Autor Tópico: Relanti da NMAX  (Lida 9895 vezes)

Cat3pt

  • Visitante
Relanti da NMAX
« em: 14 de Junho de 2016, 01:47 »
Olá a todos.

Reparei ultimamente que o relanti da minha NMAX principalmente a quente, mas também por vezes ainda a frio, parece um pouco instável.

Isto é, parece que ora está mais acelerado, ora desacelera, ora acelera, etc...

Deixo aqui um video que fiz, onde mostra principalmente mais a meio (00:20 +/-), essa variação de som, que quase parece ''rajadas de vento'' mas garanto que não, é mesmo o variar de som do motor.
https://drive.google.com/open?id=0B77EeVKr9C3TMlNQOVV2eVFtTU0

Isto é normal numa mota? (Porque em alguns carros até sim).
A mota fez agora 1000km e vai a revisão, nem sei se deva falar disto ou se é algo super normal e por ser a minha primeira mota é que ando a reparar em tudo e mais alguma coisa.

Se alguem me puder dar opinião agradeço.
Obrigado.

PLC

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2016, 08:35 »
Acho que isso não é normal, pelo menos a minha não faz isso...

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2016, 09:38 »
Não consigo perceber pelo vídeo...seja como for em motos modernas de injeção o que é normal é a frio a rotação estar 100 a 200rpm acima do ralenti normal e à medida que aquece o ralenti baixa mas fica sempre certinho. Com os carros pelo menos a gasolina é precisamente a mesma coisa. Se tal não acontece está com algum problema, sensores, sonda, injetor, etc

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Relanti da NMAX
« Responder #3 em: 14 de Junho de 2016, 10:19 »
Não sinto nada de anormal nesse ralenti.

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Cat3pt

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #4 em: 15 de Junho de 2016, 00:54 »
Obrigado a todos.

Amanha já vou a revisão com ela, vou pelo sim pelo não questionar da situação a ver.
Isto de ter o motor ''exposto'' sem insonorização como nos carros faz com que se note ''tudo'' e sendo a 1a mota relamente não sei interpretar os sons e se é normal ou não.

Veremos como ficará depois da revisão dos 1000

Cat3pt

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #5 em: 15 de Junho de 2016, 17:50 »
Fui hoje a revisão e o homem disse que o meu relanti estava bom.

Um pouco ainda dentro do topico, reparei na fatura, na revisao dos 1000km que os oleos que levou foi:
MOTUL 5100 10W40 4T (Motor)
MOTUL 3000 20W50 4T (Transmissao)

Sendo que o livro recomenda 10w40 ou 10w30 para a transmissão, é normal colocarem alem de outra marca que não a Ymahalube numa oficina yamaha, uma especificação diferente?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Relanti da NMAX
« Responder #6 em: 15 de Junho de 2016, 18:18 »
Não,nao é normal.
Esse óleo é bem mais barato que o 10w30ou 40 ou até que a valvolina
Isso é usado em clássicos , se vires num jumbo ou similar o preço até te assustas....

 Marco Neves
« Última modificação: 15 de Junho de 2016, 18:19 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #7 em: 15 de Junho de 2016, 18:45 »
Mais uma oficina a inventar...nessas scooters o óleo da transmissão é basicamente o mesmo do motor. Trocar óleo da transmissão aos 1000km????!!! A maioria das marcas só o recomenda aos 24000km!!!!

PLC

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #8 em: 15 de Junho de 2016, 18:53 »
E acreditas que eles meteram o Motul 5100 no motor? Estavas lá? Viste?

Eu não acredito em nada do que eles dizem. Sabes bem do meu caso...

Eles escrevem o que lhes der mais jeito... Ás tantas meteram esse tal 20W-50 no motor, porque é significativamente mais barato que o Motul 5100.

Se calhar fizeram-te o mesmo que fizeram a mim (espero que não), dizem que mudaram e não fizeram nada! Ou melhor, sujaram um bocado os bujons para o cliente ver que mexeram naquilo...
« Última modificação: 15 de Junho de 2016, 18:55 por PLC »

meneses85

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #9 em: 15 de Junho de 2016, 21:34 »
E acreditas que eles meteram o Motul 5100 no motor? Estavas lá? Viste?

Eu não acredito em nada do que eles dizem. Sabes bem do meu caso...

Eles escrevem o que lhes der mais jeito... Ás tantas meteram esse tal 20W-50 no motor, porque é significativamente mais barato que o Motul 5100.

Se calhar fizeram-te o mesmo que fizeram a mim (espero que não), dizem que mudaram e não fizeram nada! Ou melhor, sujaram um bocado os bujons para o cliente ver que mexeram naquilo...
Acho que não se deve "culpar" todas as oficinas e duvidar do que é lá feito porque infelizmente te aconteceu a ti...
Acredita que nem todos são como os que te fizeram isso a ti (se calhar se fosse a mim tinha pedido o livro de reclamações e exposição à casa mãe), existem muito bons mecânicos.
Eu faço a revisão na Yamaha em Sesimbra, o Botas tem um nome a defender e não ganhava nada em que um mecânico dele fizesse isso, ai do mecânico que fizesse isso e chegasse aos ouvidos dele...
A minha 07 fez lá aos 1000, levou troca de óleo (a marca recomemda aos 1000 e depois de 10 em 10 mil), aos 5 mil mudo eu em casa o óleo e troco (por opção) o filtro de óleo, aos 10 mil foi lá para troca de óleo e afinações... se acredito que eles trocaram o óleo? Acredito sim... o trabalhar está mais certinho, a caixa mais suave e falei com o mecânico que me explicou tudo o que tinha feito... 70€ a revisão...
Agora aos 15 mil faço eu em casa a troca do óleo e aos 20 mil vai lá novamente...
Isto para dizer que infelizmente tiveste um azar com a oficina que escolheste...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Offline Domus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 22
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: BMW
  • Modelo: R Nine T
Re: Relanti da NMAX
« Responder #10 em: 15 de Junho de 2016, 21:56 »
Vi o video e parece tudo normal, incuindo o ruído da mecanica a funcionar, estando o barulho de escape certinho.
Relativamente ao oleo, parece que nem sempre as oficinas seguem à risca as especificações dos lubrificantes indicados pela marca em termos de indices de viscosidade, mas alarmante mesmo é não fazerem as mudanças de oleo e nós pagarmos.

Cat3pt

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #11 em: 15 de Junho de 2016, 23:16 »
Eu desta vez nem me preocupei muito com o ''fazerem'' ou não fazerem. Dei o voto de confiança, pois no dia que desconfie que algo foi mal feito ou não foi feito, alem de alertar a Yamaha, não voltaria à oficina, e como todos sabemos, nós somos a melhor ou pior publicidade a uma casa.

Por acaso estive a verificar pelo menos o ''parafuso'' de saída de oleo da transmissão e nota-se que saiu de lá algo. Não está totalmente limpo, notam-se restos de oleo amarelo (pois com 1000km é novo).

Agora se me meteram o mesmo oleo que lá estava, se meteram esses Motul, se meteram algo de marca branca e cobraram como se fosse Motul, não sei.

O que acho estranho é a Oficina ser autorizada da Yamaha, a mota ter garantia porque é nova, eles terem oleos YamahaLube lá, e meterem-me outro.  Pelo menos nos carros não é comum as oficinas oficiais desviarem-se do chamado material recomendado pela marca.

O que me deixa de pé atrás é realmente terem posto um óleo com uma viscosidade não recomendada para a transmissão. Não sei se deva reclamar, ou se realmente não tem qualquer mal. Ou ainda se deveria comprar eu um óleo tipo Castrol e fazer uma nova mudança em casa.

Hoje em dia com tanta fraude nas oficinas de marca, porque é uma realidade, o cliente ou assiste ao que é feito, ou está sujeito. Existem oficinas boas e más, mas este pequeno ''pormenor'' da especificação do oleo deixou-me de pé atrás

meneses85

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #12 em: 15 de Junho de 2016, 23:20 »
Tenta informar-te com o mecanico e questiona-o do porquê de ter optado por essa viscosidade...
Quando fizeres a revisão numa oficina autorizada, no final aborda sempre o mecânico e pergunta-lhe o que foi mudado, visto, etc etc etc... normalmente eles explicam tudinho...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Cat3pt

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #13 em: 15 de Junho de 2016, 23:54 »
Tenta informar-te com o mecanico e questiona-o do porquê de ter optado por essa viscosidade...
Quando fizeres a revisão numa oficina autorizada, no final aborda sempre o mecânico e pergunta-lhe o que foi mudado, visto, etc etc etc... normalmente eles explicam tudinho...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk

Vou seguir esse conselho e como a oficina é perto de onde vivo amanha passo lá a questionar a situação do oleo para perceber o porquê de não seguir o que está no manual e que vantagem isso tem.

Obrigado :) (Uma pessoa nunca sabe o que é ou não um direito ou considerado ofensivo perguntar a um profissional que é neste caso um mecanico)

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Relanti da NMAX
« Responder #14 em: 16 de Junho de 2016, 01:37 »
Boas companheiro,
Perguntar é um direito teu e nunca deixes de o fazer quando todas as tuas dúvidas não estiverem esclarecidas.
Não te preocupes por isso e se pode ser considerado ofensivo para o mecânico ou oficina ou qualquer coisa do género etc...
Se eles assim pensaram então estão no negócio errado!

Sent from my Samsung S7 edge using Tapatalk


meneses85

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #15 em: 16 de Junho de 2016, 08:08 »
Boas companheiro,
Perguntar é um direito teu e nunca deixes de o fazer quando todas as tuas dúvidas não estiverem esclarecidas.
Não te preocupes por isso e se pode ser considerado ofensivo para o mecânico ou oficina ou qualquer coisa do género etc...
Se eles assim pensaram então estão no negócio errado!

Sent from my Samsung S7 edge using Tapatalk
x2

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk


Cat3pt

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #16 em: 16 de Junho de 2016, 13:12 »
Companheiros, eu entretanto no proprio dia tinha enviado e-mail para a BikeShop, e hoje de manha ainda antes de me levantar a cama, recebi a resposta do mecanico.

Eis a justificação:
''Bom dia.
Quanto à viscosidade do oleo, não há qualquer problema, visto ser um oleo que lubrifica carretos e rolamentos, não anda sujeito a grandes esforços nem altas temperaturas como acontece com o oleo do motor. Posso informá-lo que há marcas que para as mesmas funções  mandam utilizar um oleo de  viscosidade 90, e pela experiência que temos, para aquele tipo de lubrificação achamos que 10w30 é demasiado fino.''


Parece plausível? Não percebo nada de motas, mas para os entendidos, se for uma boa justificação, até poderei considerar então que o mecânico tomou uma ''decisão'' melhor do que a indicada pela marca. Ou então fez o contrário, mas eu não tenho experiência e ele tem.

Digam-me o que acham ;)

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #17 em: 16 de Junho de 2016, 14:05 »
Companheiros, eu entretanto no proprio dia tinha enviado e-mail para a BikeShop, e hoje de manha ainda antes de me levantar a cama, recebi a resposta do mecanico.

Eis a justificação:
''Bom dia.
Quanto à viscosidade do oleo, não há qualquer problema, visto ser um oleo que lubrifica carretos e rolamentos, não anda sujeito a grandes esforços nem altas temperaturas como acontece com o oleo do motor. Posso informá-lo que há marcas que para as mesmas funções  mandam utilizar um oleo de  viscosidade 90, e pela experiência que temos, para aquele tipo de lubrificação achamos que 10w30 é demasiado fino.''


Parece plausível? Não percebo nada de motas, mas para os entendidos, se for uma boa justificação, até poderei considerar então que o mecânico tomou uma ''decisão'' melhor do que a indicada pela marca. Ou então fez o contrário, mas eu não tenho experiência e ele tem.

Digam-me o que acham ;)

Não sou do mundo da mecânica mas da ciência e o que posso dizer é que tanto num caso como noutro o que nós achamos pouco ou nada significa porque temos de seguir as recomendações e "guidelines" que foram definidas por grupos de peritos que se dedicaram a cada um dos assuntos exaustivamente. Assim, não quero dizer que o óleo que colocaram vá estragar a transmissão mas quem são eles como oficina para fazerem diferente do que os engenheiros da marca recomendam?!

TMaxer

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #18 em: 16 de Junho de 2016, 14:59 »
Sim, tem razão naquilo que dizem  _pol_


Apesar de no manual dizer 10w40 (ou30) não tens problemas em usares no motor 20W50... provavelmente até será um motor que terá alguma resistência acrescida do que o óleo mais fino, sendo este obviamente melhor a frio  _pol_ mas pode ser perfeitamente utilizado sem prejuizo da mecanica  _pol_
 


E é verdade... tens scooters que usam oleos 75w/80w/90w e ate 120w nas caixas... no caso da Nmax (e da X) é usado o mesmo oleo do motor... isto tambem é feito para facilitar a vida da oficina pois o motor nao chega a gastar um frasco de 1 l e aproveitam o resto para a caixa.


Se te faz confusao ou deixa desconfortavel, da proxima mudanca especifica o oleo que queres  _pol_

Cat3pt

  • Visitante
Re: Relanti da NMAX
« Responder #19 em: 16 de Junho de 2016, 15:22 »
Obrigado a todos pelo feedback. Bem eu vou confiar no mecanico, pois ele tem experiencia, eu não tenho. No trabalhar da mota, não notei nada de pior, pelo contrário, está mais vivo o motor, não sei se da propria revisão em si, ou de alguma outra coisa, e se der problemas existe a garantia durante 2 anos, senão é ver o que dá, mas gostei da explicação do mecanico que me convenceu por agora :D