Autor Tópico: compre uma xmax 250 ( desiludido )  (Lida 69070 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
compre uma xmax 250 ( desiludido )
« em: 07 de Abril de 2016, 09:01 »
Boas ! vinha de uma PCX 125 cc , como utilizo muito a ponte vasco da gama e os 108 kms/h da PCX eram de facto curtos , decidi subir um pouco de cilindrada e comprei uma x - max 250cc , mas quando vou a passar a ponte vai ate os 130kms  mesmo a rasca os contarotações  entra no red line e faz um barulho desgraçado o motor ( nunca andei numa x max 250  para comparação será normal ? ) a velocidade que acho que vai "confortável " são entre os 90 e 100 / 110 , o mesmo em que ia na PCX !! o que acham será normal estas velocidades ? pensei que andava mesmo muito mais que a PCX .
Obrigado.

P.s. na PCX tambem para ir aos 108 /110 tinha que fechar o punho , mas não ouvia aquele motor em esforço e como não tinha contarotações não sei se estava ja no red line.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2016, 09:07 »
Usada???

Se sim (o que creio)...o problema não será do modelo, mas sim de algo que a máquina já trazia quando a compraste.

Vê isso numa oficina.  _pol_

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2016, 09:22 »
Boas amigo ! comprei ontem , sim usada , modelo 2010 ,  e só experimentei ontem , ( hoje estou de folga ) a que velocidade vai a x-max 250 " confortável " sem entrar no red line e sem aquela barulhada no motor ?  a moto tinha assistência na marca.
Obg.

raphha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2016, 09:26 »
pode ser a correia gasta...  _pensador_

Mas acho que a xmax 250 não dá muito mais do que isso que o companheiro indica. Se calhar estava com uma expectativa demasiado alta...

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Oeiras
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2016, 09:29 »
Bom dia,

Não me parece muito normal. A X-Max 250 que eu tinha dava 140 km em reta (sem vento), claro que chegava lá no limite mas nunca notei barulhos estranhos como relatas que aconteceu. A velocidade que se ía confortável era nos 100/120 km. É melhor ver o que se passa com essa.

Cmps,

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #5 em: 07 de Abril de 2016, 09:37 »
Pois , o Sr. que me a vendeu também disse que chegava aos 140 kms ,  não disse que era claro com punho fechado e no red line , ai notasse que a moto entra em esforço e houvesse o barulho do motor , penso que punho fechado é para usar alguns  segundos /minutos  numa ultrapassagem por exemplo , e não uma viajem continua de meia ou uma hora ,  acho que essa não seria uma velocidade cruzeiro porque entra no red line e prejudica os consumos e não é muito saudável para a moto , então uma velocidade confortável será os 100  / 110 ?  o mesmo que fazia na PCX ?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #6 em: 07 de Abril de 2016, 09:53 »
Fazias confortavelmente 100-110km/h numa pcx sem alterações? devias ir muito perto do red-line, não?
Há mais que um modelo da x-max 250, consoante o ano, e creio que há diferenças na velocidade máxima entre elas, vê os db's dos companheiros e vê se algo se passa com essa máquina
Diria que essa máquina terá uma velocidade de cruzeiro de 120-125km/h  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #7 em: 07 de Abril de 2016, 09:55 »
A velocidade de ponta da Xmax 250, em condições normais, plano e sem vento, andará entre os 130 e os 140Km/h. A essa velocidade não deve ir no red line.
Em descida e em aceleração máxima a minha já deu pelos 150, mas ai já vai com as rotações em excesso. De qualquer modo em nenhuma das circunstancias o motor deve ir a fazer esse barulho medonho que é descrito.
Uma velocidade de cruzeiro confortável é pelos 120Km/h.

Se o companheiro trocou a pcx pela xmax na expectativa de um grande aumento de velocidade máxima, temo que tenha feito um erro. Em termos de desempenho a diferença entre elas não se traduz na velocidade máxima mas mais na rapidez com que a atinge e na desenvoltura em acelerações. A Xmax tem um binário de 21Nm contra os 12Nm da PCX.

raphha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #8 em: 07 de Abril de 2016, 09:55 »
O mesmo que fazia na PCX ponto e virgula... Fazia isso na PCX mas era certamente no redline... A PCX não dá 140, para que a velocidade cruzeiro seja 100-110, companheiro.

Acho que o que pode tirar daqui é que: Tem uma moto que lhe permite fazer uma viagem à mesma velocidade que fazia na PCX porém, sem esforçar o motor da mesma (pois a PCX ia de certeza no redline) e que se precisar de fazer uma ultrapassagem ou passar por outro obstáculo qualquer, que ainda tem motor para chegar aos 140km/h... Tem de ver o ponto positivo...

Se quer uma scooter que faça uma viagem à velocidade cruzeiro de 140km/h, terá de optar pela Xmax 400 por exemplo, que atinge velocidades máximas na ordem dos 175km/h

tjcs

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #9 em: 07 de Abril de 2016, 10:15 »
A velocidade de ponta da Xmax 250, em condições normais, plano e sem vento, andará entre os 130 e os 140Km/h. A essa velocidade não deve ir no red line.
Em descida e em aceleração máxima a minha já deu pelos 150, mas ai já vai com as rotações em excesso. De qualquer modo em nenhuma das circunstancias o motor deve ir a fazer esse barulho medonho que é descrito.
Uma velocidade de cruzeiro confortável é pelos 120Km/h.

Se o companheiro trocou a pcx pela xmax na expectativa de um grande aumento de velocidade máxima, temo que tenha feito um erro. Em termos de desempenho a diferença entre elas não se traduz na velocidade máxima mas mais na rapidez com que a atinge e na desenvoltura em acelerações. A Xmax tem um binário de 21Nm contra os 12Nm da PCX.

Precisamente !

Tambem ja toquei nos 150 km/h a descer a A8, mas em recta o máximo que consegui foram 135/136, sem de facto sentir barulhos e/ou causas estranhas.

Chega e faz facilmente 120km/h sem grande esforço e sem puxar muito e essa é a grande vantagem para as 125.

Para velocidades superiores cilindradas superiores. Veja numa oficina especializada se está tudo bem com ela.


RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #10 em: 07 de Abril de 2016, 10:48 »
Companheiro:

Tive uma, que entretanto já tinha pertencido ao Pardal... e foi assim que conheci o CPM.

Não creio que seja comparável porque o modelo era de 2008 (salvo erro) e por isso era de carburador. Quer isto dizer que enrolada dava 160Km/h, a descer porque não tinha corte. É claro que tinha RED e de forma consciente eu não andava a essa velocidade.

Demorava um pouco a atingir os 130km mas depois era sempre a andar. A subir perdia andamento... bastante. A título de exemplo, entrava na A5 a 120km/h e ao chegar ao cimo da subida da Pimenteira chegava lá a 80km/h.

Mas não fazia esse barulho que mencionas apesar do enorme esforço que fazia a carregar comigo.

Aconselho-te a veres os DB que eu e o Pardal aqui deixámos.

Na oficina o que me aconselharam foi ter muito cuidado e atenção ao nível de óleo.

Entretanto o que fiz foi trocar o variador (hoje em dia existem soluções melhores) por um J.Costa e aquilo ficou a andar que se fartava.

Mais qualquer coisa em que possa ser útil, envia PM.

P.S. - Atenção às diferenças reais dos odómetros, para as apresentadas. Dão-nos uma sensação errada.

Boas curvas

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: comprei uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #11 em: 07 de Abril de 2016, 11:04 »
Sim , na PCX para ir a 108 /110 ia punho  ao fundo e claro o motor ia em esforço por isso andava a 90 , a x-max comprei ontem e puxei por ela para experimentar na ponte , penso que foi a subir ,  atingiu os 130 acho que ainda não estava o punho todo rodado o que sim reparei é que ja estava no red line e o motor ouviasse em esforço,  hoje apenas lhe ponha o seguro vou fazer a IC-19 , e ver realmente a velocidade maxima com o punho todo rodado e em que rotações vai  , mas sim , pensei mesmo que ao mudar da minha super fiável PCX e entrar na x-max ia ganhar bastante em velocidade , mas pelo que leio não é bem assim.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #12 em: 07 de Abril de 2016, 11:49 »
Companheiro José Luis, permita-me que o ajude a compreender o seu problema. A PCX (já tive uma) tem uma grande aceleração e uma velocidade máxima curta, como todas as 125. Se o amigo queria fazer um upgrade, para atingir velocidades de cruzeiro de 140km/h, nunca seria com uma 250cc. Não sei se a compra foi decidida por motivos económicos, mas se não foi,  nunca iria conseguir rolar a 140km/h, a meio punho, com uma 250cc. Nem as 300 fazem isso, a essa velocidade já vão a altas rotações.
Para o que quer, deveria ter apostado num modelo, seja qual for a marca, com um motor de 400cc. Aí iria sentir grandes diferenças ao nível da aceleração e velocidade máxima, relativamente à PCX.
Pode ver nos DB dos companheiros que já tiveram yamahas 250cc, ( o companheiro intercetor teve uma muitos anos) para perceber com o que pode contar. Essa cilindrada está a deixar de ser usada pelos construtores, acima das 125 a maioria passa para as 300.  _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

raphha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #13 em: 07 de Abril de 2016, 11:50 »
Não, de todo! Para isso de 300 para cima! E as 300 mesmo assim... Para mim, a mudança mais lógica neste cenário seria para a Xmax 400  _convivio_

bgomes1983

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #14 em: 07 de Abril de 2016, 11:56 »
Companheiro, antes de mais tem de verificar se está tudo bem com a mota, porque pelo que os companheiros que tem/tiveram esse modelo não deve ser normal essa aflição do motor a essas velocidades.

Depois e se estiver tudo OK, e agora que já comprou a maquina e já não há volta a dar, ponha-lhe um variador (J. Costa, Malossi, Polini, etc...) e vai ver que vai ficar bem mais satisfeito com a máquina.

 _convivio_

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #15 em: 07 de Abril de 2016, 12:13 »
pois , estou num dilema do caneco , faço prai uns 70 % cidade a minha super fiável económica PCX era ideal , no entanto 3 vezes por semana passo a ponte , meu pai mora no porto tambem ia de vez em quando lá , foram nesses dois ultimos percursos que senti a PCX curta , talvez uma 400cc  ( scooter ) será o ideal , mas acho muito grande para o transito , moto que gosto fininha para o transito mas com motor robusto , é a cbf 500, no entanto já é com mudanças o que deixa de ser mais comoda , já não tem a protecção para o vento , e ja são antigas , a mais recente que encontrei foi de 2006 , mas  como ja dizeram só tenho a moto desde ontem , talvez com um variador ganhe alguma velocidade de ponta , mas penso que perca na aceleração.

raphha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #16 em: 07 de Abril de 2016, 12:16 »
José, tens as CB500 nas versões F, X e R de 2016!

A Xmax 400 não a acho tão corpulenta que não consigas andar com ela no trânsito! Vê os DB's dos propriotários da mesma e tira as tuas conclusões ;)  _convivio_

bgomes1983

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #17 em: 07 de Abril de 2016, 12:23 »
pois , estou num dilema do caneco , faço prai uns 70 % cidade a minha super fiável económica PCX era ideal , no entanto 3 vezes por semana passo a ponte , meu pai mora no porto tambem ia de vez em quando lá , foram nesses dois ultimos percursos que senti a PCX curta , talvez uma 400cc  ( scooter ) será o ideal , mas acho muito grande para o transito , moto que gosto fininha para o transito mas com motor robusto , é a cbf 500, no entanto já é com mudanças o que deixa de ser mais comoda , já não tem a protecção para o vento , e ja são antigas , a mais recente que encontrei foi de 2006 , mas  como ja dizeram só tenho a moto desde ontem , talvez com um variador ganhe alguma velocidade de ponta , mas penso que perca na aceleração.

Companheiro, falo por mim, depois de por o variador na minha chinesa de 50cc aquilo passou a andar quase o dobro (não estou inventar, existem companheiros que assistiram) e não só ganhei em ponta (muito mesmo) com em aceleração.

Depois é tudo uma questão de jogares com o peso dos roletes.

 _pol_ _pol_ _pol_

 _convivio_ _convivio_

Nunext84

  • Visitante
compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #18 em: 07 de Abril de 2016, 12:37 »
Eu já começo a ponderar a troca da Nmax 125 para a X-Max 250 mas para ganhar conforto. Mantendo os consumos próximos.
Não se sente melhorias?

Mais conforto, passando na mesma bem entre carros e com consumos reduzidos?

raphha

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #19 em: 07 de Abril de 2016, 12:41 »
Eu já começo a ponderar a troca da Nmax 125 para a X-Max 250 mas para ganhar conforto. Mantendo os consumos próximos.
Não se sente melhorias?

Mais conforto, passando na mesma bem entre carros e com consumos reduzidos?

Manda-te para a 400 nunext84

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #20 em: 07 de Abril de 2016, 12:43 »
A xmax ou xcity125 têm de dar em reta perto dos 140 e a descer perto dos 160 isto se tiverem em condições, vareador etc,etc.
120/130 a brincar em reta, senão algo está mal

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #21 em: 07 de Abril de 2016, 12:53 »
Se a scooter já está com essa "asma" toda apenas a essa velocidade, sugiro uma verificação à correia e aos roletes.
E para não estar a trocar o variador, se calhar trocar os roletes por uns Dr. Pulley, já vão ajudar bastante. Aquilo que o companheiro Bruno disse é bem verdade.
As maquinas ganham outra vida.


Mas para ter essa velocidade sem esforços e consumos mais baixos, só mesmo uma 400cc.

RCEu

  • Visitante
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #22 em: 07 de Abril de 2016, 12:58 »
A xmax ou xcity125 têm de dar em reta perto dos 140 e a descer perto dos 160 isto se tiverem em condições, vareador etc,etc.
120/130 a brincar em reta, senão algo está mal

 Marco Neves



Companheiro:

Com o devido respeito... até as posso por a dar 200. Basta alterar o odómetro.

Quer então dizer que eu e os restantes companheiros que subiram de cilindrada e andaram a gastar dinheiro a tirar a carta, fomos todos enganados.
Eu escusava de ter comprado uma Buga para andar a 140. Bastava comprar outra X-Max porque a minha era antiga.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #23 em: 07 de Abril de 2016, 13:04 »
Companheiro:

Com o devido respeito... até as posso por a dar 200. Basta alterar o odómetro.

Quer então dizer que eu e os restantes companheiros que subiram de cilindrada e andaram a gastar dinheiro a tirar a carta, fomos todos enganados.
Eu escusava de ter comprado uma Buga para andar a 140. Bastava comprar outra X-Max porque a minha era antiga.
Na boa Elio ,só refiro o que elas fazem em condições normais estando tudo em ordem,referi os limites a cortar 160. Uma 125 cortava aos 140 a descer claro e os 120 são em reta a fundo ,claro,as de maior CC obviamente  vão com mais fôlego ,sei da kxct 300 que vai aos 160 também por exemplo.esta que estamos a falar tem algo mal de certeza absoluta

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: compre uma xmax 250 ( desiludido )
« Responder #24 em: 07 de Abril de 2016, 13:05 »
A xmax ou xcity125 têm de dar em reta perto dos 140 e a descer perto dos 160 isto se tiverem em condições, vareador etc,etc.
120/130 a brincar em reta, senão algo está mal

 Marco Neves

160Km/h nas 125cc, Marco?  _pensador_

Mesmo a descer (e não estou a contar com uma inclinação do tipo "queda livre"..)  ;D, os updates mecânicos devem ficar bem carotes para colocar uma xmax, xcity ou qualquer outra scooter semelhante a lamber os 160Km/h.

Claro que nessa área dominas bem melhor do que aquilo que estou a presumir  _pol_ ....mas mesmo assim os 160Km/h é uma barreira que, para uma scooter 125cc, deve implicar assim umas notas para a colocar "no ponto"... _pol_ _pol_