Autor Tópico: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...  (Lida 14245 vezes)

CoutoJr

  • Visitante
Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« em: 17 de Julho de 2016, 22:19 »
Ora boas Pessoal,

Costuma-se dizer: "A necessidade faz o engenho"...

Depois de ter feito aquela passeata de 235km vi que sem, o meu GPS (vulgo Google Maps do telefone) não me safava se quisesse dar uma volta maior porque me perdia com facilidade...

Vi as alternativas no mercado e sinceramente "senti" a necessidade de não pagar 100€ por um suporte muito bonito mas que não dava para o meu telefone (iPhone 6), só dava para mais pequenos ou para GPS e que ainda por cima era mais um bacamarte a andar ou no porta luvas ou na "bagageira" da Mota a fazer barulho...

A ideia:

Inicialmente era pegar num suporte feito de um selfie stick e arranjar forma de o prender ao centro do guiador, sem fazer furos e sem deixar marcas de utilização do suporte, algo que não gosto de ver nas motas...

Ora o centro do guiador da xmax tem uma forma estranha e os plástico a esconder o guiador são grossos impedindo os suportes usuais.



A caminho do Alegro lembrei-me de tentar fazer uma passagem na decathlon e fez-se luz! Podia ver se tinham daquelas bolsas para prender os telefones ao braço...

Encontrei melhor ainda: uns alforges de bicicleta que são duas malas pequenas almofadadas (pormenor importante mais à frente...) que no meio têm uma bolsa para o telefone já com o plástico sensível ao toque. Experimentei, tirei medidas mentais a ver se daria e lá comprei: 12.99€. O IPhone fica lá a boiar e acho que modelos como o 6plus ou outros do mesmo tamanho também lá cabem.



Como podem ver na seguinte foto a bolsa do telefone está agarrada aos alforge por velcro e por uma parte de tecido num dos lados.



O corte:

Separei pelas costuras a bolsa do telefone dos alforges e cortei o lado oposto do tecido porque tem duas tiras de tecido com a esponja no meio. Recapitulando, um dos lados tira-se a costura e do outro lado que une os alforge corta-se com a tesoura.

O resultado é este:


 
E lembrem-se que esta é a base onde assenta a bolsa com velcro que ficaria no telefone assim:



Na base onde assenta a bolsa achei que podia melhorar a esponja por uma mais grossa e troquei por uma que tinha vindo com uma capa de um Tablet. Na foto pode-se ver a diferença entre as duas.



Como prender ao guiador?

Lembrei-me de ver um suporte que usava velcro para se prender ao guiador e de não me inspirar confiança por causa das tiras serem muito finas. Mas... Também poderia melhorar isso! Então comprei por 13€:



Tem duas tiras, macho e fêmea e têm do outro lado uma película para depois ser coladas com uma cola muito forte. O velcro é fortíssimo e como disse ao Companheiro Gustavo com quem ia partilhando este brico, dava quase para prender um cavalo ao teto pelos cascos...

Cortei uma tira de velcro, colei os dois lados e coloquei em modo perpendicular à bolsa e vi que depois conseguia passar uma tiras à volta do guiador para prender esta base. A ideia era esta:



E depois prender assim:



Relembro: nesta tira que cruza a bolsa os dois lados do velcro já estão cruzados com o lado mais suave para baixo para não riscar ou deixar marcas no guiador e depois as tiras vão seguir o mesmo procedimento para que a parte que assenta no guiador seja a suave.

Levei ao sapateiro para cozer a base junto com a tira dupla de velcro e com a esponja lá dentro porque a fita é muito rija e parte as agulhas de casa e paguei pelo serviço 4.50€!!!


Depois juntei as duas tiras e cortei ao meio para não serem tão grossas. A fita original tem 5 cm de largura por isso é 2.5 para cada lado:




Apanhei a bolsa/base no dia seguinte e o resultado foi este:



Aqui pode-se ver como se pode descolar a base da bolsa para ser mais fácil por o telefone (ver o elástico com abertura para se meter o telefone):



Cortei as fitas à medida para darem uma volta completa e o resultado final foi este:







O teste:

Nada melhor do que rezar aos santos e fazer-me à estrada. Se corresse mal o investimento passava dos 30.50€ que me custou esta brincadeira para... Nem quero pensar. Mas tinha confiança porque vi apesar de abanar, o suporte está protegido pelo vidro e quase não chega lá vento.

Correu ainda melhor porque, vê-se bem e só tive de aumentar um pouco o brilho do ecrán que anda sempre no meio da barra e apesar de abanar, o facto de ter a espuma na base acaba por absorver algumas irregularidades.

O que podia ser melhor:

Não funciona com luvas mas acho que o problema é das minhas luvas.

Os acabamentos podiam ser melhores mas o sapateiro não é costureiro hahaha

A nível dos manómetros só deixo de ver os parciais das trip, de resto vejo todos os avisos e nível de combustível.

Foi testado até aos 140kmh e não abanou a posição da base original nem os solavancos da estradas são suficientes para deixarmos de ver o ecrán.

Depois basta tirar as fitas e enrolá-las em caracol e já podem guardar no porta-luvas, por mais pequeno que seja.

Como é o meu primeiro DIY se não perceberem alguma fase do processo tenho todo o gosto em clarificar.

Espero que vos seja útil e sinto-me confiante que servirá noutros modelos também...

Ah e as bolsas??
A mala da Xmax tem um defeito para mim  quando se quer colocar um capacete com o descanso lateral posto porque fica caído para o lado e depois raspa a fechar. Solução?

Como as malas são pequenas e não tem fechos que risquem vou colocar uma do lado do descanso que vou usar para guardar os cadeados de disco quando estou a andar na mota e não fazerem barulho. E vou prender com o quê? Com o velcro claro...

Depois acrescento fotos aqui.

Cumprimentos a todos!



Sent using Tapatalk
« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 22:43 por CoutoJr »

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2016, 08:37 »
Muito bom!

 _palmas_   _palmas_

obrigado pela partilha desse DIY

Fcou uma solução interessantee segura, além de económica.

 _pol_

Não há dúvida de que ter os telefones á vista com gps é excelente,  eu também acho útil ver sms ou saber que me liga, já que com o telefone no bolso atendo toda a gente, inclusive vendedores da Nos, Meo,


 _martelada_


Eu dei cabo das luvas de Verão por estas não serem compatíveis com touch _martelada_

As próximas têm de ter essa facilidade senão é uma chatisse.

Espirito Aventura

meloy

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #2 em: 18 de Julho de 2016, 09:32 »
Isso saiu um pouco caro para DIY por 30 eur mais valia isto:

http://www.motovest.com/loja/Suporte-de-GPS-OJ.html

ou

(Motorcycle Sat Nav / GPS Holder BikeTek Strap Mount Case Universal)
http://www.ebay.com/itm/162045765878?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

ou

(Autokicker Helm Mount Holder Sat Nav Gps Phone Holder Motorbike & Motorcycle)
http://www.ebay.com/itm/Autokicker-Helm-Mount-Holder-Sat-Nav-Gps-Phone-Holder-Motorbike-Motorcycle-/172238861066?hash=item281a3c730a:g:zdYAAOSwepJXYEAP

CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #3 em: 18 de Julho de 2016, 09:38 »
Isso saiu um pouco caro para DIY por 30 eur mais valia isto:

http://www.motovest.com/loja/Suporte-de-GPS-OJ.html

ou

(Motorcycle Sat Nav / GPS Holder BikeTek Strap Mount Case Universal)
http://www.ebay.com/itm/162045765878?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

ou

(Autokicker Helm Mount Holder Sat Nav Gps Phone Holder Motorbike & Motorcycle)
http://www.ebay.com/itm/Autokicker-Helm-Mount-Holder-Sat-Nav-Gps-Phone-Holder-Motorbike-Motorcycle-/172238861066?hash=item281a3c730a:g:zdYAAOSwepJXYEAP

Boas meloy,

Se reparares nenhum dos modelos que indicas dá para usar o iphone6 e se releres o tópico vez que já tinha visto alternativas e nenhuma delas me tinha inspirado confiança a nível dos velcros usados.

Mais ainda, das alternativas que indicaste nenhuma delas é mais barata que o suporte feito se formos a juntar portes.

É certo que são mais bonitas mas não funcionavam para mim...

De qualquer das formas fica a tua sugestão para outros companheiros que possam ter outros modelos e por isso obrigado.

Cumprimentos,
CoutoJr


Sent using Tapatalk

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #4 em: 18 de Julho de 2016, 10:00 »
Pessoalmente , optei pelo sisyema da RAM

multimodular, rapido de colocar, seguro
Espirito Aventura

meloy

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #5 em: 18 de Julho de 2016, 10:21 »

CoutoJr não me leves a mal, o teu trabalho está porreiro, mas os custos de o fazer levam me a dizer que mais vale comprar uma solução já existente. Se fores ver bem os portes + o artigo ficam todos na casa dos 30 eur. Se reparares também todos eles têm capacidade de ter um iphone 6 (138.1 x 67)


GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #6 em: 18 de Julho de 2016, 10:25 »
Companheiro CoutoJR

Foi com imenso gosto que, conforme referiste, acompanhei este teu brico, desde a ideia inicial até ao resultado final.

É com um orgulho imenso que verifico o resultado final, pleno de bom gosto e originalidade!!

Muito, mas muito bem!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Se os sistemas que o Meloy indicou custam 30€ com uns velcros no mínimo duvidosos, então esse teu sistema, fabricado em série, valeria uns 60€ (+ portes)  _careta_

E se seguram um cavalo ao tecto pelos cascos, então também seguram o meu "phablet" ao guiador  _lool_

Ficou muito fixe, amigo, estás de parabéns!!!

 _pol_

CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #7 em: 18 de Julho de 2016, 11:38 »
CoutoJr não me leves a mal, o teu trabalho está porreiro, mas os custos de o fazer levam me a dizer que mais vale comprar uma solução já existente. Se fores ver bem os portes + o artigo ficam todos na casa dos 30 eur. Se reparares também todos eles têm capacidade de ter um iphone 6 (138.1 x 67)

 Boas meloy,

Claro não levo a mal  a tua opinião. Felizmente não somos todos iguais senão isto não tinha piada nenhuma.

Pessoalmente o que me deu mais satisfação foi mesmo pensar numa solução e executa-la do início ao fim. Sou um grande adepto de fazer, "construir" algo palpável ( que acho que fazemos cada vez menos e compramos tudo já feito...)

E a questão do velcro usado nos outros suportes para mim foi um fator decisivo...


Muito bom!

 _palmas_   _palmas_

obrigado pela partilha desse DIY

Fcou uma solução interessantee segura, além de económica.

Eu dei cabo das luvas de Verão por estas não serem compatíveis com touch _martelada_

As próximas têm de ter essa facilidade senão é uma chatisse.

Não me quero antecipar mas já estou a pensar numa solução para as luvas. Vamos ver o que anda no mercado para uma possível solução...

Em relação ao suporte, o mesmo vai passar a andar no porta luvas da Blackie por isso numa tertúlia facilmente vês em mais pormenor e até experimentas na tua se tiveres interesse.

Companheiro CoutoJR

Foi com imenso gosto que, conforme referiste, acompanhei este teu brico, desde a ideia inicial até ao resultado final.

É com um orgulho imenso que verifico o resultado final, pleno de bom gosto e originalidade!!

Muito, mas muito bem!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Se os sistemas que o Meloy indicou custam 30€ com uns velcros no mínimo duvidosos, então esse teu sistema, fabricado em série, valeria uns 60€ (+ portes)  _careta_

E se seguram um cavalo ao tecto pelos cascos, então também seguram o meu "phablet" ao guiador  _lool_

Ficou muito fixe, amigo, estás de parabéns!!!

 _pol_

Obrigado meu caro e estou muito curioso para ver como fica na tua bicha!

Cumprimentos a todos!


Sent using Tapatalk

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #8 em: 18 de Julho de 2016, 11:48 »
Viva companheiro !! por acaso tambem tenho usado o gps , no entanto só usei por curtos períodos para desenrascar , e fiz parecido ao teu suporte , no entanto o meu foi mesmo low cost e acho que seja só uso  provisional  _lol_ , comprei no " chines " aquelas tiras de velcro ( 0.80 ctms ) e colei directamente no tlm  ( não convém usar em dias de chuva )  a parte da esponja na traseira do  telemovel ( fiz na parte da esponja para caber depois  outra vez na capa ) e a outra parte no centro do guiador puz 2 tiras perpendiculares , como tem o vidro alto , não entra assim muito vento.

P.s. desculpem a minha ignorância  _lol_ mas como meto fotos do tlm aqui ?

CoutoJr

  • Visitante
Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #9 em: 18 de Julho de 2016, 12:01 »
Viva companheiro !! por acaso tambem tenho usado o gps , no entanto só usei por curtos períodos para desenrascar , e fiz parecido ao teu suporte , no entanto o meu foi mesmo low cost e acho que seja só uso  provisional  _lol_ , comprei no " chines " aquelas tiras de velcro ( 0.80 ctms ) e colei directamente no tlm  ( não convém usar em dias de chuva )  a parte da esponja na traseira do  telemovel ( fiz na parte da esponja para caber depois  outra vez na capa ) e a outra parte no centro do guiador puz 2 tiras perpendiculares , como tem o vidro alto , não entra assim muito vento.

P.s. desculpem a minha ignorância  _lol_ mas como meto fotos do tlm aqui ?

  Boa! Tenho curiosidade em ver como ficou ;)

Olha sinceramente eu acho mais fácil usar o Tapatalk para por fotos aqui no fórum. É mais intuitivo e fácil...

Em relação ao meu suporte não sei se será 100% waterproof mas umas gotas deve aguentar bem por causa do plástico ;).


Sent using Tapatalk
« Última modificação: 18 de Julho de 2016, 14:10 por CoutoJr »

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #10 em: 18 de Julho de 2016, 14:05 »
Em relação ao meu suporte não sei se será 100% waterproof mas umas gostas deve aguentar bem por causa do plástico ;)

Desde que não seja de  _vinho_

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #11 em: 18 de Julho de 2016, 14:12 »
Desde que não seja de  _vinho_

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Hahaha que cromo! Nem precisa de ser impermeável a vinho porque nem lá chega perto! É tudo no copo ou na goela...


Sent using Tapatalk

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #12 em: 18 de Julho de 2016, 14:16 »
Hahaha que cromo! Nem precisa de ser impermeável a vinho porque nem lá chega perto! É tudo no copo ou na goela...

Ao fim de 10, babas-te como todos!!!  _lool_

CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #13 em: 18 de Julho de 2016, 14:27 »
10?!? Tens-me em alta conta... Obrigado Hahahaha


Sent using Tapatalk

GustavoJMSousa

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #14 em: 18 de Julho de 2016, 14:30 »
10?!? Tens-me em alta conta... Obrigado Hahahaha

Ninguém precisa de saber que é ao fim de 3...

 _convivio_

(Vá, acabou-se o off-topic)  _careta_

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #15 em: 20 de Julho de 2016, 19:53 »
Belo brico  _palmas_ _palmas_
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #16 em: 20 de Julho de 2016, 19:59 »


O meu suporte feito por mim.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #17 em: 20 de Julho de 2016, 20:07 »


O meu suporte feito por mim.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Obrigado tma!

Já vi que és cá dos meu! Gostas de andar atrás destas coisas. Gosto da sensação de atingir algo, concluir uma ideia ;).

O teu prende onde?


Sent using Tapatalk

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #18 em: 20 de Julho de 2016, 21:01 »
Neste caso são dois parafusos que ja se encontram na base de apoio sem estragar nada.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #19 em: 20 de Julho de 2016, 21:16 »
Ok 🙂. Bem feito sim senhor!


Sent using Tapatalk

meloy

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #20 em: 21 de Julho de 2016, 12:21 »
Bom por 6,13€ resolvi a coisa:

procurei no ebay uma bolsa para o telemovel

a descrição do ebay que comprei foi:
Outdoor Purse Phone Case Holder Bag Pouch Cycling Bike Frame Front Tube Pannier









a bolsa é para bicicleta e portanto não se consegue logo fixar ao guiador dai que tenha feito um pequeno trabalho manual:
retirei (cortei) uma das argolas e uma das fitas de velcro e cosias uma no lugar da outra, ou seja onde estava a argola passou a estar a fita de velcro e onde estava a fita de velcro passou a estar a argola


resultado:






CoutoJr

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #21 em: 21 de Julho de 2016, 12:26 »
Muito boa ideia meloy! Sem ser pela dimensão da bolsa em altura se calhar até tinha seguido esse diy...se estivesse aqui no fórum grrr... Ou então não o encontrei. A Malta tem de partilhar mais estas ideias que acaba-se por poupar uns bons euros.

Obrigado pela partilha e parabéns!


Sent using Tapatalk

Offline Eduardo Chong

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2017
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #22 em: 09 de Junho de 2017, 07:43 »
Muito boa ideia meloy! Sem ser pela dimensão da bolsa em altura se calhar até tinha seguido esse diy...se estivesse aqui no fórum grrr... Ou então não o encontrei. A Malta tem de partilhar mais estas ideias que acaba-se por poupar uns bons euros.

Obrigado pela partilha e parabéns!


Sent using Tapatalk
GPS  provisório . Desvantagens , muita trepidação  e receio que caia .vou ter que pensar outra alternativa  .

Enviado do meu ONE E1001 através de Tapatalk


pjmartinho

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #23 em: 09 de Junho de 2017, 09:55 »
Se reparares nenhum dos modelos que indicas dá para usar o iphone6 e se releres o tópico vez que já tinha visto alternativas e nenhuma delas me tinha inspirado confiança a nível dos velcros usados.

Melhor do que a fita de velcro é a fita 3M Dual Lock. A pesar de estar em Inglês, tem uns videos que são auto-explicativos.

nribeiro

  • Visitante
Re: Suporte Telemóvel/GPS Xmax e não só ...
« Responder #24 em: 27 de Outubro de 2017, 22:39 »
Na minha ex-PCX usei mesmo um suporte para bicicletas. E funcionou mesmo bem.
Só não podia usar em dias de chuva o que não era problema visto que nesses dias era casa-trabalho e vice versa. Não saia para lado nenhum! _lol_