Autor Tópico: Sym gts 125 custa a pegar  (Lida 6024 vezes)

dragonh

  • Visitante
Sym gts 125 custa a pegar
« em: 23 de Maio de 2016, 10:08 »
Pessoal

Comprei para o meu cota à coisa de 2 meses uma Sym GTS 125 EVO SE de 2011 a carburador, a mota tem 6500Km e está como nova.
Tem as revisões na marca, que pelo que vejo apenas consistiram em 4 trocas de óleo e um filtro de ar.

A situação é a seguinte, a mota quando fica alguns dias parada não quer pegar, tenho de insistir muito tempo com o motor de arranque até ligar e depois mantém um relanti muito fraco (+-1000rpm) e vai muitas vezes a baixo, nesta fase não posso acelarar nada que desliga logo.
Ou seja a única solução para fazer a moto andar é conseguir que a mota trabalhe alguns minutos naquele relanti fraco até que aqueça qualquer coisa e fica boa.
A quente está 5* (relanti nas +-1700rpm), a pegar de um dia para o outro não é imediato mas pega sem grande problema (se fosse sempre assim não havia problema nenhum), mas parada uma semana já custa bastante.
O pior foi agora que teve uma 3 semanas parada foi um pesadelo, estava a ver que descarregava a bateria ou dava cabo do motor de arranque, pegou ao fim de muito insistência e ia sempre a baixo, foi uma luta.

Outra coisa o pedal para colocar a scooter a trabalhar não recua sozinho para cima tenho de o puxar à mão, o que poderá ser também?
De certo nada tem a ver com o problema de custar a pegar.

Ainda não a levei ao mecânico, porque como já me aconteceu nos automóveis estou sujeito a começarem a colocar material sem ser preciso até acertarem.
Por isso vinha aqui pedir uma ajuda, pode ser que já tenham noção do que possa ser.
Obrigado.
« Última modificação: 23 de Maio de 2016, 12:17 por dragonh »

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #1 em: 23 de Maio de 2016, 10:50 »
Quanto ao pedal, parece-me que precisa de ser lubrificado.
O resto, talvez seja carburador sujo ou a precisar de ser afinado. Mas isto é opinião de quem não percebe grande coisa de mecânica :p

dragonh

  • Visitante
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #2 em: 23 de Maio de 2016, 23:58 »
Obrigado pela resposta mas do carburador muito dificilmente acho que seja.
O trabalhar da mota não regista problemas e mesmo o relanti parece me bom.
O problema é mesmo o pegar em frio e os primeiros minutos depois de a conseguir por a trabalhar.

Já li aqui no forum sobre a necessidade de afinar as válvulas nestas motas, não será disso?  _pensador_

Tormentinha

  • Visitante
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2016, 00:20 »
Boas Dragonh.

Ve este tópico e poderá estar ai algumas respostas ao teu problema.

Aqui : http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,366.0.html


Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2016, 09:24 »
Obrigado pela resposta mas do carburador muito dificilmente acho que seja.
O trabalhar da mota não regista problemas e mesmo o relanti parece me bom.
O problema é mesmo o pegar em frio e os primeiros minutos depois de a conseguir por a trabalhar.

Já li aqui no forum sobre a necessidade de afinar as válvulas nestas motas, não será disso?  _pensador_

Em princípio, com os sintomas que apontas, serão mesmo as válvulas a precisar de afinação.
Quanto ao pedal de quick, experimenta lubrificar a ver no que dá.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

dragonh

  • Visitante
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2016, 09:58 »
Obrigado pela ajuda pessoal.

Quanto ao pedal já lubrifiquei e está na mesma, parece que lhe falta uma mola para voltar para cima.

No motor apenas tenho dificuldade de o colocar a trabalhar em frio, mesmo muitas, em quente está tudo bem.
Também estou virado para ser a afinação das válvulas.

rmsantos

  • Visitante
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #6 em: 23 de Junho de 2016, 17:27 »
Novidades? Era a afinação das ditas cujas?

dragonh

  • Visitante
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #7 em: 27 de Junho de 2016, 00:06 »
A scooter foi para a marca fazer a revisão e ver este problema.
Segundo me disseram foi limpo o carburador e visto as válvulas (estavam afinadas), basicamente ficou na mesma.
Indicaram a válvula de arranque a frio com possível defeito, foi encomendada e voltei a levar lá a mota, já passou quase uma semana e ainda não me ligaram para a ir buscar... :(

Quanto ao pedal, a mola saltou do sitio, desmontaram e voltaram a colocar aquilo no sitio.
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 00:08 por dragonh »

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #8 em: 27 de Junho de 2016, 08:57 »
Lembrei-me agora que, quando tive a GTS, tive um problema semelhante e que ninguém conseguia resolver.
Mudaram o sensor do ar automático e não resolveu.
O problema era da agulha do carburador. Quando foi mudada, nunca mais aconteceu.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

dragonh

  • Visitante
Re: Sym gts 125 custa a pegar
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2016, 21:02 »
A scooter já levou uma válvula de arranque a frio e ficou quase a 100%.
Já faz arranque automático frio+-2500rpm durante alguns segundos.
Pelo vistos era mesmo aquilo avariado, só não ficou perfeito porque algum tempo após pegar se ficar em relanti desliga (quando o atuador baixa o relanti para valores normais).
Pelo que me disse o mecânico é feitio das carburadas...