Caro José Luís,Comprei há ano e meio uma Xmax 125 em segunda mão, tinha 4 anos e cerca de 12.500 km. Estou à beira de fazer os 10.000 km com ela.Já mudei a correia V-belt, os roletes, a bateria e o pneu traseiro, para além das revisões normais. No próximo outono será o pneu da frente.Reparei que a mota anda a consumir bastante óleo - ao fim de 3.000 km, um terço do óleo já foi. O mecânico disse-me que os motores Minarelli são mesmo assim e é devido ao facto de puxar pela mota.Quanto a consumos, no início fazia 2,6 litros aos 100 (400 km por depósito) mas com a experiência veio a velocidade e agora ando a fazer cerca de 3 litros/100km o que dá 330-350 km por depósito (normalmente, meto 10 litros sempre que vou à bomba - o depósito da minha 125 leva 11,8 litros).O meu percurso é 5 min. de estrada nacional, 10-15 min. de vias rápidas e 5-10 min. nas avenidas de Lisboa.Às 8.000 rpm a mota dá 100 km/h, às 8.500 chega aos 110-115 km/h. Começo a considerar estes valores curtos para o meu uso diário, pelo que estou a passar pelo mesmo que tu e daqui a um ano vou ter que evoluir (mas primeiro terei que tirar a carta).Quanto à comparação com a PCX, são segmentos completamente diferentes. Estive para comprar uma, mas agora que tenho a Xmax, estou satisfeitíssimo com ela. É mais pesada e mais alta, mas numa via rápida a 100 km/h faz toda a diferença. E como alguém disse atrás, ser passado por um camião é lixado, então numa PCX, faço ideia!Ah, e também filtra lindamente o trânsito em Lisboa. É uma questão de prática...Um abraço,NB
Lamento discordar desse sr mecânico mas é o primeiro minarelli que sei que gasta óleo, também já tive , se esse está a gastar,lamento mas foi mal tratado ,ou rodagem mal feita .Existe aqui e em mais sítios o mito que Yamaha tem de gastar óleo, tal afirmação é errada,gastam sim ,Yamaha ,etc se os tratarem mal ,conheço muito boa gente com as r1,r6 etc que o nível não mexe de muda a muda,a minha xcity era de igual modo,a bws idem....Não fazem rodagens,arrancam a frio como loucos ,não há manutenções de jeito e depois querem que o material não ceda,assim é complicado....Um pesado da de velocidade real e limitada 90 kmh ,podendo chegar a descer aos 95 mas já tem de travar, Um pesado de passageiros igual mas limitado a 100kmh.Acho que uma pcx até de origem faz mais que isso ..... Marco Neves
Mas gastar algum óleo acada 3.000 Km é normal.Se muda a cada 3.000, pode gastar um pouco, não tem mal.O que me aconselharam na x-max que tive foi deixá-la aquecer um bocado, antes de arrancar, coisa que ainda hoje faço com a Buga.
Já calculava que ao escrever aquilo sobre o óleo, isso ia provocar alguma celeuma.De facto não deixo a mota aquecer. Mas os primeiros quilómetros (cerca de 5 min.) são feitos a baixa velocidade devido aos engarrafamentos (mas não é no pára-arranca, isso só acontece já em Lisboa, já depois da mota aquecer bem na via rápida).Quanto tempo deixam a mota aquecer? 5 min.? Posso fazer essa experiência...NB
Por acaso um dos meus habitos é sempre deixar ao ralemtin alguns minutos ( não mais de 3 ) mas isto faço sempre em tudo seja moto ou enlatado , na moto o primeiro que faço é por no descanso central enquanto ponho o casaco , capacete e abro a porta , depois ando nela devagar devagarinho ate aparecer o primeiro traco da temperatura.
Eu faço da seguinte maneira: Coloco a chave e abro o banco. Livro-me de tudo o que tenho nas mãos e só quando me vou começar a equipar é que a ligo. Nesse espaço de tempo em que coloco o capacete as luvas, etc. ela acende uma das luzes de aquecimento. E depois também arranco devagar, o que também me foi dito ser bom. Por isso, acho que também não fazes mal em ir devagar até ela aquecer. De manhã convém ela aquecer o motor. Quanto ao óleo, todas as que tive gastam um pouquinho se andar mais tempo com punho trancado. Acho normal. Entre cada muda se gastar um pouco é normal. Por isso é que existe um nível entre o max. e o min.
Cuidado que óleo de transmissão é uma coisa, óleo de motor é outra, o 10w40 é pro motor o 80w90 é pra transmissão, e além do mais 4 € deve ser óleo usado, cumprimentos Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk
Ora bolas !! Então em que ficamos 10w40 ou 80w90 para a transmissão ?
Já vi que é uma xmax, óleo transmissão obrigatório ser 80w90, cumprimentos Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk