Autor Tópico: [GTS 125 Evo] Ruído - Corrente distribuição?  (Lida 13908 vezes)

Goodspeed®

  • Visitante
[GTS 125 Evo] Ruído - Corrente distribuição?
« em: 03 de Setembro de 2010, 12:07 »
Boas a todos.

Venho por este meio relatar um particularidade que não sei se é defeito ou feitio. O motor da minha GTS quando está a quente, a trabalhar, faz um barulho parecido com um "chocalho ligeiro" aka barulho metálico ligeiro, não sabendo eu se são ou não valvulas desafinadas.

De salientar que o motor trabalha bem, pega bem a frio, o ralenti continua normal. Tem 1900kms + ou -.

Gostaria de saber o voss feedback, visto já ter ouvido/lido aqui de afinações de valvulas em GTS com poucos kms.

Abraços a todos
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:14 por paufer »

Dogdivine

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2010, 12:32 »
não creio que sejam valvulas, já viste se não tens nada "solo" ou fora do lugar no motor????
pode ser alguma coisa fora do sitio...
 
foi depois da revisão que isso começou????
 

Goodspeed®

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2010, 13:41 »
não creio que sejam valvulas, já viste se não tens nada "solo" ou fora do lugar no motor????
pode ser alguma coisa fora do sitio...
 
foi depois da revisão que isso começou????

Isso que falas também me acontece quando arranco e a velocidade vai progredindo..parece algo sulto junto aos pés. Essa situação penso que seja mais fácil de resolver.

Quanto ao que me refiro, é mesmo no motor. Basta-me estar sentado e "deitar-me" junto do escape / motor e sentir esse barulho. A duvida é saber se é mesmo assim ou não.

Se for assim, estamos bem  8)

Dogdivine

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #3 em: 03 de Setembro de 2010, 14:01 »
assim não é de certeza....
 
não tens nada solto???? vê bem... senão aperta com eles  _pensador_

alexandre

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2010, 14:21 »
mas ser caso menos grave pode ser a corrente que leva o movimento as vabolas tem um afinador e a corrente pode
estar larga e fás o tal arrasto e barulho metálico (corrente que vem cá de baixo da cambota á cabeça do motor ) não sei o nome técnico
mas tem um afinador
e pode ser o miolo ou catalisador do escape
e também pode ser o tal barulho que sentes debaixo dos pés
algum cabo a roçar no motor e fás esse barulho
mas te digo se fosse algo de grave no motor parece que não avia de pegar bem nem trabalhar bem pois
vabulas com folga desafina o motor
 o relantim começa a focar incerto e fás um barulho característico de tik tik tik
não arrasta
eu vou mais para a corrente com folga (NADA DE GRAVE )
mas barulhos são barulhos e são sempre incómodos basta não serem os normais e ficamos com a impressão de que cada vês fás mais esse barulho e deixamos de ouvir os outros
topas
fás mas é barulho com o teu mecânico
topas vai e fás mais barulho diz que algo não está bem e aperta com eles topas
boas curvas  scooter_

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #5 em: 03 de Setembro de 2010, 15:36 »

Notar que a moto não tem corrente mas sim uma correia.

No caso de valvulas:
- se muito apertadas é de notar um maior esforço da moto e menos potencia/velocidade. Mais depressa atinge o limite do motor e a baixa a velocidade maxima;
- se muito soltas é de notar um maior barulho, um trabalhar inconstante, eventual 'ir abaixo', maior consumo, etc.

O que falas poderia ser considerado como 'valvulas muito soltas' mas ai terias (eventualmente) um trabalhar mais inconstante do ralenti e deveria de desligar ocasionalmente.

nada como passares pela oficina e falares com eles desta questão (para mim vou mais para algo solto).

Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #6 em: 03 de Setembro de 2010, 23:10 »
fozzie,


Acho que o companheiro Alexandre não está a referir-se á correia de transmissão, mas sim á outra, a corrente de distribuição  _pensador_

alexandre

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #7 em: 03 de Setembro de 2010, 23:18 »
sim isso mesmo cristina me faltava o nome sao anos afastado dos motores lool corrente de destribuiao
e tem um afinador uma guia e um afinador pode estar a roçar na guia 
obrigado cristina
afinal nao percebes so de motas baixas lool  _confuso_

RazoR

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2010, 10:49 »
1900km e valvulas desafinadas??? Não me parece, a minha já vai com mais de 29000 e continua td bem

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #9 em: 15 de Setembro de 2010, 21:42 »
Esse barulho junto ao motor, se for do lado da bomba de agua, é a correia (corrente) que o faz.. Em principio nao e nada de mais, a minha desde nova 2.000 km) que faz isso, e como a corrente é metalica, faz sempre ruido. _Rolley_
Se tiver algum defeito, então o ruido será superior. Por isso leva a mota ao mecanico, e convém mesmo que ele diga que é normal, ficares sempre atento a qualquer ruido fora do normal. Mas isso é em qualquer sitio, seja travões, seja motor, seja na casa da vizinha _lol_
[/URL]

Goodspeed®

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #10 em: 16 de Setembro de 2010, 14:41 »
Esse barulho junto ao motor, se for do lado da bomba de agua, é a correia (corrente) que o faz.. Em principio nao e nada de mais, a minha desde nova 2.000 km) que faz isso, e como a corrente é metalica, faz sempre ruido. _Rolley_
Se tiver algum defeito, então o ruido será superior. Por isso leva a mota ao mecanico, e convém mesmo que ele diga que é normal, ficares sempre atento a qualquer ruido fora do normal. Mas isso é em qualquer sitio, seja travões, seja motor, seja na casa da vizinha _lol_

Ora nem mais! É mesmo isso. Junto ao escape, ali naquela zona. Como disse, eu só nao sei se é assim ou não.

Vou averiguar isso.

delirius

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #11 em: 23 de Fevereiro de 2011, 15:56 »
Sei que o tópico já tem algum tempo mas també começei a notar um barulho metálico perto da zona do escape mais quando a moto está fria. Deixo de ouvir quando o motor aqueçe.
É mais uma tremideira com som metálico.
Apenas queria perguntar se acham ser alguma coisa de grave ou não visto a moto ter 2300km e está planeado ir à revisão aos 3000km.

Espero caso não sinta a situação agravar-se? ???_

RazoR

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #12 em: 23 de Fevereiro de 2011, 16:05 »
Epah, n te preocupes com isso, se o motor estoirar garantia com ele.

delirius

  • Visitante
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro de 2011, 16:31 »
Sei que tem garantia mas queria evitar todas as chatices de ficar sem moto além da possibilidade de ficar a pé a meio do caminho. _Zang_
Para não falar que com ou sem garantia gosto de estimar o que é meu  ;D

Gostaria era de um conselho vosso relativamente ao que deveria fazer.
Espero pela revisão ou acham que não devo esperar?

Têm algum palpite do que poderá ser para eu poder informar o mecânico a verificar as possíveis causas?
 _reg_

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Será que são valvulas desafinadas ? GTS 125
« Responder #14 em: 24 de Fevereiro de 2011, 00:29 »
Sei que o tópico já tem algum tempo mas també começei a notar um barulho metálico perto da zona do escape mais quando a moto está fria. Deixo de ouvir quando o motor aqueçe.
É mais uma tremideira com som metálico.
Apenas queria perguntar se acham ser alguma coisa de grave ou não visto a moto ter 2300km e está planeado ir à revisão aos 3000km.

Espero caso não sinta a situação agravar-se? ???_

Existe um parafuso que segura a protecção de escape que costuma desapertar, quando aquece dilata e fica preso deixando de fazer um barulho de lata a bater... _pensador_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

delirius

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Ruído - Corrente distribuição?
« Responder #15 em: 24 de Fevereiro de 2011, 10:23 »
Obrigado pela dica.
 _convivio_
Vou verificar assim que chegar do trabalho a casa  _pol_
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:14 por paufer »