Autor Tópico: [PCX] Consumos  (Lida 189129 vezes)

dcaldinhas

  • Visitante
[PCX] Consumos
« em: 07 de Setembro de 2010, 15:07 »
Como não encontrei ainda um tópico com esta informação, mas sim espalhada por outros tópicos em "Off-toppic", decidi criar este específico para deixarem as vossas experiências com esta pequena scooter em termos de consumos.

Vamos então deixar os relatos! _vinho_ _vinho_
(enviem-me pm para adicionar)

Alguns companheiros utilizam o spritmonitor para registar os consumos. Aqui ficam alguns:

alwayswot:
davide:
dcaldinhas:  
eucurto:
Furianix:
PCX 125:
topoman:
Válvulas:

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2011, 23:03 por paufer »

Furianix

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2010, 15:30 »
Fizestes bem já nos estavamos a desviar do assunto, vamos lá ver quem faz a melhor média com esta mota  _rir_ _rir_ 
Bom até agora tenho uma média de 2.38 faço algumas subidas por isso não vai ser facil baixar muito a média mas como vou no 1 deposito ainda devo descer um pouco.
Deixo aqui o link online para ajudar a fazer as vossas médias, melhorar e comparar com outros utilizadores.
http://www.spritmonitor.de/en/overview/18-Honda/1208-PCX.html?fueltype=2&vehicletype=2&constyear_s=2008&constyear_e=2012&power_s=3&power_e=13&minkm=0
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 15:33 por Furianix »

dcaldinhas

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2010, 15:31 »
O que posso dizer é que, passado 1 semana e meia e 825 km de PCX, os consumos estão dentro da espectativa:

1º depósito - 2,02L/100km - 275 km - atestei com 5,50L (aproximadamente)
2º depósito - 1.93L/100km - 287 km - atestei com 5,50L (aproximadamente)
3º depósito - 2.09L/100km - 261 km - atestei com 5,45L (aproximadamente)
 
Média final = 2,02L/100km

Condução tranquila, ainda na rodagem. (já passou)
Lembrem-se, tudo depende da mão direita...

Melhor consumo até á data: 1,85L/100km
« Última modificação: 20 de Maio de 2011, 17:18 por dcaldinhas »

eucurto

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2010, 15:42 »
Boa ideia!!

A média que faço é obtida ainda em rodagem, punho suave e com 90% do percurso em AE. Nunca abaixo dos 80km/h. Convém referir que somos sempre 2 com um peso total de 110kg!

Mas tenho um caminho alternativo junto ao mar que vou usar no próximo deposito. E tu dcaldinhas, read my lips, vais ao tapete!  _mau_

dcaldinhas

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2010, 16:03 »
Boa ideia!!

A média que faço é obtida ainda em rodagem, punho suave e com 90% do percurso em AE. Nunca abaixo dos 80km/h. Convém referir que somos sempre 2 com um peso total de 110kg!

Bem, os meus percursos também têm um pouco de AE... mas trabalho em Lisboa e tenho vindo de PCX.
Quanto ao peso... só eu peso 85kg, já andei com a minha filha, que pesa uns 35kg, mas foi só uns 30 km´s.

Mas tenho um caminho alternativo junto ao mar que vou usar no próximo deposito. E tu dcaldinhas, read my lips, vais ao tapete!  _mau_

eh,eh _Rolley_ _Rolley_

Furianix

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2010, 16:06 »
Se não for ao tapete eu ajudo-te _mau_ _mau_
Isto é injusto eu apanho muitas subidas, e muito raramente faço auto estrada :'( :'( :'( vou ter de começar a empurrar a mota nas subidas _lol_ _lol_
Mas contem mais segredos vá!!! como fazem essas médias _Rolley_ _Rolley_

eucurto

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2010, 16:14 »
Ficam no local certo umas ideias que já tinha postado:

++++++++++++++
Sim o acelerador vai progressivo. Até porque no manual explica para fazer mesmo assim nos primeiros 500km de vida.
Como venho de uma eléctrica em que controlar o punho era rotina diária, nesta é fácil aplicar o mesmo principio.

Agora, depois dos 500km e com o vidro mais alto posto, aí em AE não lhe vou dar tréguas pois se há coisa que detesto é andar a velocidade inferior aos TIR...

No entanto, não será por fazer alguns Kms em AE acima dos 95/100km/h que o consumo vai aumentar muito. Do que percebi é nas acelerações bruscas que a gota desaparece...
Outra coisa que aproveito bem são as descidas. Se não acelerares numa descida, e aproveitares a inércia, o motor mesmo indo em rotação consome zero! Claro que não aumentas a velocidade e pode até reduzir um pouco mas são mais uns pózinhos para gastar menos...
Para finalizar, se estou parado nos semáforos numa descida de inclinação respeitosa, aproveito que o motor parou com o Start&Go, quando muda para verde aproveito a descida até onde for possível e aqui compensa ainda mais que ir com o motor ligado pois não há qualquer travagem deste. Vão-se levantar vozes que esta medida vai consumir mais pastilhas de travão, true but... prefiro gastar isso que crude...  (traumas das eléctricas!)  :o

Furianix

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2010, 16:35 »
Eu tenho seguido algumas destas dicas e funcionam muito bem, uma coisa que aprendi atraves de conselho do eucurto foi ser mais progressivo com o acelarador, o que tenho feito e me parece resultar é rodar o punho 1cm ou 2cm que chega para a mota ir desenvolvendo sosinha até perto dos 70 depois sim voltar a acelerar um pouco para os 80kmh isto nas rectas claro. A descer largo o acelarador e vejo se ela consegue fazer a descida toda sem ajuda do motor, tambem quando sei que vou parar mais á frente largo o acelarador e deixo a mota fazer a aproximação porque já devem ter notado ela desliza muito bem na estrada.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 17:04 por Furianix »

CoradiX

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2010, 17:01 »
Boas,

A minha mota tem 1100 KM's e ainda não foi  à primeira revisão.

Consumos, nunca abaixo dos 2.7L por 100 KM.

Cumpz

CoradiX

davidz

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2010, 19:07 »
Boas!

O melhor consumo que fiz até á data foi de 2.0litros aos 100km. No entanto como ando a ganhar peso (89kg neste momento) e cada vez ando sempre mais carregado, sem contar com novos circuitos que tenho feito com bastantes subidas ela anda a fazer uma média de 2.2l/100k isto sempre sem passar dos 80km e fazer sempre uma aceleração nas calmas.

Cumps

CoradiX

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2010, 19:16 »
Boas,

Amigo não peso muito mais que tu, mas nao consigo consumos na ordem dos 2.2 nunca na vida, mas também não ando a pisar ovos na estrada.

Cumpz

CoradiX

davidz

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2010, 23:34 »
Boas,

Amigo não peso muito mais que tu, mas nao consigo consumos na ordem dos 2.2 nunca na vida, mas também não ando a pisar ovos na estrada.

Também faço mais circuito urbano, não convém passar dos 50km/h  _policia_ eles andem ai.

Qualquer das amneiras tem cuidado a estabilidade da mota a partir dos 80km/h diminui bastante.

Cumps


meireles

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2010, 06:24 »
75 Kg Raramente ando abaixo dos 80 e o minimo que consegui foi 2.3. e deixem-se de tretas a mota para andar tem que beber e se querem que ela não beba nada deixa-na estar parada na garagem. _lool_

CoradiX

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #13 em: 08 de Setembro de 2010, 11:03 »
Boas,

Sim eu sei que se a mota quer andar tem que beber, mas mais 0,7L por cada 100 KM ? e pelo que tenho visto a malta nao anda muito abaixo dos 80, logo não faz sentido uma descrepância tão elevada.

Cumpz

CoradiX

Furianix

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #14 em: 08 de Setembro de 2010, 11:36 »
Conta muito nos consumos o circuito que se faz, para fazer os 2.0 quase que aposto que raramente apanha-se subidas, se fizeres um circuito com muitas subidas é normal fazer esses valores, depois tambem depende de como aceleramos e se temos muitas paragens ou andamentos lentos para passar pelos carros.
Se eu mora-se no alentejo aposto que fazia abaixo dos 2.2 com esta mota na boa _pol_

dcaldinhas

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #15 em: 08 de Setembro de 2010, 12:49 »
Se eu mora-se no alentejo aposto que fazia abaixo dos 2.2 com esta mota na boa _pol_

Ora aí está! Eu moro no Deserto (margem sul do Tejo)!

Por isso consigo baixos consumos... _Rolley_

Agora fora de brincadeira, para fazer consumos baixos (quer na PCX, quer noutro veículo qualquer), há que saber dosear o acelerador.
Vão ver que rodando um pouco menos, a diferença de velocidades médias não é muita, e não é por isso que andam a "pisar ovos".
A PCX é uma 125 com 11 cv, por isso se querem andar acima dos 80km/h aproveitem as descidas. Lembem-se que dá 108km/h de velocidade máxima.
A velocidade de cruzeiro em AE faço na ordem dos 80 / 90 km/h. Mais que isso é entrar em esforço.
Para andar mais depressa há cilindradas superiores.
E além disso até se curte mais a paisagem! (falo por experiencia própria, venho de cilindradas muito superiores)

A verdade é que também faço subidas...tal com faço descidas...Passeios pela serra da arrábida, transito em Lisboa, AE, de tudo um pouco...

Tal como vi uma vez num manual de um veículo (já nem me lembro se era carro ou mota):

 "A velocidade custa caro"

Bons consumos! scooter_

Buly77

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #16 em: 09 de Setembro de 2010, 01:35 »
A velocidade de cruzeiro em AE faço na ordem dos 80 / 90 km/h. Mais que isso é entrar em esforço.
Para andar mais depressa há cilindradas superiores.


Sim tens a tua razão, mas para fazeres as médias que dizes fazer e à velocidade que andas "quase sempre abaixo dos 80 km/m" , atenção não estou a duvidar de ti, podias ter optado por uma 50 cc, esses ciclomotores são mais baratos e tens muitos que consomem ainda menos. ;)
Abraço

Buly77

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #17 em: 09 de Setembro de 2010, 01:43 »
Se fizeres uma média de 80/90 km/h com picos de 100/110 km/h sempre que necessário, ex: ultrapassagens, ela não se vai queixar do esforço...

davidz

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #18 em: 09 de Setembro de 2010, 11:27 »
A velocidade de cruzeiro em AE faço na ordem dos 80 / 90 km/h. Mais que isso é entrar em esforço.
Para andar mais depressa há cilindradas superiores.


Sim tens a tua razão, mas para fazeres as médias que dizes fazer e à velocidade que andas "quase sempre abaixo dos 80 km/m" , atenção não estou a duvidar de ti, podias ter optado por uma 50 cc, esses ciclomotores são mais baratos e tens muitos que consomem ainda menos. ;)
Abraço

Mas já não dá para andar em AE e passar a ponte.

Cumps

dcaldinhas

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #19 em: 09 de Setembro de 2010, 12:15 »
A velocidade de cruzeiro em AE faço na ordem dos 80 / 90 km/h. Mais que isso é entrar em esforço.
Para andar mais depressa há cilindradas superiores.


Sim tens a tua razão, mas para fazeres as médias que dizes fazer e à velocidade que andas "quase sempre abaixo dos 80 km/m" , atenção não estou a duvidar de ti, podias ter optado por uma 50 cc, esses ciclomotores são mais baratos e tens muitos que consomem ainda menos. ;)
Abraço

Enumera-me um ciclomotor que consuma na ordem dos 2L/100km e faça velocidades de cruzeiro de 80 / 90 km/h

Buly77

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #20 em: 09 de Setembro de 2010, 22:01 »
Mas já não dá para andar em AE e passar a ponte.

Cumps
Sim! tens razão na possibilidade da circulação na ponte e da auto estrada, mas a menssagem que tentei passar pelos vistos mal _polb_ foi que, para se fazer o máximo consumo minimo possivel com as nossas pcx, temos que rodar a baixas velocidades, nomeadamente abaixo de 80/90 km h o que  "para mim" se torna um pouco aborrecido, isto pk utilizo a minha para uma deslocação casa/trabalho vs trabalho/casa, cerca de 50 km, (não para passear) e não tenho paciencia para ir a 50 ou a 60 Km h só para economizar o máximo possível,  no "meu caso" se assim fosse, chegava-me uma 50 cc. Adquiri a moto para fazer descançar o carro, evitar ter que ir pela Auto Estrada e assim poupar cerca de 75 a 100 euros de portagens por mês, e claro, uma vez que vou pela estrada nacional nas calmas "70/80 ou 90 Km h, com picos de 100 km h em via rápida, demoro praticamente o mesmo tempo que levando o carro.
Não tenho qq dúvida que as nossas pcx´s dentro das 125 poderão ser as mais económicas do mercado e como tal irei poupar muito dinheiro em combustivel. Desde já agradeço os conselhos aqui apresentados sempre muito úteis na baixa do consumo do tão precioso liquido.
Abraço _convivio_




dcaldinhas

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #21 em: 09 de Setembro de 2010, 22:15 »
Na boa!  _convivio_

Já agora actualizei o meu historial de consumos.
(Tenho que passar isto para o meu diário de bordo)

davidz

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #22 em: 09 de Setembro de 2010, 23:48 »
Sim! tens razão na possibilidade da circulação na ponte e da auto estrada, mas a menssagem que tentei passar pelos vistos mal _polb_ foi que, para se fazer o máximo consumo minimo possivel com as nossas pcx, temos que rodar a baixas velocidades, nomeadamente abaixo de 80/90 km h o que  "para mim" se torna um pouco aborrecido, isto pk utilizo a minha para uma deslocação casa/trabalho vs trabalho/casa, cerca de 50 km, (não para passear) e não tenho paciencia para ir a 50 ou a 60 Km h só para economizar o máximo possível,  no "meu caso" se assim fosse, chegava-me uma 50 cc. Adquiri a moto para fazer descançar o carro, evitar ter que ir pela Auto Estrada e assim poupar cerca de 75 a 100 euros de portagens por mês, e claro, uma vez que vou pela estrada nacional nas calmas "70/80 ou 90 Km h, com picos de 100 km h em via rápida, demoro praticamente o mesmo tempo que levando o carro.
Não tenho qq dúvida que as nossas pcx´s dentro das 125 poderão ser as mais económicas do mercado e como tal irei poupar muito dinheiro em combustivel. Desde já agradeço os conselhos aqui apresentados sempre muito úteis na baixa do consumo do tão precioso liquido.
Abraço _convivio_

Bem só em portagens já poupas algum dinheiro sem falar no combustivel que poupas em relação ao carro. Fizes-te uma boa opção, mesmo outra scooter seria óptima, mas mesmo apertando o punho nunca deves passar dos 2.8 L/100 km como o companheiro Coradix.

Falando-te no meu caso, circulo muito em zonas urbanas, com excepção quando me desloco para o trabalho, mas também o troço que posso ir legalmente até aos 80km/h são cerca de 12 km diários num total de 36km. Por média faço cerca de 60/65km diários (não nest momento por estar de férias  _pol_) esses 12km pouco vão influenciar no consumo final. Vai depender mais da bagagem, neste caso levo sempre uns 8/9kilos de tralha.

Cumps

mflopes

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #23 em: 13 de Setembro de 2010, 19:09 »
Enchi o depósito no sábado com 5.73L e 218 Kms o que dá 2.63L/100Km.

Não acho muito mas ao ver os consumos que outros membros do forum fazem, penso que ainda dá para melhorar um pouco. Talvez controlando as acelarações...
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 19:10 por mflopes »

eucurto

  • Visitante
Re: [PCX] Consumos
« Responder #24 em: 13 de Setembro de 2010, 20:10 »
Abasteci hoje 5,55 litros e fez 243,6km = média 2,28