Autor Tópico: O que se ganha com escapes de rendimento?  (Lida 24805 vezes)

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
O que se ganha com escapes de rendimento?
« em: 30 de Maio de 2016, 23:07 »
Não consigo grande informação na net sobre este assunto que até me parece ser algo polémico.

Vejo pessoas a gastarem pequenas fortunas com sistemas de escape de rendimento, uns mais outros menos conhecidos, às vezes custam 1/5 do valor da mota/scooter...

Mas o que de facto se ganha com isso? Só um escape de rendimento tipo Akrap ou Arrow é suficiente para numa scooter de 400cc por exemplo se sentir diferença? Ou estamos apenas a mudar a "banda sonora" da nossa scooter?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2016, 08:12 »
Ora uma boa questão e de interesse comum e polémico.
Pelo que sei ,só a colocação de uma linha de escape o ganho é só em alta ,os entendidos ainda dizem que de nada vale a pela o motor ter saída se nao tem entrada.. fato que é verdade,por ex numa 50 se metemos só o escape ela mal arranca mas assim que chega aquela rpm parece que tem turbo,tem de se colocar molas de embraiagem,vareador para ficar bem feito e mexer na mistura de ar gasolina,ja na electrónicas se der para ir a injeção melhor,mas o ganho continua sempre em alta faixa de rpm
Na cbf 125 por exemplo a marca desaconselha o seu uso pois fica sem baixa e a mota está feita para baixa /média rpm....
Ns kymco e ainda ontem  falei com um entendido na matéria e marca,so o escape sem mais nada não vale a pena.
Resumindo não vale a pena o motor ter a saída mais aberta se na entrada o ar/combustivel é igual.. .

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2016, 08:20 »
X2

Exactamente o que o Marco acaba de explicar.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline tma254763

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 203
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S 750
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2016, 10:06 »
Boas bom topico,

Eu  penso que aquilo que ganhamos em parte será :   segurança passiva/estetica e se calhar por ultimo algum rendimento.

Boas curvas
Kymco DOWNTOWN 300i ABS
Honda Silver Wing 400 cc

Honda Integra S 750

Wilaxxx

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2016, 10:35 »
Também temos a questão da redução de peso, embora que significativo numa 125cc já se nota menos 2 ou 3kg.
Mas pelo preço que custam estes escapes e pelos motivos que o MPANEVES referiu não acredito que seja por isso que os comprem, a principal razão na compra do escape devera ser estética e barulho.

raphha

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2016, 11:05 »
Eu que tenho a linha completa da Arrow te digo, não dá rendimento nenhum! A unica coisa boa é o facto do barulho ser bem mais bonito.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #6 em: 31 de Maio de 2016, 11:47 »
Eu que tenho a linha completa da Arrow te digo, não dá rendimento nenhum! A unica coisa boa é o facto do barulho ser bem mais bonito.
E eu que o diga,100 km atrás de ti....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

raphha

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #7 em: 31 de Maio de 2016, 11:48 »
Ahahah desculpa lá Marco _lol_


Enviado do meu Nokia 3310 usando o Tapatalk

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #8 em: 31 de Maio de 2016, 15:55 »
Na realidade, o que um bom escape aftermarket poderá fazer é : afetar o minimo possível o rendimento máximo que o motor pode dar mas não vai dar cavalos extra ( só aparentemente ) mas sim, retirar apenas um pony ou metade de um pony,hehe........ agora, o som e a estética além do menor peso irão dar + estilo _pol_
Claro que para certos motards ( eu incluído ) dar 1000 mokas +- por 1 akra ou 1 Yoshimura só para ficar com a menina + artilhada ( estética e som) não obrigado, mas atenção, respeito todos aqueles que pensem diferente aqui do je.
1 abraço.
Scooterado  scooter_ _slb_ 35
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #9 em: 31 de Maio de 2016, 17:21 »
Com a nova lei de inspeção nas motas não vale a pena alterar nada, se não chumba na inspeção apanha-se multa
numa operação stop.  Enfim............ _policia_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

João Martins

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #10 em: 31 de Maio de 2016, 19:16 »
Com a nova lei de inspeção nas motas não vale a pena alterar nada, se não chumba na inspeção apanha-se multa
numa operação stop.  Enfim............ _policia_

Acho que existem escapes homologados para o efeito, pelo menos o meu akra é (desde que compre o catalisador)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #11 em: 31 de Maio de 2016, 19:16 »
...Se for homologado como os Akrapovic e outros ( versão para estrada - há outras para circuitos/competição ) não haverá problema com as futuras inspeções mas se começarem a tirar o miolo do escape e outras mods aí, levarão com a NEGA oficial.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_ 35
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

TMaxer

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #12 em: 31 de Maio de 2016, 22:09 »
À mecanica quase que se pode aplicar a lei de Lavoisier...



No caso dos escapes, a maioria dos aftermarkets faz uso de caixas de ressonancia, utiliza materiais que tem diferentes características de conducao do som e mais importante: geralmente usam tubo interior com uma seccao superior à OEM.


Isto faz com que o motor respire melhor mas medias/altas (mais altas), como consequência os ganhos aparecem nessa banda de potencia e à custa de algumas percas noutra zona da banda (geralmente baixas rotações, pois o aumento de seccao baixa o fluxo de dos gases, causando disturbios na forma como os gazes entram e saem na camera de combustao sobretudo a baixos regimes)  _pol_


Recapitulando:

Escape aftermarket:



- melhor look  _pol_
- melhor sonoridade  _pol_
- valorizacao da scooter  _pol_
- aumento de seguranca   _pol_
- menos peso  _pol_
- hipotetico (ou real) ganho em alguma zona da regime de funcionamento do motor   _pol_


- eventual perca de potencia/binario em alguma zona do regime de funcionamento do motor  _thumbdown_
- preco  _thumbdown_

interceptor

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #13 em: 31 de Maio de 2016, 23:24 »
 Um aspecto que está a ser desvalorizado até agora é o impacto hambiental.

As restrições ao impacto que as emissões poluentes provocam estão no escape, ao alterar o escape essas restrições deixam de existir. Acho que também deve ser um aspecto a ter em conta na altura de alterar o escape.

S800

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #14 em: 31 de Maio de 2016, 23:39 »
Em regra, barulho.

Nas 4T os ganhos com escapes, em regra, são diminutos. O que se ganha em algumas bandas de rotação perde-se noutras se as alterações se resumem ao escape. E é impressionante a simplicidade (e falta de qualidade) de muitos escapes de largas centenas de euros.

NAs 2T a fruta já é outra.

Na minha 200, que nem 2 anos tem, o anterior dono dela gastou quase 40% do preço da scooter (!!!) em upgrades mecânicos, entre eles o escape. A performance não cresceu 40%, como é óbvio. (e ainda bem, se não morria naquilo na 1ª curva...


Nuno23

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #15 em: 31 de Maio de 2016, 23:53 »
Eu na minha x max optei por colocar um malossi super satisfeito ganhas vs perdas  barulho a maneira ja nao parece um aspirador look mais vistoso perdas talvez maior consumo pois anda se com o punho mais enrolado no fundo valeu a pena o investimento

TMaxer

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #16 em: 01 de Junho de 2016, 00:16 »
Em regra, barulho.

Nas 4T os ganhos com escapes, em regra, são diminutos. O que se ganha em algumas bandas de rotação perde-se noutras se as alterações se resumem ao escape. E é impressionante a simplicidade (e falta de qualidade) de muitos escapes de largas centenas de euros.

NAs 2T a fruta já é outra.

Na minha 200, que nem 2 anos tem, o anterior dono dela gastou quase 40% do preço da scooter (!!!) em upgrades mecânicos, entre eles o escape. A performance não cresceu 40%, como é óbvio. (e ainda bem, se não morria naquilo na 1ª curva...


Exactamente... Os motores a 2t sao particularmente caprichosos em 2 coisas: a medida do escape desde o inicio do colector ate ao fim da 1ª curvas e o comprimento total do escape  _pol_


A distancia à primeira curva tem uma pequena margem de funcionamento de poucos centimetros... quanto mais longo mais a curva de binario desce na banda, e o contrario tem o efeito inverso  _pol_

TMaxer

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #17 em: 01 de Junho de 2016, 00:23 »
Um aspecto que está a ser desvalorizado até agora é o impacto hambiental.

As restrições ao impacto que as emissões poluentes provocam estão no escape, ao alterar o escape essas restrições deixam de existir. Acho que também deve ser um aspecto a ter em conta na altura de alterar o escape.


Se o escape aftermarket tiver catalisador não há problema  _Rolley_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #18 em: 01 de Junho de 2016, 08:08 »

Exactamente... Os motores a 2t sao particularmente caprichosos em 2 coisas: a medida do escape desde o inicio do colector ate ao fim da 1ª curvas e o comprimento total do escape  _pol_


A distancia à primeira curva tem uma pequena margem de funcionamento de poucos centimetros... quanto mais longo mais a curva de binario desce na banda, e o contrario tem o efeito inverso  _pol_
Aqui posso dizer com certeza que a Aerox que preparei a uns anos o de rendimento era show mas aí está do meio para cima parecia uma yz o seu miolo só durava 500 km e depois tinha de por lã nova,ja com o de origem tinha tudo baixa ,média,alta,sustos,etc e estou a falar de um motor preparado com 14 cv e tudo a 70 cc
Se aquilo andava.... aliás ainda anda como a deixei....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

interceptor

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #19 em: 01 de Junho de 2016, 08:39 »

Se o escape aftermarket tiver catalisador não há problema  _Rolley_
Ninguém compra o catalisador... E poluição sonora também traz prejuízos

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #20 em: 01 de Junho de 2016, 10:33 »
À mecanica quase que se pode aplicar a lei de Lavoisier...



No caso dos escapes, a maioria dos aftermarkets faz uso de caixas de ressonancia, utiliza materiais que tem diferentes características de conducao do som e mais importante: geralmente usam tubo interior com uma seccao superior à OEM.

Isto faz com que o motor respire melhor mas medias/altas (mais altas), como consequência os ganhos aparecem nessa banda de potencia e à custa de algumas percas noutra zona da banda (geralmente baixas rotações, pois o aumento de seccao baixa o fluxo de dos gases, causando disturbios na forma como os gazes entram e saem na camera de combustao sobretudo a baixos regimes)  _pol_


Viva Tmaxer

Sigo sempre os teus posts com atenção, trazes sempre informação interessante e esclareces o pessoal.
Neste caso, não estás 100% certo.

O escape funciona de uma maneira contra-intuitiva. Na verdade, os escapes "de rendimento" têm uma secção menor que os de origem.

Quando os gazes de escape saem do motor levam uma certa velocidade e inercia. O diâmetro do escape (não falo do silenciador, falo do "tubo" que liga o motor ao silenciador) determina a velocidade a que os gases circulam.
Desta forma a válvula de escape abre, os gases saem e circulam no escape a uma certa velocidade.
Entretanto a válvula de escape fecha mas os gases continuam a circular no escape devido ao efeito de inercia inerente a qualquer massa.
Desta forma, atrás dos gases que circulam no escape começa a formar-se uma zona de baixa pressão.
Essa baixa pressão vai crescendo de forma  inversamente proporcional à velocidade dos gases. Quando estes param essa baixa pressão atinge o valor máximo. Idealmente, esse seria o ponto perfeito para a válvula de escape abrir e repetir o ciclo. Desta forma os cases de escape não encontram qq resistência para saírem do cilindro, são como que "sugados" pela baixa pressão existente no escape.

Do mesmo modo, imagina que os gases de escape viajam pelo "tubo", vão criando a tal zona de baixa pressão até que param e essa mesma baixa pressão começa a puxar os gases para trás e próximo ciclo de escape quando a válvula abre, ao invés de encontrar um "vácuo", encontra uma alta pressão e gases a circularem no sentido inverso.
Este efeito dificulta  a ascensão do pistão e, consequentemente, diminui a potência do motor.

A Yamaha foi pioneira - e mais tarde  por todas imitada - neste campo com o sistema EXUP  (exhaust ultimate power valve)

Criaram um sistema de escape mais estreito que faz circular os gases mais depressa para beneficiar a potência em altas e incluíram no escape uma válvula especial montada num difusor que tapa parte do escape em baixas rotações para baixar a velocidade dos gases de escape. Espertos, os rapazes...



Desta forma se mudam os escape original por um "de rendimento" o que estão a fazer é modificar a curva de potência do motor, é tirar potência de um lado para por no outro.
O pior é que tiram 20% de um lado para porem 1% noutro.
A meu ver, completamente inútil.

Acreditem, os engenheiros da Honda, Yamaha, etc. não são parvos. Se houvesse uma maneira tão simples como fazer outro escapa para, por ex., a PCX que lhe desse mais um CV ou dois, vinha assim de origem.

Bebam uma cervejas e esqueçam os escapes, já anda por aí muita malta a fazer barulho...
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 10:41 por Mercurio »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #21 em: 01 de Junho de 2016, 10:44 »
Sim, Mercúrio, mas os Akrapovič são tão bonitos... _Rolley_


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

TMaxer

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #22 em: 01 de Junho de 2016, 10:59 »
Mercúrio,


Eu sei isso que descreveste, mas não me quis alongar tanto na explicação  _pol_ quanto maior a largura, menor a velocidade logo e a tal inércia que resiste a cada pulso de escape... 


O escape oem na verdade é o que está otimizado para um melhor rendimento... O que não quer dizer que não se tirem vantagens de um de rendimento, pois se for um escape bom e bem feito o que perdes num sítio até podes ganhar mais noutro sítio...  _pol_

Marco46

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #23 em: 01 de Junho de 2016, 14:38 »

Basicamente o ganho de potencia é por volta de 1, 1.5CV mas em Cc´s Superiores a 125´s.

Contudo e sem me alongar muito, é o que o Tmaxer referiu



O resto é contigo  _pol_

meneses85

  • Visitante
Re: O que se ganha com escapes de rendimento?
« Responder #24 em: 01 de Junho de 2016, 15:47 »
Eu na minha MT07 coloquei um Akra, não sei se ganhei algum rendimento ou não, mas eu primo bastante e principalmente pela minha segurança...
O cagaçal que faz não vai fazer com que deixe de acontecer alguma coisa como é óbvio, mas ajuda em muito na circulação diária.
O que trazia de origem mal se ouvia e isso para andar entre o trânsito, para mim é um perigo enorme, daí ter optado por colocar um Akra, algo caro sim, mas de marca reconhecida e que não irá "estragar" os motores das motas (neste caso da Yamaha).
Não tenho catalizador nem muito menos o dB colocados, mas quando tiverem as inspecções à porta e for altura de lá ir, como eu costumo dizer, "não passa a bem passa a mal...". Não vou estar a tirar o Akra e a colocar o de origem só para lá ir.
Quanto às Operações STOP, nunca vi/li relatos de alguém a dizer que foi multado ou que multou alguém por ter o escape alterado... Agora se disserem que podem existir Operações STOP destinadas para isso (caso das operações surpresas aos Street Racers e a concentrações Tuning), acredito que hajam... ;)