Autor Tópico: "downgrade" de hornet para 125cc  (Lida 30601 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #25 em: 21 de Junho de 2016, 21:43 »
Concordo com o Ze Bairrada... 125 é um bocado limitado, é uma excelente escola e durante uns tempos até se aguenta as limitações para passado algum tempo cansa e começamos a procura de algo com um pouco mais de capacidade  _pol_



Se a deslocacao é inteiramente dentro da cidade nao se coloca este problemas, mas se mete ligacoes interurbanas   _pensador_ _pensador_ lá se vão as medias e vem o desejo de mais CCs.


Se o companheiro tem carta, tente fazer um TD mais alongado em que faca a deslocacao que faz diariamente  _pol_ e veja se vai ficar mesmo bem servido  _pol_

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #26 em: 27 de Junho de 2016, 14:28 »
A Xmax 125 leva cerca de 13 litros no depósito e a autonomia é cerca de 300/330 conforme o rodar de punho e os consumos ( também aqui um pouco relativos ao punho ) andam entre os 2,6-2,8 a 3,2-3,5 +- e com a vantagem de andar bem e ter boa bagageira e poderia dizer o mesmo da Honda Forza e kymco e porque não da Sym GTS e haverá outras..... É fazeres uns tests drives sem compromisso.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Atenção que a poupança nas 125cc não é tão linear como por vezes se diz/escreve é que a tendência é para 1 gajo andar + do que casa-trabalho-casa e aí as revisões/mudanças óleo vão ser + frequentes e lá se vai a margem _pensador_

Obrigato a todos pelos vossos comentários. Está a ajudar bastante na minha análise.


Tanto a Forza como a Xmax são grandes demais para o que eu quero/meu gosto, pretendo algo mais compacto sendo que o limite de "grandeza" é mesmo a PCX que ainda assim já acho comprida. A Forza, pelo seu tamanho oferece realmente bom espaço debaixo do banco mas para além de ser grande ainda tem o tunel central que não permite ter esse espaço livre.

Ainda hoje andei atrás de uma Honda Vision 110, gostei do arranque daquilo até aos 80kmh e achei que era super fina/esguia!

Estão a excelente preço usadas sendo que até nova custa apenas 2000 e poucos euros.

Continuo a ver opções.

Obrigado uma vez mais.


CarlaLopes

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #27 em: 27 de Junho de 2016, 14:45 »
Então vê a Suzuki Adress. Está dentro da gama da Vision.

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #28 em: 28 de Junho de 2016, 12:00 »
Então vê a Suzuki Adress. Está dentro da gama da Vision.

Obrigado Carla,

Comparação direta com os dados que encontrei nos sites oficiais

Suzuki Adress 110
- Peso total: 97 kg
- POTÊNCIA MÁXIMA: 9cv
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1.96 L/100 km
- Depósito de combustível: 5.2 L
- ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO DE 20,6 LITROS

Honda Vision
- PESO EM ORDEM DE MARCHA: 102 kg
- POTÊNCIA MÁXIMA: 8,4 cv
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1,92 l/100km
- Depósito de combustível: 5.5 L

Parto do principio que ambas tem uma autonomia média de 250kms a 300kms. É o suficiente para mim.

:)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #29 em: 28 de Junho de 2016, 13:32 »
Pode ser que te interesse saber o que consegue fazer uma pequena motorização, precisamente uma 110cc.  _pol_ _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26257.0.html#top

Com conhecimento de causa posso dizer-te que consegue bem mais do que se pensa... :)


Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #30 em: 28 de Junho de 2016, 15:16 »
......Em relação há Honda Vision 110 posso dizer-te que aqui na minha zona ( Portimão-Lagoa ) os carteiros andam quase todos com essas scooters e aquilo é máquina de combate,sobe passeios, andam todos os dias no para arranca e quando toca a fugir dos cães é preciso um certo disparo e nenhum doberman/rotweiller a consegue apanhar, hehe. E para os C.T.T. terem optado por este modelo terá sido após uma apurada análise da concorrência e prós e contras de cada modelo.
Se comprares uma Vision ainda a terás a bombar quando fores velhinho e nessa altura será uma preciosidade pois acredito que nesse futuro não muito longínquo  só existirão scooters elétricas de alto rendimento/autonomia e baixo preço de aquisição/manutenção.
1 abraço
Scooterado
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #31 em: 29 de Junho de 2016, 10:19 »
Pode ser que te interesse saber o que consegue fazer uma pequena motorização, precisamente uma 110cc.  _pol_ _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26257.0.html#top

Com conhecimento de causa posso dizer-te que consegue bem mais do que se pensa... :)



Super interessante, já percebi do que se tratam os 1000km de resistencia, vou ler com calma.

De facto, os carteiros são sempre um bom indicador do que vale a pena usar. Aqui em lisboa alguns usam a PCX que tem a grande vantagem de ter o start-stop. Infelizmente a Vision não tem este sistema. Os carteiros fazem 5 ou 10 metros e param de novo, nesse para arranca de prédio para prédio/casa para casa, o start stop deve representar alta poupança em vez de manter a mota a trabalhar enquanto está a colocar as cartas no prédio.

Ainda assim, entrar e sair tantas vezes da pcx acho incomodo... razao pela qual não pretendo ter uma mota com o tunel central. Uma mota sem tunel é muito mais confortavel a entrar e sair na minha modesta opinião.

obrigado mais uma vez pelos elementos que tem trazido para a discussão. Sinto que se está a chegar a qualquer lado... esta vision... hummmm  scooter_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #32 em: 29 de Junho de 2016, 10:38 »
Para ajudar na escolha existem mais modelos, dentro desta gama:
 
Yamaha Nmax, apesar do túnel central, está com uma promoção de verão...3150 chave na mão.



E a Piaggio Medley sensivelmente ao mesmo preço:



Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #33 em: 29 de Junho de 2016, 12:40 »
Se pretendes mesmo uma scooter pequena então a vision 110 é uma excelente opção com jante 14. A address 110 é mais rápida e no geral melhor em especificações mas desconheço a fiabilidade que no caso da vision é próximo de 100%. Eu se fosse escolher neste momento uma 125 e tivesse algo a rondar os 3000euros comprava a medley 125 porque acho que é neste momento a melhor proposta como te disse e não encontro defeito na scooter (boa suspensão, excelente espaço debaixo banco, consumos menos 2,5l, design, qualidade materiais, novo motor 4v, tomada usb, porta luvas com chave, etc). No caso das vision, encontras usadas a preços tentadores (rondarem os 1500 euros) o que diga-se de passagem é metade do preço de uma pcx...O comportamento é que não tem nada a ver mas para cidade chega e sobra!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #34 em: 29 de Junho de 2016, 12:51 »
Por acaso gostava muito de testar a Suzuki Address.  _pol_
É também uma proposta interessante...mesmo.  :)

Quanto à Vision e se ajudar em algo, tendo sido provavelmente o modelo mais económico por mim até hoje testado, aqui fica o test-ride que fiz, esperando que te agrade a leitura:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23780.0.html#top

De qualquer forma, pensa bem se queres mesmo fazer um downgrade nas prestações e globalmente em (quase) todo o tipo de áreas.

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #35 em: 29 de Junho de 2016, 13:29 »
Decidi e eliminei a PCX e as scooters com tunel central.

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Suzuki Adress 110

- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1.96 a 2.04 L/100 km
- Depósito de combustível: 5.2 L
-

(+) Autonomia 250kms; preço em nova (2000€) e consecutivamente usada; espaço de armazenamento 20.6 litros
(-) jante 14; painel de instrumentos simples; travagem segundo alguns reviews


Honda Vision
 
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1,92 l/100km
- Depósito de combustível: 5.5 L

(-) travagem combinada
(+) preços em nova (1800€) e consecutivamente usada


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #36 em: 29 de Junho de 2016, 13:32 »
Por acaso gostava muito de testar a Suzuki Address.  _pol_
É também uma proposta interessante...mesmo.  :)

Quanto à Vision e se ajudar em algo, tendo sido provavelmente o modelo mais económico por mim até hoje testado, aqui fica o test-ride que fiz, esperando que te agrade a leitura:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23780.0.html#top

De qualquer forma, pensa bem se queres mesmo fazer um downgrade nas prestações e globalmente em (quase) todo o tipo de áreas.

Não é bem downgrade em tudo dado que ganho espaço debaixo do banco que não tenho neste momento, ganho em consumos, conforto em chuva com uso da capa, poupança em vestuario dado que estrago sapatos mesmo tendo borracha no selector das mudanças, em calças porque com os esticoes na zona da virilha encostado ao deposito vou gastando e rompendo calças, ganho no imposto de circulação e no seguro..etc..

:)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #37 em: 29 de Junho de 2016, 14:29 »
No IUC a diferença será de facto notória, pois ao que sei (caso não tinha sido entretanto alterado), as 110cc não pagam IUC.   :)

Espero que te agrade a leitura do test-ride.  _pol_

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #38 em: 29 de Junho de 2016, 15:48 »
No IUC a diferença será de facto notória, pois ao que sei (caso não tinha sido entretanto alterado), as 110cc não pagam IUC.   :)

Espero que te agrade a leitura do test-ride.  _pol_

Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.

O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?

Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.

Assim sendo:

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

S800

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #39 em: 29 de Junho de 2016, 16:35 »
QUalquer dessas 3 opções me parece bem.
Em relação a downgrades, desculpem lá, mas eu sou imbatível: de FJ 1200 para Vespa ET 50.

 _convivio_

Está tudo na nossa cabecinha, meus caros.

Nunext84

  • Visitante
"downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #40 em: 29 de Junho de 2016, 17:40 »
Olha que desde que comprei a Nmax 125 ainda não peguei na GS1200  scooter_
E cada vez gosto mais de andar de 125 na estrada...

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #41 em: 29 de Junho de 2016, 17:40 »
Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.

O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?

Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.

Assim sendo:

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

As 110cc podem sim fazer autoestrada ou qualquer via reservada a automóveis...Na verdade, qualquer motociclo (e para ser motociclo basta ter 51cc de cilindrada e estar assim registado no livrete).

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #42 em: 29 de Junho de 2016, 18:10 »
Claro que 110 pode andar legal na autoestrada.
Vá, agora baralha novamente as cartas lol
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #43 em: 29 de Junho de 2016, 18:47 »
Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH MODE 125

- Preço: 2.850 €
- Potência: 11cv
- Roda 16 na frente, 14 atrás
- Depósito: 5.5l
- Consumo 2.1l/100km
- Peso: 116kg
(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

Honda SH 125i

lennoxlewis

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #44 em: 29 de Junho de 2016, 18:49 »
Claro que 110 pode andar legal na autoestrada.
Vá, agora baralha novamente as cartas lol

Camaradas... é o cansaço... quanto mais procuro mais acho.

Assim sendo...

Vou voltar a colocar as 2 110cc nas escolhas...  scooter_ _pt_ _Zang_ _reg_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #45 em: 29 de Junho de 2016, 18:52 »
de todas as que mencionas eu optava pela Honda Vision 110  _convivio_

Valor de retoma/Fiabilidade/perfomances/consumos/prática e esguia


CoutoJr

  • Visitante
"downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #46 em: 29 de Junho de 2016, 19:16 »
Boas Lennox, deixo-te aqui mais uma vez a minha humilde opinião.

Eu não sei quanto medes de altura e quanto pesas mas o tipo de mota que andas a ver é mesmo puramente citadina e eu quando pego na vity da mulher se for preciso na ic19 já noto não tanto a falta de potência mas que a mota é mesmo pequena e pouco adequada para uma simples circular.

Estive a ver e as três que mencionaste ao menos já têm rodas de tamanho decente mas se fosse a ti perdia o amor a 35€ para alugar uma mota e andar durante uma tarde nos vários tipos de estradas.... ou então arranjava um test drive e experimentava uma mota do estilo que procuras a ver o que achavas.

Digo isto porque vais passar de uma hornet para uma mota mais pequena e depois o salto pode ser... Demasiado grande entendes?

Só um conselho de quem passou de uma klx650 para uma acelera ;).

Abraço


Sent using Tapatalk
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 09:28 por CoutoJr »

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #47 em: 30 de Junho de 2016, 09:23 »
Passar de motos potentes para utilitárias é sempre um risco. Poupa-se em gasolina e manutenções mas ganham-se dores de costas. Ultimamente tenho andado com a Deligh´t  da minha mulher, a Tmax ficou a descansar, e o desconforto em cada buraco faz-me  ter saudades dela.

É certo que o ponteiro de gasolina desce muito devagar, mas o espaço que necessito para realizar qualquer manobra......é assustador.

E eu só faço 20km por dia, mas andar com uma 110cc no IC19 é penoso.

Para mim faz sentido ter uma 125 para o dia a dia e guardar a "bomba" para passeios, mas na equação tem que se ter em conta o peso, idade, altura e trajetos diários.

No meu caso tudo o que seja abaixo de uma maxiscooter, (Libertys, Visons, etc) acaba por ser perigoso e desconfortável em certas circunstâncias. Caso tivesse a oportunidade de adquirir outra scooter a escolha teria que passar por uma Xmax, Sym GTS, Honda SH ou Forza, Piaggio Beverly. Estes modelos permitem andar na cidade com segurança, percorrer as vias rápidas sem ser atropelado por camiões e levar penduras com conforto. 

As PCX e as Nmax estão no meio de dois mundos, para andarem a solo são competentes mas a duo são limitadas em espaço e desempenho. Apenas as suspensões deixam muito a desejar, o conforto não existe. Tive uma PCX e experimentei a Nmax.

Dentro desta gama gostei da Piaggio Medley, tem muita qualidade, mas como não fiz o teste drive nada sei sobre o conforto.

Boa escolha. _pol_   
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #48 em: 30 de Junho de 2016, 09:45 »
......................Não poderia estar + de acordo com o Paulo Silvério e assino por baixo _pol_
Só acrescentaria a excelente capacidade de levar tralha que as máquinas que ele mencionou têm em relação às outras + franzinas.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_ 35
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

CoutoJr

  • Visitante
Re: "downgrade" de hornet para 125cc
« Responder #49 em: 30 de Junho de 2016, 09:49 »

No meu caso tudo o que seja abaixo de uma maxiscooter, (Libertys, Visons, etc) acaba por ser perigoso e desconfortável em certas circunstâncias.
 

Era um bocado este ponto que queria expressar no meu post... Por vezes na Xmax sinto saudades de rodas maiores quando passo por buracos e lombas e, verdade seja dita, Lisboa, para além de estar toda em obras, está cheia de buracos e linhas de elétrico, empedrados e etc que são perigosos e em scooters mais pequenas tornam a condução mais penosa a nível de conforto e dão menos confiança. Eu vejo quando pego na da esposa... Aquilo é porreiro e maneirinho mas apanha-se uma estrada minimamente aberta e sentimos-nos pequenos e se está esburacada sentimos-nos velhos por causa das costas 😀

Em relação ao tamanho acho que a diferença de uma maxiscooter 125 de tamanho regular e uma scooter é quase negligente depois de estarmos habituados à mota.
Por exemplo, tenho feito a marginal regularmente de manhã e noto pouco a diferença a nível de desembaraço no trânsito. Claro que numa scooter se for preciso mete-se os pés no chão com mais facilidade e se estivermos encravados mais facilmente se faz marcha atrás e se tenta outro caminho mas o que vejo por pessoal mais experiente que eu que apanho no trânsito de Lisboa é que, ao deixá-los passar e observar o que fazem, a escolha do caminho e o hábito nestas condições é que faz diferença para "combater" o tamanho maior. Por isso é que de vez em quando, como aconteceu hoje, até apanhei uma BMW de pista a apertar com uma scooter no trânsito ;).


Sent using Tapatalk