Autor Tópico: Radares da rede SINCRO  (Lida 40568 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Radares da rede SINCRO
« em: 07 de Julho de 2016, 09:58 »
Bom dia.

A rede SINCRO- Sistema Nacional de Controlo de Velocidade , entrou em funcionamento  e com estreia nacional na A5.

Não sendo já uma novidade, mas é sempre bom saber a localização das famosas cabines que irão ser colocadas em locais considerados críticos pela ANSR, abrangendo AE's, IC's, e nacionais.

Será um total de 50 cabines para 30 radares aleatórios a serem colocados até Janeiro 2017, com um custo de 3,2 milhões de euros.

Caso haja excesso de velocidade ao imposto pela sinalização, a coima é imediatamente instaurada e devidamente fotografada como elemento de prova... é mais um "simplex" !!



Mais info. neste site: https://radaresdeportugal.pt/site/
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


tparracho

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2016, 10:44 »
Informação muito útil JPA, muito obrigado por a partilhares connosco.  _pol_

Eu já tinha visto essas caixas (que fazem lembrar os pórticos de portagens das antigas SCUT) e já me tinha interrogado para que serviriam. Ainda pensei que poderiam vir a ser cobradas portagens no IC19  (vamos lá a ver se não se lembram de tal coisa _Rolley_).
« Última modificação: 07 de Julho de 2016, 10:44 por tparracho »

TMaxer

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2016, 10:48 »
Para ja vao so ser 30 em 50, mas está previsto este numero multiplicar-se-a pois parte da verba arrecadada será para adquirir mais radares...


Portanto em breve teremos 50 radares para as 50 cabines e posteriormente mais cabines e radares  _pol_

CoutoJr

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #3 em: 07 de Julho de 2016, 11:03 »

Bom bom era alguém criar uma app que avisasse os pontos que têm os radares em forma de GPS.

"Caso haja excesso de velocidade ao imposto pela sinalização, a coima é imediatamente instaurada e devidamente fotografada como elemento de prova... é mais um "simplex" !!"


Devo depreender que haverá sempre aquele painel luminoso a avisar a presença do radar, mesmo não estando ativo? Isso já é uma ajuda...

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1887
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2016, 11:19 »
Pronto, toca a vender as 400, 500, 750, 900 e etc e vamos todos andar de 125.  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Agora a sério, temos que ter cuidado, principalmente nos IC's onde a velocidade máxima é de 90km/h e, quando não há transito, é fácil irmos a cento e muitos....
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

CoutoJr

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2016, 11:31 »
Pronto, toca a vender as 400, 500, 750, 900 e etc e vamos todos andar de 125.  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Agora a sério, temos que ter cuidado, principalmente nos IC's onde a velocidade máxima é de 90km/h e, quando não há transito, é fácil irmos a cento e muitos....

Agora pergunto-me eu... Os radares fixos também dão aquela margem de tolerância que os radares móveis costumam ter ou não?

Falo disto por causa da tua questão dos IC's onde por exemplo no ic19, como sabes, é muito comum rodarmos a 100, 110 em dia normal de trânsito...

Prevejo um futuro negro para a minha pontuação da carta... espero não ser o primeiro a atingir pontos negativos  _martelada_.

TMaxer

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #6 em: 07 de Julho de 2016, 11:47 »
Em Lisboa começou assim... a mais do 1 ou 2 era imediatamente instaurado o processo de coima.



O problema de Lisboa é que as multas era processadas manualmente e isso gerou uma quantidade de processos tao grandes que o sistema entupiu...


NEssa altura fizeram 2 alteracoes... passaram a parte de via rapida da AV EUA para 80 (que era 50) e configuraram os radares para passar a disparar apenas a + 20 ou a +30 acima do limite de velocidade, para que as multas passadas fossem apenas a partir dos 120 €.

Posteriormente a maioria dos radares foi vandalizada e outros avariaram e muitos poucos estao ou estavam a funcionar. (e creio que com estes ira acontecer o mesmo...  _Rolley_)



Portanto, Eu para já não arriscaria e passarei pelos radares abaixo do limite  _pol_ até porque o projecto é novo e há uma sede muito grande de mostrar serviço e uma sede muito grande de arranjar dinheiro para tapar os buracos do BANIF e da CGD, para nao falar nos "drifts orçamentais" que tem estado a ser suportados pelo BCE, que nos está a comprar divida ha quase 18 meses a quantidade de mil e 500 milhões por mês...





Estes radares tem a obrigatoriadade de ter um aviso a precede-los... a minha questao é que quanto tempo demorará a que os avisos "desaparecam" (no caso de serem luminosos se apaguem  _Rolley_)... hoje em lisboa ha varios que nao estao a funcionar  _pol_



O que seria correcto, seria a colocação de sinalicao fixa, vertical e horizontal nos pontos de fiscalizacao, mas o estado com algum chico-espertismo em alguns radares apenas coloca avisos lumininosos ou que nao se "avariam"  ;) ;) ;) ;) ;) , ou entao que se apenas ligam se se vier em excesso.

Nao é isso que diz o código da estrada, mas ao Estado tudo é permitido...  (ainda bem que o fazem, pois se algum dia for multado o motivo a apresentar para impugnação da multa vai ser precisamente esse  _Rolley_)





Portanto, eles vão ter que ir buscar dinheiro a algum lado e vai ser aos dos costume e das formas do costume...  _pol_

« Última modificação: 07 de Julho de 2016, 11:56 por TMaxer »

CoutoJr

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #7 em: 07 de Julho de 2016, 11:53 »
Pois TMaxer,

Eu moro em Lisboa também e reparei que, por exemplo o da entrada da 2ª circular de quem vem da IC19 já tem o aviso luminoso a funcionar mas a caixa das camaras está com umas chapas azuis a tapar as lentes. Será um gadget anti-vandalismo à portuguesa??

Em relação ao investimento feito no sistema, não tenho pena deles porque rapidamente o recuperarão com a fominha que anda aí  de nos sacarem dinheiro conforme falaste...

RCEu

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #8 em: 07 de Julho de 2016, 12:07 »
Agora pergunto-me eu... Os radares fixos também dão aquela margem de tolerância que os radares móveis costumam ter ou não?

Falo disto por causa da tua questão dos IC's onde por exemplo no ic19, como sabes, é muito comum rodarmos a 100, 110 em dia normal de trânsito...

Prevejo um futuro negro para a minha pontuação da carta... espero não ser o primeiro a atingir pontos negativos  _martelada_.

Na maioria do traçado do IC 19 a velocidade máx. permitida é de 100Km/h.

Na reta do Cacém é apenas de 80 e costumam lá ter o "fotógrafo"

TMaxer

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #9 em: 07 de Julho de 2016, 12:29 »

Elio, é isso.. portanto no IC19 em circunstancias normais podes andar ate aos 130 kmh e na recta do cacem até aos 110 Kmh que certamente nao vais ser multado e mesmo que sejas a multa sao apenas 60 €.

Acima dessa velocidade sao 120, mas mais grave é sanção assessoria e perca de pontos  _thumbdown_ é esse o meu critério pois felizmente por 60 € não morro  _Rolley_ agora a carta de condução é que ninguém ma vai tirar  _Rolley_


A passar em frente aos novos radares, talvez seja boa ideia passar abaixo dos 100 (ou 80 se forem colocados na recta do cacem)  _pol_



Couto,


Esse que falas é o que esta mais partido... os da radial de Benfica foram intervencionados ha uns 15 dias atras... desconheço se estão a funcionar ou nao, mas nao arriscaria  _policia_


Mesmo que fiquei operacionais, tenho a certeza que alguém vai tratar deles em breve  _Rolley_




De qualquer para se precaverem, se algum de vocês tiver a facilidade de ter o carro no nome de uma firma ou de alguem que nao tenha carta, faça-o... no caso de ser multado alega desconhecimento de quem ia a conduzir e nunca vos conseguem tirar os pontos da carta  _pol_ (a menos que seja identificado no local)
« Última modificação: 07 de Julho de 2016, 12:30 por TMaxer »

RCEu

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2016, 13:00 »
Elio, é isso.. portanto no IC19 em circunstancias normais podes andar ate aos 130 kmh e na recta do cacem até aos 110 Kmh que certamente nao vais ser multado e mesmo que sejas a multa sao apenas 60 €.

Acima dessa velocidade sao 120, mas mais grave é sanção assessoria e perca de pontos  _thumbdown_ é esse o meu critério pois felizmente por 60 € não morro  _Rolley_ agora a carta de condução é que ninguém ma vai tirar  _Rolley_


A passar em frente aos novos radares, talvez seja boa ideia passar abaixo dos 100 (ou 80 se forem colocados na recta do cacem)  _pol_



Couto,


Esse que falas é o que esta mais partido... os da radial de Benfica foram intervencionados ha uns 15 dias atras... desconheço se estão a funcionar ou nao, mas nao arriscaria  _policia_


Mesmo que fiquei operacionais, tenho a certeza que alguém vai tratar deles em breve  _Rolley_




De qualquer para se precaverem, se algum de vocês tiver a facilidade de ter o carro no nome de uma firma ou de alguem que nao tenha carta, faça-o... no caso de ser multado alega desconhecimento de quem ia a conduzir e nunca vos conseguem tirar os pontos da carta  _pol_ (a menos que seja identificado no local)

Nesse caso a multa é aplicada ao proprietário da viatura.
Isto aconteceu-me com uma multa em Sintra, numa viatura que tinha vendido e o Stand ainda não tinha colocado em nome do novo proprietário. Quando conforntei o Sr. do Stand e por ser uma pessoa conhecida, confiei e entreguei-lhe a multa para ele resolver.
Conclusão... a Paula foi julgada e uma simples multa de estacionamento ficou na bela quantia de 300 e tal euros.

interceptor

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2016, 13:03 »
Com a desvantagem de a viatura ter de ficar inibida de circular por um período de tempo.

TMaxer

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2016, 13:15 »
Elio, esse caso é o contrario... o veiculo estava no nome da tua esposa  _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_




Interceptor... sim... a documentação da viatura pode ficar apreendida pelo tempo equivalente ao da pena acessoria... mas não ficas com problemas com a carta, se o veiculo ficar queimado vendes aquele e compras outro e fazes um "reset" ao sistema  _pol_



Por não identificares o condutor também te vai dar direito a pagar outra multa... mas enfim, o sistema está precisamente feito para te chular o maximo de dinheiro que conseguir, por isso nada de novo  _Rolley_

CoutoJr

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2016, 13:28 »

De qualquer para se precaverem, se algum de vocês tiver a facilidade de ter o carro no nome de uma firma ou de alguem que nao tenha carta, faça-o... no caso de ser multado alega desconhecimento de quem ia a conduzir e nunca vos conseguem tirar os pontos da carta  _pol_ (a menos que seja identificado no local)

Já passei uma para a carta da esposa há dois meses! Acho que vou dar a emancipação antecipada à filha para ela ir tirar a carta! Hahahaha

O problema é se ela se põe a andar a seguir...🤔

Tenho de repassar os sítios de radares com calma para ver como estão? Mas também deve haver algum site a indicar isso. Tenho de ler melhor o site indicado acima a ver se tem algum post a referir isso...




Sent using Tapatalk

António C F Nascimento

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #14 em: 07 de Julho de 2016, 14:15 »
A Rede está mais implantada do que aquilo que parece. É tudo uma questão de legislação que ainda não está concluída. É um processo complexo, há coisas que devem ter de ir à AR, outras nem tanto, tendo em conta as competências legislativas próprias e delegadas.
Mas, se repararem, por exemplo no IP2, há postos de comunicação de emergência e câmaras de vídeo de X em X kms (não posso precisar quantos mas é uma imposição europeia) que, de um lado e outro da faixa de rodagem, são complementados por retângulos de cablagem que criam campos magnéticos capazes de ler a velocidade instantânea do veículo. Circula a mais velocidade do que o permitido, a câmara de vídeo captou e a multa aparece em casa e saem pontos da carta.
Portanto, façam por ir treinado e captando os pontos de controlo porque não são só esses. Esses são até para desaparecer.
Há centenas espalhados pelos IP do país, prontos a entrar em funcionamento.
Não vai dar mesmo para fugir.

TMaxer

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #15 em: 07 de Julho de 2016, 14:32 »
Nao oficialmente so tenho a confirmacao de 1 estar instalado e a funcionar: o A5 no estado nacional.


A qualquer momento podem ser instalados e ligados outros pelo que convém atenção redobrada! Eles vao jogar com o factor surpresa, um bocado como fizeram em Lisboa em que instalaram os radares e informaram que ainda estavam em testes de depois um dia ligaram-nos e naquela manha facturaram uns bons milhares de multas  _thumbdown_




António, Apenas um desses rectângulos não consegue determinar a velocidade de um veiculo, embora determine uma boa quantidade de características do veiculo... para a velocidade precisas de 2 e a maioria desses postos de controlo apenas existe para determinar a quantidade e o perfil do transito que passa na via.  _pol_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #16 em: 07 de Julho de 2016, 15:00 »
exacto

interceptor

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #17 em: 07 de Julho de 2016, 15:04 »
Se for carro da empresa o patrão vai ficar bem contente em ter o carro parado ali um mês ou mais...

CoutoJr

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #18 em: 07 de Julho de 2016, 15:08 »
Também tenho ideia que esse tipo de câmaras não podem registar esse tipo de ocorrências.

Desculpem o oft-topic: Mas se andassem atrás dos C#$%£s que, por exemplo andam a 110 km/h na faixa da esquerda da auto-Estrada com as outras duas libertas faziam melhor figura porque esses sim, também são causadores de acidentes. Perdoem-me a revolta mais ainda agora há hora do almoço ia assistindo a uma valente palhaça entre dois ou mais carros por causa de uma situação destas. Mas não dá dinheiro... ou se calhar até dá, mas dá mais trabalho!

Alguém sabe se o Estado é obrigado a informar quais os pontos ativos dos 50 possíveis tal como fazem no inicio de cada mês quando indicam onde vão fazer os controles de velocidade?

RCEu

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #19 em: 07 de Julho de 2016, 15:38 »

Desculpem o oft-topic: Mas se andassem atrás dos C#$%£s que, por exemplo andam a 110 km/h na faixa da esquerda da auto-Estrada com as outras duas libertas faziam melhor figura porque esses sim, também são causadores de acidentes.



Tenho a impressão de que essa situação já dá multa e valente.
Creio que se fores no limite de velocidade autorizado na AE, por exemplo, podes circular pela direita e ultrapassar o tipo que vai no meio ou na esquerda sem seres multado por ultrapassar pela direita.
Quem é multado é o veículo que não circula pela direita sem razão ( ou apenas por achar que a via da direita é para os maricas ou para os pesados) que justifique a circulação nessa faixa.
Já uma vez vi uma viatura da GNR apetrechada com aqueles alto falantes potentes a dizer ao "Sr. Condutor, circule pela direita" e ao mesmo tempo com os rotativos ligados.

Joaocruz

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #20 em: 07 de Julho de 2016, 19:24 »
E um autocolantezinho na matricula?
Se calhar a multa e mais barata do que do excesso de velocidade e ficar sem pontos na carta...

CoutoJr

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #21 em: 07 de Julho de 2016, 20:03 »
Não era má ideia. Ou isso ou andar com a matrícula de um carro abatido! Isso havia de ser bonito eles a coçarem a cabeça...




Sent using Tapatalk

RCEu

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #22 em: 23 de Novembro de 2016, 13:34 »
Não sei se a informação fica no local certo.
Se acharem que não, agradeço editem esta parte e que a coloquem no local mais adequado.
Mas pegando na foto do omcj e dando continuação à informação deste radar e porque uma grande maioria dos nossos companheiros utiliza a via do IC 19, ontem passei de carro, à noite e consegui ver que o radar está destapado e activo.
A velocidade ali é de 100 Km/h


O aviso de radar está lá instalado antes.


O local exacto do radar é mais ou menos 30 metros depois da saída para o Palácio de Queluz.







Aqui fica o local onde está instalado e o limite de velocidade





Foto recolhida do Google Maps.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1887
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #23 em: 23 de Novembro de 2016, 13:59 »
Geralmente quando passo nessa curva o trânsito está tão compacto que vou muito devagar. Mas convém estar atento.  _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

tparracho

  • Visitante
Re: Radares da rede SINCRO
« Responder #24 em: 23 de Novembro de 2016, 15:47 »
É isso mesmo Élio.

E também já existe o radar no sentido Sintra-Lisboa, na descida do Cacém, antes da bomba da BP.

Também na A5, na descida para o viaduto Duarte Pacheco/Ponte 25 de Abril, também lá está o radar.

Muita atenção ao passarem nestes locais.