Autor Tópico: [ YAMAHA] Trocar Lampadas traseiras e Interruptor Stop X-Max  (Lida 3186 vezes)

CoutoJr

  • Visitante
Boas noites a todos,

Como tinha dito no meu post de apresentação gosto muito de ler e sorver informação de fóruns e contribuir quando acho que pode ser algo minimamente produtivo e útil para alguém.

Por isso venho partilhar duas pequenas reparações que fiz hoje na X-Max. Coisas simples mas que podem evitar uma ida à oficina e ganhar alguma dose de satisfação por um trabalho bem feito.

Começando pelo mais simples: Material necessário para as duas operações



Chave philips e fita cola

Passo então para a troca do interruptor.

No meu caso a troca foi motivada porque só conseguia ligar a mota com a manete esquerda e se travasse só com o travão da frente não accionava o sinal de travagem. Ora se falhasse a outra manete ficava... pendurado na altura de ligar a mota.



Aqui temos o interruptor a trocar





1º Passo - Começar por prender a manete em modo de travagem - no meu caso usei fita cola e dá jeito para depois colocar o interruptor novo. Para não deixar marcas de cola na manete ou punho fiz as voltas com o lado da cola para cima.





2º Passo - Com a chave philips tirar o único parafuso que segura o sensor e desligar as duas fichas posteriormente. Fiz desta forma para garantir que o switch não me caía para dentro do guiador.





3º Passo - Colocar o novo interruptor - Se repararem pela foto consegue-se ver onde o picoleto do interruptor deve encaixar. A minha recomendação é apontarem primeiro o parafuso sem se preocuparem muito com a posição do sensor e só depois é que o encaixam bem. E está feito.





Trocar Lâmpadas Traseiras

O manual recomenda que seja feito de outra forma mas pareceu-me mais correto fazer assim porque tem-se mais espaço.





Abrir o banco e retirar os quatro parafusos indicados nas imagens para poder retirar a tampa traseira





Retirar a tampa com cuidado e memorizar a posição em que estavam os cabos para depois colocar da mesma forma. Depois tirar os três parafusos indicados na imagem e retirar o farol para fora.




Retirar a capa de borracha virando o farol de pernas para o ar





Carregar na pataleta indicada e facilmente teremos acesso às lâmpadas que só têm uma posição correta para entrar.

Montar tudo na ordem inversa e ter muito cuidado com os apertos nas partes plásticas. Costumo apontar e apertar com os dedos para apontar tudo e garantir que tudo encaixa bem e só depois dou apertos finais.


Cumprimentos a todos,

CoutoJr