Basicamente tens 2 tipos de pastilhas: as sinterizadas e as organicas...
Muito rapidamente, a diferença é que as primeiras são fabricadas de uma amalgama de metais e sao fixas no backplate usando pressao e calor, as organicas sao constituidas por um mix de fibras e alguns metais que sao misturados numa resina que depois fica colada no plate.
A diferenca é que as sinterizadas sao mais agressivas e provocao maior gasto nos discos, mas sao mais eficazes a quente e tem uma maior duracao. Alguns composto mais racing podem nao funcionar a frio
As organicas, ha de varios tipos: "simples", ceramicas, carbono, etc... geralmente tem menores valores de coeficiente de fricao e funcionam melhor a frio
se aquecem muito, geralmente gastam-se muito depressa e nao sao muito eficazes... geramente oferecem uma travagem mais modulavel e com menor bite inicial.
Na Tmax à frente uso as sinterizadas no verao e EBC organicas carbono (SFAC) no inverno. Atras apenas uso organicas.
De futuro eventualmente usarei apenas sinterizadas à frente... em termos de marcas, ha varias: Brembo, EBC, Ferodo, Gold, etc... Tanto a EBC como a Brembo tem bons produtos de substituicao, com a grande vantagem de serem bem mais baratos: enquanto que umas Yamaha custam 50/60 € as EBC equivalentes custam para aí uns 15
Le aqui que acho que desenvolvi mais:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.msg50011009.html#msg50011009