Autor Tópico: E se houver azar?  (Lida 10812 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
E se houver azar?
« em: 05 de Julho de 2016, 11:55 »
Viva!

O nosso CPM é pródigo em discutir e constantemente alertar sobre os perigos em 2 rodas  e no que toca ao uso de equipamento tem sido uma verdadeira fonte de informação cuja utilidade é indiscutível.

Independente se se circula numa 50 ou numa 530, é comum nesta altura do ano algum facilitismo, mas 2 dedos na testa também fazem falta e sobretudo quando se é responsável pela integridade do passageiro que sendo uma criança poderia estar no assento atrás e não pendurada no estrado !

Mais grave foi constar que o condutor só conduz com uma mão e a esquerda agarrada a um telemóvel.

Observar aquela 50cc  a travar e parar num semáforo é qualquer coisa de surreal, pois caso não fossem as versáteis havainas a auxiliarem o travão da frente deveria haver um risco sério de alguma colisão com uns parachoques ou mesmo peões nas passadeiras.  _thumbdown_



É sempre bom manter a tónica que a segurança não pode ser desleixada em qualquer instância sobretudo nesta altura do ano.

Blusões com proteção integral, luvas, tornozelos protegidos, e um bom capacete são vitais. _pol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: E se houver azar?
« Responder #1 em: 05 de Julho de 2016, 12:07 »
Sim, mas a estupidez (desculpem a palavra forte) é de todos os estratos sociais/económicos/culturais: ontem vi um companheiro (não CPM) numa BMW C 600 Sport azul em calções e t-shirt, sem luvas, a enviar SMS num telemóvel topo de gama (SG S7) na A5 junto ao estádio.  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Ia caindo/largando o telemóvel quando me viu, andou aos S e tudo, pensou que era um policia pois estava vestido com o colete CPM e um capacete amarelo fluo numa moto/scooter branca e com os 4 piscas ligado...  _lol_ _lol_ _lol_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

tparracho

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #2 em: 05 de Julho de 2016, 12:24 »
Sim, mas a estupidez (desculpem a palavra forte) é de todos os estratos sociais/económicos/culturais: ontem vi um companheiro (não CPM) numa BMW C 600 Sport azul em calções e t-shirt, sem luvas, a enviar SMS num telemóvel topo de gama (SG S7) na A5 junto ao estádio.  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Ia caindo/largando o telemóvel quando me viu, andou aos S e tudo, pensou que era um policia pois estava vestido com o colete CPM e um capacete amarelo fluo numa moto/scooter branca e com os 4 piscas ligado...  _lol_ _lol_ _lol_


EHEHEH  _lol_

Muito bom João.

Confesso que vejo todos os dias facilitismo e irresponsabilidade em todo o lado e todo o género de veículos. Até mesmo os peões, com os fones que tapam na íntegra as orelhas, etc.

Enfim... Mil olhos não chegam. _policia_

CoutoJr

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #3 em: 05 de Julho de 2016, 12:33 »
Oh twin... Isto bem visto e com calma a culpa ainda era tua por andares por aí a assustares as pessoas.

Mas sim... Estamos sem dúvida na altura dos facilitismos e revolta-me mais a questão da criança porque essa, coitada, ainda não tem noção dos perigos . Já o retardado que a levava tem noção mas pelos vistos não tem capacidade de processamento. Deve ter o chip queimado...


Sent using Tapatalk

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: E se houver azar?
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2016, 13:09 »
... é de bradar aos céus.

João, tens de pintar umas listazinhas azuis na tua mota para os deixares borradinhos de todo  _lol_
Rui

Joaocruz

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2016, 13:35 »
Deveria haver umas visitas aos hospitais-ortopedia e clínicas de reabilitação e perdiam logo a vontade de andar assim.
Mas não é só cá em Portugal.
Pelo que me apercebi num forum Espanhol (ontem debatia-se exactamente a mesma situação), havia alguém que dizia que se fosse para ir ali ao lado para comprar pão/jornal e não passa-se dos 50 km/h, que não tinha mal em ir de calção de banho, T-shirt e havaianas!
Nunca deve ter caído!

50 km/h dá qualquer coisa como 13,9 metros/segundo!
Se a queda demorar 4/5 segundo e a velocidade for decrescendo exponencialmente com o atrito no asfalto, pelo menos não se livra de "raspar as havaianas" uns bons 30/40 metros.

Experimentem la arrojar-se 30/40 metros em vossa casa com a pele no chão e depois digam se gostaram....
Agora imaginem no asfalto, com areia, calor, pedras, etc.

JViegas

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2016, 13:49 »
A forma como o condutor do veículo de duas rodas coloca a criança na frente da scooter, revela um total desconhecimento/desrespeito pela forma como deve o pendura circular na via publica.

Esta imagem é muito semelhante do que se vê em diversas imagens/vídeos de scooters nos países asiáticos.

Deve existir bom senso principalmente quando se conduz com pendura e/ou crianças.

Porque para além das dores provenientes do deslizar no alcatrão ou de ossos partidos, acredito que a maior dor será o de provocar danos provavelmente permanentes numa criança que sem conhecimento do risco que corre, é involuntariamente candidata a uma queda ou embate frontal.

O critério de segurança, como sabemos é muito subjetivo, e varia de companheiro para companheiro. Existe no entanto muito para fazer ao nível de prevenção rodoviária, a começar por educar sobre comportamentos destes.




CoutoJr

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2016, 14:11 »

Esta imagem é muito semelhante do que se vê em diversas imagens/vídeos de scooters nos países asiáticos.

Deve existir bom senso principalmente quando se conduz com pendura e/ou crianças.



Ora é isso mesmo... confesso que mal se senta alguém comigo na scooter o meu comportamento, que já considero regrado, torna-se ainda mais porque me sinto responsável pela pessoa.

Vivi uns anos na Asia Jviegas we sei bem do que falas. Aquelas imagens da familia inteira montada numa scooter não são montagem. E se for preciso vai tudo sem capacete!

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: E se houver azar?
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2016, 15:06 »
Sim, mas a estupidez (desculpem a palavra forte) é de todos os estratos sociais/económicos/culturais: ontem vi um companheiro (não CPM) numa BMW C 600 Sport azul em calções e t-shirt, sem luvas, a enviar SMS num telemóvel topo de gama (SG S7) na A5 junto ao estádio.  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Ia caindo/largando o telemóvel quando me viu, andou aos S e tudo, pensou que era um policia pois estava vestido com o colete CPM e um capacete amarelo fluo numa moto/scooter branca e com os 4 piscas ligado...  _lol_ _lol_ _lol_

O João só te falta um rotativo e uma sirene.... _lol_ _lol_ _lol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

AJCaiado

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #9 em: 05 de Julho de 2016, 15:11 »
Viva!

O nosso CPM é pródigo em discutir e constantemente alertar sobre os perigos em 2 rodas  e no que toca ao uso de equipamento tem sido uma verdadeira fonte de informação cuja utilidade é indiscutível.

Independente se se circula numa 50 ou numa 530, é comum nesta altura do ano algum facilitismo, mas 2 dedos na testa também fazem falta e sobretudo quando se é responsável pela integridade do passageiro que sendo uma criança poderia estar no assento atrás e não pendurada no estrado !

Mais grave foi constar que o condutor só conduz com uma mão e a esquerda agarrada a um telemóvel.

Observar aquela 50cc  a travar e parar num semáforo é qualquer coisa de surreal, pois caso não fossem as versáteis havainas a auxiliarem o travão da frente deveria haver um risco sério de alguma colisão com uns parachoques ou mesmo peões nas passadeiras.  _thumbdown_



É sempre bom manter a tónica que a segurança não pode ser desleixada em qualquer instância sobretudo nesta altura do ano.

Blusões com proteção integral, luvas, tornozelos protegidos, e um bom capacete são vitais. _pol_

Palavras para quê?!!! A irresponsabilidade não tem limites!  _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

_martelada_ _martelada_ _martelada_ Isto é o que esse senhor precisava, para não por em risco a vida dele e, sobretudo, de uma criança inocente!  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: E se houver azar?
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2016, 00:45 »
Esta imagem de facto é lamentável _Zang_
Este senhor, e desculpem-me a linguagem, é uma besta, só conta com ele. _martelada_ _martelada_
Devia ter visto o acidente do outro _thumbdown_ _thumbdown_
Pereira

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: E se houver azar?
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2016, 01:45 »
Do que leio, não foi "mandada parar", mas sim que estava parada.

É difícil ler. O resto são mal-entendidos.

tparracho

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2016, 09:37 »
Desculpem o facto de insistir no tema que pelos vistos já estava concluído, mas queria só partilhar convosco um caso de que tive conhecimento.

Um colega do trabalho, estava parado num semáforo com sinal vermelho (numa x-max, que neste caso é irrelevante), abriu o bolso só para tirar e ver o telemóvel. Fez todo este processo sempre com o semáforo vermelho, tendo voltado a guardar o telemóvel antes de ficar verde. Por azar tinha um carro da polícia atrás dele. Resultado, mandaram-no parar mais à frente e foi autuado. Não me recordo que tipo de infração foi, mas que foi, foi.

Eu confesso que também prefiro não arriscar.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: E se houver azar?
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2016, 10:12 »
Desculpem o facto de insistir no tema que pelos vistos já estava concluído, mas queria só partilhar convosco um caso de que tive conhecimento.

Um colega do trabalho, estava parado num semáforo com sinal vermelho (numa x-max, que neste caso é irrelevante), abriu o bolso só para tirar e ver o telemóvel. Fez todo este processo sempre com o semáforo vermelho, tendo voltado a guardar o telemóvel antes de ficar verde. Por azar tinha um carro da polícia atrás dele. Resultado, mandaram-no parar mais à frente e foi autuado. Não me recordo que tipo de infração foi, mas que foi, foi.

Eu confesso que também prefiro não arriscar.


É o chamado triplo azar. >:D

Andar de scooter e ter um mão livre, ter parado num vermelho e manusear o aparelho, e ter a policia colada na traseira.

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


 _Rolley_ _Rolley_ a policia para o ter o chateado assim, é porque eles suspeitaram de mais alguma coisa.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: E se houver azar?
« Responder #14 em: 07 de Julho de 2016, 16:36 »
Suspeitavam de quê? Que estivesse a mexer no bolso para outros efeitos que não fosse pegar no telemóvel?

Um dia destes um gajo dá um traque em cima da moto e apanha uma coima por excesso de emissões poluentes.


É o chamado triplo azar. >:D

Andar de scooter e ter um mão livre, ter parado num vermelho e manusear o aparelho, e ter a policia colada na traseira.

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


 _Rolley_ _Rolley_ a policia para o ter o chateado assim, é porque eles suspeitaram de mais alguma coisa.

RCEu

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #15 em: 07 de Julho de 2016, 17:05 »
... é de bradar aos céus.

João, tens de pintar umas listazinhas azuis na tua mota para os deixares borradinhos de todo  _lol_

Apesar de atrasado... E se a polícia disser que não podes ter a cor azul na scooter, mostras apenas o livrete... diz lá "BRANCO E OUTRA".

Dizes ao polícia que gostas de azul. :D

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: E se houver azar?
« Responder #16 em: 09 de Julho de 2016, 00:09 »
A quantidade de OFF TOPICS que aqui vai que já  sumiram e que se editaram... _Rolley_

Para finalizar este assunto da treta...

Objetivei este tópico no sentido de denunciar uma situação que humildemente considerei exemplificativa de uma certa má atitude em 2 rodas cuja facilitismo, ou negligência intencional, pode culminar num azar grave e de péssimas consequências físicas aos ocupantes da scooter, sobretudo ao garoto pendurado no estrado.

- Podia certamente  como muitos fazem ignorar tal situação, mas foi com alguma indignação e apercebendo-me do risco que aquela inocente  podia correr, achei por bem contextualizar este tópico com um foto  de modo a ser mais fácil e expressiva qualquer interpretação da situação, tanto mais que é nesta altura do ano que ocorrem mais acidentes em 2 rodas...
 
Tenho a plena consciência de que podia iniciar o tópico com outro tipo de informação mais redundante, banal e simplista com é norma,  mas preferi partilhar com toda a sinceridade e boa fé esta situação, jamais imaginando que o raio da foto fosse causador de tanta irritação, indignação, contraditório ou o raio que o parta... _

Não fazendo análise de carácter a ninguém, mas lamento verificar a necessidade de afirmação de um ou outro membro neste fórum que se quer "familiar" por muitos  de nós, mas que por vezes é palco  de algum despejo de frustrações pessoais, ou outra coisa qualquer que nem me lembra o nome  o que conduz ao desvirtuar da iniciativa original da criação de um ou vários tópicos com conjunturas e off topics  apenas só porque se pode exercer o direito de opinar, mas faço fé que de forma intencional  e não tentada. _thumbdown_

Dou por encerrado a minha participação neste tópico,  e  caso os companheiros da moderação queiram exercer as suas competências  e apagar, editar, limpar isto tudo, por mim na boa e na paz .  Sem "hard fellings" por ninguém!

 _convivio_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: E se houver azar?
« Responder #17 em: 09 de Julho de 2016, 17:49 »
Hoje até tive aquele sentimento muito típico de imaginar em circular em uma estrada e ver todos a virem em sentido contrário na mesma faixa e começar a pensar hummm.... será que só eu que estou mal, vem todos contra mim?!?!?!

Desde logo de manhã em duas horas porque o tempo convida para isso acho :) avistei 11 companheiros de duas rodas... nenhum mas nenhum!!! Levava casaco e sapatos alguns apenas chinelo de enfiar no dedo... mais grave ainda alguns nem luvas!!!
Lá está devo ser eu que sou "maluco" aos olhos deles só pode ser com botas e tudo com este calor...

Respeito todas as decisões de quem pensa diferente mas como vai diametralmente contra o que penso resolver postar aqui... espero não ser off topic... por que há  azar ui ui ui...

Enfim algumas pics que tirei .....parado :)



CoutoJr

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #18 em: 09 de Julho de 2016, 21:43 »
Vi este vídeo no facebook da GNR. Acho que não é preciso dizer muito mais e está intrinsecamente ligado ao tema... Se houvesse mais divulgação em horário nobre não seria mau...

https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/videos/970578146373238/

Hoje estava um calor de morrer mas o integral, o casaco e as luvas não larguei...


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: E se houver azar?
« Responder #19 em: 10 de Julho de 2016, 00:05 »
Uma grande irresponsabilidade no transporte da criança sem ser no assento da mota, cada vez mais se vê condutores irresponsáveis e sem o minimo de respeito pelos outros.
Quanto á falta de equipamento protetor nada a dizer, deve ser daqueles senhores que pensa que só acontece aos outros, enfim, sem palavras para o que vejo nessa foto.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Luis Salgueiro

  • Visitante
Re: E se houver azar?
« Responder #20 em: 10 de Julho de 2016, 16:06 »
Bom , quanto à resposta à pergunta : 'E se houver azar ? ' a resposta é óbvia que não pode ser agradável , mas este pessoal aqui dos comentários cai frequentemente em 'conselhos' tão 'radicais' quanto a negligência de alguns motociclistas .em cima  _lol_ Lembram-me aquele chefe da aldeia do Astérix que andava sempre debaixo do escudo com medo que o céu lhe caísse
Os meus critérios de protecção variam consoante o tipo de viagem e condução que sei que irei fazer (partindo do princípio que uso (quase) sempre uma condução defensiva. Comigo, o capacete e as luvas estão sempre presentes mas .... 'calma aí'  não sejamos 'choninhas'  _Rolley_!