Autor Tópico: Pokémon Go...ou não "Go"?  (Lida 6255 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Pokémon Go...ou não "Go"?
« em: 21 de Julho de 2016, 23:43 »
POKÉMON Go...ou não "Go"?




A febre do Pokémon Go está de facto instalada por toda a parte e de certeza que não existe ninguém que não tenha já lido, visto ou ouvido falar deste novo jogo e que parece levar a que os mais novos e outros já bem crescidinhos, se agarrem literalmente ao ecrã do telemóvel em busca de seres...esquisitos.

Quando começa a anoitecer, sobretudo nessa altura do dia, pais e filhos (...e o cão) vão "à caça" de seres virtuais que se encontram nos locais mais inusitados.

Como tenho filhos ainda relativamente pequenos para estas coisas (pelo menos até ver), consigo furtar-me a estes percursos nocturnos em busca de...Pokémons. Confesso que se fosse à procura caracóis, como em mais novo cheguei a fazer com amigos e primos, ainda vá. Agora com o GPS ligado no equipamento móvel, em busca de bichos virtuais amarelos, verdes, laranjas, etc...de facto…bem, por enquanto prefiro pensar que ainda não chegou a minha vez. Estou mais numa de "Não Go...ao Pokémon".

O problema...e este sim é o motivo deste tópico criado na secção de segurança, prende-se com os reiterados abusos e desleixo pelas mais elementares regras de segurança, na utilização deste jogo.

A sua concepção, ao que julgo saber, está desenvolvida para que a sua jogabilidade se faça a pé. Ponto!

E é aqui que a coisa parece ter vários tipos de interpretação, sendo já várias as notícias a relatar casos de quem faz uso de diferentes formas de locomoção...com uma natural tendência para correr mal, muito mal!

Seja de skate, de patins, de bicicleta, de moto, de carro ou de barco (por certo ainda haverá mais...), a verdade é que a tendência para a distração é mais do que evidente.

Estando num fórum em que o tema dominante são os motociclos, é importante perceber que isto não afecta somente quem faz uso do referido jogo, mas também todos os que estão literalmente "no caminho do jogo".

O discernimento e a percepção do espaço envolvente, em virtude da atenção que é dada ao mundo virtual face ao real, tem levado tanto a casos hilariantes como a outros que de graça nada têm.

Existe uma célebre frase que terá sido bem explorada pela Prevenção Rodoviária Portuguesa aqui há uns anos e que está mais do que interiorizada por todos: "Se beber não conduza..."

Pois agora e dada uma ainda maior aproximação (exploração) entre a tecnologia e o ser humano, sou levado à conclusão que teremos de começar a pensar em mais um slogan...Se conduzir não jogue! Não faça do Pokémon Go um Pokémon Crash!   _pol_ _pol_


Imagens obtidas em: https://i.ytimg.com;  http://www.moto.com.br

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2016, 23:57 »

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #2 em: 22 de Julho de 2016, 00:15 »
Há cada coisa... (O link conduz a malware; em Android). :)

Este é  o tal jogo racista que se fala agora muito :)

À cada coisa...

http://www.smobserved.com/story/2016/07/20/news/black-lives-matter-accuse-pokemon-go-of-inherent-racism-no-seriously/1596.html
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 00:18 por José Luís Ferreira »

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #3 em: 22 de Julho de 2016, 09:37 »
Excelente artigo  _palmas_

Os recentes acontecimentos da humanidade, seja via ataques terroristas, desculpando as mortes por via de meia dúzia de frases mal interpretadas num livro com 500 anos, seja pela eventual (e mais que provável) eleição do Trump, e mais que certas consequências futuras na sociedade moderna, seja por esta febre dos Pokemons...

Isto só vem provar a minha teoria de que o ser humano, como espécie, está a caminhar na direcção oposta àquela que devia.

Enquanto uns procuram o conhecimento, a introspecção, a cultura, a procura pela tranquilidade espiritual e intelectual, outros preferem "fritar" o cérebro com coisas absolutamente estúpidas e irresponsáveis, como o ódio pelo outro (a net até promove os Cavaleiros de Teclado), o vazio intelectual (sim, as Casas dos Segredos e afins estão na lista), e agora a caça aos Pokemons.

Querem passear? Levantem a cabeça, apreciem a paisagem, cheirem as flores...

« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 09:47 por GustavoJMSousa »

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #4 em: 22 de Julho de 2016, 11:16 »
Há cada coisa... (O link conduz a malware; em Android). :)
Malware?!? A mim não...

Rodrigues

  • Visitante
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #5 em: 22 de Julho de 2016, 14:11 »
Excelente artigo  _palmas_

Os recentes acontecimentos da humanidade, seja via ataques terroristas, desculpando as mortes por via de meia dúzia de frases mal interpretadas num livro com 500 anos, seja pela eventual (e mais que provável) eleição do Trump, e mais que certas consequências futuras na sociedade moderna, seja por esta febre dos Pokemons...

Isto só vem provar a minha teoria de que o ser humano, como espécie, está a caminhar na direcção oposta àquela que devia.

Enquanto uns procuram o conhecimento, a introspecção, a cultura, a procura pela tranquilidade espiritual e intelectual, outros preferem "fritar" o cérebro com coisas absolutamente estúpidas e irresponsáveis, como o ódio pelo outro (a net até promove os Cavaleiros de Teclado), o vazio intelectual (sim, as Casas dos Segredos e afins estão na lista), e agora a caça aos Pokemons.

Querem passear? Levantem a cabeça, apreciem a paisagem, cheirem as flores...

Gostei  _pol_
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, 14:12 por Rodrigues »

pjmartinho

  • Visitante
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2016, 01:16 »
Excelente artigo  _palmas_

Os recentes acontecimentos da humanidade, seja via ataques terroristas, desculpando as mortes por via de meia dúzia de frases mal interpretadas num livro com 500 anos, seja pela eventual (e mais que provável) eleição do Trump, e mais que certas consequências futuras na sociedade moderna, seja por esta febre dos Pokemons...

Isto só vem provar a minha teoria de que o ser humano, como espécie, está a caminhar na direcção oposta àquela que devia.

Enquanto uns procuram o conhecimento, a introspecção, a cultura, a procura pela tranquilidade espiritual e intelectual, outros preferem "fritar" o cérebro com coisas absolutamente estúpidas e irresponsáveis, como o ódio pelo outro (a net até promove os Cavaleiros de Teclado), o vazio intelectual (sim, as Casas dos Segredos e afins estão na lista), e agora a caça aos Pokemons.

Querem passear? Levantem a cabeça, apreciem a paisagem, cheirem as flores...

Subescrevo em toda a linha.

De vez em quando surgem coisas que são verdadeiros atentados à inteligência do Ser Humano... mas há que adira a esse fenómenos. Na vez seguinte, essas coisas conseguem ser atentados ainda maiores do que na vez anterior, mas mesmo assim lá vão ganhando adeptos e assim sucessivamente.

Para mim, isto é uma uma demonstração clara da "estupidificação maciça" de uma grande parte da população... mas a próxima "grande moda" ainda ver ser pior e deverá ter mais adeptos pois, os que já ficaram estupidificados mantêm-se na mesma, e outros passarão a estar no mesmo estado de espirito.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #7 em: 24 de Julho de 2016, 01:37 »
O hilariante disto, é que são várias as empresas que esfregam as mãos nos rios de dinheiro que estes "bichos" lhes trazem de bandeja.

A título de exemplo...e este é apenas um entre vários...já existem serviços de taxi específicos para apanhar Pokémons.  _martelada_

A sério...metade está doida e a outra metade aproveita-se desse estado mental.  _lol_

Mas sim, concordo com o referido acima no que diz respeito a ainda estar para vir algo pior...
Alguém se lembra p. ex. do filme Idiocracy?? Pois vejam-no e vão perceber a relação.

Edit: Atenção que nada tenho contra o jogo...apenas aos abusos e excessos (muitos deles até com consequências graves ao nível rodoviário), cometidos por milhares em todo o Mundo. E bem sei que não se podem meter todos no "mesmo saco", pois há quem saiba fazer uso do jogo enquanto jogo que é. Sem excessos!
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 01:47 por Sapiens21 »

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #8 em: 24 de Julho de 2016, 12:19 »
Eu ainda me lembro, por exemplo, quando meio mundo deixava uma mesa de café para ir para casa a correr ou deixava o que estava a fazer no trabalho porque era imperioso ir regar a horta... A moda do Farmville acabou e esta vai acabar, óbvio, só não vai acabar este caminho de nos tentarem tornar inaptos mentais. E eu acho que vão conseguir..

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #9 em: 24 de Julho de 2016, 12:46 »
Perdoem-me não seguir o mainstream mas independentemente do jogo nada ter de cultural, tem uma vantagem comparativa às opções tradicionais de jogos de consola e computador. Ao menos este implica que os jovens andem na rua em vez de estarem sentados ao computadores com auscultadores e alheios ao resto do mundo.
Se é verdade que existem muitas opções melhores, também é verdade que existem muitas piores e aquelas que prendem os jovens ao computador são todas elas muito piores.
No meu tempo a distração era ir jogar à bola para a rua mas hoje já não se pode jogar na rua e os riscos para as crianças sozinhas na rua são muito maiores. Os tempos mudam, temos que mudar também.
There's a battle outside and it's ragin'
It'll soon shake your windows and rattle your walls
For the times they are a' changin'!
( Lembram-se os mais cotas? Dylan. What else?  _careta_)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2016, 13:01 »
Fazê-los andar na rua a olhar para um smartphone ou invadir propriedade privada não me parece nada seguro...

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2016, 14:52 »
A culpa não é e nunca será dos jogos.... mas sim do bom-senso de cada um (e respetivos encarregados de educação se for o caso)

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

pjmartinho

  • Visitante
Re: Pokémon Go...ou não "Go"?
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2016, 17:13 »
A culpa não é e nunca será dos jogos.... mas sim do bom-senso de cada um (e respetivos encarregados de educação se for o caso)

Mas o bom senso parece que anda como o dinheiro nos bolsos dos Portugueses... escasso  _Rolley_ _Rolley_