Autor Tópico: MT07 vs SV650 - uma experiência  (Lida 12397 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
MT07 vs SV650 - uma experiência
« em: 23 de Julho de 2016, 00:05 »
Tinha, há algum tempo decidido mudar de montada, tendo como requisitos ter caixa manual, ser muito manobrável na cidade, ter potencia suficiente para fazer umas ultrapassagens na estrada, e baixo preço.
A mota que melhor cumpria estes requisitos era, na minha modesta opinião a MT07.
Quando a procurei no stand foi-me apresentada uma nova mota acabadinha de sair, que vinha para o mesmo nicho de mercado: a SV 650A.


fonte: http://www.bikesdoctor.com/

Entre as propostas da Yamaha e da Suzuki foi o diabo fazer uma escolha, ambas muito parecidas e muito diferentes. Na verdade tive que experimentar as duas por duas vezes, primeiro para ver o que ofereciam, depois para ver as diferenças comparativas
Aqui vos conto o que constatei, sob reserva de ser uma opinião muito pessoal e sem o arcaboiço técnico de muitos que fazem estas análises na net. Tentarei escrever o menos possível, por isso perdoem-me se faltarem elementos.

A Yamaha  MT07 é uma mota leve, compacta, que se conduz quase direito como se fosse uma scooter, com altura de assento muito favorável ( 805mm), óptimos travões, menos boa suspensão, com um quadro de instrumentos muito completo, em cima do guiador, muito bem equipada de pneus ( 120 e 180 da Bridgestone Batlax BT-023), com um motor selvagem adequado ao título MT -. Master of Torque.

Quando me sentei nela, só o aspecto agressivo, muito moderno, já metia respeito, o tanque era largo e o guiador perto de mim o que permitia conduzir direito, o ronco do motor era agradável, quando se acelerava tornava-se agressivo, como vim a descobrir na condução.
A cada aceleração a mota respondia com vivacidade ou mesmo agressividade sendo necessário controlar muito bem o punho direito, uma pequena distracção poderia levar a um encontro com o asfalto. Cada vez que metia uma mudança, e dava-lhe um “cheirinho”, ao soltar a embraiagem a potencia de saída era embriagante, merecendo mesmo o título de “street figther”, todavia cuidado meus amigos, soltar o acelerador demasiado depressa ou com um pouco mais de rotação no punho e só um motociclista experiente a pode controlar, ela foge mesmo por ali fora :), no inverso, um receio excessivo na aceleração leva a que se vá abaixo, o que acontece frequentemente pelo que li por aí, e comigo aconteceu também. Felizmente a altura do assento permite o controlo da mota, com  dois pés no chão, senão lá estava o asfalto à espreita.


fonte:https://www.yamaha-motor.eu/

Concluindo, na MT07 estamos sempre numa ténue linha entre a dificuldade em controlar a mota porque responde com violência ao acelerador e a possibilidade de matar o motor por falta de aceleração. É uma mota tão rápida no arranque como exigente com o condutor. Se a controlarem, o prazer de puxar pela “besta” é inenarrável embora o facto de ser naked e de posição de condução muito direita, torna-nos numa óptima vela a navegar contra a força do vento que rapidamente começa a fazer pensar duas vezes até onde queremos aproveitar aquele motor.

A Suzuki tem a mesma potência que a MT07, aliás tem um pouquinho mais, mas a entrega nas rodas é muito suave, é muito menos agressiva nas mudanças de velocidade e na resposta ao acelerador, tornando o seu uso na cidade, com fila de transito, mais agradável e com menos risco seja de fugir, seja de ir abaixo. Aliás um dos trunfos da marca é a assistência nos regimes baixos que faz a Suzuki ser melhor que uma scooter a andar em filas compactas. Não precisam acelerar, soltam a embraiagem e ela própria determina as rotações para não ir abaixo, no limite podem fazer as filas sem usar a mão direita, só a esquerda. O lado negativo é que é menos entusiasmante de conduzir para quem procura o lado negro da mota, isto é arranques rápidos e “picadas” com outros motociclistas.

Aliás o aspecto conservador da SV650 não é o mais indicado para os “lutadores da estrada”, é uma aposta numa tradição (a SV 650 é um modelo com muitos anos de vida ao contrário da modernidade da MT07, mais integrada nos padrões atuais do mercado). Qualquer delas é bonita à sua maneira, aqui estamos no campo do gosto de cada um.


fonte:http://www.revzilla.com/

A Suzuki é ainda mais estreita no tanque que a Yamaha e por isso mais comprida, sendo a posição do condutor ligeiramente inclinado, um pouco mais tradicional, o que acaba por ser uma vantagem na condução em velocidade porque oferece menos resistência ao vento, mas na cidade a posição direita da MT07 é preferível.
 
Também a Suzuki apresenta maior peso e por isso é menos manobrável em circulação em curvas apertadas entre filas. Por outro lado tem o assento mais baixo da classe (785mm) o que torna facílimo o controlo da mota com os pés bem assentes no chão, permitindo mais atrevimento na inclinação nas curvas quando parada ou quase parada. Também ajuda o facto do pneu traseiro ser ligeiramente mais fino (120 e 160) com a nota muito negativa de serem pneus mal avaliados no comportamento em chuva (Dunlop Qualifiers), o que para quem usa a mota todo o ano se torna um obstáculo a resolver.
Conduzi-a no verão por isso não senti qualquer problema nos Dunlop, mas as reviews não são boas, o suficiente para não serem uma opção para mim, pela mesma razão que meti os michelin de origem na minha scooter. A segurança acima de tudo.

Os quadros de instrumentos são muito completos nas duas motas e totalmente LCD, a Yamaha decidiu colocá-lo em cima do guiador o que coloca um problema para a sua leitura com o capacete colocado , no meu caso, com o Duke tinha que baixar um pouco a cabeça para o ver. Nada que seja exagerado mas eu preferia evitar. Se quiserem usar um tank bag também se pode tornar um problema. O da Suzuki está mais à frente, sendo de melhor consulta.


fonte: http://www.bikesdoctor.com/
No topo a Suzuki, em baixo a Yamaha

Quanto à suspensão, a Suzuki tem uma superior estabilidade e melhor comportamento em curva, para o que contribui uma suspensão mais rígida. Notei na Yamaha menor estabilidade mas não posso dizer que fosse da suspensão, afinal não andei tão rápido que desse para ver grande diferença, pode ter sido mais da posição de condução, porque na Suzuki vamos integrados na mota, seja por ir mais inclinado, seja por ser um assento mais baixo, e psicologicamente identificamos-nos melhor com a sua trajectória. Na Yamaha estamos mais altos e mais “em cima da mota” o que é melhor em transito mais denso, mas menos bom nas curvas.

Os escapes são muito agradáveis, sem ruído em excesso, na MT07 mais contido, na Suzuki com um ronco mais notado, pelo aspecto o da Suzuki perde notoriamente pontos pelo seu volume despropositado, enquanto o da Yamaha é mais discreto mas eficaz.

No que toca a bancos, a Yamaha tem uma solução muito mais larga e confortável, nas minhas curtas viagens não achei o banco da Suzuki demasiado duro mas o que leio é que após uma hora de condução qualquer um precisa de um tempo para aliviar o incómodo.

Na condução em autoestrada qualquer delas tem potencia para ir muito mais longe do que o vento nos permite, pelo que na minha experiência pouco as distingue, não é aqui relevante o facto de uma ser mais rápida que outra porque no essencial aqui o que conta é a velocidade de cruzeiro.

A condução em cidade foi uma mistura de sensações, por um lado uma respondia nervosamente a cada estímulo exigindo colocar-se rapidamente na cabeça da fila de transito, mas pelo contrário era difícil de controlar no andamento lento em fila. A outra mais suave, seguia o seu caminho muito dócil às mãos do dono.

Na primeira o rigor na mudança era fundamental, rapidamente pedia a próxima mudança e de cada vez com muito cuidado na gestão da embraiagem, no entanto a primeira era desnecessária porque arrancava com facilidade na segunda mudança, na outra a mudança prolongava-se por muito tempo sem necessidade de a mudar, bastava deixar crescer sem sobresssaltos.

Na primeira vamos mais altos, mais “scooter”, a olhar bem para todos os lados, na segunda a condução é mais baixa e ligeiramente mais inclinada. Escusado será de dizer que a primeira é a MT e a segunda a SV.

Concluindo, são duas motas para o mesmo mercado mas com orientações diferentes, a MT07 mais para o desafio, para aceleração rápida, a atitude combativa, a SV650 mais para a condução pacifica, sensata. Sendo preconceituoso, a MT mais para o publico jovem que se preocupa com o “look” e está em permanente competição consigo e com os outros, a SV mais para publico menos jovem, que não vai nisso de disputas, quer apreciar prazeirosamente a viagem e não tem nada a provar a ninguém.


fonte: http://www.moto-station.com/
A vermelho a Yamaha e a verde a Suzuki

Ambas têm ABS, a Yamaha também vende sem ABS, mas alguém compra?  _confuso_Pensei que já fosse proibido.

Economicamente os preços são muito comparáveis ( a Suzuki mais barata 100€) situando-se as duas perto do 7.000€ ( No caso da Suzuki esta diferença pode desaparecer se quiserem uns pneus que ofereçam segurança no inverno, porque um motociclista não o deixa de ser quando chove).

Não medi os consumos e o que leio é contraditório uns dizem que a Yamaha tem melhores médias, outro defendem a Suzuki

Não tirei fotos porque as motas não me foram cedidas para review e achei abusivo fazê-lo, mas não faltam por aí. Recomendo a leitura da revista Motociclismo deste mês que tem um comparativo destes dois modelos

[EDIT] Tive que reconsiderar e colocar umas fotos, um post sem fotos é como um jardim sem flores  _lol_
« Última modificação: 23 de Julho de 2016, 21:05 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

geraldescity

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2016, 01:07 »
Muito bom comparativo companheiro ;)

meneses85

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2016, 08:13 »
Muito bom comparativo companheiro ;)
X2

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2016, 08:46 »
   Colega pcxcool,

   Gostei muito de ler este comparativo. Cheio de aspectos práticos importantes para quem anda de mota todos os dias. É assim mesmo!  _pol_

   Cumprimentos e continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2016, 09:15 »
Caro Paulo (pcxcool),

Dou-te os parabéns pela análise feita de forma tão abrangente, na óptica de um utiizador comum.  _pol_ _pol_
Este é o tipo de relato que de facto mostra a qualquer interessado ou curioso, aquilo que também muitas vezes interessa...uma utilização +/- em contexto quotidiano.

Parabéns.  _convivio_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #5 em: 23 de Julho de 2016, 23:01 »
Parabéns pela comparação.
A comprar a SV, a cor vermelha fica-lhe muito bem. _pol_

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2016, 00:14 »
A motociclismo deste mês também faz este comparativo

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Velasquez

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2016, 13:04 »
Boa análise!

Nao tenho ponto comparativo com a suzi na verdade..daquilo que posso dizer da MT, já por várias vezes referi que se não fosse a Tracer teria sido a minha escolha. Na verdade ela não assusta e dá uma pica de conduzir, manobrabilidade e nervosismo de saida estupendo!! Na MT Tour pu-la a acompanhar por momentos a MT10 do guia..portou.se lindamente :)

Tens mais material aftermarket para a Yama e acredito que um dia mais tarde numa troca seja tambem mais favoravel e facil de fazer negocio por exemplo..

Tens varias em 2a mao cm poucos km na casa dos 5.500€ tb

Um aparte que vi esta semana a nivel da sonorizacao .escape roadsitalia doublefire ou special para a MT...que maravilha  _pol_

Velasquez

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2016, 13:07 »
A suzuki só peca na frente da moto se tivesse a frente das SV´s antigas  _Rolley_

Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

afg

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2016, 21:38 »
Boas a todos ,

Comprei a Motociclismo deste mês por causa deste comparativo mas, se tivesse aguardado mais uns dias, nem precisava de a ter comprado pois a análise apresentada é digna de qualquer revista da modalidade , muito bem companheiro pxcool .

Parecia estar a ler a Motociclismo ....

Ambas a máquina têm o seu tipo de cliente alvo , apesar de muito idênticas têm temperamentos diferentes , para mim a SV seria a ideal pois é uma máquina mais calma , já não estou para grandes aceleradelas , quero é relax .....

Boas curvas a todos ,
 scooter_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2016, 22:23 »
Na curva de potência aqui publicada está escrito ER-6N, que é uma Kawasaki.
Corresponde ao comparativo entre a SV-650 e a ER-6N.


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2016, 22:40 »
Companheiro Pedro, se consultares a página eles são claros em referir a MT07, além que a Kawasaki não poderia ter aquela curva porque em momento nenhum chega aquela potência. Se não estou em erro anda pelos 72.
Também tive essa dúvida, mas concluí que deve ser erro a parametrizar o teste  _Rolley_
Aliás na Suzuki também não poderia ser a Gladius pelo mesmo motivo, não tinha aquela potência
Mas fiz questão de apresentar o quadro com essas referências (erradas) para que cada um possa julgar
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 22:42 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

JViegas

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #12 em: 25 de Julho de 2016, 09:49 »
Olha que ótima review.

Parabéns. É sempre bom ler uma opinião pessoal.

De facto o "nervosismo" da MT07 é muito tentador, mas pessoalmente, preferia a "calma" da SV. Aliás, tal como a foto aqui colocada pelo companheiro antoniopat, esta era um modelo que gostava muito. Vêem-se poucas por aí... :-?


tparracho

  • Visitante
Re: MT07 vs SV650 - uma experiência
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2016, 11:44 »
Excelente descritivo companheiro.

É fácil notar que continuas indeciso.

Ainda não experimentei a SV, pelo que apenas te posso falar da MT. Quando a experimentei, notei o tal nervosismo do motor, mas posso-te assegurar que o notas sobretudo agora, que ainda tens muito pouca experiência em motas de alta cilindrada.

É tudo uma questão de habituação.

Quando passei da 125 para a NC, qualquer buraco ou solavanco que me fizesse dar uma ligeira aceleradela involuntária, assustava-me logo. Agora, já estou mais do que habituado.

Já sobre a MT, achei-a fantástica em termos de manobrabilidade, é leve como uma pluma, compacta, muito fácil de conduzir. Mas a falta de proteção aerodinâmica é de facto o mais chato e o teres de inclinar a cabeça para baixo para veres o painel de instrumentos.

Boa escolha.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)