Autor Tópico: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max  (Lida 9998 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« em: 11 de Maio de 2016, 00:01 »
Um comparativo realizado em França entre dois "pesos pesados" no segmento das maxiscooters... _pol_

http://www.scooter-station.com/Comparatif-BMW-C-650-Sport-vs-Yamaha-TMAX-Lux-Max.html



Qualidade de Fabrico
BMW - 5*****   /   Yamaha - 5*****


Agrado/Desempenho do motor
BMW - 5*****   /   Yamaha - 5*****


Performances
BMW - 5*****   /   Yamaha - 4****


Chassis
BMW - 5*****   /   Yamaha - 5*****


Manobrabilidade
BMW - 4****   /   Yamaha - 5*****


Travagem/ABS
BMW - 4****   /   Yamaha - 4****


Ergonomia
BMW - 4****   /   Yamaha - 4****


Conforto
BMW - 4****   /   Yamaha - 4****


Protecção
BMW - 5*****   /   Yamaha - 4****


Duo
BMW - 4****   /   Yamaha - 4****


Aspectos Práticos
BMW - 4****   /   Yamaha - 3***


Preço
BMW - 3***   /   Yamaha - 3***


TOTAL
BMW - 52   /   Yamaha - 50


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Performances medidas em teste!


Velocidade máxima 
- BMW C 650 Sport : 182 km/h reais, 180 km/h no painel de instrumentos (atenção que só marca 180)
- Yamaha TMAX Lux Max : 163 km/h reais, 170 km/h no painel de instrumentos
Uma diferença de quase 20km/h...(reais)

Aceleração dos 0 aos 100m
- BMW C 650 Sport : 6’45seg. (à melhor de 3 medições)
- Yamaha TMAX Lux Max : 6’72seg. (à melhor de 3 medições)

Peso das unidades na balança da própria publicação
- BMW C 650 Sport : 256 kg (frente 127 kg - atrás 129 kg)
- Yamaha TMAX Lux Max : 222,8 kg (frente 106,8 kg – atrás 116 kg)

Consumo medido no comparativo
- BMW C 650 Sport : 6,32L/100 km
- Yamaha TMAX Lux Max : 5,95L/100 km

Raio de brecagem
- BMW C 650 Sport : 3,5 m
- Yamaha TMAX Lux Max : 3,7 m

Fonte dos dados: Teste da publicação francesa scooter-station.com




Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #1 em: 11 de Maio de 2016, 07:39 »
A Tmax só atinge 163 kph reais de origem???

Por muito que goste da Yamaha, e francamente adoro, está na altura de fazerem um upgrade ao pobre motor. Para o preço que custa e para o que dizem as performances são muito pobres.
Existem poucos automóveis mais lentos.

Claro que muitos proprietários têm-nas altamente modificadas e possivelmente ficarão mais próximas dos 180 kph. O ideal seria virem assim já de fábrica.
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 08:27 por pedroareias »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #2 em: 11 de Maio de 2016, 08:00 »
Por isso é que não gosto de comparativos,já os presenciei na primeira pessoa por cá e para variar é só corrupção.
Não sabem fazer comparativos esses srs ,então compara-se uma 530cc com uma 650cc e depois metem estes resultados nas performances? São burros ou quê?
É a mesma coisa de comparar uma 125 e uma 250 ,tal e qual.
Desculpem  o desabafo,mas é assim  que sai cá para fora as más informações que se quer de algumas marcas.

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2016, 08:08 »
Marco, desculpa mas um comparativo não são apenas e só performances!!!
Há muito para lá disso e com todo o respeito , o comparativo entre estes dois modelos faz todo o sentido.

Onde uma ganha outra pode perder....

Focar a atenção somente nos números é que está o erro...quando deve sé-lo de forma global.
Aliás...basta atentar na proximidade da pontuação final.

Se fossemos pela cilindrada comparava-se a T-Max com quem??
Com ela própria!!??!!??

Espero que entendas o meu ponto de vista, amigo.  _convivio_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2016, 12:07 »
Marco, desculpa mas um comparativo não são apenas e só performances!!!
Há muito para lá disso e com todo o respeito , o comparativo entre estes dois modelos faz todo o sentido.

Onde uma ganha outra pode perder....

Focar a atenção somente nos números é que está o erro...quando deve sé-lo de forma global.
Aliás...basta atentar na proximidade da pontuação final.

Se fossemos pela cilindrada comparava-se a T-Max com quem??
Com ela própria!!??!!??

Espero que entendas o meu ponto de vista, amigo.  _convivio_
Sim percebo o que dizes :D  :D  :D

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #5 em: 11 de Maio de 2016, 14:48 »
Sim percebo o que dizes :D  :D  :D

 Marco Neves

 _pol_ _pol_

Mas também te digo Marco, a questão que +/- referes acima quanto à imparcialidade...é um facto, ou seja, levantam-se efectivamente dúvidas quando testes de diferentes publicações dão resultados diferentes...bem diferentes.

Dá que pensar, pelo menos...   ???_

TMaxer

  • Visitante
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2016, 15:08 »


A T dá 170/175 reais (gps)... 170+ até a 500 dá, embora tenho isso documentado apenas com variador Jcosta.


Nestes ensaios ha sempre que olhar para a componente circunstancial... e aí basta um motor nao estar rodado ou a moto estar em mas condicoes de manutencao que os resultados ja nao vao ser os melhores.



mas de uma coisa, não haja duvidas: a Bmw anda mais a direito do que Yamaha... tem um motor maior (650 vs 530) e tem mais potencia (60 vs 47)... se desprezarmos o diferencial de quase 30 quilos que se faz mais sentir nas aceleracoes e a resistencia de rolamento (e aerodinâmica e área frontal) que deve andar ela-por-ela, temos que a resistência aerodinâmica sobe numa razão logarítmica à velocidade... logo aqui nao ha milagres...  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2016, 15:48 »
Acho estas questões da velocidade máxima algo redundantes (atenção que não estou a dizer desinteressantes, que é bem diferente!), pois a forma como se alcançam pode sê-lo de forma diferente...

Alguém vir-me dizer que "Não, não senhor...já dei muito mais que esses senhores" tem valor...e ao mesmo tempo não tem!  :-X

Como foi alcançado?
Em plano sem inclinação?....com um grau descendente de 3º-4º?....com um grau de inclinação que rivaliza a Rua Baldwin na Nova Zelândia e que tem um desnível de 35%??

http://observador.pt/2015/06/08/esta-rua-ingreme-do-mundo/

Assim e pressupondo que ambas as máquinas viram o seu top-speed calculado no mesmo local, concluo (salvo melhor opinião!) que os valores estarão correctos, assim com a diferença verificada entre ambas.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2016, 16:03 »
Sabes que como eu trabalho na hotelaria, já assisti a alguns lançamentos mesmo internacionais de carros principalmente onde quem paga ganha.... E foi me confirmado por um jornalista conhecido do ramo
Do tipo"eh pa eles convidaram não vamos dizer nada de mal"
Mas isto é incorreto e não é parcial....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

TMaxer

  • Visitante
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #9 em: 11 de Maio de 2016, 16:13 »
Muitas das revistas e sites de motos são francesas e duvido que os jornalistas arrisquem andar a "abrir" de forma indiscriminada nas AE para testar as Vmax porque o estado Francês tem a caça ao excesso de velocidade e ao estacionamento como uma grande fonte de impostos indirectos...

+ do que 50 kmh resulta na cassação imediata da carta por um período de 3 anos e 1500€ de multa  _pensador_  _Rolley_


Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2016, 17:00 »
Em relação à velocidade máxima o que os jornalistas querem dizer é que em estrada aberta a BMW ia-se embora _Rolley_
A potência superior da BM fazem-se sentir logo que entram na AE pois muito rápidamente o ponteiro chega aos 180 (já comprovei)
para mim os menos da BM são: qualidade materiais, peso do conjunto, falta de suavidade, som do motor e preço

A Tmax tem como menos: precisava de mais potência, precisava de capacidade para guardar 2 capacetes e preço

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2016, 17:08 »
Em relação à velocidade máxima o que os jornalistas querem dizer é que em estrada aberta a BMW ia-se embora _Rolley_
A potência superior da BM fazem-se sentir logo que entram na AE pois muito rápidamente o ponteiro chega aos 180 (já comprovei)
para mim os menos da BM são: qualidade materiais, peso do conjunto, falta de suavidade, som do motor e preço

A Tmax tem como menos: precisava de mais potência, precisava de capacidade para guardar 2 capacetes e preço


Quando mencionas a BMW, referes-te à mais recentemente lançada no mercado C650 Sport ou à anterior (1ª geração), companheiro Panda??  _pol_ _pol_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2016, 22:16 »
Falo das 2 gerações _pol_


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #13 em: 11 de Maio de 2016, 23:19 »
Sabes que como eu trabalho na hotelaria, já assisti a alguns lançamentos mesmo internacionais de carros principalmente onde quem paga ganha.... E foi me confirmado por um jornalista conhecido do ramo
Do tipo"eh pa eles convidaram não vamos dizer nada de mal"
Mas isto é incorreto e não é parcial....

 Marco Neves

Não me tinha apercebido deste teu comentário, Marco.  _pol_

Sim, sem dúvida nenhuma que se existe esse tipo de conduta jornalística, não é correcto!
Mas também não deixa de ser relevante mencionar que um bom jornalista tem ainda assim ao seu dispor, através das palavras, a possibilidade de fazer uso de uma tendência de pensamento, normalmente perceptível na leitura.

Do tipo...ao invés de se dizer "modelo extraordinário", ou "modelo altamente apetecível e ao nível do melhor já por nós testado", substitui-se por: "modelo muito homogêneo" ou então "...um modelo que no geral revela bom agrado de utilização".

Por um lado não se exagera naquilo de que não se gosta e por outro lado, continua-se a ser "simpático" aos olhos de quem paga as viagens.  _lol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo - BMW C650 Sport VS Yamaha Tmax Lux Max
« Responder #14 em: 12 de Maio de 2016, 17:26 »
Ainda terei de vir ao mesmo assunto...  _careta_

Eu sou um chato. Eu sei, admito que sou e até concordarei  _lol_...mas a questão da qualidade desta nova geração da BMW e que de alguma forma li como "mediana" num outro teste publicado no fórum, está a deixar-me especialmente curioso.  _pensador_

É que já li num segundo teste e também de uma grande publicação francesa, que a qualidade nada tem que ver com a 1ª geração, ao ponto de ser dito:

"Du côté du BMW, si le premier opus était franchement décevant à bien des égards - ce n’était pas un mauvais scooter mais on espérait mieux - le C650 Sport est clairement un réussite qui peut faire - et qui fait - la fierté en interne. Là, on ressent le caractère premium de la marque de moto allemande mais aussi son côté automobile. Les références à l’univers des 4-roues sont légion, notamment en matière de lignes et de courbes. Les peintures et le soin apporté aux détails sont maintenant irréprochables. Il suffit de jeter un œil au carénage du guidon pour en avoir un aperçu. Là, on est chez BM. Et franchement, il prend l’avantage."

No fundo e numa tradução condensada de um parágrafo que lhe é dedicado, é admitido pela publicação que a primeira geração estava uns furos abaixo do exigível na qualidade, coisa que não sucede com esta C650 Sport que é claramente um sucesso nessa área, com atenção ao detalhe e pinturas impecáveis. Terminam mesmo dizendo: Nesta estamos mesmo numa BMW. E francamente, leva vantagem!

http://www.motoservices.com/duel-scooter/comparatif-maxiscooter-bmw-c-650-sport-yamaha-tmax-530-game-of-throne.htm





Ah...antes que me esqueça! Nesta publicação parece que deu num empate!  ;D