Autor Tópico: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?  (Lida 20821 vezes)

tparracho

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #25 em: 30 de Maio de 2016, 10:48 »
Nuno, vou tentar ir de encontro a algumas das tuas questões, de forma o mais sintética possível.

- Conforto: o banco das scooters é mais confortável do que o da NC, tanto para pendura como para condutor (sobretudo para quem faz muitos quilómetros). Mas, a NC, por ter rodas de maior diâmetro, absorve melhor as estradas em mau piso do que uma scooter de rodas pequenas.

- Posição de condução: nas scooters a posição de condução é bastante diferente de uma mota tradicional, como é o caso das NC (excepto a integra). É mais vocacionada para conforto, ao passo que numa mota tradicional é uma posição mais convidativa para quem gosta de curvar. Embora nas motas não chegue a ser desconfortável.

- Proteção aerodinâmica: nas scooters é muito superior à das motas tradicionais, sobretudo na parte inferior do corpo. Especialmente no inverno, terás de ter equipamento apropriado (botas e calças) para fazer face ao frio e chuva.

- Consumos: A NC é provavelmente a mais poupada de todas as já mencionadas, mas se a nossa condução não for exigente, isto é, se não andares de punho trancado e em velocidades constantemente superiores a 120km/h. Fazendo acelerações mais puxadas e andando em velocidades constantes acima dos 120 os consumos da NC sobem para os 4l/100 ou mais.

- Revisões: A NC faz revisões de 12.000 em 12.000km mas tens de ir fazendo a manutenção da corrente preferencialmente a cada 1000km. Um bom óleo de corrente custa à volta de 15€, e sinceramente não te sei dizer para quantas aplicações dá (nunca prestei atenção).

- IUC: a NC paga cerca de 50€ de IUC (este ano ainda não vi quanto é, ou se já aumentou).

- Em termos de problemas, até ao momento não tive nenhum, mas também a minha ainda é jovem, só conta com cerca de 34.000km. Teve que trocar o kit de transmissão há cerca de 5.000km, mas nas scooters a troca de correia também é algo com que tens de contar de x em x quilómetros. Embora me pareça que o custo dos kits de transmissão de corrente seja um pouco superior ao das correias das scooters. No meu caso paguei 195€, mas já houve quem pagasse menos (pianoman).

- Espaço de arrumação: a NC tem met-in que dá perfeitamente para um capacete. Mas deverás necessitar de top case para teres mais espaço de carga.

Tentei fazer-te um resumo de principais aspectos a teres na decisão. Foquei-me na NC, porque é a que conheço de experiência própria.

Mas o melhor conselho que te dou é o de experimentares aquelas que pensas vir a comprar, pois só assim poderás decidir melhor.

Offline moto2cool

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #26 em: 30 de Maio de 2016, 18:25 »
IUC para motas após 1996

De 120 até 250              5,52€   
Mais de 250 até 350       7,81€   
Mais de 350 até 500     18,86€   
Mais de 500 até 750     56,68€   
Mais de 750               123,08€
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 18:26 por pcxcool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nunomt

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #27 em: 30 de Maio de 2016, 22:27 »
IUC para motas após 1996

De 120 até 250              5,52€   
Mais de 250 até 350       7,81€   
Mais de 350 até 500     18,86€   
Mais de 500 até 750     56,68€   
Mais de 750               123,08€

Fogo... acima de 500cc até doi :)

Offline nunomt

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #28 em: 30 de Maio de 2016, 22:30 »
Hoje estive no concessionário Linhaway, queria ver a Sym Maxsym que eles lá tinham. Fui muito bem recebido, embora tentassem desvalorizar imenso a minha GTS para o negócio.

Não consegui montar a Maxym pois tal era a confusão de motas no stand quase encavalitadas umas nas outras, Mas fiquei com a ideia de que aquilo é GRANDE. Parece um navio tipo porta contentores :)

Marco46

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #29 em: 01 de Junho de 2016, 14:34 »

Vai ao Franklinmotos na Povoa de Santa Iria, diz que vais da parte do Marco da Vodafone e testa a Xciting 400 Negro Mate que ele lá tem!



 _convivio_

Offline nunomt

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #30 em: 02 de Junho de 2016, 00:16 »
Vai ao Franklinmotos na Povoa de Santa Iria, diz que vais da parte do Marco da Vodafone e testa a Xciting 400 Negro Mate que ele lá tem!



 _convivio_

Excelente Marco. Obrigado.

Offline nunomt

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #31 em: 26 de Junho de 2016, 16:01 »
Bem neste momento estou a tirar a carta, ainda não posso andar a experimentar modelos, mas a demanda para encontrar a próxima montada está no ar  _careta_

Um modelo que não tinha ponderado mas que vi a um preço aceitável foi uma Xmax usada, apesar de ser de 1013 e eu em principio queria que no máximo fosse de 2014. Mas quando a vi pessoalmente percebi uma coisa: em termos de tamanho e espaço para as pernas pareceu-me muito menos generosa que a Maxsym. Algum companheiro pode confirmar isso, se já esteve montado em ambas?

Neste momento a minha dúvida continua a recair sobre a Maxsym 400 ou Kymco Xciting 400... Tem sido difícil encontrar a Maxsym 400 com abs em segunda mão... E também pelo que já foi rferiod aqui anteriormente por uma questão de preço... começo a ponderar a Maxsym 600 ABS (ou a versão executive) pois a diferença de preço é relativamente pequena e tenho visto algumas com pouco tempo (1 a 2 anos) a preços convidativos. Se a diferença de consumo não for mais do que 1l por cada 100km... ainda me deixo levar pelo coração :)

FARMOBOY83

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #32 em: 26 de Junho de 2016, 20:47 »
Bem neste momento estou a tirar a carta, ainda não posso andar a experimentar modelos, mas a demanda para encontrar a próxima montada está no ar  _careta_

Um modelo que não tinha ponderado mas que vi a um preço aceitável foi uma Xmax usada, apesar de ser de 1013 e eu em principio queria que no máximo fosse de 2014. Mas quando a vi pessoalmente percebi uma coisa: em termos de tamanho e espaço para as pernas pareceu-me muito menos generosa que a Maxsym. Algum companheiro pode confirmar isso, se já esteve montado em ambas?

Neste momento a minha dúvida continua a recair sobre a Maxsym 400 ou Kymco Xciting 400... Tem sido difícil encontrar a Maxsym 400 com abs em segunda mão... E também pelo que já foi rferiod aqui anteriormente por uma questão de preço... começo a ponderar a Maxsym 600 ABS (ou a versão executive) pois a diferença de preço é relativamente pequena e tenho visto algumas com pouco tempo (1 a 2 anos) a preços convidativos. Se a diferença de consumo não for mais do que 1l por cada 100km... ainda me deixo levar pelo coração :)

Uma xmax de 1013 já deve ter muita ferrugem...lol Eu ia para a maxsym 600 e aí já nem pensavas em mais potência nos próximos anos porque em termos de consumos a andar ao mesmo nível da 400 deve ser igual ou marginalmente superior. A xciting 400, xmax 400 são mais leves e ágeis. Deves encontrar usadas majesty 400 que não deixaram de ser boas scooters. 

Offline nunomt

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #33 em: 26 de Junho de 2016, 21:00 »
Eu queria no maximo algo com dois anos... 2014 ou mais recente. E o que dizes também me tem vindo à cabeça... Algo que não me faça pensar em upgrades durante muito tempo... E como de todas a maxsym 600 é a que tenho visto com melhores negócios tem me ficado na cabeça...

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Offline Filipe Pombo

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #34 em: 27 de Junho de 2016, 04:32 »
Uma xmax de 1013 já deve ter muita ferrugem...lol Eu ia para a maxsym 600 e aí já nem pensavas em mais potência nos próximos anos porque em termos de consumos a andar ao mesmo nível da 400 deve ser igual ou marginalmente superior. A xciting 400, xmax 400 são mais leves e ágeis. Deves encontrar usadas majesty 400 que não deixaram de ser boas scooters.

os consumos das 400 igual ao da Sym600??  _careta_

devem apenas ser  25% mais do que a 400, dependendo do punho mas as 400 devem andar entre os 4 e os 4,5  e as 600 em geral precisam de encher o cilindro para alimentar os cavalinhos... nunca menos de 5,a menos que se comportem como umas 125 cc  _martelada_  como já escrevi antes as 400 em geral são o limite da razão e a passagem para a emoção  _lool_

A minha Xmax 400 tem 40,000 kms em dois anos e dorme na rua...os meus gatos não lhe dão tréguas na garagem  :-?  e não tem ferrugem ...   >:D...

É na realidade uma mota confortável, não é nenhum sofá, as Sym são _pol_ , por isso não optei por nenhuma..   _Rolley_

Confesso que me faz confusão comprar uma desportiva e andar a contar os mililitros que gasta em combustível ... _careta_  e quem compra uma mota superior a 400, de certo está á procura de prazer de condução, aceleração e mais binário..de outra forma ficaria em cilindradas inferiores..  digo eu...   _pensador_


Espirito Aventura

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #35 em: 27 de Junho de 2016, 08:03 »
Por acaso é perfeitamente possível e o Farmoboy83 até tem o seu ponto de vista certeiro.

A 600 a andar nos mesmos regimes de velocidade da 400, pode de facto fazer um consumo muitíssimo próximo desta.
A maior cilindrada não significa directamente mais consumo e existem diversos exemplos disso.  _pol_

António C F Nascimento

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #36 em: 27 de Junho de 2016, 08:46 »
Bom dia, companheiros.
Para dar uma pitada de condimento ao debate, informo que, aos 23000, a minha Maxym 400 faz 3,5 l / 100, às 5000, em estrada, e 4,5 l / 100 em cidade.
Parece-me muito bom.
Abraços.

Offline JetSetWilly

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #37 em: 27 de Junho de 2016, 17:40 »
Tenho uma Xcyting 400 ABS e estou super contente.
É tipo sport e "vive" tão bem na cidade como na estrada.

Penso que a maxsym é mais estradista (ainda que se comporte bem em cidade) e a Xciting é mais polivalente. Por outro lado o baú da maxsym deve ser quase o dobro do da Xciting.
Tudo depende dos objectivos e dos percursos. Os consumos são aqueles que impuseres. Entre 3.x e 5.x.
Eu tinha uma expectativa de valores de consumo irrealista. Com o uso que dou  _mau_ (sem entrar em pormenores) anda sempre no 4.++.

« Última modificação: 21 de Novembro de 2016, 23:26 por JetSetWilly »
Pedro
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Offline Filipe Pombo

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #38 em: 27 de Junho de 2016, 20:56 »
Por acaso é perfeitamente possível e o Farmoboy83 até tem o seu ponto de vista certeiro.

A 600 a andar nos mesmos regimes de velocidade da 400, pode de facto fazer um consumo muitíssimo próximo desta.
A maior cilindrada não significa directamente mais consumo e existem diversos exemplos disso.  _pol_

Não vou dizer que seja impossível, mas já andei com Maxyms 600 ao ritmo de 125's  e não foi a mesma quantidade de gasoil que elas abasteceram   _vinho_

Atenção que a Sym 600 não tem uma velocidade de ponta tão diferente, que circule em descanso quando acompanhada das Xmax 400 ou a Xciting 400 , ...qual é a velocidade das 400's 150?  160?  170? qual delas é económica?  a minha não é   _confuso_  quando regista 170 no velocimetro..o consumo é algo para cima dos 5  _Rolley_

Na minha experiência , que é maior com carros, tenho a ideia que  maior cilindrada é menor consumo precisamente quando em ritmos maiores, pois o binário é favorável...basta comparar o consumo da Tmax relativamente á Xmax 400, que até aos 140  a Xmax gasta 4,5 e a Tmax cerca de 5,5 e daí para cima a Xmax dispara os consumos e a Tmax nem por isso  _Rolley_

Mas discussões  de consumo não são a minha praia desde que deixei as 125  _anjo_ _anjo_
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 20:58 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline Pianoman

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #39 em: 27 de Junho de 2016, 21:11 »
Meus amigos, o consumo médio das Maxsym em percursos mistos e andamentos NORMAIS, é:
4,2 a 4,4 na 400;
5,1 a 5,3 na 600.

Se não servirem estes dados, pelo menos podem usar como referência, pois o condutor e os percursos foram os mesmos.

Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Offline pedroareias

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #40 em: 27 de Junho de 2016, 21:23 »
Pianoman:

Achas que a 600, no geral e para uma utilização completa (ou seja sem tentar evitar AE) compensa o preço e consumo em relação à 400?

Segundo consta, a Xciting 400 é mais espigada do que a Maxsym400, mas a 600 parece-me já uma scooter para manter mais anos. Mais versátil, digamos.

Qual é a tua opinião sobre as duas Maxsym? Presumo que não a deste já, mas se deste por favor indica que eu vou lá ler.

Meus amigos, o consumo médio das Maxsym em percursos mistos e andamentos NORMAIS, é:
4,2 a 4,4 na 400;
5,1 a 5,3 na 600.

Se não servirem estes dados, pelo menos podem usar como referência, pois o condutor e os percursos foram os mesmos.

Offline Sapiens21

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #41 em: 27 de Junho de 2016, 21:26 »
Nesse caso rendo-me aos dados indicados por quem teve os dois modelos  _pol_, pois pensei que a diferença entre a 400 e a 600 da SYM fosse no max. 0,2-0,3L nos mesmos regimes.

Assim e dada a indicação, a diferença situar-se-á em média, nos 0,9L/100kms.  :)

Offline Pianoman

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #42 em: 27 de Junho de 2016, 21:47 »
A 600 é mais completa, por assim dizer.
Com a maior potência e cilindrada, acaba por fazer tudo o que a 400 faz (o chassis é o mesmo), já que a diferença de peso não é significativa.
Claro que em AE e Estradas Nacionais mais "a direito" acabas por andar mais depressa do que andarias na 400, e, assim, o consumo também aumenta.
É possível fazer 4 e tal na 600, mas é muito difícil.

A 600 tem apenas uma questão que é ser já uma cilindrada que muitos dizem ser elevada demais (565cc) para um cilindro apenas. Curiosamente vibra MENOS que a 400.

Para comprar sem ter nenhuma: a 600
Se já se tem a 400, comprar a 600 não compensa. Só se o dinheiro não for questão.
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 21:48 por Pianoman »
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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #43 em: 27 de Junho de 2016, 23:59 »
A 600 é mais completa, por assim dizer.
Com a maior potência e cilindrada, acaba por fazer tudo o que a 400 faz (o chassis é o mesmo), já que a diferença de peso não é significativa.
Claro que em AE e Estradas Nacionais mais "a direito" acabas por andar mais depressa do que andarias na 400, e, assim, o consumo também aumenta.
É possível fazer 4 e tal na 600, mas é muito difícil.

A 600 tem apenas uma questão que é ser já uma cilindrada que muitos dizem ser elevada demais (565cc) para um cilindro apenas. Curiosamente vibra MENOS que a 400.

Para comprar sem ter nenhuma: a 600
Se já se tem a 400, comprar a 600 não compensa. Só se o dinheiro não for questão.

Pianoman então se fosse uma mota para manter 4 a 6 anos, ou seja n~~ao pensar em mudar ou upgrades tão cedo achas que a 600 é a mais indicada?

Offline Pianoman

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #44 em: 28 de Junho de 2016, 00:05 »
Eu acho que a 600 será indicada, sim.
Isto se a questão do consumo de óleo já estiver, como penso, ultrapassada.
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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #45 em: 28 de Junho de 2016, 07:43 »
Comprar uma 600 para quem anda todos os dias não é só a gasolina que conta  _Rolley_

Os Pneus da Sym600 até doí quando se vai pagar a conta ... _thumbdown_

As revisões são mais penosas do que a da Sym 400   _thumbdown_

o IUC já é a sério  _thumbdown_  muito mais caro   >:D

A desvalorização da Sym600 na retoma face ao valor da Sym400  por causa do problema do óleo parece a queda da Libra  _careta_  daí é muito fácil conserva-la por vários anos...ninguém lhe pega  _careta_ (a Sym 600)  já a 400 é de fácil venda ... e revenda , é sem dúvida produto seguro...
   _pol_

O problema do óleo terá sido resolvido, o que é certo é que a maioria das Sym 600 aqui do CPM , já mudaram de dono.. _anjo_ _anjo_

Também as existem novas e companheiros satisfeitos   _pol_ 
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 07:45 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #46 em: 28 de Junho de 2016, 09:57 »
Comprar uma 600 para quem anda todos os dias não é só a gasolina que conta  _Rolley_

Os Pneus da Sym600 até doí quando se vai pagar a conta ... _thumbdown_

São iguais aos da 400...

O IUC passa de 18.77 para 56.40
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 10:00 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Offline pedroareias

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #47 em: 28 de Junho de 2016, 13:31 »
Já suspeitava. A 600 acaba por ser a melhor opção, neste caso.

Imagino que com pendura e bagagem mantenha melhor o andamento.

Offline Sapiens21

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #48 em: 28 de Junho de 2016, 13:34 »
O teu interesse no modelo, acaso significa que estarás comprador de uma, Pedro??  ;)  scooter_

Offline pedroareias

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Re: Upgrade: Maxym 400 vs Xcyting 400 vs ?
« Responder #49 em: 28 de Junho de 2016, 13:38 »
Não me importava de ter uma: não tenho quaisquer complexos nem preconceitos.

Para mim, Sym, Kymco, Honda, Yamaha, etc têm modelos que me agradam e outros que me agradam menos.

E também acho os acabamentos e o aspecto das MaxSym muito bons.

No entanto, estava a tentar ajudar um companheiro a tomar uma decisão, para evitar erros que cometemos.