Autor Tópico: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…!  (Lida 11536 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…!
« em: 21 de Abril de 2016, 13:37 »
Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…!



Imagem não vinculativa, obtida em: morebikes.co.uk


Tenho acompanhado inquietantes notícias sobre uma futura CB250X desde meados do mês passado e neste momento a coisa está a alastrar-se a todos os websites da Tailândia, tendo já vindo também a publicação Inglesa - MorebiKes.co.uk - mencionado a forte possibilidade da aparição de um novo modelo de baixa cilindrada baseado na CrossRunner.

Lembram-se da CX-01 e CX-02 que foram por cá divulgadas no fórum e que apareceram em motoshows na Tailândia??  Ver AQUI e AQUI

Pois a marca parece não ter esquecido o conceito de moto 1/4L com capacidades multifacetadas e aquela aparição era o preparar de um terreno que a marca parece querer dar a conhecer.
Ainda segundo a Morebikes.co.uk, a fonte para esta novidade não poderia ser melhor…foi mesmo um dos boss’s da Honda que "deixou escapar" o segredo.

Outra questão que leva à credibilidade da informação, além da imagem colocada a circular poucos dias após esta revelação (imagem não vinculativa), prende-se com o desenvolvimento do novo motor bicilindrico que estará presente na nova CBR250RR, com o nome de código K64A e que, segundo alguns websites, virá também a servir este modelo, se bem que aqui eu pessoalmente veja a marca ou a fazer um downsizing na potência deste frenético bloco, ou a colocar-lhe o da 300R, sendo que neste caso a designação do modelo também mudaria para CB300X.

Sabendo-se que a BMW pondera vir a colocar no mercado no próximo ano uma mini-GS (fabricada em colaboração com a indiana TVS) e que da Kawasaki também se espera uma Versys 250, não deixa de ser com “alguma” naturalidade que leio estas notícias.

Acreditem no que digo…2017 vai ser o ano das mini-trails em torno dos 250-300cc!!   _pol_ _pol_
« Última modificação: 22 de Abril de 2016, 18:25 por Sapiens21 »

Rodrigues

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2016, 13:59 »
Companheiro Sapiens21 sempre em cima dos acontecimentos  _palmas_

Sem querer também já tinha lido sobre a 250 mas como tem havido tantas novidades deixei essa notícia para os mais entendidos como tu.

Pelo menos no nosso País, devido à roubalheira dos nosso governantes, seria uma cilindrada apetitosa para muitos que a usariam para pequenas e médias distâncias.

Bonita é ela  _pol_

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2016, 14:20 »
Nao tarda muito para tambem lancam a PCX em versao trail  _lol_ _lol_ _lol_  _lol_ _lol_
« Última modificação: 21 de Abril de 2016, 14:21 por TMaxer »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2016, 14:31 »
Por mais mirabolante que possa parecer...de certeza que aos Eng. da marca já lhes passou semelhante coisa pela cabeça.  ;D  _pol_


TMaxer

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2016, 14:51 »
Aos engenheiros nao sei... agora à equipa do marketing  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Velasquez

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2016, 15:53 »
250-300 é uma potência muito apetecível para muitos...não gostei do bico debaixo do farol, mas gosto do design no geral...

Conceito bem pensado  _pol_

E obrigado Sapiens por partilhares sempre estas notícias.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2016, 16:37 »
É a chamada 'árvore das patacas' para todo o ecosistema. Em vez de comprarmos 1 compramos 5: pague 5 leve 1.

Compra-se a CB250X, não chega. Compra-se a CB500X, não chega. Compra-se a NC750X, CrossRunner800 até chegar à CrossTourer 1200.

Entretanto devem estar a preparar a CroussTourer 1700 para quem já se fartou da 1200.

São de facto geniais.
« Última modificação: 21 de Abril de 2016, 17:27 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2016, 17:37 »
É um pouco mais complexo do que a forma como explanas pelas tuas palavras, caro Pedro.  :)

Vejamos a questão sob outro prisma!

Se a marca visse a concorrência a atacar esse segmento das trail de 1/4L (como se vai verificar) e nada fizesse, o que se diria da mesma???

Se a marca visse a concorrência a preparar e testar modelos para apresentar dentro de 1 ano e se mantivesse quieta sem mostrar novidades, o que se diria da mesma???

Se a marca não aproveitasse o motor que produziu para a nova CBR250RR e numa clara economia de escala não o derivasse para outras bases indo ao encontro dos desejos dos clientes, o que se diria da mesma???

And so on...

Portanto, árvore das patacas e visão do mercado não são bem a mesma coisa!

Se há mercado para todos os escalões de cilindrada?
Eu respondo...há, dependendo se a marca coloca todos no mesmo mercado onde concorre, ou se estrategicamente opta apenas por alguns.  ;)

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2016, 18:30 »
Estou absolutamente de acordo. São todas geniais. A Honda limita-se a fazer o que as outras marcas também fazem, tentando furar em muitos nichos.

É necessário pagar aos funcionários, satisfazer accionistas, etc. O cliente é a cash-cow.

É um pouco mais complexo do que a forma como explanas pelas tuas palavras, caro Pedro.  :)

Vejamos a questão sob outro prisma!

Se a marca visse a concorrência a atacar esse segmento das trail de 1/4L (como se vai verificar) e nada fizesse, o que se diria da mesma???

Se a marca visse a concorrência a preparar e testar modelos para apresentar dentro de 1 ano e se mantivesse quieta sem mostrar novidades, o que se diria da mesma???

Se a marca não aproveitasse o motor que produziu para a nova CBR250RR e numa clara economia de escala não o derivasse para outras bases indo ao encontro dos desejos dos clientes, o que se diria da mesma???

And so on...

Portanto, árvore das patacas e visão do mercado não são bem a mesma coisa!

Se há mercado para todos os escalões de cilindrada?
Eu respondo...há, dependendo se a marca coloca todos no mesmo mercado onde concorre, ou se estrategicamente opta apenas por alguns.  ;)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2016, 18:42 »
......Mota porreira para ter como 2ªmota e ir com ela para o mato ( sem ser na Amazónia, claro está ) e no dia a dia também é fixe para ir para o trabalho-casa e o motão de alta C.C. fica para as vadiagens médias/grandes.....Gostei
1 abraço
Scooterado
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

interceptor

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #10 em: 21 de Abril de 2016, 19:13 »
Epah desculpem me a sinceridade,  mas vocês conseguem ver nesse conceito de mota alguma ligação ou aptidões para ser considerada uma trail?

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #11 em: 21 de Abril de 2016, 19:19 »
De facto não Pedro, de facto não...  _pol_

O nome remete um pouco para tal, mas o próprio conceito trail é actualmente algo complexo...

Olha-se para as Tracer 700, MT-09, NC750X, Crossrunner, Versys 650, etc...e chamam-lhes Adventure Bikes...aventureiras portanto.

Se o são na realidade?....pois... ;D

Mas neste caso parece de facto excessivo dizer que se trata de uma trail, parecendo mais uma simbiose entre essa e uma naked... _pensador_

Mas atenção....A IMAGEM É POR AGORA APENAS ESPECULATIVA!!!! Tal como referi no início do tópico.  _pol_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #12 em: 21 de Abril de 2016, 19:22 »

Cf. AJP PR5 SuperMoto (também 250cc): http://www.ajpmotos.com/index.php/en/worldwide/products/pr5.

De facto não Pedro, de facto não...  _pol_

O nome remete um pouco para tal, mas o próprio conceito trail é actualmente algo complexo...

Olha-se para as Tracer 700, MT-09, NC750X, Crossrunner, Versys 650, etc...e chamam-lhes Adventure Bikes...aventureiras portanto.

Se o são na realidade?....pois... ;D

Mas neste caso parece de facto excessivo dizer que se trata de uma trail, parecendo mais uma simbiose entre essa e uma naked... _pensador_

Mas atenção....A IMAGEM É POR AGORA APENAS ESPECULATIVA!!!! Tal como referi no início do tópico.  _pol_

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #13 em: 21 de Abril de 2016, 19:29 »
Penso que até tem logica o lancamento do modelo... o trail transformou-se num conceito e claramente ha fome no mercado por produtos desse tipo.


So que o conceito trail é um pouco vasto: tanto cabem motos que claramente são "adventure" e foram criadas para uma utilização dual (asfalto/terra) como há aquelas que respeitando o conceito trail tanto em estética como no aspecto da posição de condução, são marcadamente mais estradista...


Creio que esta 250 será uma aposta para quem pretende ter uma moto no conceito trail, mas que a utilização será 99% alcatrão e é uma pessoa que nao tem grandes necessidades de CCs ou entao está limitado à A2...   _pol_

Rodrigues

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2016, 19:34 »
Agora é que me lembrei que a Honda já tem a CRF250L, uma Trail até muito boa para trilhos em que o peso pluma é uma mais valia.

A CB250X será, penso eu, mais uma Naked em miniatura.

Eu também não a colocaria no conceito Trail.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #15 em: 21 de Abril de 2016, 19:43 »
Volto a dizer o que já Indiquei...a imagem é por enquanto (naturalmente), apenas especulativa!!

Desconhece-se qual a linguagem estilistica a seguir pela marca para este modelo.

A BMW por exemplo já há uns largos meses que se sabe que vai lançar uma mini-GS e até ao momento tudo o que há é imagens especulativas. É normal que assim seja, é normal que as marcas guardem o seu "jogo"

Não sei e não saberá ninguém (com excepção da própria marca), se vai ter um estilo muito próprio, ou se vai basear-se inteiramente p. ex. no concept CX-01.

Quiçá poderá vir a ser uma Trail Sport...ou seja, um conceito dentro do conceito.



JViegas

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #16 em: 22 de Abril de 2016, 11:48 »
Agora é que me lembrei que a Honda já tem a CRF250L, uma Trail até muito boa para trilhos em que o peso pluma é uma mais valia.

A CB250X será, penso eu, mais uma Naked em miniatura.

Eu também não a colocaria no conceito Trail.

Concordo.
Já existe a CRF250L. Será eventualmente para diferentes consumidores, mas... _pensador_

Lembro-me agora da NX250 (foi com esta máquina que fui a exame de condução), e apesar de também existirem na altura outros modelos "trail" de 250 cc, este modelo também vendeu bem.

Aliás o conceito trail sempre esteve muito patente na Honda. Não é à toa que fizeram uma Africa Twin.



Direitos de imagem: motoprofi.com http://motoprofi.com/imgs/a/a/j/g/t/honda_nx_250_1994_1_lgw.jpg
« Última modificação: 22 de Abril de 2016, 11:50 por JViegas »

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #17 em: 22 de Abril de 2016, 12:18 »
companheiros como já reparei que há aqui bastante pessoal familiarizado com estes termos...

Podem explicar-me qual a diferença dos seguintes termos, OFF ROAD - ADVENTURE - TRAIL - BIGTRAIL,  e das máquinas aqui referidas anteriormente, quais se enquadram em que segmento?

obrigado pela ajuda  _pol_ _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #18 em: 22 de Abril de 2016, 13:00 »
Se aqui há uns anos era de caras a resposta....actualmente e muito por culpa das novidades que se vão sucedendo nas marcas, tal leva-nos a colocar uma certa reserva sobre o que dizer. A simbiose existente entre categorias de modelos, conceitos que se fundem e bases que servem vários tipos de modelos leva a uma certa reserva na altura de dizer categoricamente: "Para mim esta mota é claramente uma...."

Causa um pouco de confusão?
Admito que sim...vejamos...

Temos por exemplo uma BMW R1200 GS e quase que aposto que a colocação como Adventure Bike, Big Trail ou Off-Road Bike não é de todo consensual.

Aliás, atentemos no mesmíssimo exemplo para perceber que a marca, dentro do mesmo modelo, tem uma designada de R1200 GS e outra com o mesmo nome, mas acrescentando "Adventure".

Então portanto a questão que se coloca é a seguinte...se uma já é Adventure, a outra é o quê? Trail...Big-Trail? Mas é o mesmo modelo...!!! _pensador_

E o que torna a outra Adventure? Os pneus mais je ne sais quois que uma trás e a outra não, uns ferros xpto com uns mini-faróis de nevoeiro e mais uns berlicoques que a distanciam se calhar em €2.000-3.000?

Portanto, a minha resposta e agradecendo desde já ao Nuno pela óptima pergunta, é.......

....Actualmente, se numas não se me oferece dúvida onde as categorizar (...uma CRF450 p.ex), outras há e não são poucas, em que dizer que são exclusivamente Adventure Bike, ou Trail ou Big-Trail, etc., se torna numa afirmação que não será de todo consensual.

E as novidades que se avizinham ainda vão causar mais confusão....chamar p.ex. Dual Bike e Dirt Bike não é a mesma coisa, mas...então e aquilo que cabe no meio das duas, onde as colocamos???  _pol_ _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #19 em: 22 de Abril de 2016, 13:28 »
Ainda mais uma achega para o assunto....imaginemos que a imagem que encabeça este tópico (que volto a dizer, é meramente especulativa!!) tinha ao invés de pneus de estrada, uns particularmente cardados e uma estrutura tubular em volta do depósito...

Olhando para essa imagem e imaginado-a dessa forma, quase de certeza que o mesmo modelo passaria de uma "espécie de naked" para uma Adventure Bike/Trail...


Depois temos um exemplo ainda mais fragrante:

Temos uma CB500X com pneus de estrada:


E temos uma CB500X com pneus off-road:


Portanto, o mesmo modelo é afinal o quê?? Ou serão os pneus que ditam as categorias... _pensador_

-----------------------------------------------------------------------------

Agora um pouco mais a sério (sem ter saído propriamente da seriedade do assunto) e para dizer que as marcas, ao encherem-nos de conceitos dentro de conceitos, levam a um inovar muito bonito e atractivo para o consumidor, mas que se torna complicado categorizar o que se tem.

Já quase que imagino uma conversa do tipo:

- "Bela moto, parabéns! O que é??"
- "Então, é uma...é uma...moto. Não sei bem o que é...acho que no concessionário disseram que era uma TrailDualSportOff-RoadAdventureDirt Bike"_pensador_


« Última modificação: 22 de Abril de 2016, 13:30 por Sapiens21 »

Rodrigues

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #20 em: 22 de Abril de 2016, 14:00 »
É realmente difícil definir em que conceito se enquadram alguns modelos mais por culpa da rotulagem com que as marcas as definem ou diferenciam por uma questão de marketing do que propriamente para o fim que foram construídas.

Se a CB se enquadra como Adventure é porque permite arriscar, aventurar, ousar, façanhas, peripécias fora de estrada sem se enquadrar como Trail, eu pelo menos não a rotulo de Trail como a pura e dura Africa twin entre outras que de facto o são.

Motas a que poderemos chamar de aventureiras Off road terão de ter guiador largo, altura ao solo mais alta na zona central, suspensão frontal de longo curso e traseira adequada para tal.

Vendo ao contrário, se colocarmos pneus de estrada na África twin passará a ser uma estradista ? claro que não, continuará a ser Trail mas limitada a terrenos menos bravios.

Amigo Sapiens21, obrigado mostrares estas belas imagens da CB500x  _lool_

« Última modificação: 22 de Abril de 2016, 14:04 por Rodrigues »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #22 em: 22 de Abril de 2016, 17:41 »
Sem duvida Ze Bairrada... se queres uma moto para o mato é uma CBF ou afins  _Rolley_ _Rolley_  as maioria das trails da para dar uma perninha à terra durante o fim de semana, mas nao sao motos preparada para andar por cima "de toda a folha", a fundo e todos os dias  _thumbdown_ _thumbdown_


Trail para mim sao todas, pois esse conceito para mim significa uma moto semelhante as motos de rally-raid (de onde derivou a 1 geracao deste tipo de motos)... suspensoes com curso longo, posição de condução com costas direitas, guiador largo e capacidade de andar em todos os pisos, etcetcetc...


Dentro deste conceito temos as que são mais viradas para o aspecto pratico do dia-a-dia e que declaradamente vem especificadas para uma utilizacao mais estradista (para mim as sport-trail) e depois temos as outras que até pela opção de borracha, vem preparadas para rodarem em situacoes mistas (para mim as adventure)


E por fim, tambem ha as que vem com um compromisso mais off-road, em que se nota que apesar de serem boas estradista, o curso e dureza de suspensao, reforcos de quadro, etc, vem afinado mais para a utilizacao fora de estrada.


A juntar a isto tudo, temos que há varias opções de cilindradas... até mesmo num determinado modelo os fabricantes tem o cuidado de oferecer o mesmo conceito em varias cilindradas, tanto para que o consumidor consiga comprar a moto mais à sua medida (ou do seu bolso), como também para que haja uma oferta em "escada" e em que um cliente da marca que opte por uma cilindrada menor, tenha a possibilidade de poder fazer um upgrade mantendo-se na marca  _pol_ _pol_


No fundo, as trails não diferem muitos dos outros conceitos de moto onde temos ofertas de todos os CCs...





PS: estava a brincar com a "PCX trail" mas penso que ha existiu uma Varadero 125 que até teve algum sucesso  _lol_ _lol_ _lol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…sim, uma nova trail!
« Responder #23 em: 22 de Abril de 2016, 18:23 »
Na minha terra costuma-se dizer:  "Isto é que vai aqui uma açorda..."  _pol_

Primeiro que tudo...retirar do título a menção "trail", pois dada a miscelânea de conceitos, chega-se à conclusão que Trail é um conceito? demasiado complexo e aglutinador de influências de variada ordem.
No fundo e dizendo a coisa de forma "curta e grossa": Deixou de haver Trails!!!  _lol_

O que há então??...Agora existem as Trail-Style. É quase, mas não é bem a mesma coisa.  _lol_

Malditas marcas que nos dão cabo da cabeça.

Nota: Quando trocar os pneus da minha scooter (ou será maxiscooter?...não sei bem...)  _pensador_ vou colocar uns bem cardados e mostrar que uma coisa destas também pode ser Trail.

Agora a sério, todas as opiniões sobre o assunto são mais do que válidas  _pol_, pois tem-se tornado difícil conceber mentalmente aquilo que é mesmo uma Trail, isto à luz do que o mercado tem colocado à nossa disposição. Existirão sim derivações Trail...umas voltadas para a vertente fora de estrada e outras quase exclusivamente só para a estrada.  _convivio_

TMaxer

  • Visitante
Re: Honda CB250X (mini-CrossRunner) para 2017…!
« Responder #24 em: 22 de Abril de 2016, 18:40 »
Isaac...



Penso que mais do uma simples muda de pneus, aquilo que define se uma moto é uma dual são as suspensões  _pol_


Para andares em terra precisas de ter boas suspensoes, e precisas que essas suspensoes tenham um curso maior do que para usar em asfalto e que a taragem e o amortecimento sejam de uma um modo geral mais macios do que para alcatrão.



Nao abordei no post anterior o porque deste tipo de motos ser tão comercial, mas penso que será opiniao unânime que tal se deve: à posição de condução, ao facto de serem confortáveis e ao facto de terem grande capacidade de carga (se metes uma top case numa naked ou numa desportiva estragas o visual da moto e se metes uma top e 2 malas numa trai, melhoras o visual da moto  _pol_)


A isto tudo ha que juntar o enorme efeito halo que as rainhas da classe dão ao conceito e ao facto de serem a opcao dos aventureiros (basta ver os long ways downs e rounds e etc) virou moda  _pol_ _pol_