De corrente contínua.
Espero ter ajudado

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Paulo chaveiro

  • Visitante
Re: Typhoon 50
« Responder #2 em: 25 de Julho de 2016, 22:18 »
Ola marco mas como e que eu posso fazer para dar mais luz e que eu ja vi umas e dao mais luz do que a minha e o maid estranho e que quando esta nos minimos da boa luz.
Obrigado

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Typhoon 50
« Responder #3 em: 25 de Julho de 2016, 22:31 »
Da para por uma de halogéneo lá no sítio,uma h4 35/35 ,melhora mas pouco e atenção que os faróis depois podem aquecer demais,o ideal seria converter o sistema para corrente contínua e depois uma led das boas mas tem custos.
Eu só alterei o circuito dos mínimos e tenho led,nos médios tenho uma led mas não se vê nada ,só para ser visto e tem aguentado mesmo sem alterar nada,como não anda de noite....

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Paulo chaveiro

  • Visitante
Re: Typhoon 50
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2016, 23:27 »
Ok muito obrigado isto ja me ajuda muito

Paulo chaveiro

  • Visitante
Re: Typhoon 50
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2016, 20:55 »
Ola marco desculpa incomudar mais uma vez mas o que e que tenho que mudar ou fazer para meter a corrente continua.
Obrigado

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Typhoon 50
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2016, 21:39 »
Ola marco desculpa incomudar mais uma vez mas o que e que tenho que mudar ou fazer para meter a corrente continua.
Obrigado
Não é muito complicado se perceberes um pouco de electricidade auto/moto mas é melhor falares com um electricista.
Mas de uma maneira simples eu fui com um busca polos próprio (tipo agulha)aos fios que levam corrente aos manómetros assim que ligas a ignição,descobri e no Butão das luzes o fio dos mínimos liguei lá ,com ligações próprias para não estragar nada é é sempre reversível.assim quando ligo a chave os mínimos ligam logo,os manómetros acendem e a luz traseira,so não liga os médios pq era outro fio,mesmo que desligue o botao os mínimos ficam sempre ligados,como está tudo em led não há problemas de consumos elevados no circuito,mas se queres na totalidade fala com um especialista pq leva relé e é complicado de te explicar embora o tenha feito na minha ex cbf 125

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Typhoon 50
« Responder #7 em: 26 de Julho de 2016, 22:14 »
Boas,

Uma pequena correção se me permitem. Não conheço a Typhoon 50 mas de qualquer modo assumo que tem uma bateria e um rectficador/regulador de corrente para a carregar quando está em andamento.

Isso significa que o circuito funciona a corrente continua!!! O que não acontece neste modelo como em outras, é que não passa pela bateria antes de alimentar os diversos componente da mota. Não se trata de mudar nada para por corrente continua.
 A função do rectificador é rectificar a onda corrente alternada gerado pelo alternador e transformar em continua na saída. O circuito normalmente inclui também uma função de regulação com filtros para evitar baixas ou alta tensões que danifiquem os componentes a jusante. Este regulador por vezes com a temperatura e o tempo avariam e tem que ser substituidos. Isso pode provocar problemas nas baterias e sistema eléctrico.

Sobre o problema da luzes como não passa pela bateria onde poderia fornecer uma corrente constante no caso de alimentado diretamente do rectificador/regulador depende da rotação do motor/volante magnético que gera a energia.

Num alternador deste tipo comparando com uma velhinha FAMEL não deve passar dos 80W se tanto o que ao relanti se tiver os mínimos ligados, a traseira, o painel de instrumentos, o nível da boia combustível, etc... e ainda carregar a bateria não dá para muito por isso normal que ligando os piscas com 25 W se note e muito.

Uma possibilidade seria ligar um LED com uma potência mais baixa que consome menos e dá mais luz para a mesma potência que numa incandescente e ligar diretamente à bateria.
Por segurança como já mencionado deveria ter um relé e entre a bateria e o botão, no meio para garantir que as luzes Medias/max só se ligavam se a mota tiver com a chave ou eventualmente a trabalhar e a carregar a bateria para não drenar a mesma rapidamente.

Esta solução não deve apresentar problemas se as lâmpadas não gastarem mais que o rectificador/regulador possa carregar/alimentar a bateria senão eventualmente vai "comer" baterias pelos mais ciclos de carga e descarga das mesmas. Portanto escolher LED com 60 e 80W não deverá ser opção.

boas curvas





« Última modificação: 26 de Julho de 2016, 22:16 por cross »

Paulo chaveiro

  • Visitante
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #8 em: 27 de Julho de 2016, 14:41 »
O que eu acho estranho e que a luz de  stop e os piscas estao ligados a bateria

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #9 em: 27 de Julho de 2016, 16:17 »
Sim há e houve muitas assim ,pois esse circuito tinha mesmo de ser corrente contínua

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Paulo chaveiro

  • Visitante
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #10 em: 28 de Julho de 2016, 10:59 »
Mas tambem pode ser que o rectificador ja tenha ido a vida como e que vejo se ele ta bom

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #11 em: 28 de Julho de 2016, 19:16 »
Se há luz ,corrente eléctrica tá bom

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #12 em: 31 de Julho de 2016, 10:04 »
Mas tambem pode ser que o rectificador ja tenha ido a vida como e que vejo se ele ta bom


Podes procurar no YouTube deves encontrar muitos exemplos. Se tiveres um multímetro não é muito difícil tens é  que o desligar para testar.







Paulo chaveiro

  • Visitante
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #13 em: 02 de Agosto de 2016, 12:36 »
E que alguma coisa tem que tar mal e nao sei o que e ainda hoje estive com outra typhoon igual ao lado e ela da mais luz do que a minha

Ruben Ribeiro

  • Visitante
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #14 em: 07 de Agosto de 2017, 18:32 »
Boas. Tenho uma gilera thyfoon. Nao tenho quadrante mas gostava de fazer uma ligaçao so para por uma lampada para  me avisar quando o combustivel entra na reserva. Alguem me sabe dizer qual dos fio é?obrigado

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #15 em: 07 de Agosto de 2017, 20:37 »
Boas. Tenho uma gilera thyfoon. Nao tenho quadrante mas gostava de fazer uma ligaçao so para por uma lampada para  me avisar quando o combustivel entra na reserva. Alguem me sabe dizer qual dos fio é?obrigado
Pois,isso não sei pois mandei vir um quadrante novo e ficou nova ,na NET encontras mais barato que os 150 EUR que pedem na marca,tipo menos de 50
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Ruben Ribeiro

  • Visitante
Re: Gilera - Typhoon 50
« Responder #16 em: 12 de Agosto de 2017, 15:26 »
Obrigado. Vou dar entao yma vista de olhos.