Autor Tópico: Troca de liquido radiador  (Lida 8019 vezes)

goncalod

  • Visitante
Troca de liquido radiador
« em: 28 de Abril de 2016, 12:46 »
Boas,

No manual da sym gts 125 diz que se deve trocar o líquido 1x por ano ou em cada 12.000km.

- 1ª questão, da vossa experiência acham que é algo importante? (eu faço mais ou menos 1000 km por mês.)
A minha dúvida é mais porque, por exemplo, no carro o líquido fica lá uns 5 anos, só muda com a mudança da correia distribuição e não perde propriedades por isso.
Neste momento a mota tem quase 4 anos e nunca trocou o líquido.

- 2ª questão, no manual de serviço tem as intruções como mudar o líquido, mas a meio fala da tampa do radiador (radiator filler cap), embora ñ mostre o radiador nem fale nisso em mais parte nenhuma... antes ou depois  :-?
Alguém já fez?

Sei que tem que se ter atenção em purgar bem o sistema para não ficar com bolhas de ar, mas pelo que percebi faz-se isso com o by-pass, ou há mais algum truque?

gracias

« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 12:51 por goncalod »

TMaxer

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2016, 12:51 »
No meu DB tem lá o processo embora seja numa Tmax é semelhante.



Aquilo que te aconselho a fazer é depois de retirar o liquido, limpar todo o circuito com agua destilada  _pol_


Depois de tudo limpo, enches com o novo liquido, sangras no caso de existir um parafuso para essa finalidade, em caso negativo das uns abanoes à scooter para que eventuais bolhas de ar retornem a superficie...

ou entao vais dar uma volta e voltas a deixar arrefecer...


No final, conferes o nivel e em caso de necessidade adicionas liquido  _pol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2016, 14:33 »
Companheiro não conheço nenhum fabricante de automóveis que indique essa troca com tanto tempo ,ou de 2 em 2 ou 3 anos mais, nao.se têm ou não as propriedades ,não se vem assim  só de olho....
A kymco diz o mesmo mas eu não vou fazer isso,acho que  de 2 em 2 é o ideal ,aliás mudei a uma pcx com 3 anos e ainda não estava mau mas mais ,já perde qualidades .não usar mais diluído que 40% ,indicam quase todos ....
E tal como o companheiro indicou limpa com água destilada no fim e vê se há fugas,não é difícil...existem varias ajudas no YouTube

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

goncalod

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2016, 14:52 »
Companheiro não conheço nenhum fabricante de automóveis que indique essa troca com tanto tempo ,ou de 2 em 2 ou 3 anos mais, nao.se têm ou não as propriedades ,não se vem assim  só de olho....

O meu clio é de 2003 e até à data teve 0 avarias, nunca tive qualquer questão com o carro, diria que 13 anos dava para perceber problemas com a falta de troca de liquido. E posso dizer que não sou nada meiguinho a conduzi-lo... _pol_

Sim, já vi uns vídeos no youtube, mas nenhum do modelo da minha, pode ser que algum companheiro já o tenha feito. ;)
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 14:54 por goncalod »

goncalod

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #4 em: 29 de Abril de 2016, 19:21 »
acabei de vir da Migtech e disseram que não preciso trocar liquido nenhum, que basta ir vendo o nivel... cada vez percebo menos disto... hehehehe


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

interceptor

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #5 em: 29 de Abril de 2016, 21:25 »
Muda de dois em dois anos, o circuito leva tão pouco líquido que não ficas mais pobre por causa disso.

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


goncalod

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #6 em: 29 de Abril de 2016, 22:14 »
Sim, claro a minha questão neste caso não é o €€, era mais perceber se era ou não uma preocupação necessária de ter, mas chego à conclusão que é mais uma questão de opinião pessoal... fico com a sensação que vou ter um número de respostas tão diferentes quanto o número de pessoas/oficinas que perguntar, algo que me irrita um pouco para ser sincero!  ;D

Obrigado na mesma pela ajuda.  _pol_

interceptor

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #7 em: 29 de Abril de 2016, 22:29 »
O manual foi fabricante é que está certo, afinal eles é que fizeram o motor e o manual, devem perceber algo sobre este assunto...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


goncalod

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #8 em: 29 de Abril de 2016, 23:05 »
pois... isso é bem verdade, mas também é verdade que há muitas entrelinhas nesta coisa das recomendações das marcas, muito por causa dos protocolos e contratos entre marcas de veículos e marcas de consumíveis... etc, etc

É como os médicos, também são os que sabem mas passam muitas vezes medicamentos que não precisamos para nada só para cumprir as suas combinações com farmacêuticas e receberem os seus bónus e as suas viagens...

Na minha opinião,por exemplo, as coisas hoje em dia só são mais descaráveis e menos feitas para durar (como antigamente) porque assim interessa ao consumo e às vendas.
Se eu for fabricante, seja do que for, e fizer uma coisa que dura 50 anos vendo muito menos que se fizer um que dura 3 a 5 e depois no meio até lanço umas versões supostamente melhoradas que no fundo são a mesma treta.

Mas isso é entrar num assunto que dá pano para mangas e um bocado off topic.  :)

No fundo quero dizer que acredito e tento seguir os manuais q.b. daí ter vindo colocar esta questão.

Mas acho que sim, trocar de dois em dois anos parece-me equilibrado e mesmo que até nem seja necessário trocar, como um representante da marca ainda hoje me disse, mal também não vai fazer.

Abraço.
« Última modificação: 29 de Abril de 2016, 23:07 por goncalod »

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #9 em: 03 de Maio de 2016, 15:12 »
Eu comprei também o líquido a 40% e vou mudar, apesar do que lá está ainda estar bom o manual diz para mudar e é isso que vou fazer. Ainda tenho é de ver onde troco.
Já mudei o óleo motor (fácil)
Óleo transmissão (fácil)
Óleo travões (fácil)
Filtro ar (fácil)
Tenho agora de mudar o líquido, mas deve ser fácil também ;-)

Enviado do meu GT-N7100 através de Tapatalk


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #10 em: 26 de Setembro de 2016, 15:21 »
Se comprares um bom glicol, podes fazer a mistura a 40% ou 50 % com agua destilada, e dura te 5 anos sem problema.
Eu comprei original da Ford a 100 % e fiz a mistura.
O da Honda tb é muito bom.

Abraço
[/URL]

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #11 em: 27 de Setembro de 2016, 09:50 »
Teoricamente é a cada 2 anos mas se for um bom concentrado dura muito mais porque é um circuito fechado com pouca absorção de humidade. O mesmo para óleo travões e suspensão embora na minja scooter e moto o oleo da suspensão já tenha varios anos e mais de 40k km sem trocar. Como é um oleo sugeito a pouco aquecimento só troco se for andar com a moto em pista ou se os retentores tic
Verem alguma fuga porque de comportamento não noto nada anormal.

Mouratti

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #12 em: 23 de Janeiro de 2018, 20:35 »
Bem vou desenterrar este tópico, o óleo ja mudei sem problemas, ainda não percebi se gts125 tem algum parafuao para drenar o anticongelante.

Se sim onde é que não vejo.

Ja agora os anticongelante que dizem 50% temos de misturar com agua ou podemos por direto?

Enviado do meu X527 através do Tapatalk


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #13 em: 24 de Janeiro de 2018, 08:42 »
Usa direto ,nada de misturas.
Já cheguei a usar líquido puro e é uma maravilha.
Se não tiver parafuso para drenar ,tiras o tubo mais baixo na bomba de água por exemplo e deixa sair tudo
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #14 em: 24 de Janeiro de 2018, 12:26 »
Usa direto ,nada de misturas.
Já cheguei a usar líquido puro e é uma maravilha.
Se não tiver parafuso para drenar ,tiras o tubo mais baixo na bomba de água por exemplo e deixa sair tudo

Nunca se usa um produto anti congelante puro!!!! É um perigo em termos térmicos!!!!

Aconselho a obterem mais informação antes de colocar em risco o motor de alguém por aquecimento excessivo, se diz que é para diluir devemos sempre respeitar o modo referido de diluição do fabricante.

Gráficos:

http://hellafunctional.com/wp-content/uploads/2011/11/freezept.gif

http://hellafunctional.com/wp-content/uploads/2011/11/boilpt.gif


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #15 em: 24 de Janeiro de 2018, 13:53 »
Ok ,
Posso te mostrar um motor com 20 anos e os seus tubos...nunca aqueceu além do normal,já o fiz numa Aerox também entre outros.
Se calhar não falamos do mesmo tipo de anticongelante.
Eu também pesquiso mas há coisas que só testando se aprende.
Mas sim o companheiro  pode e deve seguir esse conselho.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Cristovanni

  • Visitante
Re: Troca de liquido radiador
« Responder #16 em: 09 de Fevereiro de 2018, 16:12 »
Faço na minha SYM Citycom 125 de 2009, a carburador, o motor é igual ao da 125 GTS do mesmo ano

Já troquei o liquido do radiador na minha Citycom 125 e fiz o seguinte: basicamente é seguir o manual, mas deixo os passos principais:
- Abrir o depósito do radiador e drenar o liquido pelo parafuso de drenagem;
- depois de drenar o liquido encher o depósito com agua destilada e deixar sair o mesmo pelo parafuso da drenagem;
- Fechar o parafuso da drenagem;
- encher com cuidado o depósito do radiador até ao nivel e não fechar o depósito;
- Por a mota a trabalhar e vão começar a sair bolhas durante alguns segundos, quando parar de fazer bolhas desligar a mota e quase de certeza se verificarem, o nível do liquido está abaixo e aí voltar a repor ao nivel e fechar a tampa do depósito;
- Por a mota a trabalhar até chegar à temperatura normal de funcionamento, sempre verificando se baixa muito de nível;
- Pequena nota que vem no manual e chamo a atenção, nunca colocar o nível acima do máximo, aliás deixar um "pouquito" até ao MAX.
- Volta de teste só para garantir que não há fugas pelo parafuso de drenagem ou tubagens que neste processo ficaram livres de pressão e podem por vezes se soltarem um pouco, é raro mas... nunca se sabe. Abraço a todos

 _pt_
 
 

-