Autor Tópico: Embraiagem Honda Forza 300 duvida  (Lida 5152 vezes)

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« em: 02 de Maio de 2016, 00:14 »
  Abri a caixa da correia e encontrei esta duvida:






É normal ter esta cor azul na embraiagem? a Forza tem cerca de 23.000km

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2016, 07:29 »
É

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #2 em: 02 de Maio de 2016, 07:47 »
Marco concordo, mas tem um valente escaldão.

Esse filtro de ar já devia ter sido substituído á muito.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #3 em: 02 de Maio de 2016, 11:31 »
Boas, o azul vem do aquecimento do aço até à uma certa temperatura (à volta dos 360° salvo erro para o aço normal que neste caso se for uma liga então será algo diferente) e começa a "oxidar" ... os ferreiros pela cor sabem a que temperatura estão os metais.

Não quer dizer que é mau esta oxidação... por vezes mais associada a oxidação vermelha vulgo ferrugem que não queremos, esta "azul" até é utilizada como capa protectora conta a dita ferrugem "má". É fácil de conseguir como se fosse uma tempera tradicional. Aquecer e arrefecer em óleo ou água e temos uma cores engraçadas. Atenção  que temperas alteram as caraterísticas dos metais.

Apesar de vulgar... O que é  indicativo é que pode ser devido a uma ventilação deficiente. O que aquece mais a embraiagem é  quando começa a escorregar mais até "agarrar" que pode ser resolvido por ajuste nas molas ou substituição da mesma se os calços tiverem gastos.

Ver o filtro como já foi dito. Entrar água da lavagem com a embraiagem ainda muito quente... etc pode levar à descoloração por exemplo.

Se os materiais trabalharem a uma temperatura fora da nominal indicada por exemplo dentro da caixa, podem sofrer alterações e o desgaste ser mais acentuado. Correias agora de kevlar ou Aramida etc... conseguem aguentar grandes temperaturas e ser a prova de bala :) mas de qualquer modo não duram para sempre.

É ir vendo... e ter atenção aos sinais.

Boas curvas

Sent from my Samsung S7 edge


Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2016, 14:04 »
  Boas

  Obrigado pelas respostas  _convivio_
  Sim o filtro do ar já foi substituído entretanto, as próximas 3 semanas(pouco tempo) vai ser a tratar da revisão da Forza, óleo, filtro oleo, vela, pastilhas frente, trás e finalmente o óleo dos travões que ainda podia andar mais uns km, mas como está a ficar um pouco escuro e o manual diz para trocar ao fim de 2 anos faço já.
   Quanto há embraiagem andei a informar me tanto na Motorway e outra oficina todos me disseram que era "normal".
  A conclusão que cheguei agora depois de ler o que o cross escreveu é que o filtro da correia quando fui limpar estava sujo com "palha" ou algo parecido e deve ter sido que fez aquecer a embraiagem _pensador_ dai .
  Eu consigo trocar a correia fazendo a tal ferramenta mas depois de abrir a embraiagem tenho receio de não notar alguma anomalia na dita cuja por isso estou a ponderar trocar com os profissionais _pol_ e se for necessário substituir alguma coisa é logo feito na hora.
  De resto por enquanto não sinto nenhuma anomalia no funcionamento da embraiagem.
  _convivio_
« Última modificação: 05 de Maio de 2016, 14:07 por furianix »

JViegas

  • Visitante
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2016, 14:15 »
Seria espetacular companheiro que fizesses uns DIY sobre as intervenções que te preparas para fazer na máquina, pois é difícil de encontrar na net informações esclarecedoras sobre estas operações para o nosso modelo.

A minha maquina está na garantia ainda, no entanto outros companheiros (eu também) poderão estar curiosos em como por exemplo fazer essas intervenções "simples" (desculpa-me o termo):  mudar óleo, verificar a vela, mudar o filtro de ar, etc. etc.

Que chaves (ferramentas) usar, se mudas para outro material que não Honda, que referências, onde comprar, etc. etc.

Vai atualizando por favor.


Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2016, 15:00 »
 A garantia acaba no fim deste mês  _convivio_
 Comentar sobre este assunto na garantia não vale a pena isto é desgaste puro e duro do material.
 Quanto às  DIY sim tenho estado a gravar em video, ja tenho das pastilhas da frente e filtro de ar, o próximo ade ser da muda do óleo dos travões da frente.
« Última modificação: 05 de Maio de 2016, 16:35 por furianix »

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #7 em: 06 de Maio de 2016, 14:54 »
  Boas

  Obrigado pelas respostas  _convivio_
  Sim o filtro do ar já foi substituído entretanto, as próximas 3 semanas(pouco tempo) vai ser a tratar da revisão da Forza, óleo, filtro oleo, vela, pastilhas frente, trás e finalmente o óleo dos travões que ainda podia andar mais uns km, mas como está a ficar um pouco escuro e o manual diz para trocar ao fim de 2 anos faço já.
   Quanto há embraiagem andei a informar me tanto na Motorway e outra oficina todos me disseram que era "normal".
  A conclusão que cheguei agora depois de ler o que o cross escreveu é que o filtro da correia quando fui limpar estava sujo com "palha" ou algo parecido e deve ter sido que fez aquecer a embraiagem _pensador_ dai .
  Eu consigo trocar a correia fazendo a tal ferramenta mas depois de abrir a embraiagem tenho receio de não notar alguma anomalia na dita cuja por isso estou a ponderar trocar com os profissionais _pol_ e se for necessário substituir alguma coisa é logo feito na hora.
  De resto por enquanto não sinto nenhuma anomalia no funcionamento da embraiagem.
  _convivio_

Se não sentes nada de anormal deixa estar. Eu desmontei a transmissão da minha recentemente porque estava a dar uns esticões a frio e a trepidar imenso. Depois de limpar tudo muito bem ficou como nova e os roletes e correia já contam com 14000km.

JViegas

  • Visitante
Re: Embraiagem Honda Forza 300 duvida
« Responder #8 em: 06 de Maio de 2016, 17:21 »
A garantia acaba no fim deste mês  _convivio_
 Comentar sobre este assunto na garantia não vale a pena isto é desgaste puro e duro do material.
 Quanto às  DIY sim tenho estado a gravar em video, ja tenho das pastilhas da frente e filtro de ar, o próximo ade ser da muda do óleo dos travões da frente.

Olha que fixe. Vai ensinando vai ensinando.  _pol_