Autor Tópico: compre uma xmax 250 ( desiludido )  (Lida 69125 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #50 em: 07 de Abril de 2016, 16:01 »
Pois... Provavelmente o anterior dono só tinha a scooter para as voltinhas e nunca notou a falta de. Rendimento...


E trocar isso... Se partir podes ter o azar de a correia se desfazer e enrolar a volta do torque drver/embraiagem e blocar-te a roda, mesmo que não aconteça nada ficarás parado onde ela partir e ter de chamar o reboque/ assistência em viagem.

bgomes1983

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #51 em: 07 de Abril de 2016, 16:05 »
Pois... Provavelmente o anterior dono só tinha a scooter para as voltinhas e nunca notou a falta de. Rendimento...


E trocar isso... Se partir podes ter o azar de a correia se desfazer e enrolar a volta do torque drver/embraiagem e blocar-te a roda, mesmo que não aconteça nada ficarás parado onde ela partir e ter de chamar o reboque/ assistência em viagem.

Isso é certo porque dali já não sais  _policia_

raphha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #52 em: 07 de Abril de 2016, 16:08 »
Negoceias com ele. Pode ser que cheguem a um entendimento e fique 50/50 da despesa! Duvido, mas...

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #53 em: 07 de Abril de 2016, 16:24 »
Uma pergunta ao mudar mudo só a correia ou isso é um kit que inclui correia rolete etc ? quanto acham que ficaria o " estrago " ?

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #54 em: 07 de Abril de 2016, 17:01 »
Podes mudar o que quiseres individualmente.

Só que como já te foi dito, deves fazer uma manutenção mais completa, porque só trocar óleo, filtro de ar e velas... é pouco.

Em termos de valores não te poderei ajudar porque as revisões que estão no meu diário de bordo já são antigas.

Mas se procurares na Net por correia e roletes para a tua scooter, ficas logo com uma ideia de valores.Vê aqui

http://www.sip-scootershop.com/pt/products/correia+malossi+xk+belt+para_m6112714

e aqui:
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.htm

Sendo que terás de ter cuidado e perceber quais os pesos de origem da tua.

Em princípio devem ser estes
http://drpulley.shopnix.de/product_info.php?products_id=1007

Depois existem ainda mais coisas que se podem fazer e ficas com um canhão.

Mas para já, isto e trocar filtro de ar que é muito importante.


« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 17:02 por Élio »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #55 em: 07 de Abril de 2016, 17:26 »
Mas que m....de mecânico que se preze olha para uma correia e diz que ta boa??
Na minha zafira as da distribuição tb disseram  que estavam boas ,eu como não confio mandei vir tudo é eram de origem  com 157000 km e estava mesmo a partir...
Cada vez confio menos nesses srs...

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #56 em: 07 de Abril de 2016, 17:27 »
Mas que m....de mecânico que se preze olha para uma correia e diz que ta boa??
Na minha zafira as da distribuição tb disseram  que estavam boas ,eu como não confio mandei vir tudo é eram de origem  com 157000 km e estava mesmo a partir...
Cada vez confio menos nesses srs...

 Marco Neves



Pois... depois é preciso ter sorte com o mecânico.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #57 em: 07 de Abril de 2016, 17:43 »
Uma pergunta ao mudar mudo só a correia ou isso é um kit que inclui correia rolete etc ? quanto acham que ficaria o " estrago " ?

A minha correia (X-Max 125 ABS) da Yamaha ficou em 32,77€ + IVA (penso que é a mesma da 250) e os roletes Dr. Pulley em 44,10€ com portes. A este valor soma pelo menos 1h de mão-de-obra se não forem mais...

Os filtros Yamaha são algo caros (aí 20€ + IVA cada), mas os da HiFlo na RODABEM custam cerca de 10€ cada e são excelentes!

Pelo sim e pelo não, muda o oleo e o filtro...

Queres um conselho? Leva-a a um bom mecânico (na zona de Lx a GIRAMOTOS é considerada das melhores, apesar de não ser barata, mas há outras com bom nome como a Almerindo & Filhos (que conheço) e a Motobelas) e depois vais falar com quem te vendeu e tenta que te devolva, nem que seja parcialmente, o valor da revisão da mesma... O não está garantido mas quem sabe...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #58 em: 07 de Abril de 2016, 18:56 »
Acabo de vir de motobelas e o estrago fica em 130 euros ( correia +pesos+guias +mão de obra )
os pesos são a mesma coisa que os roletes ?

TMaxer

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #59 em: 07 de Abril de 2016, 19:39 »
Sim... roletes, massas, pesos é o mesmo...

O variador é um dispositivo que controla a velocidade do motor em funcao da velocidade da scooter, e fa-lo usando o fenomeno da centrifugacao que é usada para fazer deslocar uma espercie de cone que controla a altura da correia (equivalmente ao tamanho do pinhao de ataque).

Ao mudar-se o peso mudas o ponto de equilibrio (logo as rotacoes) que o motor tem de atingir para fazer deslocar o variador  _pol_


Como compraste a scooter, mete tudo OEM e nao mudes pesos... se eventualmente achares que precisas de mais uns pozinhos, aí aconselho-te a pesquisar sobre os roletes Dr Pulley cá no forum e substuir os OEM por uns destes  _pol_


No caso de estares confuso... ve estes videos que ilustram o funcionamento do variador:






 _pol_ _pol_
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 19:41 por TMaxer »

interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #60 em: 07 de Abril de 2016, 22:00 »
tem 37 000 kms, segundo o sr. que me a vendeu , ainda tudo de origem , excepto pneus , mudas de oleos e filtro e velas , não sei se faz alguma diferença em dizer isto mas o sr. disse  que não puxava muito por ela ( talvez esteja presa )
Companheiro com toda a sinceridade essa mota foi muito mal assistida em termos mecânicos. Precisa urgentemente de roletes e Correia!!

A xmax 250 tem de dar 140 as 8000rpm e esgota-se nos 150 as 8500rpm mas também entra pelo redline a dentro...

Leva isso rapidamente a um mecânico experiente porque estas a esforçar muito o motor.

Nunext84

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #61 em: 07 de Abril de 2016, 22:03 »
Resumindo...
A X-Max 250 é um maquinão que dura e dura e dura....  _palmas_

 _slb_

interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #62 em: 07 de Abril de 2016, 22:10 »
Eu disse te mas tu não acreditaste... Ainda tenho a solução para o teu problema disponível aqui na garagem 😀

TMaxer

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #63 em: 07 de Abril de 2016, 22:27 »
Ja agora por mera curiosidade academica... (ou será morbida??)  _lol_ _lol_ _lol_ Pedia o favor ao companheiro para tirar uma foto à correia e aos roletes com os 37 mil Kms  e postasr aqui no forum _pol_ _pol_



Os roletes sao umas coisas assim:





Mas aposto que os seus estao quadrados  _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 22:28 por TMaxer »

Mario Fernando Carvalho

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #64 em: 07 de Abril de 2016, 23:04 »
A minha xmax 250'de 2014 da em reta 140 com facilidade. A decer cheqa aos 155 tem 18500km Vai mudar aos 20000 correia roleres etc.

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #65 em: 08 de Abril de 2016, 00:09 »
Boas ! vinha de uma PCX 125 cc , como utilizo muito a ponte vasco da gama e os 108 kms/h da PCX eram de facto curtos , decidi subir um pouco de cilindrada e comprei uma x - max 250cc , mas quando vou a passar a ponte vai ate os 130kms  mesmo a rasca os contarotações  entra no red line e faz um barulho desgraçado o motor ( nunca andei numa x max 250  para comparação será normal ? ) a velocidade que acho que vai "confortável " são entre os 90 e 100 / 110 , o mesmo em que ia na PCX !! o que acham será normal estas velocidades ? pensei que andava mesmo muito mais que a PCX .
Obrigado.

P.s. na PCX tambem para ir aos 108 /110 tinha que fechar o punho , mas não ouvia aquele motor em esforço e como não tinha contarotações não sei se estava ja no red line.

Muito estranho mesmo, a minha chegava aos 150 km/h a fundo, sem dificuldade chegava aos 130-140!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 173
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #66 em: 08 de Abril de 2016, 15:42 »
pois , estou num dilema do caneco , faço prai uns 70 % cidade a minha super fiável económica PCX era ideal , no entanto 3 vezes por semana passo a ponte , meu pai mora no porto tambem ia de vez em quando lá , foram nesses dois ultimos percursos que senti a PCX curta , talvez uma 400cc  ( scooter ) será o ideal , mas acho muito grande para o transito , moto que gosto fininha para o transito mas com motor robusto , é a cbf 500, no entanto já é com mudanças o que deixa de ser mais comoda , já não tem a protecção para o vento , e ja são antigas , a mais recente que encontrei foi de 2006 , mas  como ja dizeram só tenho a moto desde ontem , talvez com um variador ganhe alguma velocidade de ponta , mas penso que perca na aceleração.
Percebo bem o que dizes, pois já me debrucei sobre o assunto...

Realmente, para circular dentro da cidade, quer-se que seja pequena e leve, para facilitar furar o trânsito e manobrá-la.
Na hora de estacionar, estes pontos também farão diferença.
Para este uso, uma 125cc do género da Honda PCX é a escolha ideal!

Já para fazer vias-rápidas/AEs, o peso e o tamanho convém que sejam no ponto oposto.
Mais peso e maiores dimensões vão contribuir para a estabilidade e resistência a ventos cruzados, assim como maior protecção aerodinâmica.
Também o motor convém que seja mais que 125cc.

Só me vem à ideia duas scooters que têm mais que 125cc/250cc - bom para os trajectos em vias-rápidas/AEs - mas sem serem muito grandes - bom para cidade:
- Yamaha X-max 400
- Kymco Xciting 400i
Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

tparracho

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #67 em: 08 de Abril de 2016, 16:18 »
Acabo de vir de motobelas e o estrago fica em 130 euros ( correia +pesos+guias +mão de obra )
os pesos são a mesma coisa que os roletes ?

Companheiro, a Motobelas é parceiro do CPM (podes ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,936.0.html) pelo que quando lá fores, deves indicar ser membro do CPM para que te façam desconto.

A minha Kymco foi sempre lá assistida e saí de lá sempre satisfeito. _pol_

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #68 em: 08 de Abril de 2016, 19:07 »
Acabo de chegar de moto belas , não sabia aquilo do desconto dos membros do CPM , a correia a meu ver  não vi muito gasta ( mas  sou leigo na matéria ) os roletes sim estavam ja planos nalguns lados  e devem ser redondos , seja como for ja foram  comprei a moto ha 2 dias e ja foi para os porcos 140 euros ( ainda levou umas pezinhas que estavam gastas ) o sr, disse para andar devagar uns kms ate acamar .

Tormentinha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #69 em: 08 de Abril de 2016, 19:43 »
Boas Zé Luis.

E agora já notas-te alguma diferença na maquina ou ainda não atesta-te??????depois deixa aqui um feedback. scooter_

interceptor

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #70 em: 08 de Abril de 2016, 20:49 »
É preciso coragem para comprar uma mota com esses kms sem ter um histórico de revisões que se possa confiar..
Mas é como diz o outro: vais ao barato, gastas dinheiro duas vezes.

Bom sorte com a máquina, parece-me que vais precisar de muita...

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #71 em: 09 de Abril de 2016, 07:52 »
Ora nem mais , segundo este video :



 Ela vai a 120 / 140 , ja a mais de 7500 rotações , o que significa que se quiser ir ate o porto a essas velocidades ja não posso porque ja esta no limite e não seria muito saudável para o motor e os consumos aumentariam, penso que essas prestações ja o fazia com a antiga correia , no entanto só experimentei um bocado na IC-19 , também não quis apertar muito porque pensava que podia partir,  hoje vou passar a ponte logo a noite ja digo alguma coisa.

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #72 em: 09 de Abril de 2016, 09:38 »
Ora nem mais , segundo este video :



 Ela vai a 120 / 140 , ja a mais de 7500 rotações , o que significa que se quiser ir ate o porto a essas velocidades ja não posso porque ja esta no limite e não seria muito saudável para o motor e os consumos aumentariam, penso que essas prestações ja o fazia com a antiga correia , no entanto só experimentei um bocado na IC-19 , também não quis apertar muito porque pensava que podia partir,  hoje vou passar a ponte logo a noite ja digo alguma coisa.

Para ir ao Porto a essas velocidades precisas de um motor com mais cilindrada.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #73 em: 09 de Abril de 2016, 10:12 »
Pois, ainda que quando marca 140 , na realidade vais a 130 aprox. , porque os velocímetros tem um erro de 10KMs aprox. isto passa tanto em carros como em motos .

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #74 em: 09 de Abril de 2016, 10:25 »
Primeiro é  de deixar a coisa "acamar" para entrar no ponto óptimo de funcionamento.

Segundo isso das rotações e desgaste do motor não é bem assim.

Os motores das scooters em especial nesta gama são preparados para estarem sempre em altas no seu modo de funcionamento nominal. E o desgaste é  tambem relativo desde que tenha uma boa lubrificação e arrefecimento não afecta o motor pelo contrário. Têm tratamento de superfície especiais assim como utilizam materiais  para além do tradicional bloco ferro ou alumínio.  Nikasil nas camisas e etc...
O que quero dizer com isto é  que se for sempre nas 7500 por exemplo a uma temperatura normal de funcionamento mesmo durante muito tempo é  melhor do que estar sempre no pára arranca nas sistemáticas mudanças de rotações  típicas da cidade que provocam tensões nos elementos do motor.

Sobre o consumo não  há milagres mas um motor com maior capacidade iria gastar o mesmo ou ainda mais...

Podes ir a Porto a vontade em altas sem stresses que não é  por isso que vais ter mais problemas do que a utilização em cidade pelo contrário.

Esquece essas coisas põe gasolina, faz a manutenção e siga...

Boas curvas

Sent from my Samsung S7 edge