Autor Tópico: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.  (Lida 20578 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Muito se falou... e muito se especulou!

Vai ser a nova realidade para quem têm motos superior a 250cc, já a partir de Outubro -  serão abrangidos cerca de 80.000 motos

E como uma novidade não vêm só, até já se sabe o quanto vai pesar nos bolsos... 15€ com IVA - podia ser pior ! _pol_


Ficaram de fora  nesta fase inicial as 125cc e as 50cc, mas o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas estuda a extensão das inspeções a estas baixas cilindradas, pois representam na sua totalidade cerca de 1 milhão de veículos.  _policia_ _policia_


Pessoalmente peca por tardia esta medida, pois quem não deve não teme, e já era tempo de moralizar e promover algum bom senso, quando a grande franja dos motociclistas coabitam com alguma selvajaria que ainda grassa no setor das duas rodas com a conivência de uns quantos.

Resta saber ainda como tudo isto se irá desenrolar, mas neste momento tenho dúvidas da equidade desta medida, pois não tendo nada contra às 125 e 50cc, mas não deviam ter ficado fora do baralho. _Rolley_

E as motos de "mato" ( enduro ) matriculadas e averbadas, que foram homologadas sem piscas... e agora?  ???_ ???_

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Antes de mais nada...obrigado pela partilha da informação, companheiro JPA.  _convivio_

Quanto a tudo isto, além do óbvio...vejo como muito forte a possibilidade de o OLX e o Custo Justo se encherem de motos muito rapidamente à custa disto... _Rolley_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Bom dia

Pois na radio TSF anunciam que em Outubro sempre avança esta medida, como já alguém disse " Quem não deve não teme"
15 aerios + Iva já não é assim tão pouco, depois falta saber a periocidade das inspecções.

Boas Curvas  scooter_

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2009
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Tanta vez que o cântaro foi a fonte que se partiu......  _thumbdown_ _thumbdown_

Já agora fica aqui a noticia que saiu na Radio Renascença.
http://rr.sapo.pt/noticia/53870/motos_com_inspeccao_obrigatoria_a_partir_de_outubro?utm_source=rss

Edit: mauricius, atenção que os 15 aerios é já com iva.   _careta_
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 09:13 por Jorge de Almeida »



Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Brutal!

Se for como nos carros...

Importante mesmo é ajudar os sectores em crise

Altar

  • Visitante
mas a partir de que idade é obrigatório ?

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Muito se falou... e muito se especulou!

Vai ser a nova realidade para quem têm motos superior a 250cc, já a partir de Outubro -  serão abrangidos cerca de 80.000 motos

E como uma novidade não vêm só, até já se sabe o quanto vai pesar nos bolsos... 15€ com IVA - podia ser pior ! _pol_


Ficaram de fora  nesta fase inicial as 125cc e as 50cc, mas o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas estuda a extensão das inspeções a estas baixas cilindradas, pois representam na sua totalidade cerca de 1 milhão de veículos.  _policia_ _policia_


Pessoalmente peca por tardia esta medida, pois quem não deve não teme, e já era tempo de moralizar e promover algum bom senso, quando a grande franja dos motociclistas coabitam com alguma selvajaria que ainda grassa no setor das duas rodas com a conivência de uns quantos.

Resta saber ainda como tudo isto se irá desenrolar, mas neste momento tenho dúvidas da equidade desta medida, pois não tendo nada contra às 125 e 50cc, mas não deviam ter ficado fora do baralho. _Rolley_

E as motos de "mato" ( enduro ) matriculadas e averbadas, que foram homologadas sem piscas... e agora?  ???_ ???_

Problema é que o modelo que foi levado a homologar tinha todos componentes legais mas como país das bananas que somos, as marcas depois vendiam as motos sem nada de modo a poupar uns trocos. Poucos consumidores sabiam que podem exigir os componentes em falta. Quem as comprou novas e caso ainda exista o local onde foi adquirida, penso que poderão exigir os mesmos. De resto, é ir no ebay e procurar kits de tal. Com pouco mais de 50€ faz-se a festa. (vai ser um bom negócio para muitas lojas).
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 09:28 por pgomes78 »
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Aliás, se a preocupação fosse mesmo com a segurança e não a de encher os bolsos de alguns amigos, acho que a maior parte das aldrabices que por ai andam seriam facilmente detectadas pela polícia e depois, devida e justamente corrigidas com uma multinha, apreensão de veículo …

aos interessados aqui fica
http://peticaopublica.com/psign.aspx?pi=PT80018

algum contexto:
http://ancia.pt/pt/news_text-8-3-14-direcao-da-ancia-recebida-na-assembleia-da-republica

gosto especialmente desta
"Considera-se necessário a implementação de medidas de salvaguarda da sustentabilidade e solvabilidade das atuais entidades gestoras de centros de inspeção e de reforço da segurança rodoviária Nacional, designadamente, a atribuição de novas competências aos centros de inspeção e a extensão da obrigatoriedade de inspeção a todos os veículos a motor."


« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 09:35 por piedade »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
( novos desenvolvimentos...)

A parte funcional da coisa...


"Periodicidade":

À semelhança dos ligeiros de passageiros, é obrigatório a partir do quarto ano decorrido sobre a data da primeira matrícula, com periodicidade de dois em dois anos até ao oitavo ano. A partir daí, é anualmente.


"Modus operandi"

A inspeção consiste na observação visual e técnica de todos os componentes originais e regulamentares que serviram de base à sua homologação, sistema de iluminação, verificação dos órgão de travagem e suspensão, pneumáticos,  medição de ruído e emissão de gases.

Isto tudo verificado com equipamentos específicos para motociclos.  _Rolley_



" Excepções"

Motos de interesse histórico e as destinadas para fins especiais, as quais se poderão incluir as "personalizadas", desde que devidamente fundamentado o uso exclusivo em shows ou exposições, estando interdito contudo a sua utilização na via pública por meios próprios.




> Existe um pequeno pormenor que poderá ser alvo de alguma dúvida, mas o legislador é que sabe da "coisa"...

A "cilindradada" é igual ou  superior a 250cc, ou seja 249cc estará fora!

Mas o mais curioso é que a comunicação social não larga hoje este osso... consideram  que 250cc e superior é "grande cilindrada". _lol_ _lol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Bom lá vou eu ter que mudar o meu Akrapovic, quando for à inspeção.... _pensador_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2016, 09:41 »
Eu só gostava de ver é um estudo sobre quais as cilindradas que estão mais envolvidas em acidentes e com que gravidade!

Por fim, estou para saber como medirão o som.

Alguém sabe ou tem acesso à lei do som e como tem de ser medido? Tenho ideia que tem de ser em lugar próprio e isolado!

Lá vai o pessoal fazer como fazem nos Açores e enfiar "lã" com fartura dentro dos escapes e mal saia do centro toca a puxa-la fora!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2016, 09:43 »
Quero ver como irão testar a minha mota...
Assim que a colocarem nos rolos, metem a 1a, aceleram, tentam meter a 2a e...nada!
O DCT com a roda da frente parada não passa de 1a!!
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

raphha

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2016, 09:59 »
Bom lá vou eu ter que mudar o meu Akrapovic, quando for à inspeção.... _pensador_

Será que tens mesmo que tirar Paulo? O teu AKra não é especifico para a T? Até diz T-MAX no Akra e tudo, certo? Será que nesses casos não basta por o DB Killer, para quem anda sem o dito?

Rodrigues

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #13 em: 11 de Maio de 2016, 10:10 »
Eu concordo com a inspecção desde que vejam os pontos mais importantes referentes à segurança como travões, estado dos pneus, luzes e mais qualquer coisa.

Será o mesmo que nos carros a isenção nos primeiros 4 anos e por aí fora ?

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #14 em: 11 de Maio de 2016, 10:33 »
   _martelada_  mais uma despesa...  alguém sabe  quanto custa a re-inspecção só por curiosidade?

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #15 em: 11 de Maio de 2016, 11:47 »
Viva,

Não vejo qualquer inconveniente na inspeçao para além de ser mais uma despesa, irão seguramente deixar de aparecer algunsmas situações que poderão ser perigosas...

Um abraço
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #16 em: 11 de Maio de 2016, 12:04 »
Acho bem e acho mal:
Bem ,para ver se saem ou se muda alguma mentalidade e deixa de se ver chassos na estrada.
Mal porque devia ser para todos e aposto que vai,a maior fatia de mercado que é as 125 fica de fora?hummm não me parece que deixem assim.
Quanto às amologacoes se está de fábrica é porque deram OK ,se tem a amologacao europeia nao fazem nada mas quero ver as discussões....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

interceptor

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #17 em: 11 de Maio de 2016, 12:10 »
As top cases são uma alteração as características originais do veículo?

Vai ser giro estas ipo...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


AmilcarGamelas

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #18 em: 11 de Maio de 2016, 12:21 »
As top cases são uma alteração as características originais do veículo?

Vai ser giro estas ipo...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk

 _lol_ só faltava essa.... o top case dar "chumbo" na inspeção _reg_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #19 em: 11 de Maio de 2016, 12:21 »
As top cases são uma alteração as características originais do veículo?

Vai ser giro estas ipo...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk

O registo único de propriedade não menciona o comprimento total nem a largura da mota, apenas a distância entre eixos e tara.

Não creio que impliquem com isso

Nos Açores já existe inspeção e continuam com as Top.

« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 12:25 por Rodrigues »

TMaxer

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #20 em: 11 de Maio de 2016, 12:42 »
Portantos: o custo anual da minha TMax aumentou em 12,50 € + 1 h de trabalho desperdiçada  _Zang_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #21 em: 11 de Maio de 2016, 12:58 »
Portantos: o custo anual da minha TMax aumentou em 12,50 € + 1 h de trabalho desperdiçada  _Zang_

Correcto!! _pol_
Contudo assim quando compramos usado temos mais uma pequena certeza de que a mota está conforme. O meu medo é que o preço das peças homologadas subam ainda mais, recordo um retrovisor homologado custou perto de 60€ é um igual sem homologação era 20€. Também nos vamos deixar de deslumbrar por acessórios que depois tenhamos de os tirar.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #22 em: 11 de Maio de 2016, 13:13 »
Mas quais serão os parâmetros a utilizar para a inspecção das motos ?

Imagino o Co2 do escape , luzes , estado dos pneus , é que numa moto não tem muito mais para verificar , num enlatado tem mais para ver , ora cintos , todo o sistema da direcção , amortecedores, etc.

Alem que para os enlatados os centros da IPO , ja estão preparados com as maquinas ( aquela para verificar os travões e folgas da direcção , a da orientação das luzes , a fossa para ver as folgas  da direcção etc, como vai ser para as motos ? vai ser tudo testado a " mão " ou haverá algum tipo de maquina ?

Luis Almeida Garrett

  • Visitante
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #23 em: 11 de Maio de 2016, 14:21 »
Boa tarde,

Caros Consócios,

Não tarda muito que as inspecções obrigatórias não cheguem às 125 cc.. O que propunha, caso a Direcção estiver de acordo.
Estabelecer uma parceria com Entidade para que as nossas motos possam efectuar um exame prévio antes de as levarmos à inspecção e porque não essa referida Entendida as levar às inspecção à semelhança que os mecânicos fazem com os nosso carros.
Reflictam!
Vale o que vale, fica este apontamento.
Luís Filipe Almeida Garrett

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Motas a partir de 250 cc passam a ter inspecção obrigatória neste ano.
« Responder #24 em: 11 de Maio de 2016, 14:30 »
Algumas coisas que me deixam curioso:
 - Os inspectores têm que ter carta de motociclo, ou pode ser qualquer "sapateiro" a fazê-lo?
 - Se deixam a moto cair, pagam o estrago ou dizem "foi sem querer" e nós pagamos?
 - Têm que usar capacete, como nós, ou é tudo à balda?  _Rolley_ _lol_

Por este andar e pela vontade da Associação dos Centros de Inspeção, ainda estou para ver o pessoal a ir de trator ou empilhador pelas IC's ou pela AE's, fazer as IPO...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...