Autor Tópico: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?  (Lida 9380 vezes)

Maçarico

  • Visitante
Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« em: 01 de Abril de 2016, 19:52 »
Rapaziada, tenho lido aqui no fórum algumas queixas relativamente aos pneus que vêm montados de fábrica nas PCX e que, se não estou em erro, são da marca IRC.
Se a IRC fornece as PCX, muito provavelmente as Forzas virão com pneus da mesma marca, talvez até o mesmo modelo, apenas diferindo no tamanho.
Pessoal das Forzas 125, que tal são os pneus que vêm montados de fábrica? Padecem do mesmo mal, principalmente à chuva, como já li em relação aos das PCX?
Justifica-se a troca? E quanto pode custar?

Um abraço a todos e boas curvas.

dedro

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #1 em: 01 de Abril de 2016, 20:57 »
Boas,

A minha opinião sobre os pneus da minha Forza ainda é  limitada pois ainda só fiz 189km com ela.
Mas posso dar a opinião dos 24.000kms que fiz com os da minha SilverWing400, mas não sei se vale para o que procuras saber.
No meu caso e para o meu estilo de condução, que é calmo, os IRC servem como quase qualquer outro pneu que não se desfaça. Mas posso dizer que apanhei alguns sustos na tinta de algumas passadeiras em curva. Assim que mudei para os Bridgestone Hoop,... jazussss, o sol apareceu e fazer curvas era um sonho e nas mesmas passadeiras nunca mais apanhei sustos. Os IRC da SW serviram bem para os kms que fiz... e como não sou de andar a ripar estes da Forza também vão ter que durar o tempo de vida útil que está estimado pela HONDA. Mas também digo, ainda bem que não se vende IRC cá em Portugal (pelo menos, no tempo da SilverWing, não.) O meu conselho, baseado na minha experiência é, se gostas de curvar, especialmente à chuva, esquece os IRC.

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #2 em: 01 de Abril de 2016, 21:57 »

Caro Maçarico

Tive uma PCX e agora tenho uma Forza, ambas equipadas com pneus IRC e posso dizer que os da Forza são melhores.
Para mim não justifica ir logo trocar os IRC, mas também é certo que quando estes acabarem irei colocar outra marca.
Se não te importares de gastar dinheiro noutros pneus tu é que sabes, mas sinceramente acho que não há necessidade disso.

Cumprimentos _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2016, 22:10 »
Caro Maçarico

Tive uma PCX e agora tenho uma Forza, ambas equipadas com pneus IRC e posso dizer que os da Forza são melhores.
Para mim não justifica ir logo trocar os IRC, mas também é certo que quando estes acabarem irei colocar outra marca.
Se não te importares de gastar dinheiro noutros pneus tu é que sabes, mas sinceramente acho que não há necessidade disso.

Cumprimentos _convivio_
Para além disso a Forza tem ABS o que também ajuda.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #4 em: 01 de Abril de 2016, 22:19 »
Eu já andei imensos Kms na Forza 125, a esmagadora maioria dos quais em 2 longos testes que fiz e por cá publicados...e não existe necessidade nenhuma de ir a correr trocar os que trás de série. É a minha opinião!

Em piso seco têm um desempenho que não levanta problemas de qualquer tipo e apenas em piso molhado será necessário ter algum cuidado com o seu grip. Mas depois, por outro lado...em piso molhado tem que se ter sempre muito cuidado e não apenas uma mera redução da velocidade, pelo que uma forçosa troca faz-me pouco sentido.

Resumindo a minha opinião: Só trocaria os pneus de série no momento da compra e se tal fizesse parte do negócio, porque de resto e se comprasse uma...ali continuariam.

Mas isso sou eu... ;)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #5 em: 01 de Abril de 2016, 22:28 »
Eu já andei imensos Kms na Forza 125, a esmagadora maioria dos quais em 2 longos testes que fiz e por cá publicados...e não existe necessidade nenhuma de ir a correr trocar os que trás de série. É a minha opinião!

Em piso seco têm um desempenho que não levanta problemas de qualquer tipo e apenas em piso molhado será necessário ter algum cuidado com o seu grip. Mas depois, por outro lado...em piso molhado tem que se ter sempre muito cuidado e não apenas uma mera redução da velocidade, pelo que uma forçosa troca faz-me pouco sentido.

Resumindo a minha opinião: Só trocaria os pneus de série no momento da compra e se tal fizesse parte do negócio, porque de resto e se comprasse uma...ali continuariam.

Mas isso sou eu... ;)
E eu digo o mesmo....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #6 em: 01 de Abril de 2016, 22:33 »
Boas, se cravar mos a unha nos IRC's da Forza e nos da PCX vemos logo que a loiça é outra...

Mas cada um sabe de sí... para mim os pneus além das diferenças que existem também têm um factor psicológico muito importante na condução que temos.

Sent from my Samsung S7 edge


Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #7 em: 01 de Abril de 2016, 22:39 »
Eu fiz hoje os primeiros 135 klms numa Forza equipada com IRC. É pouco o que possa dizer mas pareceram-me bem bons.

Na anterior PCX nunca tive qualquer problema e eu uso quase toda a borracha do piso. Digo com toda a sinceridade não existem pneus que á chuva seja super eficientes e em paralelepípedo e passadeiras pintadas nem o melhor dos pneus nos safa.

Existe muito blá-blá sobre os IRC mas muitos falam porque lêem o que muitos aqui vêm escrever sem saber e depois criam certo alarmismo.

Claro que existe Bridgestone, Michelin etc...  Mas depois lemos por aqui também que a partir de certos klms são duros e ficam uma m.....da.

Em que ficamos vamos todos trocar de pneus só porque um se lembra de dizer mal?

Metam gasolina nesses depósitos e estrada.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2016, 22:42 »
(...)para mim os pneus além das diferenças que existem também têm um factor psicológico muito importante na condução que temos.(...)


Mas é que é mesmo...  _pol_ _pol_
Não haja a menor dúvida que o factor psicológico é grandemente responsável pela confiança num pneu (assim como em tantas outras coisas, na verdade).

Maçarico

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #9 em: 02 de Abril de 2016, 00:13 »
Malta, era mesmo esse feedback que eu pretendia.
As vossas opiniões vêm confirmar um pouco as minhas expectativas. Os IRC da Forza, não sendo brilhantes, aparentemente são um bocadito melhores que os da PCX e não justificam a troca.

Obrigado pelas vossas respostas...  _pol_

Um abraço e boas curvas.

protas

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #10 em: 05 de Abril de 2016, 21:34 »
o principal diferença é que a forza tem pneus mais largos que a pcx o que per si torna-se mais segura fora isso os materiais são os mesmos

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #11 em: 05 de Abril de 2016, 21:49 »
Até ao momento vou com 300 klms e 5* com utilização quase total de todo o piso.

Mas os 1ºs klms foram de muito cuidado pois traziam muita cera.

Os pneus IRC acredito que não têm a qualidade Bridgestone, Michelin, mas tantos os últimos que utilizei na PCX de 2015 e estes na Forza 125 são muito bons e sem um único susto.

Em empedrado ou passadeiras pintadas não há nenhum pneu que nos valha. Como alguém já disse por aqui o efeito psicológico de alguns a dizer mal, sem saber do que falam faz o resto para descredibilizar um pneu.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Maçarico

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #12 em: 05 de Abril de 2016, 23:45 »
Amigo João, obrigado por te lembrares e continuares a dar feedback. Já percebi que em empedrado, pinturas e/ou chuva, todo o cuidado é pouco. Já a deitaste bem, estou a ver.  _pol_  _convivio_

Um abraço e boas curvas.
Continuação de boa rodagem... E do que vier a seguir também.  :)
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 23:52 por Maçarico »

Nunext84

  • Visitante
Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #13 em: 06 de Abril de 2016, 00:10 »
Olha que a Nmax tem de origem os Dunlop e também já me ia deitando numa curva, valeu o pé no chão  _confuso_
É tudo uma questão de utilização / sorte  scooter_

Amilcar Pires

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #14 em: 06 de Abril de 2016, 10:17 »
Rapaziada, tenho lido aqui no fórum algumas queixas relativamente aos pneus que vêm montados de fábrica nas PCX e que, se não estou em erro, são da marca IRC.
Se a IRC fornece as PCX, muito provavelmente as Forzas virão com pneus da mesma marca, talvez até o mesmo modelo, apenas diferindo no tamanho.
Pessoal das Forzas 125, que tal são os pneus que vêm montados de fábrica? Padecem do mesmo mal, principalmente à chuva, como já li em relação aos das PCX?
Justifica-se a troca? E quanto pode custar?

Um abraço a todos e boas curvas.




Bom dia a todos.

Tenho agora 1500 Kms (+-) na minha Forza 125 e não tenho razão de queixa dos IRC que já vinham montados na mesma. Não posso dar um comparativo com a PCX porque a minha experiência em condução de duas rodas limita-se à Forza. Posso garantir que nunca tive sustos devido a exageros porque sou moderado na condução. Aos poucos vou ganhando mais confiança, mas nunca senti a Forza "fugir" por passar por cima de passadeiras ou traços contínuos. Acho que a dimensão que têm permite uma boa aderência em curva. Pelo menos para mim.

Em resumo e "baralhando"...não creio que haja necessidade de trocar estes pneumáticos.

Boas curvas para todos.

Ax00n

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #15 em: 30 de Julho de 2016, 08:46 »
Viva a todos, registei-me só para dar o meu contributo tendo em conta que "já" tenho 5000 Klm na minha Forza.

Também saí da PCX para a Forza, e como muita gente, após uma queda trocou os IRC pelos Michelin, são as minhas bases de comparação.

Com a passagem para a Forza, tive logo um ganho enorme no sentimento de segurança, no entanto a Forza vem afinadinha, já por duas vezes usei o FANTÁSTICO ABS, e senti claramente que se não fosse o ABS e a dimensão dos pneus, estava em apuros.

Outro problema irritante (para mim) é que estes Pneus particularmente não tem grip rigorosamente nenhum nas listras brancas, parecem lombas por vezes, os michelin são tão suaves... a mota não descai nadinha para o lado, nem se sente a "lomba".

O que quero dizer é que, a mota é seguríssima, e porta-se lindamente com os IRC, no entanto quando tiver que trocar de Pneus, por uma questão de conforto e segurança extra, não irei colocar IRC.

Aliás andava precisamente a googlar a opinião de pessoal que já tivesse trocado, para analisar as opções, daí ter vindo parar a este tópico.

Cumprimentos.

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #16 em: 30 de Julho de 2016, 09:04 »
Companheiro levo quase 4000 klms e não tenho uma única queixa. Tal como Tu venho de 2 PCX e nunca tive qualquer susto na PCX com os IRC.

O negócio dos pneus anda bem minado por aqui, querem é vender. Sabes dizer qual o pneu que á chuva seja seguro? NENHUM, levo mais de 45 anos na estrada e sei o que digo.

Na Forza os IRC que lá Vêm são muito bons e não têm comparação com os da PCX, basta um toque com a mão para Te aperceberes que são muito diferentes.

Em Espanha estão a colocar o Bridgestone Battlax SC1 e dizem muito bem deles..

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #17 em: 30 de Julho de 2016, 11:46 »
Nas X-Max também já vi boas opiniões sobre os Battlax SC, e como sabem as X-Max e as Forza são bastante semelhantes a esse nível! Gostava também de ter feedback sobre os Pirelli Diablo Scooter, mas só tenho noutro segmento... _pensador_

Mas reafirmo que também estou muito contente com os Dunlop ScootSmart!


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #18 em: 30 de Julho de 2016, 12:17 »
Olha a xcity trazia pirelli sport demmon e eram excelentes....

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline LPeralta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 125
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #19 em: 15 de Novembro de 2016, 14:38 »
Boa tarde pessoal,

Tive uma PCX durante 4 anos sempre com os IRC e agora tenho a Forza (1700km feitos) também com IRC. Sinceramente os únicos sustos que apanhei e foram 2 ou 3, foram em piso molhado. Um deles em cima de uma passadeira. Em piso seco não tenho absolutamente nada a apontar. Portanto por este andar, só irei trocar de pneus quando for mesmo necessário.

Abraço e boas curvas  _pt_
LP

EMNovo

  • Visitante
Re: Que tal são os pneus que vêm de fábrica na Forza 125 ?
« Responder #20 em: 15 de Novembro de 2016, 17:06 »
Nem sei o que diga  _pensador_
Ao fim de 4000 Km com a Forza posso dizer que quando ando em Aveiro, as muitas irregularidades do piso (buracos, remendos, lombas e lombinhas, tampas, tampas com remendos que ocupam praticamente a largura da faixa de rodagem, brechas longitudinais com desnível...) não me deixam confiar nos IRC que traz de origem. Mas não me parece que vá resolver o problema com pneus de outra marca, por isso só troco quando estes estiverem a pedir para trocar (talvez um pouco antes pois já o faço com o carro... prefiro antecipar a despesa com os pneus do que correr riscos de segurança).
Quando saio deste ambiente e circulo em vias com bom piso aí é outra história: sem deslumbrar, os IRC cumprem bem a sua função seja em reta, curva, rotundas, faixas brancas (sempre a evitar, se possível), devagar ou depressa.
Com a estrada molhada, (talvez eu seja demasiado "medroso"  :-[) seja chuva, orvalho ou alguma fuga de água, se pudesse andava sempre na vertical