Autor Tópico: Posição oficial da FMP sobre tema das inspeções a motos  (Lida 4048 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Deverá ser do conhecimento de uma grande generalidade dos membros deste fórum, que existe uma entidade oficial  e de interesse público  que tem por objeto a

promoção, coordenação e regulamentação do motociclismo no País -  "Federação de Motociclismo de Portugal", para os amigos: "FMP"

Objetivando alguma posição sobre este tema das inspeções periódicas aos motociclos, a FMP emitiu um comunicado, que passo a citar:

"A FMP sempre esteve atenta ao desenrolar do assunto das inspecções das motos, fazendo atempadamente chegar aos organismos que tutelam a matéria pareceres que julga imprescindíveis para que, a acontecerem, as inspecções representem de facto uma mais valia para a prática do motociclismo.

A Direcção da FMP está consciente do que representa a implementação desta medida para este sector de transporte individual tão sensível e tão dado a tomadas de posições radicalizadas; por isso, tem mantido toda a serenidade no tratamento do tema e estranha as notícias vindas a público emanadas por um organismo directamente interessado do ponto de vista económico na matéria quando, a ser verdade que iremos ter inspecções para motos já em Outubro, deveria ser alguém representante do governo a tornar pública a notícia.

Temos assim, por enquanto e sem outros dados que iremos procurar, grandes dúvidas que hajam inspecções a motos a partir de  Outubro próximo.

A FMP está a procurar respostas sobre a veracidade desta notícia junto das instituições oficiais responsáveis sobre esta matéria, até porque recentemente este assunto ficou pendente em Bruxelas até 2022; ou seja, até esse ano não haverá norma europeia em que os países membros se possam basear para implementar de uma forma cuidadamente harmonizada as inspecções às motos.

Declaramos o nosso apoio institucional ao alargamento das inspecções às motos, porque acreditamos que se forem devidamente regulamentadas e na prática bem concretizadas (isto sim é que importante acontecer), representarão uma mais valia para a prática do motociclismo. Mais, acreditamos que este sector de negócio (Centros de Inspecção) deveria no futuro ser de algum modo responsabilizado pelo trabalho executado.


Depois, se queremos ser considerados e respeitados como motociclistas e utentes da estrada também temos de cumprir com aquilo a que outros são obrigados, nomeadamente os automobilistas; e aqui partilhamos certamente com o sector e utentes das 4 rodas as preocupações relacionadas com as inspecções periódicas.
Assim, estamos atentos ao desenrolar dos acontecimentos e prontos a intervir junto de quem de direito se assim se justificar.
Aguardamos noticias oficiais sobre esta matéria, as quais serão tornadas públicas nos nossos meios de comunicação e através de comunicado para a imprensa em geral”.


http://www.motociclismo.pt/noticias/8041-fmp-esclarece-posicao-sobre-inspecoes



Presumo que neste momento deverá estar lançada alguma confusão, cujo o  elucidar de forma oficial  sobre estes assuntos é absolutamente fundamental e de responsabilidade máxima à tutela que nos governa.

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Posição oficial da FMP sobre tema das inspeções a motos
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2016, 00:42 »
Resumindo e baralhando, em princípio...e reforço, em princípio...o mês de Outubro não será o deste ano.

Quanto a uma harmonização europeia dos testes a motociclos, por acaso parece-me bem.  _pol_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Posição oficial da FMP sobre tema das inspeções a motos
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2016, 00:56 »
Talvez ainda seja cedo para haver certezas, mas o certo é que estes 2 dias foram determinantes para que este tema que andava a "marinar"  conseguisse ter alguma relevância.

Resta saber o que a tutela irá oficializar, se irá ou não ( ??? )... é uma boa fonte de receitas à custa dos motociclistas !   :o

Concordo com a harmonização europeia dos procedimentos a serem transcritos para a realidade de cada país, mas como entender que alguns centros IPO investiram desde já e com

base numa muito próxima realidade dada como certa?




Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Posição oficial da FMP sobre tema das inspeções a motos
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2016, 08:25 »
A razão de ter colocado "em princípio", está refém naturalmente da necessidade deste governo e desta máquina fiscal em fazer dinheiro...e que como sabemos, é muita.

Mas avançar agora nesta altura, quando a própria UE decide dar tempo ao tempo, deixa no ar a dúvida...

...avança Portugal com legislação própria (com base no que já faz nos Açores) e com um alargar das inspeções que irá implementar, encurtando assim o hiato temporal que pelos vistos está balizado em 2022??

Veremos...

Se o fizerem e de facto não está excluída essa hipótese (forte, diga-se), poderá haver um conjunto de "procedimentos temporários" também em matéria de tipo de testes inspectivos, que a prazo reverterão para a tal harmonização europeia...quando um dia for implementada.  _Rolley_


A própria FMP está carregada de dúvidas e não é para menos.

Quando é a própria a dizer:  "A FMP está a procurar respostas sobre a veracidade desta notícia junto das instituições oficiais...", deixa de facto tudo anda um pouco no ar.  :-?
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 08:28 por Sapiens21 »

jotapê

  • Visitante
Re: Posição oficial da FMP sobre tema das inspeções a motos
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2016, 08:51 »
O facto de ter ficado pendente em Bruxelas não significa nada.

Alguns centros de inspeção já fizeram as alterações para receber motos a partir de outubro e acreditem que isto vai avançar, pois representa recietas que é a maior razão para isto se fazer.
Todos temos conhecimento de forma geral que algumas inspeções são uma palhaçada e certas oficinas, marcas, ou amigos passam sem anotações, quando se fossem mesmo semi rigorosos o carro levaria um selo vermelho.

Porque a partir dos 250cc caso entre em vigor? Existe muito "aspirador" (50cc) a circular sem condições que são um perigo para quem os conduz e terceiros na via...

Isto vai acabar por fazer mexer o mercado de certa maneira pois quem têm alterações na mota vai obrigar a ir fazer mudanças para ir á inspeçao e depois recolocar (ou não) as modificaçoes.
Escapes e afins a produzir mais uns decibeis ou gases vão bater na trave e vai ser uma mina para eles centros e estado!


TMaxer

  • Visitante
Re: Posição oficial da FMP sobre tema das inspeções a motos
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2016, 12:48 »

Por la fora terem decidido adiar não quer dizer que cá também se tenha de fazer o mesmo... e cheira-me que a decisão já foi tomada, porque duvido que os centros fossem estar a investir em material se nao tivessem a certeza que as coisa iam avançar... até porque os centros de IPO sao um lobbie bem organizado, sendo que a maioria dos centros é pertença de grandes grupos com capacidade de se fazer ouvir por quem manda.






Os escapes ainda é o menos, quem tiver o original em 1 ou 2 horas monta-o para ir à  inspecção.


Havera é outras alterações que não serão tão facilmente revertíveis: tranformacoes em cafe racer, serrar os espelhos e os piscas, xenons,   _Rolley_



Isto não vai alterar nada no panorama, com a excepção que nos vai custar mais 12,5 + IVA e vamos ter que perder tempo a fazer e que algumas pessoas terão que encostar a moto porque estas não vão ter enquadramento para poderem circular...