Autor Tópico: Um Editorial Bem interessante  (Lida 8177 vezes)

ninjaslb

  • Visitante
Um Editorial Bem interessante
« em: 07 de Setembro de 2010, 11:48 »
Ontem li na Motociclismo um editorial bem pedagógico para malta, como eu, que começou agora esta aventura de duas rodas e que tem a ver com a segurança, ou falta dela, com o vestuário usado. aqui fica:

Citar
O Alcatrão              

        O alcatrão é abrasivo, e aleija como o diabo quando temos a infelicidade de entrar em contacto imediato com ele.
        E nem é culpa do material, a força da gravidade é que é chata. O impacto e os ossos partidos, o ir de rojo e a pele esfolada… Não descobri a pólvora, pois não? Todos sabemos isto, certo? Mas não, garanto-vos que não. Aparentemente, quando chega o Verão todos se esquecem.
        A quantidade de motociclistas que vi este Verão conduzir de t-shirt, calções, muitas vezes chinelos, acho que superou tudo o que havia visto em verões anteriores. Desconhecimento das consequências de um erro ou um azar? Em homens e mulheres adultos, não julgo possível. Falta de dinheiro para comprar um capacete a sério e não um penico para fugir às multas, um blusão de Verão ou um par de luvas? Dada a quantidade de exemplares que vi por aí a conduzir motos de 15 e 20 mil euros, equipados com chanatas (certamente havaianas originais) e calçãozinho de banho (de marca, claro), orçamento não deve ser problema.
        Então porquê? Estupidez pura e simples? Também não me parece tão linear,  e embora possa ser verdade num ou noutro caso, creio que a causa é mesmo displicência, o nosso lusitano “deixa andar”, que não vai acontecer nada.
        Pois tenho novidades: às vezes acontece mesmo, na maior parte das vezes sem culpa nossa. Pensem nisso: se dependêssemos apenas dos nossos dotes de condução, até se podia arriscar um mínimo. Mas depender da besta que ia a falar ao telemóvel e não nos viu, do taxista que encostou sem fazer sinal, do tipo do furgão que achou que ali era um bom sítio para fazer inversão de marcha, depender da fauna automobilística nacional para não deixar metade da pele das costas colada ao alcatrão quente, as palmas das mãos em carne viva e a cara ao melhor estilo Freddy Krueger, acham mesmo que é boa ideia?


        Nós e elas

        A minha moto nasceu em 1998, tem doze aninhos e chama-se Lígia. Ainda é uma jovem. A anterior chamava-se Daniela, vendi-a tinha ela quatro anos e nunca me perdoei, mas tinha de ser (já agora, esclareço que as baptizo consoante as letras da matrícula. Esta é LG, a outra era DA). Ofereci-lhe um par de pneus e um amortecedor novo. Custou um balúrdio, mas ela merece.
        Também tenho um carro, já tive vários, mas nunca os baptizei. Também não dei nomes à máquina de lavar nem ao frigorífico, e, apesar dos carros estarem uns furos acima dos electrodomésticos na minha consideração – afinal sempre têm motor e rodas -, não se comparam à relação que estabelecemos com as nossas motos.
        Para muitos (os que não têm moto), este tipo de relação é imcompreensível. A vocês, não preciso de vos explicar. Recordei-me de mais um exemplo: aquelas exibições de “monster trucks”, em que uma espécie de jipes com rodas gigantes esmagam e estropiam automóveis, perante os aplausos do público – que de certeza é maioritariamente automobilista. Agora, imaginem o horror que seria ver os monster trucks a esmagarem motos. Conseguiam aguentar muito tempo sem invadir o recinto e obrigar os “artistas” a correrem dali à paulada?
        A comunhão com a moto, sentir que ela corresponde aos nossos movimentos, golpes de instinto, por vezes mesmo estados de espírito, não tem paralelo em mais nenhuma máquina. Não é um veículo, é uma extensão mecânica do nosso corpo.

         

         

        Luis Carlos Sousa
        Director
        \n lcsousa@motorpress.pt

Rcardoso

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2010, 12:08 »
Muito Bom...

Por vezes facilito devo dizer...principalmente quando vou para a praia...o não levar blusão e ir em bermudas. (OTÁRIO)


Mas a maioria das vezes reparo...eu numa 125 todo equipado e outro companheiro sem qualquer equipamento e numa mota com mais cilindrada.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 12:11 por Rcardoso »

ZeLuz

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2010, 12:08 »
Realmente é verdade, a quantidade de malta, especialmente em motos de alta cilindrada, que andam de t-shirt e calções é assustadora...  _polb_

Eu não facilito e apenas este sábado, na grande aventura a Fátima, conduzi em mangas de camisa, embora apenas nas zonas sem trânsito e menos perigosas. De resto é sempre de blusão.  _pol_

Dogdivine

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2010, 12:09 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_
 
tá giro, é inspirador é... tomem bem atenção porque isto de andar de mota não tem nada a ver com as 4 rodas...
 
o artista distrai-se e pimba... já era.
 
olhos bem abertos.
 scooter_
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 12:10 por Dogdivine »

Rider

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2010, 12:58 »
Ora ai está uma ambiguidade, de facto com quase 40 graus não dá jeito nenhum andar de blusão, mas o preço a pagar é muito elevado.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2632
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2010, 13:36 »
...eu nunca ando sem blusão capacete e luvas!

...excepto no dia em que dei a última queda  _confuso_

Bastet

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2010, 13:54 »
Há pessoal "veterano" que é contra a lei das 125cc porque não sabemos andar, porque não tivemos aulas, porque não sabemos os perigos e que equipamento usar... Blá, blá, blá!!!
Mas vejo mais "veteranos" que andam de chinelinho, calçãzinho e t-shirt, do que o pessoal que anda de 125cc.
É claro que há excepções à regra...

Queimaduras de alcatrão são bem más, por isso andem sempre bem protegidos, mesmo que morram assados

Boas curvas

gonçalves

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2010, 14:14 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_

isto dá para pensar 2 vezes antes de ir para a estrada(selva)

muito bem

 _palmas_ _palmas_ _palmas_

ace9391

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2010, 14:39 »
Eu acho que já temos de ter uma dose de loucura para andarmos no meio dos enlatados. Todos os dias temos historias para contar.
Quanto a mim, estou-me a borrifar se parece mal andar de casaco em pleno Verão. A segurança acima de tudo..

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2010, 16:06 »
Por acaso ainda ontem me lembrei do mesmo, vi um tipo com uma Harley Road Glide, coisa mesmo muito rara em Portugal já que o modelo não está disponível cá, e na cabeça tinha um capacete de hipismo...  _confuso_

nfp393

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2010, 16:16 »
Por acaso ainda ontem me lembrei do mesmo, vi um tipo com uma Harley Road Glide, coisa mesmo muito rara em Portugal já que o modelo não está disponível cá, e na cabeça tinha um capacete de hipismo...  _confuso_

É que á pessoal que leva o assunto dos cavalos da suas motos muito a sério _lol_

Rider

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2010, 17:33 »
Esta é um pouco Off-Topic, mas cá vái. Estando eu de férias no Interior(Oleiros-Castelo Branco), aqui duas rodas só mesmo a Bike e acreditem ou não mas a descer já marcou 67 Km/h, claro está descidas de 5 Km com 10%, bom mas como estava eu a contar, no do domingo passado estava a aguardar lugar para almoçar no restaurante junto e EN que liga Oleiros a Castelo Branco, passam três Zundap's (não sei se é assim que se escreve), não mais que a 40 Km/H e um deles ia completamente deitadinho em cima da Zundap, nem tive tempo de tirar a bela da foto lindo   _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Cátia Silva

  • Visitante
Re: Um Editorial Bem interessante
« Responder #12 em: 30 de Setembro de 2010, 10:48 »
 _pol_ Muito bom editorial e muito esclarecedor sobre o que todos sentimos sobre as nossas Babes!  _pol_