Autor Tópico: compre uma xmax 250 ( desiludido )  (Lida 71426 vezes)

nsbarros

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #125 em: 06 de Maio de 2016, 01:38 »
Caro José Luís,


Comprei há ano e meio uma Xmax 125 em segunda mão, tinha 4 anos e cerca de 12.500 km. Estou à beira de fazer os 10.000 km com ela.
Já mudei a correia V-belt, os roletes, a bateria e o pneu traseiro, para além das revisões normais. No próximo outono será o pneu da frente.
Reparei que a mota anda a consumir bastante óleo - ao fim de 3.000 km, um terço do óleo já foi. O mecânico disse-me que os motores Minarelli são mesmo assim e é devido ao facto de puxar pela mota.
Quanto a consumos, no início fazia 2,6 litros aos 100 (400 km por depósito) mas com a experiência veio a velocidade e agora ando a fazer cerca de 3 litros/100km o que dá 330-350 km por depósito (normalmente, meto 10 litros sempre que vou à bomba - o depósito da minha 125 leva 11,8 litros).
O meu percurso é 5 min. de estrada nacional, 10-15 min. de vias rápidas e 5-10 min. nas avenidas de Lisboa.
Às 8.000 rpm a mota dá 100 km/h, às 8.500 chega aos 110-115 km/h. Começo a considerar estes valores curtos para o meu uso diário, pelo que estou a passar pelo mesmo que tu e daqui a um ano vou ter que evoluir (mas primeiro terei que tirar a carta).
Quanto à comparação com a PCX, são segmentos completamente diferentes. Estive para comprar uma, mas agora que tenho a Xmax, estou satisfeitíssimo com ela. É mais pesada e mais alta, mas numa via rápida a 100 km/h faz toda a diferença. E como alguém disse atrás, ser passado por um camião é lixado, então numa PCX, faço ideia!
Ah, e também filtra lindamente o trânsito em Lisboa. É uma questão de prática...


Um abraço,
NB


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #126 em: 06 de Maio de 2016, 08:52 »
Caro José Luís,


Comprei há ano e meio uma Xmax 125 em segunda mão, tinha 4 anos e cerca de 12.500 km. Estou à beira de fazer os 10.000 km com ela.
Já mudei a correia V-belt, os roletes, a bateria e o pneu traseiro, para além das revisões normais. No próximo outono será o pneu da frente.
Reparei que a mota anda a consumir bastante óleo - ao fim de 3.000 km, um terço do óleo já foi. O mecânico disse-me que os motores Minarelli são mesmo assim e é devido ao facto de puxar pela mota.
Quanto a consumos, no início fazia 2,6 litros aos 100 (400 km por depósito) mas com a experiência veio a velocidade e agora ando a fazer cerca de 3 litros/100km o que dá 330-350 km por depósito (normalmente, meto 10 litros sempre que vou à bomba - o depósito da minha 125 leva 11,8 litros).
O meu percurso é 5 min. de estrada nacional, 10-15 min. de vias rápidas e 5-10 min. nas avenidas de Lisboa.
Às 8.000 rpm a mota dá 100 km/h, às 8.500 chega aos 110-115 km/h. Começo a considerar estes valores curtos para o meu uso diário, pelo que estou a passar pelo mesmo que tu e daqui a um ano vou ter que evoluir (mas primeiro terei que tirar a carta).
Quanto à comparação com a PCX, são segmentos completamente diferentes. Estive para comprar uma, mas agora que tenho a Xmax, estou satisfeitíssimo com ela. É mais pesada e mais alta, mas numa via rápida a 100 km/h faz toda a diferença. E como alguém disse atrás, ser passado por um camião é lixado, então numa PCX, faço ideia!
Ah, e também filtra lindamente o trânsito em Lisboa. É uma questão de prática...


Um abraço,
NB
Lamento discordar desse sr mecânico mas é o primeiro minarelli que sei que gasta óleo, também já tive , se esse está a gastar,lamento mas foi mal tratado ,ou rodagem mal feita .
Existe aqui e em mais sítios o mito que Yamaha tem de gastar óleo, tal afirmação é errada,gastam sim ,Yamaha ,etc se os tratarem mal ,conheço muito boa gente com as r1,r6 etc que o nível não mexe de muda a muda,a minha xcity era de igual modo,a bws idem....
Não fazem rodagens,arrancam a frio como loucos ,não há manutenções de jeito e depois querem que o material não ceda,assim é complicado....
Um pesado da de velocidade real e limitada 90 kmh ,podendo chegar a descer aos 95 mas já tem de travar, Um pesado de passageiros igual mas limitado a 100kmh.
Acho que uma pcx até de origem faz mais que isso .....
 Marco Neves
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 08:55 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #127 em: 06 de Maio de 2016, 10:42 »
Lamento discordar desse sr mecânico mas é o primeiro minarelli que sei que gasta óleo, também já tive , se esse está a gastar,lamento mas foi mal tratado ,ou rodagem mal feita .
Existe aqui e em mais sítios o mito que Yamaha tem de gastar óleo, tal afirmação é errada,gastam sim ,Yamaha ,etc se os tratarem mal ,conheço muito boa gente com as r1,r6 etc que o nível não mexe de muda a muda,a minha xcity era de igual modo,a bws idem....
Não fazem rodagens,arrancam a frio como loucos ,não há manutenções de jeito e depois querem que o material não ceda,assim é complicado....
Um pesado da de velocidade real e limitada 90 kmh ,podendo chegar a descer aos 95 mas já tem de travar, Um pesado de passageiros igual mas limitado a 100kmh.
Acho que uma pcx até de origem faz mais que isso .....
 Marco Neves

A questão é que um pesado de passageiros dá 100kmh a descer e a subir a autoestrada mais ingreme e a pcx a subir bem não passa dos 90kmh...Depois há o pormenor de muitos pesados estarem com uns pozinhos de fada e passarem bem dos 90kmh quando magicamento o velocímetro não o regista. Seja como for, a diferença de desempenho ou velocidade de ponta de uma x-max é mínima e está mais na cabeça das pessoas do que propriamente nas máquinas.

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #128 em: 06 de Maio de 2016, 11:33 »
Mas gastar algum óleo acada 3.000 Km é normal.


Se muda a cada 3.000, pode gastar um pouco, não tem mal.


O que me aconselharam na x-max que tive foi deixá-la aquecer um bocado, antes de arrancar, coisa que ainda hoje faço com a Buga.


tjcs

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #129 em: 06 de Maio de 2016, 17:22 »
Mas gastar algum óleo acada 3.000 Km é normal.


Se muda a cada 3.000, pode gastar um pouco, não tem mal.


O que me aconselharam na x-max que tive foi deixá-la aquecer um bocado, antes de arrancar, coisa que ainda hoje faço com a Buga.

Exacto. Com a minha ocorre o mesmo.

nsbarros

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #130 em: 06 de Maio de 2016, 22:34 »
Já calculava que ao escrever aquilo sobre o óleo, isso ia provocar alguma celeuma.
De facto não deixo a mota aquecer. Mas os primeiros quilómetros (cerca de 5 min.) são feitos a baixa velocidade devido aos engarrafamentos (mas não é no pára-arranca, isso só acontece já em Lisboa, já depois da mota aquecer bem na via rápida).
Quanto tempo deixam a mota aquecer? 5 min.? Posso fazer essa experiência...
NB

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #131 em: 07 de Maio de 2016, 00:17 »
Já calculava que ao escrever aquilo sobre o óleo, isso ia provocar alguma celeuma.
De facto não deixo a mota aquecer. Mas os primeiros quilómetros (cerca de 5 min.) são feitos a baixa velocidade devido aos engarrafamentos (mas não é no pára-arranca, isso só acontece já em Lisboa, já depois da mota aquecer bem na via rápida).
Quanto tempo deixam a mota aquecer? 5 min.? Posso fazer essa experiência...
NB

Eu faço da seguinte maneira: Coloco a chave e abro o banco. Livro-me de tudo o que tenho nas mãos e só quando me vou começar a equipar é que a ligo. Nesse espaço de tempo em que coloco o capacete as luvas, etc. ela acende uma das luzes de aquecimento.
E depois também arranco devagar, o que também me foi dito ser bom.
Por isso, acho que também não fazes mal em ir devagar até ela aquecer. De manhã convém ela aquecer o motor.
Quanto ao óleo, todas as que tive gastam um pouquinho se andar mais tempo com punho trancado. Acho normal. Entre cada muda se gastar um pouco é normal.
Por isso é que existe um nível entre o max. e o min.

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #132 em: 07 de Maio de 2016, 09:07 »
Eu só deixo a aquecer as motos a carburador e tanto mais tempo quanto maior o motor por razões óbvias. A minha scooter que já leva 40000km nunca ficou a aquecer nem gasta óleo. Segundo o próprio manual deve ser ligada e arrancar logo sem acelerar a fundo nos primeiros metros. Depois é andar normalmente. O sistema de injeção trata de tudo e o óleo moderno não permite danos a frio desde que não sejam feitas loucuras.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #133 em: 07 de Maio de 2016, 13:44 »
Por acaso um dos meus habitos é sempre deixar ao ralemtin alguns minutos (  não mais de 3 ) mas isto faço sempre  em tudo seja moto ou enlatado , na moto o primeiro que faço é por no descanso central enquanto ponho o casaco , capacete e abro a porta ,  depois ando nela devagar devagarinho ate aparecer o primeiro traco da temperatura.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #134 em: 07 de Maio de 2016, 13:53 »
Por acaso um dos meus habitos é sempre deixar ao ralemtin alguns minutos (  não mais de 3 ) mas isto faço sempre  em tudo seja moto ou enlatado , na moto o primeiro que faço é por no descanso central enquanto ponho o casaco , capacete e abro a porta ,  depois ando nela devagar devagarinho ate aparecer o primeiro traco da temperatura.
Idem

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

nsbarros

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #135 em: 08 de Maio de 2016, 01:23 »
Eu faço da seguinte maneira: Coloco a chave e abro o banco. Livro-me de tudo o que tenho nas mãos e só quando me vou começar a equipar é que a ligo. Nesse espaço de tempo em que coloco o capacete as luvas, etc. ela acende uma das luzes de aquecimento.
E depois também arranco devagar, o que também me foi dito ser bom.
Por isso, acho que também não fazes mal em ir devagar até ela aquecer. De manhã convém ela aquecer o motor.
Quanto ao óleo, todas as que tive gastam um pouquinho se andar mais tempo com punho trancado. Acho normal. Entre cada muda se gastar um pouco é normal.
Por isso é que existe um nível entre o max. e o min.
A partir de 2ª feira vou passar a prestar mais atenção a isto. O problema é que saio de casa para a garagem já quase todo equipado. Quando chego à mota já só faltam as luvas...

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #136 em: 08 de Maio de 2016, 13:13 »
Lol.. Por acaso sempre tive o hábito de meter a trabalhar antes de me equipar, até mesmo as a 2 tempos

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk


tjcs

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #137 em: 09 de Maio de 2016, 09:45 »
Por acaso um dos meus habitos é sempre deixar ao ralemtin alguns minutos (  não mais de 3 ) mas isto faço sempre  em tudo seja moto ou enlatado , na moto o primeiro que faço é por no descanso central enquanto ponho o casaco , capacete e abro a porta ,  depois ando nela devagar devagarinho ate aparecer o primeiro traco da temperatura.

Faço habitualmente o mesmo.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #138 em: 10 de Maio de 2016, 19:44 »
Viva ! ontem tinha 2 horas para almoço e como ja estava a ver que estava ja a fazer muitos kms , com o oleo 80W90 na transmissão , decidi dar um pulinho a motobelas  a mudar pelo 10W-40 , a minha sorte é que nem demorou  10 min. o mecanico disse que de facto leva é o 10W-40 , mas não é grave de " morrer " o 80W90 , mas para estar descansado mudei , e só foram 4 euros  _lool_ , dei-lhe uma notinha de 5 , é mecanico foi bacano , ainda viu o nivel de oleo e falamos um bocado sobre a moto , 5 estrelas.

salvador99

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #139 em: 12 de Maio de 2016, 19:57 »
Cuidado que óleo de transmissão é uma coisa, óleo de motor é outra, o 10w40 é pro motor o 80w90 é pra transmissão, e além do mais 4 € deve ser óleo usado, cumprimentos

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk


interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #140 em: 12 de Maio de 2016, 21:33 »
Lá vamos nós outra vez...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


Cláudio Nunes

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #141 em: 12 de Maio de 2016, 22:02 »
Antes de comentarem convém lerem os comentários anteriores...

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk


Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #142 em: 12 de Maio de 2016, 22:25 »
Cuidado que óleo de transmissão é uma coisa, óleo de motor é outra, o 10w40 é pro motor o 80w90 é pra transmissão, e além do mais 4 € deve ser óleo usado, cumprimentos

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk


Ora  bolas !! Então em que ficamos 10w40 ou 80w90 para a transmissão ?

interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #143 em: 12 de Maio de 2016, 22:26 »
Um pouco de azeite também é uma boa alternativa...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


salvador99

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #144 em: 12 de Maio de 2016, 22:27 »

Ora  bolas !! Então em que ficamos 10w40 ou 80w90 para a transmissão ?
Pra bom entendedor o que escrevi é transparente como a água, se meteste 10w40 muda já de mecânico urgentemente e pára a moto,norma do óleo de motor nada tem a ver como óleo da transmissão, qual a tua moto com exactidão? Cumprimentos

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk


salvador99

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #145 em: 12 de Maio de 2016, 22:34 »
Já vi que é uma xmax, óleo transmissão obrigatório ser 80w90, cumprimentos

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk


interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #146 em: 12 de Maio de 2016, 22:43 »
Óleo de fritar também é bom e mais barato. No manual do fabricante diz 10W40 mas eles não percebem nada disso... Mete óleo fula, é muito bom...

Enviado do meu E2105 através de Tapatalk


Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #147 em: 12 de Maio de 2016, 22:50 »
Já vi que é uma xmax, óleo transmissão obrigatório ser 80w90, cumprimentos

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk


Viva companheiro !! Peço desculpas mas estas rotundamente enganado. Por norma geral a maioria das motos leva valvolina na transmissão ouseja 80w90. Mas no caso da xmax leva 10w40.  Alias esta escrito no manual. E so foram 4 euros porque so keca 250cc ouseja um quarto de litro. O oleo é o mesmo do motor. Aconselho leres este topico completo.
Obrigado.
Cumps.

salvador99

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #148 em: 12 de Maio de 2016, 22:52 »
Sendo assim ainda bem que estou enganado, ainda bem para o companheiro em causa, as minhas sinceras desculpas, só queria ajudar, aprender até morrer

Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk


Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #149 em: 13 de Maio de 2016, 19:00 »
Já as minha diz o mesmo a maxster..  10w40 anda com 75w90 a 3 anos "mudada de 5 em 5 mil km " ainda não partiu

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk