Autor Tópico: "downgrade" de hornet para 125cc  (Lida 30605 vezes)

lennoxlewis

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"downgrade" de hornet para 125cc
« em: 20 de Junho de 2016, 12:40 »
Caríssimos,

Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.

O meu mindset para uma mota mais rápida sempre foi "se gasta, pelo menos que ande". Entretanto o sector das 125cc evoluiu e temos agora motas que oferecem um consumo fantastico.

Pelo que tenho visto, podemos ter como norma os 3 litros aos 100 kms sem grandes preocupações. Abaixo disto teremos que ter especiais cuidados com o punho direito para baixar por exemplo para 2.5l/100.

Adicionalmente, algumas desvantagens da minha mota atual:

1 - ter a preocupação recorrente de olear e manter a corrente em boas condições (mesmo com scottoiler)

2 - manutenção - pneus

3 - manutenção - pastilhas e discos travão

4 - manutenção - afinação e limpeza de carburadores

5 - consumos - dado que não tenho especial preocupação (até agora), gasto entre 6.5l a 7.5l a cada 100km

6 - consumos - o depósito só alberga 12 a 13 litros


Posto isto, todos os caminhos levam à PCX, mota que já experimentei e gostei. Ainda assim há algumas caracteristicas que me fazem falta, nomeadamente:

- Ter espaço junto aos pés livre: para levar bagagem extra, proteger mais as pernas e bagagem à chuva e sobretudo porque se há coisa que gosto nas scooters é a facilidade de entrar e sair na mota.

- Espaço extra debaixo do banco: achei a pcx algo fraca neste ponto. O espaço maior que vi até hoje foi numa Vespa mas também não era impressionante.


Assim sendo e apenas para resumir o que procuro para que V. Exs. me possam ajudar:

- Espaço para os pés que não esteja dividido na zona do quadro (tipo pcx)

- Start/stop - usei isto na pcx, adorei e não encontrei isto em mais nenhuma marca  _palmas_

- Bom espaço para arrumos debaixo do banco - gostaria no minimo de alojar um capacete integral sem ter que o empurrar à força. Na melhor hipotese que dê para 1 capacete integral e 1 capacete jet. Sei que existem modelos que permitem 2 capacetes integrais   _confuso_

- Consumos de 3l aos 100km ou melhor - faço 220km por semana, o ideal era fazer a semana com 1 só depósito. Faço faço diariamente 44 kms (ida e volta) 8kms autoestrada/via rápida da A5 até à segunda circular + 8 kms de segunda circular habitualmente entre carros (velocidade moderada) e os restantes kms em circuito cidade. Totaliza 22 kms cada percurso e naturalmente 44kms por dia. Isto pode ser resolvido mais facilmente nas scooters adicionando um depósito extra que pode ficar alojado no espaço debaixo do banco por exemplo.

Nenhum destes factores é eliminatório, vai apenas servir para comparar modelos e optar pelo modelo que reunir mais items.

Na corrida estão:

- Honda PCX
- Sym Fiddle II
- Lead 110
- Aberto a qualquer sugestão

Obrigado a todos!

FARMOBOY83

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #1 em: 20 de Junho de 2016, 12:54 »
A medley 125 e sh125 já têm start stop como a pcx. Para mim a melhor é sem duvida a sh125 mas tem um preço alto. A Medley custa quase o mesmo que a pcx, tem rodas maiores, mais espaço debaixo do banco, potência e peso similar e start stop com consumos na casa dos 2,5l.

Offline Filipe Pombo

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #2 em: 20 de Junho de 2016, 13:05 »
Boas companheiro, esse downgrade é mesmo racional  _pol_  de facto as scooters para deslocação em cidade são do melhor...a sua listagem de razões levam a que se desmistifique se vale ou não apenas um upgrade para motas de corrente.

Lendo as suas dúvidas, eu diria mais que o companheiro procura uma Maxiscooter tipo a Forza ou a Xmax 125's... mais confortáveis , igualmente pouppadinhas  _palmas_  e com espaço de sobra debaixo do banco...já a PCX ao contrário de que viu, não tem espaço para mais nada nos pés senão os próprios pés...aí a SH 125 é bem mais espaçosa para pés e compras  _Rolley_



Espirito Aventura

CarlaLopes

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #3 em: 20 de Junho de 2016, 13:09 »
A Medley tal como a Pcx também nao tem espaço para os sacos.
Ora com Start stop, sem túnel central e espaço debaixodo banco. Só me ocorre a Honda Sh.
Tens também a Daelim S3, Yamaha Majesty S, Peugeot Citystar, mas creio que não têm Start stop.
« Última modificação: 20 de Junho de 2016, 13:10 por CarlaLopes »

Offline fastnet

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #4 em: 20 de Junho de 2016, 13:57 »
Não há montada perfeita pelo que a nossa escolha depende sempre de vários compromissos.
Start-stop acho que só alguns modelos Honda e Sym.
Sem túnel central, provavelmente só vespa ou semelhantes, tipo besbi, allo, majesty s, S2 e modelos de roda alta tipo sh, symphony, com pouco espaço debaixo do banco e depósito mais pequeno.
Para quem vem duma 600cc qualquer modelo é poupar e muito.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
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CoutoJr

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #5 em: 20 de Junho de 2016, 14:01 »
Boas, como falou o Fijoma relativamente ao espaço por baixo do banco recomendo vivamente a xmax. A minha é 250 mas creio ser idêntica às 125 em quase tudo e consigo lá por dois capacetes integrais tamanho L e S sem problemas e ainda tenho espaço entre os dois para um casaco fininho ou coisa parecida. Não tem espaço entre as pernas mas também tem um porta luvas relativamente generoso. Segundo sei os consumos da xmax 125 andam dentro dos valores que procuras.  Boas compras!


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Altar

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #6 em: 20 de Junho de 2016, 14:52 »
mas uma PCX é desesperante conduzir em percursos longos, na cidade é muito fixe mas numa autoestrada é bem penosa

eu estava insatisfeito com os consumos da minha Sym 600 e com as manutenção muito curtas, mudei para a Integra e faço uma média de 3.4 L/100....muito fixe

lennoxlewis

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #7 em: 20 de Junho de 2016, 15:10 »
Obrigado a todos pelas sugestões, estou a googlar todas elas 1 por 1 à excepção da Forza e Xmax dado que pretendo uma scooter o mais compacta possível para manter agilidade entre os carros (apanho muitos amigos nossos em maxi scooters com dificuldades a passar entre os carros)

Ficamos para já com:

- Honda Pcx 125
- Piaggio Medley 125 (fantástico espaço debaixo do banco!)
- SH 125 (não percebi se era honda ou piaggio, o google apresenta SH para ambas marcas!)
- Piaggio Liberty 125 3V (encontrada ao pesquisar as vossas sugestões)
- Piaggio Beverly 125 (encontrada ao pesquisar as vossas sugestões)

Percebi que existem opções com um túnel central menos protuberante como é o caso da Medley. Não tem um chão raso mas já é mais utilisável do que o "chão" da PCX!

Não tinha noção que a piaggio era tão forte em scooters! Fiquei extremamente bem impressionado com a Medley.






Offline apra

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #8 em: 20 de Junho de 2016, 15:15 »
- SH 125 (não percebi se era honda ou piaggio, o google apresenta SH para ambas marcas!)

A SH 125 que se estão a referir certamente é a Honda. Tive uma durante pouco mais de três meses. Muito boa.
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline Sergius

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #9 em: 20 de Junho de 2016, 16:54 »
Boas lennoxlewis, tenho uma Majesty S e estou satisfeito, espaço razoável por baixo do banco, nos pés também e consumos só não são melhores porque ando sempre com pendura e tralha atrás (3,5/4,0L). Não tem Start/Stop.

lennoxlewis

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #10 em: 20 de Junho de 2016, 16:58 »
A SH 125 que se estão a referir certamente é a Honda. Tive uma durante pouco mais de três meses. Muito boa.

Obrigado a todos, assim sendo ficamos com:

Honda Pcx 125
(+) reconhecida fiabilidade; consumos; start/stop; luzes em LED de origem (2014 em diante); 8 litros de depósito (2014 em diante)
(-) tunel central alto; pneus finos

Piaggio Medley 125
(+) capacidade debaixo do banco para 2 capacetes; Start-Stop; Jante 16' à frente e 14' atrás; ABS (discutivel); autonomia 233kms
(-) semi-tunel central; menos velocidade de ponta

Honda SH 125 ABS
(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

Piaggio Liberty 125 3V
(+) ficha USB no porta luvas; leve (100kg); piso plano; ABS (discutivel)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral

Piaggio Beverly 125
(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos
« Última modificação: 20 de Junho de 2016, 17:57 por lennoxlewis »

lennoxlewis

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #11 em: 20 de Junho de 2016, 16:59 »
Já agora para referencia futura e pode ser útil para todos, o TOP100 dos consumos no segmento 125:

1 - HONDA Wave 110i (>12) 1.80 L / 100 km
2 - LML Star 4 125 (4 temps) (>09) 2.10 L / 100 km
3 - SUZUKI 125 Address (07-10) 2.33 L / 100 km
4 - HONDA PCX 125 (>14) 2.40 L / 100 km
5 - HONDA SH125i (>13) 2.44 L / 100 km
6 - HONDA Vision 110 NSC (>11) * 2.55 L / 100 km
7 - HONDA 125 Innova (04-06) * 2.62 L / 100 km
8 - HONDA PCX 125 (10-13) * 2.66 L / 100 km
9 - HONDA Forza 125 (>15) * 2.68 L / 100 km
10 - HONDA MSX 125 (>13) 2.88 L / 100 km
11 - HONDA Lead 110 (08-10) * 2.95 L / 100 km
12 - HONDA CH 125 Spacy (88-98) 3.00 L / 100 km
13 - HONDA SH125i (05-08) * 3.02 L / 100 km
14 - SYM 125 GTS Evo EFI (>11) 3.13 L / 100 km
15 - YAMAHA X-Max 125 2014 (>14) 3.13 L / 100 km
16 - HONDA SCV 100 Lead (03-04) * 3.13 L / 100 km
17 - PIAGGIO 100 Fly (06-09) 3.17 L / 100 km
18 - APRILIA 100 Scarabeo 4T (03-06) 3.17 L / 100 km
19 - KYMCO 125 Super 8 (07-12) 3.17 L / 100 km
20 - MBK 125 Cityliner (07-12) 3.17 L / 100 km
21 - VESPA PX 125 2011 (>11) 3.17 L / 100 km
22 - KYMCO 125 Like (>09) 3.17 L / 100 km
23 - HONDA SH125i (09-12) 3.21 L / 100 km
24 - HONDA PS125i (06-08) * 3.21 L / 100 km
25 - MBK 125 X-Over (10-12) 3.25 L / 100 km
26 - YAMAHA Tricity 125 (>14) 3.25 L / 100 km
27 - SYM 100 Mio (>06) * 3.30 L / 100 km
28 - DAELIM 125 Besbi (07-15) 3.30 L / 100 km
29 - HONDA FES 125 Pantheon (03-07) * 3.32 L / 100 km
30 - HONDA 125 S-Wing (>07) * 3.37 L / 100 km
31 - GOWINN Dolce Vita 125 (09-11) 3.38 L / 100 km
32 - REVATTO 125 Imperator (>06) 3.38 L / 100 km
33 - YAMAHA Vity 125 (08-11) 3.38 L / 100 km
34 - KYMCO 125 Agility (>06) 3.39 L / 100 km
35 - YAMAHA X-Max 125 (10-13) * 3.39 L / 100 km
36 - SYM 125 Fiddle I et II (08-13) 3.42 L / 100 km
37 - SYM 125 GTS Evo (09-11) * 3.43 L / 100 km
38 - YAMAHA X-Max 125 (06-09) * 3.44 L / 100 km
39 - JONWAY Aztral GT Sport 125 (>08) * 3.45 L / 100 km
40 - BMW 125 C1 base 3.45 L / 100 km
41 - KYMCO 125 Dink Street i (09-15) * 3.48 L / 100 km
42 - SYM 125 Joyride Evo (>09) 3.50 L / 100 km
43 - PEUGEOT 125 Sum-Up (08-10) 3.50 L / 100 km
44 - YAMAHA XC 125 Cygnus X (>07) 3.50 L / 100 km
45 - CFMOTO 125 E-Charm 3 (08-11) 3.50 L / 100 km
46 - SUZUKI 125 Sixteen (08-12) 3.50 L / 100 km
47 - SYM 125 Joyride Euro 3 (06-09) 3.50 L / 100 km
48 - SUZUKI UH 125 Burgman (06-13) * 3.52 L / 100 km
49 - HONDA SH 125 (01-04) * 3.53 L / 100 km
50 - MBK 125 Skyliner (03-12) * 3.56 L / 100 km
51 - DAELIM 125 S1 (>07) 3.56 L / 100 km
52 - KYMCO 125 Agility City 16 pouces (08-13) * 3.56 L / 100 km
53 - PGO Ligero 125 (>05) 3.60 L / 100 km
54 - YAMAHA X-City 125 (07-11) 3.62 L / 100 km
55 - HONDA SES 125 Dylan (02-06) * 3.62 L / 100 km
56 - SUZUKI AN 125 (99-01) 3.63 L / 100 km
57 - VESPA LX 125 ie (09-12) 3.63 L / 100 km
58 - DAELIM 125 S2 FI (07-09) * 3.65 L / 100 km
59 - MBK 125 Skycruiser (06-14) * 3.65 L / 100 km
60 - APRILIA 100 Scarabeo 2T (00-03) 3.67 L / 100 km
61 - PEUGEOT 125 Tweet (10-13) 3.67 L / 100 km
62 - VESPA LX 125 (05-09) * 3.69 L / 100 km
63 - PEUGEOT 125 Elyseo (99-04) * 3.70 L / 100 km
64 - PEUGEOT 125i Citystar (>11) 3.71 L / 100 km
65 - SYM 125 GTS (05-09) * 3.72 L / 100 km
66 - YAMAHA YP 125 Majesty (03-08) * 3.73 L / 100 km
67 - DAELIM 125 S3 Touring et Sporting (>10) * 3.75 L / 100 km
68 - HONDA NES @ 125 (99-04) 3.75 L / 100 km
69 - TGB X-Motion 125 / R (08-09) 3.75 L / 100 km
70 - MBK 125 Skyliner (98-99) * 3.75 L / 100 km
71 - YAMAHA YP 125 Majesty (09-13) 3.75 L / 100 km
72 - PEUGEOT 125 Elystar (01-05) * 3.77 L / 100 km
73 - KYMCO 125 Movie (00-08) 3.78 L / 100 km
74 - YAMAHA XC 125 Cygnus X (04-06) * 3.82 L / 100 km
75 - GILERA Nexus 125 ie (09-12) 3.83 L / 100 km
76 - KYMCO 125 Dink (>07) 3.83 L / 100 km
77 - PEUGEOT 125 Satelis Evo (08-12) * 3.86 L / 100 km
78 - SUZUKI UH 125 Burgman (02-05) * 3.86 L / 100 km
79 - DAELIM 125 S2I (>09) 3.86 L / 100 km
80 - APRILIA 125 Scarabeo Light (99-04) 3.88 L / 100 km
81 - PEUGEOT 125 Vivacity 4T (>10) 3.88 L / 100 km
82 - MBK 125 Thunder (01-03) 3.88 L / 100 km
83 - PIAGGIO 125 X10 ie (>12) * 3.88 L / 100 km
84 - YAMAHA YP 125 Majesty (01-03) 3.89 L / 100 km
85 - MBK 125 Skyliner/Platinum (01-03) 3.89 L / 100 km
86 - PIAGGIO 125 Super LX 4T (01-03) 3.92 L / 100 km
87 - MBK 125 Flame X (04-08) 3.94 L / 100 km
88 - PEUGEOT 125 Satelis RS (08-12) * 3.95 L / 100 km
89 - KYMCO 125 Grand Dink (01-13) * 3.96 L / 100 km
90 - APRILIA 125 Scarabeo GT (99-06) * 3.97 L / 100 km
91 - GILERA Nexus 125 (07-09) * 4.00 L / 100 km
92 - YAMAHA XC 125 Cygnus (95-99) 4.00 L / 100 km
93 - PIAGGIO 125 LX 2T (98-00) 4.00 L / 100 km
94 - DAELIM 125 Otello (02) 4.00 L / 100 km
95 - VESPA GTS 125 Super i (09-13) 4.00 L / 100 km
96 - YAMAHA XN 125 Teo’s (00-05) 4.00 L / 100 km
97 - PIAGGIO 125ie New Beverly (>11) 4.00 L / 100 km
98 - VESPA 125 ET4 Leader (00-04) 4.00 L / 100 km
99 - SYM 125 HD (06-11) 4.00 L / 100 km
100 - APRILIA 125 Leonardo (97-00) 4.00 L / 100 km

« Última modificação: 20 de Junho de 2016, 17:28 por lennoxlewis »

FARMOBOY83

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #12 em: 20 de Junho de 2016, 17:31 »
A nova sh tem o mesmo motor da pcx e consumos equivalentes... Porque nao ponderas uma sh300 usada? A andar nas calmas faz 3l aos 100km. Nao tem espaço debaixo do banco mas vem com topcase e na cidade é quase tao agil quanto a pcx com mudas de oleo a cada 6k e se te apetecer podes ir quase aos 150knh...

lennoxlewis

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #13 em: 20 de Junho de 2016, 17:50 »
A nova sh tem o mesmo motor da pcx e consumos equivalentes... Porque nao ponderas uma sh300 usada? A andar nas calmas faz 3l aos 100km. Nao tem espaço debaixo do banco mas vem com topcase e na cidade é quase tao agil quanto a pcx com mudas de oleo a cada 6k e se te apetecer podes ir quase aos 150knh...

Olá, obrigado pela sugestão. Não é uma alternativa que veja como vantajosa pelo seguinte: a nivel de espaço debaixo do banco parece ser semelhante e talvez inferior às opções em 125. Em consumo será também desvantajoso. Vantagem certa para a velocidade de ponta o que é compreensivel dada a capacidade do motor. Também parece ser um pouco mais encorpada pelas fotos apesar de acreditar que seja ágil.

 _pt_

NunoMiguel

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #14 em: 20 de Junho de 2016, 19:22 »
A vision só gasta 2,55 desde Manteigas até à Torre... sempre a subir.

Offline José

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #15 em: 20 de Junho de 2016, 19:55 »
Caríssimos,

Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.

O meu mindset para uma mota mais rápida sempre foi "se gasta, pelo menos que ande". Entretanto o sector das 125cc evoluiu e temos agora motas que oferecem um consumo fantastico.

Pelo que tenho visto, podemos ter como norma os 3 litros aos 100 kms sem grandes preocupações. Abaixo disto teremos que ter especiais cuidados com o punho direito para baixar por exemplo para 2.5l/100.



Ora aí está um post importante para mim companheiro, bota aí a XMax 125 mesmo usada com poucos kms e de preferência de 2010 ou a partir de 2014 (novo modelo).

Um abraço e boa escolha,
PS: Se precisares de alguma opinião manda PM.
 
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CoutoJr

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #16 em: 20 de Junho de 2016, 21:06 »

Ora aí está um post importante para mim companheiro, bota aí a XMax 125 mesmo usada com poucos kms e de preferência de 2010 ou a partir de 2014 (novo modelo).

Um abraço e boa escolha,
PS: Se precisares de alguma opinião manda PM.

O lennox já disse que acha a xmax um pouco grande e tem receio de que no meio do trânsito fique entalado.

Da minha experiência recente de voltar a andar no trânsito de Lisboa com mais frequência noto que às vezes não é tanto o tamanho da Mota a fazer diferença - é mais a avaliação de como a fila está "organizada". Noto isso a andar atrás de pessoas com scooters tão grandes ou maiores que a xmax e no entanto têm uma fluidez maior a desenrascarem-se no meio do trânsito.




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FARMOBOY83

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #17 em: 20 de Junho de 2016, 21:24 »
Olá, obrigado pela sugestão. Não é uma alternativa que veja como vantajosa pelo seguinte: a nivel de espaço debaixo do banco parece ser semelhante e talvez inferior às opções em 125. Em consumo será também desvantajoso. Vantagem certa para a velocidade de ponta o que é compreensivel dada a capacidade do motor. Também parece ser um pouco mais encorpada pelas fotos apesar de acreditar que seja ágil.

 _pt_

A nível de largura é possivelmente a scooter acima de 125cc mais estreita que existe e se não passas com ela entre os carros então nem bicicletas conseguiam passam. Tens um comportamento entre scooter e moto mas realmente perdes no espaço debaixo do banco (no novo modelo cabe um integral mas no meu modelo apenas um melão e não pode ser grande). A plataforma plana serva para carregar até sacos de areia para gatos (levo 2 várias vezes lol).

Offline antoniopat

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #18 em: 20 de Junho de 2016, 23:05 »
Boas companheiro vê se a Piaggio X7 te interessa é uma boa máquina e tem uma frente bem mais pequena que uma maxi melhor proteção em AE que as referidas mais espaço debaixo do banco (1 integral e um jet pequenino) as desvantagens dela o consumo e não tem star&stop em relação as referidas, mas, tem bom porta luvas e ainda capacidade para levar tralha por cima do deposito de combustível. Consegues levar um saco de cama  daqueles com colchão embutido e tudo.

Dentro das 125 chegou a sair um com injeção.

Cumps
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Offline Ice

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #19 em: 21 de Junho de 2016, 00:09 »
Caríssimos,

Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.

...

- Consumos de 3l aos 100km ou melhor - faço 220km por semana, o ideal era fazer a semana com 1 só depósito. Faço faço diariamente 44 kms (ida e volta) 8kms autoestrada/via rápida da A5 até à segunda circular + 8 kms de segunda circular habitualmente entre carros (velocidade moderada) e os restantes kms em circuito cidade. Totaliza 22 kms cada percurso e naturalmente 44kms por dia. Isto pode ser resolvido mais facilmente nas scooters adicionando um depósito extra que pode ficar alojado no espaço debaixo do banco por exemplo.

Nenhum destes factores é eliminatório, vai apenas servir para comparar modelos e optar pelo modelo que reunir mais items.

Na corrida estão:

- Honda PCX
- Sym Fiddle II
- Lead 110
- Aberto a qualquer sugestão

Obrigado a todos!

Caro companheiro LennoxLewis,

Receio que possa ser um desmancha-prazeres, mas eu passei por situação idêntica (anteriormente sempre de moto, sendo a última uma BMW F650), e tb pensei fazer um "downgrade" para uma scooter de baixa cilindrada...
Experimentei as 125 cc e sinceramente não consegui optar por nenhuma vindo duma 650 cc. Se fosse só para a cidade, concordava com a Honda PCX (há tantas referências a ela, que não é necessário dizer mais nada). Mas se vais sair da cidade, como referes claramente no teu percurso diário, vais-te certamente arrepender!
Quanto á manutenção, a scooter também não é nada barata relativamente, tendo em conta a periocidade excessiva que a maioria dos construtores recomenda (entre 5.000 e a 6.000 km), e a duração das correias do variador não costuma exceder 15.00 a 20.000 km.
Os consumos da PCX são realmente famosos, mas para quem vem duma 600 cc não vais provavelmente aguentar o resto...
Quanto a consumos, há uma nova geração de modelos (não queria fazer publicidade de marcas) com cilindradas entre os 700 e 750 cc, com consumos entre 3,5 a 4,0 l./100 km se não puxares muito.
Eu acabei por adquirir uma scooter de 300 cc e a diferença para as 125 é brutal. Não tem nada a ver... E quando vou em grupos com várias 125 cc, para uma velocidade de 100 a 110 km/h (não incluo aqui as PCX, que não acompanham) as 125 cc vão no máximo e a minha vai com o punho do acelerador a 1/3. Conclusão, no final o consumo é muito pouco superior na minha 300 cc. Claro que se andar sózinho ando muito mais depressa e o consumo então é superior, mas em não mais que 0,5l/100 km (a minha, em 12.000 km fez média global de 3,7l./100 km).
E atenção á comodidade. O bastante mais reduzido tamanho das rodas e da amplitude das suspensões das scooters de baixa cilindrada relativamente ás motos a que está habituado vão fazer-se notar muito...
Espero não ter "desajudado".
Abraço e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 00:15 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Nunext84

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"downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #20 em: 21 de Junho de 2016, 00:40 »
Boas,

Tens a NMax 125 que faz os consumos da PCX e não te deixa mal. Tenho uma Nmax e com 7.5/8 € (deposito cheio) faço 230-240 kms. Peso 95 Kg e não tenho cuidados a rolar punho.
Na verdade tenho uma 1200 na garagem e nunca senti falta da velocidade até porque faço Ic19 e 2 Circular todos os dias e em grande parte do trajecto nem 50% da velocidade máxima da scooter utilizo  scooter_ com a porcaria do transito. Talvez agora no Verão com as férias possa sentir mas mesmo assim a NMax anda bem nos 100 Kms /h que é suficiente. (faço 65 kms por dia)

Fala-se da Sh125 uma excelente mota mas acabas por perder espaço nas pernas. Ao andar de scooter vais sentir o prazer de ir esticando as pernas ou recolhendo algo que a posição da SH não permite (vais muito direito). Mas é uma excelente mota, estive para comprar uma até ver a Nmax.
Pcx nunca me "puxou" por ter pneu muito fino e ser mais baixa "visualmente" que a Nmax. Sistema Star/Stop tenho no carro e adorei. (no primeiro dia)  _martelada_. Ganhas o ABS na Nmax.

Abraço

lennoxlewis

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #21 em: 21 de Junho de 2016, 17:16 »
Caro companheiro LennoxLewis,

Receio que possa ser um desmancha-prazeres, mas eu passei por situação idêntica (anteriormente sempre de moto, sendo a última uma BMW F650), e tb pensei fazer um "downgrade" para uma scooter de baixa cilindrada...
Experimentei as 125 cc e sinceramente não consegui optar por nenhuma vindo duma 650 cc. Se fosse só para a cidade, concordava com a Honda PCX (há tantas referências a ela, que não é necessário dizer mais nada). Mas se vais sair da cidade, como referes claramente no teu percurso diário, vais-te certamente arrepender!
Quanto á manutenção, a scooter também não é nada barata relativamente, tendo em conta a periocidade excessiva que a maioria dos construtores recomenda (entre 5.000 e a 6.000 km), e a duração das correias do variador não costuma exceder 15.00 a 20.000 km.
Os consumos da PCX são realmente famosos, mas para quem vem duma 600 cc não vais provavelmente aguentar o resto...
Quanto a consumos, há uma nova geração de modelos (não queria fazer publicidade de marcas) com cilindradas entre os 700 e 750 cc, com consumos entre 3,5 a 4,0 l./100 km se não puxares muito.
Eu acabei por adquirir uma scooter de 300 cc e a diferença para as 125 é brutal. Não tem nada a ver... E quando vou em grupos com várias 125 cc, para uma velocidade de 100 a 110 km/h (não incluo aqui as PCX, que não acompanham) as 125 cc vão no máximo e a minha vai com o punho do acelerador a 1/3. Conclusão, no final o consumo é muito pouco superior na minha 300 cc. Claro que se andar sózinho ando muito mais depressa e o consumo então é superior, mas em não mais que 0,5l/100 km (a minha, em 12.000 km fez média global de 3,7l./100 km).
E atenção á comodidade. O bastante mais reduzido tamanho das rodas e da amplitude das suspensões das scooters de baixa cilindrada relativamente ás motos a que está habituado vão fazer-se notar muito...
Espero não ter "desajudado".
Abraço e boas curvas.
 scooter_

Caríssimo, não "desajudas" de forma nenhuma porque é essa a análise que faço todos os dias cada vez que vou trabalhar. Tenho TENTADO fazer um exercicio de simulação de 125 mas tenho FALHADO.

Basicamente tento não sair das velocidades entre 80 e 100kmh mas só o consigo nos primeiros kms. O cálculo de consumos também tem voltado à ribalta... ou seja:

O cálculo para o gasto mensal (880kms) dá o seguinte:

 - "600" > capacidade real do depósito 12 a 13 litros até à reserva = 170/180 kms de autonomia = 93€ a 100€ por mês (880kms)

- "125" > capacidade média dos depósitos 6 a 7 litros = 200 kms de autonomia = 39€ a 40€ por mês (880kms)

Ou seja... potencialmente consigo poupar 60€ ou na pior das hipóteses 50€. Isto representa obviamente um gasto anual só em combustivel (cálculo a 10 meses) de 500€ Versus 1000€.

Em 5 anos são 5000€ de poupança! Obviamente isto são cálculos muito por alto apenas para ter uma estimativa.

Gosto de andar rápido e gosto de chegar a casa rápido... Mas se a diferença for 10 a 15 minutos para poupar 500€ por ano.. seja.

O que pelo contrário não pode ser comprado é a saúde e eu sinto-me mais seguro numa mota rápida onde me consigo livrar do transito com mais facilidade e segurança.

Enfim. A repensar mas vou continuar a estudar este plano B chamado 125cc. Entretanto tenho a minha Hornet para venda. Se vender tenho o dinheiro logo disponivel para avançar com o plano.

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #22 em: 21 de Junho de 2016, 18:03 »
Tens de pedir uma 125 "emprestada" para fazeres o teste real, senão estás sempre fingir que andas numa 125 que pode chegar aos 200km/h numa ultrapassagem ou apenas porque estás atrasado.
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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #23 em: 21 de Junho de 2016, 18:16 »
A Xmax 125 leva cerca de 13 litros no depósito e a autonomia é cerca de 300/330 conforme o rodar de punho e os consumos ( também aqui um pouco relativos ao punho ) andam entre os 2,6-2,8 a 3,2-3,5 +- e com a vantagem de andar bem e ter boa bagageira e poderia dizer o mesmo da Honda Forza e kymco e porque não da Sym GTS e haverá outras..... É fazeres uns tests drives sem compromisso.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Atenção que a poupança nas 125cc não é tão linear como por vezes se diz/escreve é que a tendência é para 1 gajo andar + do que casa-trabalho-casa e aí as revisões/mudanças óleo vão ser + frequentes e lá se vai a margem _pensador_
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com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline José Bairrada

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Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #24 em: 21 de Junho de 2016, 20:10 »
Na minha opinião a cilindrada indicada é 250/300, tem basicamente os mesmo custos que uma 125.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.