Autor Tópico: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?  (Lida 11529 vezes)

Offline lmferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Beja
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC 750X ABS
Boa tarde
Não sei bem se é neste tópico que deva meter esta duvida, mas ai vai. A minha duvida é se é possível autenticar a carta de condução e o cartão de cidadão, de modo a andar com uma copia dos mesmos na moto. Ou seja, ter os originais em casa e andar com uma copia dos mesmos.
Alguém já fez este processo? Como se faz? Preços?

Obrigado.

Zarky27

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #1 em: 28 de Junho de 2016, 11:47 »
"Nada" substitui os documentos. O condutor tem que ser portador dos documentos que são pessoais e intransmissível, logo se o documento é teu e para andar contigo não faz sentido algum apresentares uma cópia. So substitui a carta uma guia de substituição passada pela GNR PSP ANSR E IMT.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #2 em: 29 de Junho de 2016, 09:01 »
Uma cópia autenticada em pública forma tem o mesmo valor que um original. Preços não sei, informa-te num notário.
Mas não acho nada prático andar com duas folhas A4 em vez de um documento do tamanho de um cartão multibanco.

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk


Offline lmferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Beja
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC 750X ABS
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #3 em: 29 de Junho de 2016, 09:45 »
Não é legal. Já me informei com as autoridades e copias, autenticadas ou nao autenticadas, nao é legal.

Zarky27

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #4 em: 29 de Junho de 2016, 11:31 »
Não se pode copiar um cartão...  Se é papel autenticas papel, um cartão não.
Mais uma vez,  pessoal e intransmissível, não é para andar com outras pessoas.

Offline lmferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Beja
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC 750X ABS
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #5 em: 29 de Junho de 2016, 16:28 »
Nem cartao nem papel. Quando tirei a carta quase a 20 anos andei uns tempos com a carta e o BI como copia autenticado.

Atualmente nao e legal nenhum deles.

Zarky27

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #6 em: 29 de Junho de 2016, 20:33 »
Papel referia-me a folhas e não carta em papel ehehe

Offline lmferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Beja
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC 750X ABS
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #7 em: 30 de Junho de 2016, 09:51 »
Pois, de todo o modo, nao e permitido andar sem documentos originais, seja quais forem.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #8 em: 30 de Junho de 2016, 10:54 »
Agora é ilegal andar com documentos copiados, ainda ontem estive no notário para venda de uma viatura e fiz essa pergunta.

Assim como não nos podem exigir o cartão de cidadão para tirar cópias, só com o nosso consentimento.

http://pplware.sapo.pt/informacao/cartao-cidadao-tirar-fotocopia-do-podera-dar-multa-ate-750e/


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #9 em: 30 de Junho de 2016, 12:39 »
Isto foi dito pela Ministra em Abril mas ninguem acreditou, agora vamos ver como é.

A maioria das pessoas desconhecia esta proibição descrita no Decreto-Lei n.o 7/2007 de 5 de Fevereiro.

Como já foi dito aqui, so com consentimento do proprio.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #10 em: 01 de Julho de 2016, 07:48 »
A prática de tirar fotocópia do cartão de cidadão/bilhete de identidade começa logo nos serviços públicos que, supostamente, deveriam cumprir com a lei  _pensador_

E quando nos pedem a declaração de IRS para tratar de qualquer coisa  _Rolley_ _Rolley_

Voltando ao assunto, antigamente era possivel fazer isso desde que as cópias estivessem reconhecidas pelo notário. Presentemente já não é assim.

Offline lmferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 31
  • Localidade: Beja
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC 750X ABS
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #11 em: 01 de Julho de 2016, 09:35 »
Não é permitido tirar copias nem a pessoa levar copias e isso? ou seja qualquer copia dos cartoes é ilegal?

Zarky27

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #12 em: 01 de Julho de 2016, 10:12 »
Para efeitos de fiscalização no âmbito do código da estrada o condutor tem que apresentar os originais do cartão de cidadão ou bi mais nif, carta de condução, certificado de seguros válido, certificado de matrícula ou livrete e registo de propriedade, e quando aplicável a ficha de inspeção.
Caso não andem com os originais destes documentos ficam sujeitos a que vos seja passado um aviso de apresentação de documentos cuja coima varia entre os 30 e 60 € dependendo to tempo que demoram a apresentar.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #13 em: 01 de Julho de 2016, 12:33 »
Não é permitido tirar copias nem a pessoa levar copias e isso? ou seja qualquer copia dos cartoes é ilegal?

Yup  _pol_

Podem tirar os dados que quiserem e necessitarem (escrevam onde quiserem), mas não podem tirar cópias.

Como exemplo, posso dizer que a minha mãe tem uma loja que aluga. No ano passado, apareceu uma inquilina que queria alugar a loja para montar o seu negócio. Foi feito o contrato de arrendamento, que foi registado nas finanças, etc etc.

Passado 2 meses, nem a  loja abria nem a inquilina pagava a renda. A minha mãe pos-se em campo para accionar a ordem de despejo, mas não se conseguia entrar em contacto com a Srª.

Passados 10 ou 11 meses, a minha mãe recebe uma carta para ir ao posto da GNR local prestar declarações. Como tem 81 anos, ficou toda atarantada pois não fazia ideia sobre o que tinha de prestar declarações. Antes de ela se deslocar ao posto da GNR, fui lá eu tentar saber o que se passava. A explicação que me deram foi simples: A inquilina tinha feito o contrato da luz em nome de outra pessoa, tendo apresentado cópia do CC dessa pessoa e falsificou a assinatura do mesmo... e a EDP apresentava a conta da luz a essa pessoa que dizia que não tinha feito nenhum contrato com eles e, por isso, não pagava a conta. Essa mesma pessoa, acabou por fazer uma queixa crime na policia, e a minha mãe, sem ter nada a haver com isto, teve de ir prestar declarações pois é a proprietária da loja.
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 12:43 por pjmartinho »

Ricardo Castro

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #14 em: 02 de Julho de 2016, 23:39 »
Como aqui já foi dito, as cópias não são válidas perante as autoridades e se isso acontecer levam com a tal apresentação de documentos e são pelo menos 30€!


"Nada" substitui os documentos. O condutor tem que ser portador dos documentos que são pessoais e intransmissível, logo se o documento é teu e para andar contigo não faz sentido algum apresentares uma cópia. So substitui a carta uma guia de substituição passada pela GNR PSP ANSR E IMT.

E peço desculpa pelo off-topic, mas a ANSR passa Guias de Substituição!?
« Última modificação: 02 de Julho de 2016, 23:46 por omcj »

Zarky27

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #15 em: 03 de Julho de 2016, 02:34 »
É a entidade reguladora, logo apesar de não ser comum tem competência para.

Ricardo Castro

  • Visitante
Re: Cópia de Carta de Condução / Cartão de Cidadão é Permitido?
« Responder #16 em: 04 de Julho de 2016, 04:13 »
Pode sim senhor....não é usual,mas pode!!!
Como foi a primeira vez que "ouvi falar" disso nesse sentido, fiquei na dúvida...desculpa e obrigado pelo esclarecimento!