Autor Tópico: X-Max 250 Vs Forza 300  (Lida 13115 vezes)

Nunext84

  • Visitante
X-Max 250 Vs Forza 300
« em: 27 de Junho de 2016, 23:20 »
Vou aproveitar a "onda" das comparações para pedir a vossa opinião / ajuda.
Como sabem sou feliz proprietário de uma Nmax 125. Mas (e existe sempre um) sinto falta daquela pequena aceleração para as vezes passar um carro ou contornar um obstaculo que surge do nada.
Rodo o punho e... continuo no mesmo sitio  8)

Começo a ponderar o Upgrade mas não queria perder a parte económica. Faço 65 Kms por dia e gosto dos 2.5 de média da Nmax. Por outro lado em 3 meses leva 3400 Kms ou seja é importante os custos de manutenção não serem muito mais elevados.
Ideias para Upgrade estavam na Xmax 250 ou na Forza 300, embora pense que a Honda criou uma PCX em ponto grande mas... falta algo mais atractivo como Leds.

Que fariam?
Ideia seria sempre não passar os 5000€ e mota nova é sempre uma mota nova  _lool_

CoutoJr

  • Visitante
X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #1 em: 27 de Junho de 2016, 23:45 »
Boas Nunex,

falando um pouco contra uma máquina que tenho e adoro, os intervalos de revisões da minha XMAX são de 6 em 6 mil com mudanças de óleo intermédias de 3 em 3. Se fores consultar o meu DB tens lá o que foi mudado na mota desde que foi comprada e se tiveres interesse posso indicar-te os valores das revisões.

Relativamente a outros custos, os de uma 250 são muito similares aos de uma 125 tanto a nível de selo como de seguro e os consumos sobem cerca de um litro em relação à montado que tens agora.

Agora o pessoal que conhece a FoRza que se manifeste porque creio que te ajudará a tomar uma decisão melhor: a decisão informada.

A meu ver o mais racional se calhar será uma 250 (não digo que seja a XMAX) mas ao mesmo tempo se procuras aquele sumo extra para ultrapassagens a 300 poderá corresponder melhor nesse campo.

Ou seja, se fosse a ti via as prestações de cada uma, sacava os manuais da net para ver os intervalos de manutenção e depois pesquisava quais os problemas mais comuns em cada uma para ver o que te poderá acontecer no futuro e quais os custos envolvidos ;).

É o que costumo fazer com os meus carros ou motas...


Sent from my iPad using Tapatalk
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 23:47 por CoutoJr »

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #2 em: 28 de Junho de 2016, 08:29 »
Forza 300. Mais potente, mais económica, mais moderna e mudas de óleo mais espaçadas. Contra o preço e possivelmente o design.

JViegas

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #3 em: 28 de Junho de 2016, 09:58 »
Forza 300. Mais potente, mais económica, mais moderna e mudas de óleo mais espaçadas. Contra o preço e possivelmente o design.

Só para acrescentar um pouco mais ao que o companheiro disse:

1. Existem alguns DBs deste modelo onde poderás obter mais informações;
2. É um modelo com alguns anos em cima, daí estar menos atualizado que uma PCX;
3. Na minha opinião foi um modelo que não teve a devida projeção dentro do leque de scooters da Honda;
4. Existe um fosso (novamente na minha opinião) entre os 300 cc desta scooter para a Integra (750). Não sei se existe a ideia de uma scooter 500cc ou a reformulação desta 300cc.
5. Existiram alguns recalls neste modelo que a Honda rapidamente solucionou (bomba de gasolina e outro que não me lembro - não fui abrangido por ela). Se comprares em 2ª mão acautela isso.

A minha opinião de proprietário de uma FORZA:

a) Fiabilidade (2 anos sem problemas). Ando com ela todos os dias de semana;
b) Transporta bem dois  adultos, com limitações no trânsito urbano intenso (entre filas) - peso. Chega com algum tempo aos 120, podendo chegar aos 140. Mas o ideal para ela é os 110/120, o que para mim chega e sobra;
c) Manutenção de 12 mil em 12 mil. A minha está a ser feita anualmente pois não chego aos kms. 5ª feira vou fazer essa revisão, depois podes ler sobre contas no meu DB

É perfeita? Claro que não. É a ideal para mim. Sim e voltava a comprar, dentro do campo das 300cc.

Derradeiro conselho: Experimenta os dois modelos, pois o teu "feeling" é que conta.

Papa-Léguas

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #4 em: 01 de Julho de 2016, 15:03 »
Vou aproveitar a "onda" das comparações para pedir a vossa opinião / ajuda.
Como sabem sou feliz proprietário de uma Nmax 125. Mas (e existe sempre um) sinto falta daquela pequena aceleração para as vezes passar um carro ou contornar um obstaculo que surge do nada.
Rodo o punho e... continuo no mesmo sitio  8)

Começo a ponderar o Upgrade mas não queria perder a parte económica. Faço 65 Kms por dia e gosto dos 2.5 de média da Nmax. Por outro lado em 3 meses leva 3400 Kms ou seja é importante os custos de manutenção não serem muito mais elevados.
Ideias para Upgrade estavam na Xmax 250 ou na Forza 300, embora pense que a Honda criou uma PCX em ponto grande mas... falta algo mais atractivo como Leds.

Que fariam?
Ideia seria sempre não passar os 5000€ e mota nova é sempre uma mota nova  _lool_
Eu tenho um Honda Forza 125,  já  foi a Porto Covo,  carregadinha com topcase cheia com grelha com tenda e duas pessoas  em cima.  Vai aos 120 na boa,  media 220 km percorridos media 2.5/100 km ,  agora imagino  uma 300 voa.  Eu amo a minha Forza com 1 ano,  se tivesse de escolher  agora não  hesitava,  era a mesma.
Ora deixo-te um conselho faz um teste drive no Lopes &  Lopes junto Matriz auto de Sintra.
Vais ver já  não  sais de lá  sem ela.  Um comportamento em curva ++++, económica,  muito cómoda nem sentes as irregularidades  da estrada,  é  *****  (vê  as fotos)

Boas Nunex,

falando um pouco contra uma máquina que tenho e adoro, os intervalos de revisões da minha XMAX são de 6 em 6 mil com mudanças de óleo intermédias de 3 em 3. Se fores consultar o meu DB tens lá o que foi mudado na mota desde que foi comprada e se tiveres interesse posso indicar-te os valores das revisões.

Relativamente a outros custos, os de uma 250 são muito similares aos de uma 125 tanto a nível de selo como de seguro e os consumos sobem cerca de um litro em relação à montado que tens agora.

Agora o pessoal que conhece a FoRza que se manifeste porque creio que te ajudará a tomar uma decisão melhor: a decisão informada.

A meu ver o mais racional se calhar será uma 250 (não digo que seja a XMAX) mas ao mesmo tempo se procuras aquele sumo extra para ultrapassagens a 300 poderá corresponder melhor nesse campo.

Ou seja, se fosse a ti via as prestações de cada uma, sacava os manuais da net para ver os intervalos de manutenção e depois pesquisava quais os problemas mais comuns em cada uma para ver o que te poderá acontecer no futuro e quais os custos envolvidos ;).

É o que costumo fazer com os meus carros ou motas...


Sent from my iPad using Tapatalk


Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 15:10 por Papa-Léguas »

Nunext84

  • Visitante
X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2016, 00:30 »
Actualizando um pouco...
Hoje fui ver ao vivo e sentar-me nas Forza 300 e na XMax 250. (ainda fiz o mesmo na Forza 125)

Forza 300
Achei super confortável o banco
Mais baixa que a Xmax 250
Linhas mais antigas (menos actual)
Algo larga a primeira vista para circular entre carros
Espaço para os pés a frente algo estranho (quase 70º) o que nao deve ser confortável para os pés

Xmax 250
Mais alta que a Forza o que permite outro ângulo de visão no transito
Banco confortável QB
Bom Espaço debaixo do banco
Linhas actuais assim como o painel de instrumentos
Sente-se mais o peso da scooter
capacidade do deposito 13 litros??? (estava no manual na internet)

Preços muito similares na versão com ABS, mas começo a ficar mais inclinado para a XMAX 250 sem ter efectuado ainda nenhum test-drive
Forza 125 gostei de tudo mas primeira impressão foi o peso logo sentido comparando com a Nmax e o banco algo duro (talvez de ser novo)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2016, 01:15 »
Quanto a consumos e tendo eu participado num teste rigoroso onde também esteve presente uma X-Max 250 que nos acompanhou sempre ao mesmo ritmo, prefiro encarar o tema pelo lado dos factos.
Naturalmente que não estou aqui para tirar teimas a ninguém, mas o caro Interceptor vivenciou esta experiência (teste) com a sua inegável isenção e, juntamente com os restantes participantes (eu fui um deles) neste teste por cá publicado, alcançou na sua X-Max 250 uns óptimos 3,1L de média.

Quanto às unidades das Forza's em teste, conseguiram respectivamente e até esgotar depósito as seguintes médias...2,8L - 2,9L - 3,0L.  _pol_

Os ritmos ao longo de 4 centenas de quilómetros, posso dizer que variaram bastante e conforme os tipos de vias onde se circulou.


Quanto ao que cada uma vale ou deixa de valer, na minha humilde visão do assunto, prefiro apenas dizer... Não há nada como andar nas duas, nem que seja por um par de minutos e tirar conclusões.  _pol_

Foi um belo desafio...debaixo de 40 graus... _lol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2016, 01:29 »
Prosseguindo no tema e novamente baseado naquilo que são testes realizados nestes dois modelos, informo o seguinte:


(Coloco os valores das 3 gerações/actualizações da X-Max 250)
 scooter_ Yamaha X-Max 250 (2008) – 0-100m: 7,4seg / Vel. Máxima Real: 135Km/h
 scooter_ Yamaha X-Max 250 (2011) – 0-100m: 7,4seg / Vel. Máxima Real: 130Km/h
 scooter_ Yamaha X-Max 250 (2014) – 0-100m: 7,8seg / Vel. Máxima Real: 130Km/h

--------------------------------------------

 scooter_ Honda Forza NSS300 (2013) – 0-100m: 7,4seg / Vel. Máxima Real: 135Km/h

Quem quer que procure uma máquina dentro desta cilindrada, fica bem servido com ambas. Não tenho a menor dúvida.

Edit: Antes de se questionarem os valores indicados como velocidade máxima (seja numa ou noutra), reforço que se trata de top-speed real e conseguido em condições de piso plano. Não são valores indicados pelos velocímetros.  _pol_ _pol_

« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 01:38 por Sapiens21 »

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #8 em: 17 de Julho de 2016, 08:13 »
A Forza 300 é uma Scooter fantástica, os Técnicos da Honda que a desenvolveram e ao motor que a acompanha são MUITO bons.

Fiz 1.300 klms numa que morou cá em casa uns tempos e gostei muito. Vendi por uma Brincadeira a um Amigo de Infância da Guarda.

Só comprei a Forza 125 por uma questão de mais economia e para a utilização que faço a 125 satisfaz plenamente.

Parabéns por mais este teste e a seriedade com que foi feito, como sempre!

Continuo a pensar que a Yamaha ganhava muito em meter motores fabricados no Japão pela própria Yamaha e não meter motores Minarelli, fabricados em Italia.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Nunext84

  • Visitante
X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #9 em: 23 de Julho de 2016, 23:52 »
Boas,
Fui hoje buscar uma proposta de troca para a Xmax 250 com retoma da minha Nmax 125.
Preço da Xmax 250 - 5650€  _confuso_ Ando a ganhar mal ou as scooters estão caras de caraças...

Nem sei o que fazer... Talvez andar mais uns meses de Nmax...  _pensador_

Que hipóteses existem de Upgrade com estes valores? Tenho sempre a Nmax para dar como retoma...

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2016, 00:01 »
Boas,
Fui hoje buscar uma proposta de troca para a Xmax 250 com retoma da minha Nmax 125.
Preço da Xmax 250 - 5650€  _confuso_ Ando a ganhar mal ou as scooters estão caras de caraças...

Nem sei o que fazer... Talvez andar mais uns meses de Nmax...  _pensador_

Que hipóteses existem de Upgrade com estes valores? Tenho sempre a Nmax para dar como retoma...
Por valores destes já vi Maxsyms 600 de serviço serem vendidas... Acho que os preços das scooters na casa dos 300cc estão muito inflacionados. Foi por isso que desisti da Sym gts 300 que ia parar a esses valores.

Enviado do meu SM-T320 através de Tapatalk


Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2016, 12:53 »
Boas por esse preço quase que compras a Xmax 400 ou então uma Kymco xciting 400 esta ultima sim uma máquina muito bonita na minha opinião só peca pelas mudas de óleo de 6 em 6 mil, mas, para quem esta interessado na xmax 250 que faz de 3 em 3 mil é sempre uma melhoria.

Mas não gasta é 3,5 litros aos 100 km´s são opções.  _pol_
 
Cumps

PS. Companheiro tens a Daelim S3 Advance 250 nova não chega aos 4000€ tem motor de 25cv e travagem combinada se pesquisares no youtube até parece ter boas performances e na scooter-infos dão muito bom feedback
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 12:56 por antoniopat »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Nunext84

  • Visitante
X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #12 em: 12 de Outubro de 2016, 22:23 »
Voltando um pouco a este tema, de forma a não cometer erros na troca de montada...

Será que compensa em termos de conforto/utilidade/economia trocar a Nmax 125 por uma Xmax 250?
Faço cerca de 1000 Kms por mês ou seja, tinha uma revisão de 3 em 3 meses. Partindo do principio que são em média 50€ cada revisão, representa um acréscimo mínimo mensal de 7.5€ a cada 6 meses. (compara com a Nmax com revisões de 6 em 6).
Por outro lado, aumenta o preço a montada em cerca de 2300€ (quase 1590 litros que são cerca de 5 anos de gasolina na Nmax)
Fala-se ainda que pode estar "por dias" a saída de uma nova Xmax 250.  scooter_

Pensando de outra maneira: Ganho em segurança, conforto e fico com uma montada mais versátil para umas saídas em modo turismo/económico. E o lado estético é algo que me fascina.

Estou com uma confusão brutal na cabeça...  _martelada_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #13 em: 12 de Outubro de 2016, 22:48 »
Voltando um pouco a este tema, de forma a não cometer erros na troca de montada...

Será que compensa em termos de conforto/utilidade/economia trocar a Nmax 125 por uma Xmax 250?
Faço cerca de 1000 Kms por mês ou seja, tinha uma revisão de 3 em 3 meses. Partindo do principio que são em média 50€ cada revisão, representa um acréscimo mínimo mensal de 7.5€ a cada 6 meses. (compara com a Nmax com revisões de 6 em 6).
Por outro lado, aumenta o preço a montada em cerca de 2300€ (quase 1590 litros que são cerca de 5 anos de gasolina na Nmax)
Fala-se ainda que pode estar "por dias" a saída de uma nova Xmax 250.  scooter_

Pensando de outra maneira: Ganho em segurança, conforto e fico com uma montada mais versátil para umas saídas em modo turismo/económico. E o lado estético é algo que me fascina.

Estou com uma confusão brutal na cabeça...  _martelada_

Tenho a certeza que ias ganhar na troca  por ser uma montada melhor.
Agora estou a ver é muitas contas, quem sobe de cc não pode olhar para este lado (mesmo que não seja um aumento significativo)
Revisões mais frequentes é sempre chato para quem faz alguns kilometros  _thumbdown_
« Última modificação: 13 de Outubro de 2016, 11:51 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #14 em: 13 de Outubro de 2016, 11:50 »
A Xmax 250 muda de oleo cada 3000 km, não é bem uma revisão e faz-me facilmente em casa, mesmo sem experiência nenhuma. Não há filtro de óleo para mudar.
Há ainda o tema das inspeções (não sei bem se avançaram ou não) das quais a Xmax 250 está isenta e a forza não.

No teu caso, deixava-me estar, parece-me que a scooter que tens chega para o uso que lhe dás.
Vai juntando com clama uns euros e daqui a dois ou três anos compras uma 400.

Este tema de troca não é possível racionalizar a 100%.
Ou vais para a montada que te pede o desejo ou a implacável matemática sempre te deixará insatisfeito.


Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #15 em: 14 de Outubro de 2016, 22:28 »
Voltando um pouco a este tema, de forma a não cometer erros na troca de montada...

Será que compensa em termos de conforto/utilidade/economia trocar a Nmax 125 por uma Xmax 250?
Faço cerca de 1000 Kms por mês ou seja, tinha uma revisão de 3 em 3 meses. Partindo do principio que são em média 50€ cada revisão, representa um acréscimo mínimo mensal de 7.5€ a cada 6 meses. (compara com a Nmax com revisões de 6 em 6).
Por outro lado, aumenta o preço a montada em cerca de 2300€ (quase 1590 litros que são cerca de 5 anos de gasolina na Nmax)
Fala-se ainda que pode estar "por dias" a saída de uma nova Xmax 250.  scooter_

Pensando de outra maneira: Ganho em segurança, conforto e fico com uma montada mais versátil para umas saídas em modo turismo/económico. E o lado estético é algo que me fascina.

Estou com uma confusão brutal na cabeça...  _martelada_

Posso partilhar a minha experiência, que passou mais ou menos por algo desse tipo.
Tive uma xmax 125 durante 5 anos, onde fiz quase 70.000km. Como sentia a mesma falta de potência e aceleração, tirei a carta com ideia de trocar por algo maior.

Em outobro/novembro do ano passado troquei por uma xmax 250. Andava indeciso entre a 250 e a 400. Apenas fiz o test drive a 250, que na altura me deixou muito contente.
A experiência com a 250 para o meu dia a dia foi excelente, faço cerca de 50 km por dia, metade em autoestrada. Na 250 fazia a autoestrada sem o ponteiro no vermelho e na cidade os arranques e recuperações eram muito melhores do que com a 125.

No entanto para passeios maiores, sair de Lisboa, a 250 ficava curta. Ter de fazer 200km de autoestrada com o acelerador quase no maximo o tempo todo era muito violento.
Ha uns meses atrás apareceu me a oportunidade de trocar a 250 por uma 400 e não a perdi.
Estou bastante contente!

Se vale a pena trocar a 125 por uma 250? Sim, vale a pena se for só para percursos urbanos. Mas na minha opinião vale mais trocar logo por uma 400.

Abraços!

ZeP

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #16 em: 15 de Outubro de 2016, 08:05 »
Pois ,é essa a minha indecisão também ,uma 300cc com cerca de 30 cv ou uma 400 ainda que usada tipo swing400,majesty 400 etc,se bem que a forza é apetecível
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Nunext84

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #17 em: 15 de Outubro de 2016, 10:36 »
E os custos das Xmax 250 para a 400 ? são identicos (sem contar com IUC)
No meu caso é totalmente para uso urbano. tenho uma 1200 na garagem. Faço cerca de 60-65 Kms diários em IC19 e 2 circular.
Queria ganhar força para as pequenas ultrapassagens e imprevistos que na 125 acelero e não saiu do sitio  _lol_ e quando saiu mais tarde venho sempre a fundo (102-105 Kms/h em recta)
Não queria era perder muito o factor económico de revisões, consumos e manutenção. Estou maravilhado com a Nmax. (era ter mais 5 cavalitos embora a descer cheguei aos 118 Kms/h e pensei que ia saltar uma roda  _lool_)

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #18 em: 15 de Outubro de 2016, 12:58 »
Eu estou na mesma situação que tu, tenho outras montadas para satisfazer o vicio.
Neste cenário, a Xmax 250 é perfeita.
Suficientemente potente para deixar muito para trás o trânsito nos semáforos e com uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h (o máximo anda nos otimistas 140) chega e sobra para os IC's e pequenos trajetos de auto-estrada.
A minha conta apenas com 16000 km, anda pouco, sem um único percalço, é só carregar no start e lá vai ela.
Seguramente que quem tem a forza diz a mesma coisa mas pessoalmente prefiro a Yamaha.
Robusta, manutenção muito económica e  fácil de fazer em casa, divertida e, a meu ver, esteticamente mais apelativa que a honda.
Dinamicamente é mais ágil que a forza o que a torna mais divertida de conduzir e o espaço debaixo do banco é cavernoso.

Procura no mercado de 2ª mão, de certeza que encontras uma de alguém que perseguiu a escalada da cilindrada.

 

pjmartinho

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #19 em: 15 de Outubro de 2016, 14:29 »
Da minha pouca experiência penso o seguinte:
  • 125cc para quem só anda em cidade e nada mais ou, para quem não tem, não pode ou não quer tirar a carta de mota... pois ela chega a todo o lado... pode demorar um pouco mais a chegar, mas chega, embora o cansaço do condutor e a "seca" que apanha na viagem já depende de cada um.
  • 250/300 (de nome) pois na sua maioria as 250 têm menos cc do que isso (andam pelos 225/240cc) e as 300 idem (andam pelos 270cc), para quem anda 75% do tempo em cidade e os restantes 25% em estrada/ICs/auto-Estrada sendo que, para viagens maiores, chega-se um pouco mais depressa do que com uma 125 e sempre se tem uma sensação de "descanço" ao saber-se que se rodar o punho ainda há uma reserva de potência no motor para qualquer emergência/ultrapassagem (mas nada de fulgurante).
    Os consumos destas são equiparados aos das 125 e, penso que as contas de oficina são praticamente idênticas.
  • 400 para quem gosta de viajar tanto quanto anda em cidade, com motor suficiente para qualquer eventualidade e, se se quiser andar depressa tem motor para isso, mas com a vantagem de ter consumos nada exagerados. Claro que gastam mais do que as outras mas, 4/4,5 vrs 3/3,5 L/100, não é uma coisa por aí além.
  • Daí para cima... as contas disparam na proporção directa da cilindrada, tanto em contas de oficina como no combustivel mas, o prazer que proporcionam não tem nada a haver e, o facto de se saber que se tem motor mais que suficiente para a maioria das eventualidades, dá um descanço muito grande ao condutor.

Nunes

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #20 em: 15 de Outubro de 2016, 14:49 »
Se fores aos diários de bordo da Yamaha vais ver os custos, os da 400 são algo elevados.
Se tens uma 1200 na garagem, não sei como "aguentas" andar de 125...
Uma 300 parece-me o ideal, a Honda julgo ter custos de manutenção mais baixos.

Nunext84

  • Visitante
X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #21 em: 15 de Outubro de 2016, 18:34 »
Fui hoje ao stand da Yamaha para avançar com numeros e disseram-me para esperar que dia 07 de Novembro saí uma nova 300.
Vou esperar por novidades...  _palmas_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #22 em: 15 de Outubro de 2016, 18:39 »
Se fores aos diários de bordo da Yamaha vais ver os custos, os da 400 são algo elevados.
Se tens uma 1200 na garagem, não sei como "aguentas" andar de 125...
Uma 300 parece-me o ideal, a Honda julgo ter custos de manutenção mais baixos.

Apenas suposições, 6l/100km, 200€ por pneu e revisões normais de 200€ fazem mossa para uma utilização diária, digo eu.
Peso e tamanho do animal podem ser de considerar.
(Nem sei que máquina se trata, embora isso não seja relevante)
« Última modificação: 15 de Outubro de 2016, 18:40 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Nunext84

  • Visitante
Re: X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #23 em: 15 de Outubro de 2016, 19:00 »
É uma GS1200 (BMW)
Consumos de 5-6 L/100, revisões caras e cada peça que avaria é metade do ordenado. Pior que isso tudo em cidade sempre a usar a caixa porque nao passa como uma scooter fica a doer o pulso  _martelada_
Alem disso desde que tenho duas filhas e perdi alguns colegas a velocidade é sempre moderada. Pouco mais depressa ando na 1200 que na 125. Tem é outra capacidade de viagem e conforto mas não é pratica dentro da cidade. (ja para dizer que quando estaciono fico sempre preocupado)

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
X-Max 250 Vs Forza 300
« Responder #24 em: 15 de Outubro de 2016, 21:10 »
Viva,

Não tenho o hábito de dar opiniões sobre scooters, no entanto para que quer ficar na faixa dos 250/300 cc sem discutir consumos, velocidades, estética etc, tenho sérias dúvidas que no que se refere a manutenção exista alguma mais económica que a Forza NSS 300, com mudas de óleo de 6.000 em 6.000 kms e revisões de 12.000 em 12.000 kms, já para não falar no custo das peças.

Claro que o coração manda e muito e esta opinião é a minha que no entanto deverá levar em conta a pesquisa por mim feita na altura de comprar scooter e este fator era importante para mim.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms