Autor Tópico: Rodagem PCX 125  (Lida 7816 vezes)

Offline Valter Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Marinha Grande
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125
Rodagem PCX 125
« em: 08 de Junho de 2016, 09:11 »
Boas,

Tenho uma PCX ha cerca de uma semana e claro ando na rodagem, já conta com 50km. Ando farto de pesquisar mas a informação que encontro e muito vaga em relação há rodagem de uma PCX.

Então tenho feito o seguinte, antes de sair de manhã deixo aquecer durante uns 30 /40 segundos e sigo viagem. Apanho alguns cruzamentos e semáforo, faço cerca de 2/3kms neste trajecto, sempre sem grandes acelerações e velocidade entre os 50/60, depois apanho uma "recta" de cerca de uns 3/4 kms e mantenho me nos 70/80 kmh, chego ao meu destino e espero uns 30/40 segundos até desligar.

Estarei eu a fazer bem?


Cumps, e bons kms  ;)  ;)

Enviado do meu LG-G2


protas

  • Visitante
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #1 em: 08 de Junho de 2016, 14:55 »
o segredo e não fazer acelerações bruscas ir aumentando e velocidade progressiva sem forçar. Depois da primeira revisão e sempre abrir, esta completamente solta ai por volta dos 5000km. Não esquecer de indo verificando o nivel de oleo e agua.
Boas curvas

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2016, 18:40 »
Estás a fazer bem sim, a parte de deixar ficar a trabalhar não lhe vejo justificação, mas deixa-lá trabalhar o tempo de calçar as luvas e não acelerar muito no início é o que faço sempre mesmo sem ser na rodagem. Mas rodagem é importante deixares subir a velocidade gradualmente sem ultrapassar o limite de rotações ( na pcx limite de velocidade porque não tens conta rotações)
Muito importante, como disse o protas. Verificar variações anormais de óleo ou barulhos que te pareçam estranhos. Mas pcx não costumam aparecer problemas, por alguma coisa é campeã de vendas à vários anos consecutivos  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #3 em: 08 de Junho de 2016, 19:07 »
Na minha humilde opinião,sim ,desde que não faças esforços,no final esperares um pouco antes de parar ,sabes quem agradece??
Os roletes do vareador pois ao ralenti conseguem baixar um pouco a temperatura e evitar as arestas que ganham tanto,ganha na mesma mas assim poupas um cadito..
Quando se para o motor em quente os roletes ao ficar na posição em que param com altas temperaturas,ganham essa cama ,não sei se me entenderam...

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #4 em: 08 de Junho de 2016, 20:51 »
Estás a fazer tudo bem. Até no facto de a deixares ligada um bocadinho no fim, há quem diga que é positivo, há quem diga que é irrelevante... mas como ninguém diz que faz mal, eu também o faço...

Offline Valter Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Marinha Grande
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #5 em: 09 de Junho de 2016, 10:18 »
Boas,

Obrigado pelas dicas, fico mais aliviado ao saber que não estou a fazer nada impróprio.
Tenho de ir ver/ pesquisar onde se vêem os níveis.

Cumps

Enviado do meu LG-G2


Capitão

  • Visitante
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #6 em: 02 de Julho de 2016, 09:41 »
Olá pessoal, sou novo neste forum.
Queria tirar uma duvida, se me puderem ajudar, agradecia :-)
Sou o feliz possuidor de uma pcx nova. Ainda não passei dos 60, velocidade a que rodo, a não ser por uns segundos até aos 70 e a descer uns segundos aos 80, em ambas as situações por muito pouco tempo mesmo, o tempo de la chegar e voltar a descer a velocidade.
No primeiro dia fiz 80 kms, repartidos por duas vezes, ou seja andei 40 e parei a pcx até arrefecer completamente, depois fiz mais 40, alguns troços a subir e outros a descer.
Mas ontem fiz 200 kms, até a serra da estrela, parei 20 minutos aos 60 kms, depois fiz mais 20 kms até ao Sabugueiro onde parei outros 15 a 20 minutos, uma paragem na Torre para um café.
regressei e voltei a parar 40 kms mais adiante por uma meia hora, e casa.
Será que fiz bem? Não terão sido muitos kms juntos? Há limite para kilometragem quando se está na rodagem, ou será só a velocidade e rotação do motor a parte mais importante?
Obrigado a todos pela atenção.
Boas curvas.
e regresso,

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2016, 09:50 »
Não existe problema nenhum para a rodagem.
Esses Kms que fizeste não são de maneira nenhuma excessivos, devendo haver uma alternância na velocidade ao longo da rodagem.

Não vejo problema nenhum em que faças até um pouco mais de velocidade por períodos de tempo curtos, evitando-se por agora o top-speed, as retomas de velocidade enrolando o punho direito com demasiada impetuosidade e os arranques a fundo.

De resto, é desfrutar.  _pol_

CoutoJr

  • Visitante
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #8 em: 02 de Julho de 2016, 09:54 »
Gabo-te a paciência porque 200kms num dia a velocidade média de 60 é obra.... Mas também não me parece mal o que tens feito. Diferentes tipos de estrada e tudo...


Sent from my iPad using Tapatalk

Capitão

  • Visitante
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #9 em: 02 de Julho de 2016, 12:37 »
Obrigado pela resposta amigos, fico mais descansado.
Quanta a paciência, costuma-se dizer que quem corre por gosto não cansa, e subir a serra da estrela e logo numa scooter nova é um verdadeiro prazer mesmo devagar, estava um dia lindo apesar de um pouco ventoso :-) Inspirei-me um pouco num video do youtube de um pcxista que andou pela europa em passeio:

Quero fazer uma boa rodagem, e não ultrapassar os 70 a 80 km/h nos primeiros 500 kms, depois ir subir gradualmente. Ou seja, não ultrapassar dois terços da rotação máxima do motor no inicio, variando a velocidade, e deixando-a chegar aos 70 a 80 em descida.
Depois dos 500 kms, ir subindo gradualmente, sem forçar e quando chegar aos 1000kms dar-lhe picos de velocidade sem permanecer muito tempo no red line, isto já com oleo novo . Pelo menos é a ideia que tenho de boa rodagem, não sei se concordam.
Abraço e boas curvas

CoutoJr

  • Visitante
Re: Rodagem PCX 125
« Responder #10 em: 02 de Julho de 2016, 13:35 »
Parece-me uma rodagem muito metódica e ficas com moto para muitos quilómetros ;).




Sent using Tapatalk