Autor Tópico: Primeira compra com zero experiencia  (Lida 7467 vezes)

Szenen

  • Visitante
Primeira compra com zero experiencia
« em: 07 de Junho de 2016, 12:11 »
Boas a todos!

Penso que um assunto como este mais vale perguntar aos entendidos do que fazer asneiras e depois entrar no arrependimento.
Já desde 2 anos (talvez mais ate) que ando com a ideia de arranjar algo que me compense mais a andar no porto do que um carro. Tive uma certa paixão assolapada pela PCX (125). Passado este tempo ainda a acho como o modelo de mota perfeita para mim (na minha ingénua opinião claro). No entanto, sempre que vejo uma maxiscooter fico a teimar que deveria ter algo maior que a PCX.
Muito resumidamente ando a procura de:

1- consumos, acho que é um dos fatores mais aliciantes porque a bolsa sente bastante o peso da gasolina;
2- potencial citadino mas com hipótese de dar umas curvas mais longas com uma pendura;
3- conforto/confiança, isto porque tenho já o calo de más experiências com certas marcas de carros...;
4- preço... isto todos queremos neh?
5- opcional, mas faz-me uma certa confusão, gostaria que tivesse túnel central e não um chão plano, tanto pela capacidade de arrumação como pela estética da coisa.

Os kms por dia laboral são por volta de 30 (15 ida, 15volta, mais coisa menos coisa) na mesma com 2 pessoas, e isto sem autoestrada. Mas gostava de poder pegar e ir dar uma volta maior e talvez fazer uns 50-70km de viagem por caminhos mais locais...

As 125 sempre estiveram debaixo de olho porque mais facilmente pegava numa sem necessidade de carta, mas a carta não é algo que esteja fora de questão.

A questão do preço é um tanto ou quanto relativa mas gostaria de não ultrapassar os 3000.
Ora o que eu vi e namorei até agora foi mais precisamente a PCX 125 (porque toda a gente diz ser o melhor...) e Daelim Steezer 125 S (encontrei no site e fiquei com os olhos em bico).

Mas como disse, isto é a minha opinião ingénua deste mundo e gostaria imenso de saber a vossa opinião  _lool_

Cumpts

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2016, 12:36 »
Viva companheiro
Há um outro aspecto, no campo da economia, que deverás ter em atenção, o espaçamento entre manutenções.
Dá uma volta pelos vários diários de bordo das máquinas que o pessoal aqui vai postando e ficarás com uma ideia mais clara.
 _convivio_
Rui

Szenen

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2016, 12:57 »
Boas Rui.

Isso foi sempre uma área que fiquei as escuras nas minhas pesquisas.
Antes de escrever andei pelo fórum e encontrei um post ate bastante composto
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27678.0.html#top

Infelizmente muito pouca informação andam nos sites das marcas em relação a este tópico.

Velasquez

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2016, 13:11 »
Boas e bem vindo!

No caso de casa-trabalho eu tb faço cerca de esses quilimetros +10 -10 pela marginal (nacional), a PCX chega e sobra nesse capitulo. É poupada, suave, tens um bom espaço para arrumos, Led (a noite é sempre uma mais valia na minha opiniao) e com vidro alto à frente fica um "must".
Para voltinhas maiores 50-70kms pode chegar mas não é a praia dela (refiro-me a AE ou via Rápida). Se realemente quiseres dar umas voltas com pendura tranquilo ao fds sem ae...dá, caso queiras fazer um pouvo de via rapida a tal proteccao, conforto p pendura não será o ideal e antes uma 250/300...no entanto tens sym e kymco (mais maxi scooter) que teem um comportamento superior em via rapida e tem outro conforto. E tal como tu aos 28 atirei.me para uma scooter sem ter exp e passado um ano ca estou numa Tracer..dps entranha-se :p..é parte daquilo q ocorreu cmg que partilho aqui contigo.  _pol_

Velasquez
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 13:21 por Velasquez »

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2016, 13:12 »
Boas, estás à procura de nova ou usada?

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2016, 13:18 »
Antes de escrever andei pelo fórum e encontrei um post ate bastante composto
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27678.0.html#top
Sim, mas para além desse fantástico post que o companheiro Sapiens nos disponibilizou, podes também procurar na área dos Diários de Bordo no separador "Marcas de Maxiscooters".
Rui

Szenen

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2016, 13:27 »
Boas, estás à procura de nova ou usada?

Boas Carla,

Preferia nova, mais porque tive más experiências no campo das 4 rodas em usados.
Mas não meto a hipótese de usada de parte, apenas fico com mais receio por não ter experiência e saber ver a olho nu o que esta perante mim.



Boas e bem vindo!

No caso de casa-trabalho eu tb faço cerca de esses quilimetros +10 -10 pela marginal (nacional), a PCX chega e sobra nesse capitulo. É poupada, suave, tens um bom espaço para arrumos, Led (a noite é sempre uma mais valia na minha opiniao) e com vidro alto à frente fica um "must".
Para voltinhas maiores 50-70kms pode chegar mas não é a praia dela (refiro-me a AE ou via Rápida). Se realemente quiseres dar umas voltas com pendura tranquilo ao fds sem ae...dá, caso queiras fazer um pouvo de via rapida a tal proteccao, conforto p pendura não será o ideal e antes uma 250/300...no entanto tens sym e kymco (mais maxi scooter) que teem um comportamento superior em via rapida e tem outro conforto. E tal como tu aos 28 atirei.me para uma scooter sem ter exp e passado um ano ca estou numa Tracer..dps entranha-se :p..é parte daquilo q ocorreu cmg que partilho aqui contigo.  _pol_

Velasquez

Boas velasquez,

Desde já obrigado pela partilha da tua experiência. Vou dar uma espreitadela nas sym e kymco como referiste. Algum modelo em especifico?
Espero pelo menos ter uma aventura igual ou semelhante á tua  _pol_
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 13:28 por omcj »

JViegas

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2016, 13:38 »
Olá e bem vindo ao CPM.
Espero que te sintas bem por esta nossa casa e que a faças igualmente tua.

Para além das recomendações que te estão a dar, recomendo-te, aliás, já te recomendaram: uma leitura atenta pelos DB (diários de bordo) dos proprietários dos modelos que tens como favoritos.

Este meu post serve igualmente para te dar mais pontos de reflexão e muito resumidamente o seguinte:

1º Será um veículo para todos os dias certo? Equipamento pessoal de segurança para ti e para o pendura. O equipamento motard não é barato, apesar de te poderes equipar com algumas centenas de euros. No entanto não esgotes o teu orçamento só na máquina, adquire equipamento que te dê garantias de segurança.

2º Apesar de gostares da PCX a mesma não vem equipada com ABS. Este item, para mim, é factor para considerar outras opções. Eu também gosto muito da PCX, no entanto existem outras alternativas nas 125 com este sistema, que lamento profundamente não estar implementado na PCX.

3º A compra em 2ª mão não é um mau negócio e terás certamente imensos companheiros que te dirão que as suas montadas foram adquiridas dessa forma. Tudo depende dos conhecimentos e da sorte que se tem. Como tiveste algumas experiências menos boas com enlatados saberás do que falo certamente.
Pessoalmente, se não tenho os conhecimentos, não confio muito na sorte.
Dito isto visita um stand que te inspire confiança. Este fórum tem parceiros que poderás e porque não deverás visitar para pelo menos esclarecer as tuas duvidas, e quem sabe até experimentar os veículos. Porque não experimentar?

4º Posto o atrás referido, convém, tal como já te referiram: ter atenção às despesas posteriores à aquisição do veículo, períodos de manutenção e custos, pois queres fazer uma escolha o mais racional possível não é?

5º Não tenhas problemas em experimentar scooters/maxiscooters de plano liso. Ficarás certamente surpreendido. Define prioridades, o que realmente desejas e terás que alinhar num compromisso pessoal. Tudo depende o que vais sacrificar com isso.

Boas escolhas. Escolhe elucidado e consciente pois irás viver diariamente com a escolha que irás fazer.
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 13:40 por JViegas »

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2016, 13:43 »
Tive uma PCX , e só posso dizer bem dela , o ponto forte são os consumos 2,2L aprox. No entanto não se pode ter tudo , passado  ano e meio achei que ficava curta , velocidade máxima 108 /110 ( isto varia do peso do condutor , se tem vidro alto ou não , nível da estrada , vento , etc ) no entanto na realidade vai mesmo a 100 ,o velocímetro tem um erro de quase 10 kms , vendi a PCX e  decidi comprar um x-max 250cc , que ja vai aos 120 / 130 , leva 2 pessoas e já não " sofre " tanto ,  no entanto no arranque penso que seja quase ela por ela , os consumos é que ja não é tão poupada como a PCX , anda a volta de 3,6 L.

Szenen

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #9 em: 07 de Junho de 2016, 17:14 »
Tive uma PCX , e só posso dizer bem dela , o ponto forte são os consumos 2,2L aprox. No entanto não se pode ter tudo , passado  ano e meio achei que ficava curta , velocidade máxima 108 /110 ( isto varia do peso do condutor , se tem vidro alto ou não , nível da estrada , vento , etc ) no entanto na realidade vai mesmo a 100 ,o velocímetro tem um erro de quase 10 kms , vendi a PCX e  decidi comprar um x-max 250cc , que ja vai aos 120 / 130 , leva 2 pessoas e já não " sofre " tanto ,  no entanto no arranque penso que seja quase ela por ela , os consumos é que ja não é tão poupada como a PCX , anda a volta de 3,6 L.

Boas Jose,

É exatamente isso que põe a PCX a brilhar aos meus olhos :p são consumos mesmo muito baixos para quem anda nos 7/8L... A velocidade não me chateia muito porque la esta, seria muito citadina, mas o conforto do pendura já é algo que me põe a pensar se será o melhor... é a minha luta interior... consumo bom vs conforto e potencia :p mesmo assim, 3.6L é metade do gasto que tenho agora :p

Olá e bem vindo ao CPM.
Espero que te sintas bem por esta nossa casa e que a faças igualmente tua.

Para além das recomendações que te estão a dar, recomendo-te, aliás, já te recomendaram: uma leitura atenta pelos DB (diários de bordo) dos proprietários dos modelos que tens como favoritos.

Este meu post serve igualmente para te dar mais pontos de reflexão e muito resumidamente o seguinte:

1º Será um veículo para todos os dias certo? Equipamento pessoal de segurança para ti e para o pendura. O equipamento motard não é barato, apesar de te poderes equipar com algumas centenas de euros. No entanto não esgotes o teu orçamento só na máquina, adquire equipamento que te dê garantias de segurança.

2º Apesar de gostares da PCX a mesma não vem equipada com ABS. Este item, para mim, é factor para considerar outras opções. Eu também gosto muito da PCX, no entanto existem outras alternativas nas 125 com este sistema, que lamento profundamente não estar implementado na PCX.

3º A compra em 2ª mão não é um mau negócio e terás certamente imensos companheiros que te dirão que as suas montadas foram adquiridas dessa forma. Tudo depende dos conhecimentos e da sorte que se tem. Como tiveste algumas experiências menos boas com enlatados saberás do que falo certamente.
Pessoalmente, se não tenho os conhecimentos, não confio muito na sorte.
Dito isto visita um stand que te inspire confiança. Este fórum tem parceiros que poderás e porque não deverás visitar para pelo menos esclarecer as tuas duvidas, e quem sabe até experimentar os veículos. Porque não experimentar?

4º Posto o atrás referido, convém, tal como já te referiram: ter atenção às despesas posteriores à aquisição do veículo, períodos de manutenção e custos, pois queres fazer uma escolha o mais racional possível não é?

5º Não tenhas problemas em experimentar scooters/maxiscooters de plano liso. Ficarás certamente surpreendido. Define prioridades, o que realmente desejas e terás que alinhar num compromisso pessoal. Tudo depende o que vais sacrificar com isso.

Boas escolhas. Escolhe elucidado e consciente pois irás viver diariamente com a escolha que irás fazer.

Boas JViegas,

Desde já agradeco a tua composta resposta. E com tal acho que me vou sentir mesmo bem por cá  _convivio_
Infelizmente não vejo muita info sobre a Daelim Steezer 125 S, vou tentar encontrar mais info porque chamou-me mesmo a atenção.
Deixa-me tentar por as respostas em tópicos também:
 1. Sim a ideia era ser um veículo para todos os dias (tirando chuva no inicio...). Em termos de equipamento ja temos nocao que vamos ter uma bela despesa também, dai queríamos (eu e a pendura haha) tentar arranjar a um preço mais económico e não sentir tanto a dor do investimento.

2. Lá está um ponto em que a experiência conta muito. Não faço a mínima qual é a diferença de comportamento que o ABS faz numa mota. O que me leva a pensar se deverei tirar a carta pelo sim pelo nao... :/

3. "Pessoalmente, se não tenho os conhecimentos, não confio muito na sorte." Idem idem , aspas aspas :) mas vou ver as parcerias :)

4. Como tinha já dito ao Rui, é um tema que era muito obscuro para mim e vou tentar saber mais sobre isso. Confesso que sabia que gastos de manutenção existem, mas não sei o quanto.

5. Como tinha dito é meramente estético... acho que fica mais "bonito" vah, mas não meto as de liso de parte por causa disso :)

Novamente, obrigado pelos vossos contributos _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2016, 18:58 »
Posso dizer apenas de minha experiência. Até hoje não tive nenhum caso que dissesse que me faltou o ABS, e ando na estrada com sol ou chuva, não deixo de levar a minha pcx mesmo com chuva intensa. O meu lema é que o principal elemento segurança está dentro do capacete  _pol_.  Mais importante que o ABS é a qualidade dos pneus, os de origem  (IRC) não são bons, na de 2017 já vêm Michelin. Não quero dizer que o ABS não seja importante mas trata-se de um modelo com apenas 130 kg que não dá mais de 100 km/h
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #11 em: 07 de Junho de 2016, 19:25 »
Creio que já tens suficientes pontos para uma nova análise, contudo a melhor recomendação que alguém te pode dar é, testa o máximo de modelos que puderes.
Todas elas têm rodas e guiador, mas vais ver que são diferentes entre si e cada modelo tem mais valias relativamente a outro.
Vou focar apenas os pontos mais relevantes que se mencionaram aqui.

Pcx? excelente máquina para cidade e não só. Vai para qualquer viagem sem medo. Conforto +- e para o pendura não é o melhor. Consoante peso e altura do condutor e pendura pode ser uma hipótese a considerar, ou não. Excelente consumo e plano de manutenção poupado.

Abs? uma mais valia sem dúvida, não deixaria de comprar a montada que gostasse por não o ter.

Plataforma plana vs tunel central? a plataforma plana tem vantagens na capacidade de carga, entre as pernas e roda mais alta, mais estabilidade e conforto a passar a buracada das nossas estradas. Como desvantagem da roda mais alta é geralmente menos espaço debaixo do banco.

Plano de manutenções? Este é um custo "escondido" na aquisição e muito mais frequente que num automóvel, por ex. Uma 125 pode mudar óleo entre 1000-8000km consoante o modelo. Mudança de correia entre 12000km-24000km consoante o modelo.

Ter um stand/agente/oficina perto tb pode ser importante, isto é uma máquina e precisa de manutenção e peças. As marcas mais baratas não são necessariamente mais baratas na manutenção...

Teste e experimenta o máximo que puderes, há muitos modelos por aí
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #12 em: 07 de Junho de 2016, 22:03 »
A nova medley está um must com abs de origem, espaço enorme debaixo do bando, excelentes consumos (abaixo dos 2,5l) e um design bem engraçado. A pcx tem a vantagem de desvalorizar pouco e para quem pretenda vender passado 1 ano perde 500 ou 600 euros, uma pequena parte do que perde na venda de qualquer outro modelo.

Szenen

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #13 em: 08 de Junho de 2016, 10:22 »
Agradeco a todos a vossa opiniao :)

A nova medley está um must com abs de origem, espaço enorme debaixo do bando, excelentes consumos (abaixo dos 2,5l) e um design bem engraçado. A pcx tem a vantagem de desvalorizar pouco e para quem pretenda vender passado 1 ano perde 500 ou 600 euros, uma pequena parte do que perde na venda de qualquer outro modelo.

Não conhecia mas fiquei bastante surpreendido :) Obrigado pela dica

Creio que já tens suficientes pontos para uma nova análise, contudo a melhor recomendação que alguém te pode dar é, testa o máximo de modelos que puderes.
Todas elas têm rodas e guiador, mas vais ver que são diferentes entre si e cada modelo tem mais valias relativamente a outro.
Vou focar apenas os pontos mais relevantes que se mencionaram aqui.

Pcx? excelente máquina para cidade e não só. Vai para qualquer viagem sem medo. Conforto +- e para o pendura não é o melhor. Consoante peso e altura do condutor e pendura pode ser uma hipótese a considerar, ou não. Excelente consumo e plano de manutenção poupado.

Abs? uma mais valia sem dúvida, não deixaria de comprar a montada que gostasse por não o ter.

Plataforma plana vs tunel central? a plataforma plana tem vantagens na capacidade de carga, entre as pernas e roda mais alta, mais estabilidade e conforto a passar a buracada das nossas estradas. Como desvantagem da roda mais alta é geralmente menos espaço debaixo do banco.

Plano de manutenções? Este é um custo "escondido" na aquisição e muito mais frequente que num automóvel, por ex. Uma 125 pode mudar óleo entre 1000-8000km consoante o modelo. Mudança de correia entre 12000km-24000km consoante o modelo.

Ter um stand/agente/oficina perto tb pode ser importante, isto é uma máquina e precisa de manutenção e peças. As marcas mais baratas não são necessariamente mais baratas na manutenção...

Teste e experimenta o máximo que puderes, há muitos modelos por aí



Vou seguir o teu concelho e testar. Preocupa-me bastante o conforto do pendura, ate porque as viagens diárias serão efetivamente sempre com 2 pessoas.
Onde eu estou até tenho bastantes stands de motas, honda, harley e afins xD

Mas até lá, penso mesmo que vou optar por tirar a carta e ficar mais "confiante" com a mota, para poder ir a stands e experimentar sem medos.

Ao menos agora, já me sinto mais informado :) Obrigado a todos pelo vosso input

tparracho

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #14 em: 08 de Junho de 2016, 11:16 »
Já agora, aproveito para te dar umas luzes sobre o efeito teórico do ABS nas motas.

Como sabes, o ABS é um sistema que não permite à roda bloquear aquando de uma travagem mais forte. Nas motas, significa que em principio conseguirás manter o equilíbrio e até fazer desvios enquanto efetuas uma travagem mais forte.

Pontos a reter:

- a travagem deve ser efetuada a direito, isto é, se estiveres a curvar com a mota inclinada, o ABS de pouco te servirá.
- motas sem ABS, com piso molhado ou condições de aderência deficientes, correm o risco da roda da frente bloquear enquanto se trava (e é exatamente na roda da frente que é mais perigoso que isso ocorra, pois o risco de a mota fugir para um dos lados é grande, havendo pouco que possas fazer)

(se houver alguma incorreção, agradeço que me corrijam)

Experiência pessoal:já tive mota sem ABS durante 2 anos e agora tenho com ABS. Com a mota sem ABS tive 1 único susto em que a roda da frente começou a fugir (piso molhado e sobre travagem) mas felizmente larguei o travão e ela recuperou a estabilidade. Não sei se tivesse ABS se o mesmo aconteceria ou não.

O ABS é um elemento de segurança no meu entender que traz valor a uma mota, mas não é imprescindível, prova disso são os milhares de companheiros que andam em PCX e não só. Como diz o PCXcool, muito importante é a forma como andas e te defendes das possíveis situações de risco.

Concordo com o Fastnet, o mais importante é testares as várias hipóteses e veres de qual gostas mais.

Já agora acrescento só mais uma informação: as motas ate 125cc também pagam IUC, sendo uma quantia quase irrisória de pouco mais do que 5€. Outros custos que terás de considerar é o seguro, que não tendo experiência nem histórico em 2 rodas, poderás ter o valor um pouco mais elevado (mas depende muito da seguradora)

PLC

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #15 em: 09 de Junho de 2016, 19:07 »
Nada melhor que os vídeos para mostrar a diferença;






pfreire

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #16 em: 09 de Junho de 2016, 22:26 »
Palavras para quê... esses vídeos foram excelentes.

folguer

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #17 em: 10 de Junho de 2016, 21:39 »
Como se pode ver nesses vídeos, não é preciso ir muito depressa (antes pelo contrário), para se perder facilmente o controlo da moto em piso molhado.

Com o piso molhado, basta aparecer um obstáculo de surpresa, como por exemplo um cão à nossa frente, aí a primeira reacção será pressionar com força os travões....

pfreire

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #18 em: 12 de Junho de 2016, 22:50 »
Estava uma s-wing no olx com abs bastante em conta. Se fores para usada, julgo que esta serve bem os propósitos de conforto, potência preços...

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Primeira compra com zero experiencia
« Responder #19 em: 15 de Junho de 2016, 11:08 »
Como se pode ver nesses vídeos, não é preciso ir muito depressa (antes pelo contrário), para se perder facilmente o controlo da moto em piso molhado.

Com o piso molhado, basta aparecer um obstáculo de surpresa, como por exemplo um cão à nossa frente, aí a primeira reacção será pressionar com força os travões....

Mas atenção que o abs só funciona a partir de determinada velocidade e se não me engano é a partir dos 20kmh a não ser que os novos sistemas da bosch já tenham eliminado este pormenor. Estes testes do abs também são feitos de propósito para beneficiar o sistema porque os pilotos aplicam a potência máxima de travagem sem dó nem piedade e com piso molhado a travagem numa moto ou carro sem abs tem de ser feita de outra forma! Com isto não estou a dizer que não defendo o abs porque é uma mais valia e em breve obrigatório em tudo mas da forma que falam parece que ter uma moto sem abs é uma sentença de morte quando já ando na estrada sem abs no carro ou moto desde 2007 sem qualquer contratempo e muitos outros andam desde muito antes e sem problemas.