Autor Tópico: "downgrade" de hornet para 125cc  (Lida 30604 vezes)

S800

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #50 em: 30 de Junho de 2016, 12:16 »
As circunstâncias e o perfil de cada um é que fazem a diferença e determinam este tipo de mudanças "para baixo" que à partida são contra natura.
Quem decide é que deve tentar perceber (com ou sem ajuda) :
- quais são as necessidades objectivas
- se há suficiente "flexibilidade" mental para andar do moto "diferente", isto é significativamente mais devagar, com conforto e espaço diferente, etc.

Uma mesma troca de moto (por ex. de uma 1000 para uma 125) pode ser uma troca vantajosa para uns, e um disparate total para outros (seguramente a maioria).

Não há "escolhas certas" ou respostas universais.



 

 

CoutoJr

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #51 em: 30 de Junho de 2016, 12:44 »
Boas S800,

Parece-me que ninguém está a disputar o downgrade e os motivos... Esses são bem objetivos e claros por parte do OP.

Concordo quando dizes que não há escolhas universais mas parece-me que a questão em causa neste tópico passa por tentar encontrar o melhor de dois mundos, algo que sabemos ser muito difícil ;) .

Parece-me que há partilha de opiniões e conselhos que, como dizes podem ou não ser úteis para o OP sobre os segmentos de mota envolvidos na possível escolha.

Cumprimentos,

CoutoJr


Sent using Tapatalk
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:38 por Sanheiro »

S800

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #52 em: 30 de Junho de 2016, 12:58 »
Boas S800,

Parece-me que ninguém está a disputar o downgrade e os motivos... Esses são bem objetivos e claros por parte do OP.

Concordo quando dizes que não há escolhas universais mas parece-me que a questão em causa neste tópico passa por tentar encontrar o melhor de dois mundos, algo que sabemos ser muito difícil ;) .

Parece-me que há partilha de opiniões e conselhos que, como dizes podem ou não ser úteis para o OP sobre os segmentos de mota envolvidos na possível escolha.

Cumprimentos,

CoutoJr


Sent using Tapatalk

Certo, o meu enfoque era precisamente sobre a parte subjectiva da equação, que não deve ser negligenciada -  e eu não estou a dizer que está a ser negligenciada.

A parte objectiva (se determinado modelo cumpre certos requisitos e faz check nas caixas certas)  parece-me relativamente fácil. E quem vem de uma Hornet terá certamente sensibilidade para perceber a maior parte dos factores em jogo, e como eles se conjugam entre si num determinado pacote/produto final.

A questão, num downgrade, coloca-se (penso eu) muito mais na parte subjectiva (e é aí que o auto-conhecimento pode ser decisivo). Porque a linha entre a satisfação e a frustração na maior parte das vezes é mais fina.


« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:38 por Sanheiro »

CoutoJr

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #53 em: 30 de Junho de 2016, 13:12 »
Concordo a 100%. Dai a recomendação por um tear-drive não de 10 ou 15 minutos, mas de uma tarde para poder avaliar devidamente a parte subjetiva;).

Cumprimentos!


Sent using Tapatalk
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:38 por Sanheiro »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #54 em: 30 de Junho de 2016, 13:55 »
Baralhando mais um bocado,tens também a Peugeot citystar 125 pelo preco da pcx mas maior por exemplo....

Marco Neves
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:39 por Sanheiro »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #55 em: 30 de Junho de 2016, 14:11 »
Penso que os aspetos "subjetivos" por vezes são muito valorizados à partida na escolha. Com o passar do tempo, da idade e dos km percorridos, o "bonitinho" e "jeitosinho"  acaba por se revelar uma má escolha.

Andar 10 ou 20 km por dia na cidade pura e dura, uma 50cc que pese abaixo dos 100kg, é o melhor. Cabe em qualquer buraco, sobe passeios e se for necessário até pegamos nela à mão, em sentido figurado claro.

Já fazer uma quilometragem diária elevada, com IC's, e para levar alguma carga esses modelos são curtos.

As opiniões aqui expressas apenas querem dar uma visão diferente, enquanto utilizador. No meu caso eu tenho 52 anos, problemas na cervical, e uma Tmax e uma Deligh´t, faço Cacém - Benfica pelo IC19, IC17 e por vezes por dentro, Amadora, Queluz, Massamá, Cacém.
Como já referi, nos últimos dias tenho trazido a "pequena". É muito leve, gasta muito pouco, cabe onde para por a Tmax penso duas vezes e é fácil de manobrar.

Se era capaz de andar o resto da minha vida com ela no dia a dia e guardar a Tmax para o fim de semana?

Não. O conforto é horrível, qualquer buraco é uma sessão de fisioterapia que tenho que realizar e andar com ela nos IC's é um susto, nenhum carro me respeita, não consigo ultrapassar ninguém e todos me querem ultrapassar na mesma faixa de rodagem.

Se tivesse 20 anos, era o meio de transporte ideal para a cidade, como infelizmente já não tenho e, não quero deixar de andar de moto, tenho de utilizar uma que me permita usufrui da liberdade sem sofrimento.

Aceito que existam companheiros que andem de  modelos pequenos e económicos e façam viagens de muitos km. Houve um que foi a França de PCX. Para mim isso é impossível. Chegava a Espanha e era internado no Hospital.

Atenção que não sou contra as scooters pequenas, apenas tento por na equação todas as variáveis. É importante pensar a longo prazo e, dentro das 125, existem modelos com conforto e economia.

Ps : adoro as Vespas, já andei numa e gostei muito do "pisar" da máquina italiana.

Boas curvas dentro das possibilidades de todos.  _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

S800

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #56 em: 30 de Junho de 2016, 16:00 »
Penso que os aspetos "subjetivos" por vezes são muito valorizados à partida na escolha. Com o passar do tempo, da idade e dos km percorridos, o "bonitinho" e "jeitosinho"  acaba por se revelar uma má escolha.

Andar 10 ou 20 km por dia na cidade pura e dura, uma 50cc que pese abaixo dos 100kg, é o melhor. Cabe em qualquer buraco, sobe passeios e se for necessário até pegamos nela à mão, em sentido figurado claro.

Já fazer uma quilometragem diária elevada, com IC's, e para levar alguma carga esses modelos são curtos.


De acordo.
Quando falo nos aspectos subjectivos estou, por exemplo, a questionar o seguinte:

- quantos de nós acreditam que uma 125 pode proporcionar-nos na vida real mais sorrisos dentro do capacete do que uma 1000 ?
Hummmm. 1 em 20 ? Serão muito poucos, seguramente.
- quantos de nós que têm 1000s, usam (ou mesmo sabem/podem usar) 70% das capacidades da moto ? Ou se sentem "confortáveis" ? (porque é pesada, ou é potente, ou é demasiado grande...) ?
 
A maior parte de nós pensa: a 125 "não anda, não trava, não curva", até avaria mais, etc., etc. Uma 750 ou 1000 é que é.
Não há nada de errado nesse raciocínio. Eu adoro andar de Ducati e espremê-la numa estrada revirada deserta. Porém, se tenho tempo e quero espairecer, quase sempre prefiro viajar numa LML. É tudo uma questão de perspectiva. Viajar lento, no mindset certo,  tem inúmeras e saborosas vantagens.

 _convivio_

PS. não uso a moto diariamente.

PS.2 - penso que já estou um pouco off topic.  _martelada_











Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #57 em: 30 de Junho de 2016, 18:54 »
O tipo de transito que dizes fazer foi exatamente o que motivou a minha passagem de uma PCX para a Forza 125. E eu sou um dos malucos que foi até França numa PCX - mas doeu. Para quem a idade e o físico têm importância, o conforto é algo que não pode ser descurado. A presença de chuva, vento e trânsito mais acelerado interferem muito quando circulas numa PCX ou semelhante. Numa mota mais pequenas teoricamente terás a vida facilitada para circulares entre os carros, mas numa maior, com o tempo vais planear os teus movimentos entre carros sem grandes problemas - a minha experiencia mostra-me que com uma moto maior os carros (simpaticamente - "obrigado!") afastam-se mais rapidamente do que quando (não) veem um viatura mais pequena e, inevitavelmente fazem mais tangentes do que a uma moto maior (avaliam o tamanho, não a cilindrada  _Rolley_). Reconheço que existem diferenças de preço substanciais, mas para o trajeto que apresentas, se for para andar mesmo que pontualmente com pendura e para uso ao longo de todo o ano, a minha sugestão é: testa, testa, testa as máquinas, sente e vive o percurso feito com uma cilindrada mais baixa (o aluguer de uma máquina é algo que eu faria) e depois decide, porque sentires diariamente que estás em risco durante parte da viagem (A5 e Vias Rápidas) é, para mim muito desagradável e um risco com que me preocuparia.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #58 em: 30 de Junho de 2016, 23:09 »
Preconceito nas 125 é algo que vai sempre existir de quem não sabe o que são outros veículos em que estão limitados na velocidade,falo dos pesados,fazem milhões de km ,os autocarros a 100 e os de mercadorias a 90 ,sabem?
Será que só andar a 200 é que a moto ou scooter presta?
E andar a respeitar não?
Ainda agora fiz uma viagem num carro a gasolina 1.6 com calor e não passei dos 100 em AE ,morri? Passaram todos?  Sim mas nas áreas de serviço estavam nas bombas e eu a andar com médias de envergonhar um diesel equivalente.
Isto para dizer o quê,ja  foi dito que uma 125 faz tudo desde que se tenha cabeça,ja o provaram,nao vão a 200 vão a 90/100 e vão bem a ver a paisagem,obviamente que o limite dos 14/15 cv é o ideal e dependendo do trajeto uma maxi mais encorpada ou mais ágil.
Nada como testar varias

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #59 em: 01 de Julho de 2016, 00:04 »
Só estou com uma dúvida! _lol_
...mas afinal quantos Euros €€€€ podes gastar?


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #60 em: 01 de Julho de 2016, 09:26 »
O tipo de transito que dizes fazer foi exatamente o que motivou a minha passagem de uma PCX para a Forza 125. E eu sou um dos malucos que foi até França numa PCX - mas doeu. Para quem a idade e o físico têm importância, o conforto é algo que não pode ser descurado. A presença de chuva, vento e trânsito mais acelerado interferem muito quando circulas numa PCX ou semelhante. Numa mota mais pequenas teoricamente terás a vida facilitada para circulares entre os carros, mas numa maior, com o tempo vais planear os teus movimentos entre carros sem grandes problemas - a minha experiencia mostra-me que com uma moto maior os carros (simpaticamente - "obrigado!") afastam-se mais rapidamente do que quando (não) veem um viatura mais pequena e, inevitavelmente fazem mais tangentes do que a uma moto maior (avaliam o tamanho, não a cilindrada  _Rolley_). Reconheço que existem diferenças de preço substanciais, mas para o trajeto que apresentas, se for para andar mesmo que pontualmente com pendura e para uso ao longo de todo o ano, a minha sugestão é: testa, testa, testa as máquinas, sente e vive o percurso feito com uma cilindrada mais baixa (o aluguer de uma máquina é algo que eu faria) e depois decide, porque sentires diariamente que estás em risco durante parte da viagem (A5 e Vias Rápidas) é, para mim muito desagradável e um risco com que me preocuparia.


Inteiramente de acordo.... _palmas_ _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #61 em: 03 de Novembro de 2016, 15:48 »
Só estou com uma dúvida! _lol_
...mas afinal quantos Euros €€€€ podes gastar?

Estou a tentar manter-me num budget de 2000€ para usadas ou 3500€ para novas se o crédito for simpatico.

Neste momento estou quase decidido para avançar para uma SH 125 ou 300.

Sou, como já pude referir, muito cuidadoso na seleção. Posso demorar até 1 ano a escolher se for preciso!

Depois, estou condicionado pela venda de minha hornet que continua a acumular kms e está neste momento muito perto dos 60.000 e sempre sem problemas: ZERO problemas. É revisões e gasolina.


Nunes

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #62 em: 03 de Novembro de 2016, 15:56 »
Já andaste numa 125? Se não, não te metas nisso... Ainda por cima vindo de uma 600.
O ideal será 250/300cc.

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #63 em: 03 de Novembro de 2016, 16:35 »
Estou a tentar manter-me num budget de 2000€ para usadas ou 3500€ para novas se o crédito for simpatico.
Neste momento estou quase decidido para avançar para uma SH 125 ou 300.


Devias ter comprado a minha Citycom 300i de 2011, esteve no OLX até à semana passada e dentro do teu budget. _pol_

Concordo com as sugestões de ires para um 300cc, tens uma relação optima entre potencia e consumos; eu fazia 3,5l/100 kms e com pendura todos os dias, se fosse sozinho ainda baixava umas décimas. Fez 49.500 kms em 4 anos, um maquinão!
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

protas

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #64 em: 03 de Novembro de 2016, 17:16 »
Honda forza 300 que acho que esta em campanha
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:40 por Sanheiro »

pitsilva

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #65 em: 03 de Novembro de 2016, 19:24 »
Olá
Ando de scooter 125 apenas à 2 meses... e sinto falta de motor.
Faço 32km diários maioritariamente AE (IC20+ponte 25+eixo NS)
Como já foi dito por outros... descer de uma 650 para 125.... vai ser muito duro! Principalmente o trajeto que fazes!
Repito o mesmo: tens scooters mais potentes e com consumos idênticos ou quase iguais a uma 125... e sempre tens motor para ultrapassar, subir ou fugir a alguns idiotas.
Procura antes uma 250/300 para cima.
Vais encontrar o que pretendes: económicas, espaçosas e ágeis.

Boas curvas e condução segura.

Ps: a pcx é economica mas não em AE ;)
Ps2: a listagem de consumos está desatualizada. A minha k-xct faz 2.8L ;)
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:40 por Sanheiro »

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #66 em: 03 de Novembro de 2016, 20:04 »
Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.

O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?

Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.

Assim sendo:

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

Eu tive uma 110cc e andava no Auto-estrada!!! Podem andar os motociclos com mais de 50cc
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

AngusOg91

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #67 em: 10 de Novembro de 2016, 01:22 »
Olá,
Eu tenho uma X-Max 125 e comecei a andar de mota há quase 2 meses. Diariamente faço o percurso Cascais-Lisboa (32km p/ cada lado):  Marginal até ao Estádio Nacional, A5, e 5 km dentro de Lisboa, e como já algumas pessoas disseram aqui, sinto a falta de um motor com mais potência. Na Marginal já sinto um pouco mas na A5 sinto bastante. E parte da razão (embora não toda) pela qual não faço a A5 toda é por não ter uma 300cc que me permita tirar o máximo benefício da mudança da Marginal para A5, que é uma autoestrada com muitas curvas e subidas, e onde em vários segmentos não consigo ir além dos 100 km/h com o punho rodado ao máximo, o que mesmo assim acarreta uma subida do consumo para perto de 3L/100km. Com a 125cc, assim, a viagem fica 10 minutos mais longa para cada lado ao mesmo tempo que mais desconfortável e frustrante. Relativamente ao teu medo de perder mobilidade e agilidade no trânsito com uma maxi-scooter, posso dizer que tenho tido facilidade em passar entre a maior parte das filas, sem precisar de arriscar, e parece-me que a diferença para uma scooter mais pequena, nesse aspecto, é muito pequenina. Aliás, como já outras pessoas disseram, a impressão que tenho neste momento é que a escolha da rota e dos espaços por condutores experientes é que faz a grande diferença porque vejo muitas vezes outras motas maiores que a minha a passar nos mesmos espaços que eu até com mais facilidade e também a perder menos tempo que eu, que não tenho tanta rapidez de mente para tomar essas decisões e faço as coisas mais devagar para fazer as escolhas em segurança.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2016, 01:24 por AngusOg91 »

catb

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #68 em: 04 de Dezembro de 2016, 00:25 »
Estou de acordo com companheiro lennoxlewis tenho um Beverly e acho que a roda 16 é uma mais valia ,acrescentou Piaggio  Medley 2990€  , já altura de ver mais rodas 16 com  tamanho decente a circular em Lisboa como em Itália .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #69 em: 04 de Dezembro de 2016, 17:24 »
Relativamente ao teu medo de perder mobilidade e agilidade no trânsito com uma maxi-scooter, posso dizer que tenho tido facilidade em passar entre a maior parte das filas, sem precisar de arriscar, e parece-me que a diferença para uma scooter mais pequena, nesse aspecto, é muito pequenina. Aliás, como já outras pessoas disseram, a impressão que tenho neste momento é que a escolha da rota e dos espaços por condutores experientes é que faz a grande diferença porque vejo muitas vezes outras motas maiores que a minha a passar nos mesmos espaços que eu até com mais facilidade e também a perder menos tempo que eu, que não tenho tanta rapidez de mente para tomar essas decisões e faço as coisas mais devagar para fazer as escolhas em segurança.

Nem mais. Eu também tive uma Vision e uma X-Max e não senti perda de mobilidade para passar entre os carros. Onde senti a diferença foi no peso (vantajoso na cisrculação por transmitir maior segurança; desvantajosos na manobralidade a estacionar ou a coloca-la em zonas inclinadas)!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #70 em: 05 de Dezembro de 2016, 10:19 »
Se ainda não compraste nada ....por favor e para não dizeres mal das scooter ...compra a 300cc por amor da santa!

Estar a ler o teu relato inicial é como estar a ler o meu ...mesma história! Igual!
Fui para uma 125cc e acho que aguentei 1 ano e tal ...

A desproporção é enorme para nos conseguirmos aguentar. Não fomos talhados para isso. 
É certo que : " ah e tal chega ao mesmo sitio que as outras ..." ; ..." na cidade não queres outra coisa..." ; fon fon fon ... 

SE te aguentares numa 125cc só se for por teimosia e não querer dar parte fraca! Não é uma situação realista para quem vem de uma 600cc . ( Hornet 90cv +- ) 

Pelo que vejo já desde à muito tempo por relatos, experiências de outros, arrependimentos de outros tantos , tantas e tantas situações de vida que assisti neste cantinho e na vida real que posso afirmar que para o teu caso ... SIM a 300cc é o mais realista, entre o consumo identico a uma 125cc , muitas vezes até usam a mesma plataforma, logo a mobilidade é a mesma e trazem aqueles 10/15 cavalinhos a mais que não tornam numa concorrente da Hornet mas sim numa mota utilizável em TODAS as situações sem que te venham as lágrimas aos olhos da escolha que fizeste.

Numa 300 consegues viajar ( pesquisa pelos relatos da Cristina) , consegues ser economico, , consegues andar a uma velocidade "real" dos restantes utilizadores ou melhor ( para não ofender ninguem) consegues dar-lhe uma utilização identica à que dás à tua mota quando não a puxas a partir dos 7.000/8.000rpm , ou num carro , ou seja deslocações tranquilas a 80/90 ...por vezes em IC´s / Auto estradas ...110/120 e quando te apetece 130/140km/h só porque sim e te apetece. 

Na 125cc não vais ter a ultima opção ou se a tiveres estás a rebentar o motor ( ou a castigá-lo) .
Os 80/90 sim são reais e tranquilissimos.
Os 110 são reais ...
Os 120 depende se tens uma Xmax ou outra já com arcaboiço e estrutura preparada para te parecer estável e quanto a prestação do motor ... bom se der os 120 ...(não duvido, só coloquei os Se´s porque depende do modelo e se está no limite da categoria - 15cv) ) vais estar no redline ou próximo e nada confortavel com isso. 

* Sim...acho que há umas que dão 130/140 ...mais uma vez não vou duvidar mas custam 5.000 paus e de qualquer modo pelas leis da fisica estarão sempre mais proximo do redline que uma 300cc.

São os meus 2cêntimos ...

*Meu historial é curto:
- FZS Fazer 600
- YZF Thunderace
- Daelim S2    125cc  ( aqui chorei)
- FZS Fazer 600  ( sim voltei à base)
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

AngusOg91

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #71 em: 05 de Dezembro de 2016, 22:50 »
A X-Max 125cc chega aos 120km/H com muita dificuldade. Em recta quase nem lá chega, a partir dos 100km/H quase não passa disso e em subidas se der mais que 80km/H já é sorte.

Eu nunca tinha tido uma mota, e nesta minha primeira mota, X-Max 125, sinto muito a falta de uma mota com mais potência, por isso imagino uma pessoa que venha duma 600cc. Por outro lado não me sinto restringido pelo tamanho da mota no centro de Lisboa, e muito menos no trânsito na A5 ou Marginal.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #72 em: 06 de Dezembro de 2016, 00:22 »
Olha que desde que comprei a Nmax 125 ainda não peguei na GS1200  scooter_
E cada vez gosto mais de andar de 125 na estrada...


 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _convivio_ _convivio_ _convivio_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)