Autor Tópico: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.  (Lida 12852 vezes)

JViegas

  • Visitante
Depois de uma dor no braço que se prolongou até ao pescoço e que me atirou literalmente para a fisioterapia, medicação e emplastos, comecei a avaliar seriamente a minha vida diária de scootard.

Se no início fazia estradas onde a velocidade mais alta praticada era cerca de 80/90 kms/h, atualmente e de há uns 7/8 meses, faço diariamente vias rápidas onde as velocidades que pratico (sozinho) andam por vezes à volta dos 120/130 kms/h, tanto mais que passei a ter médias de 3,2/3,3 para 3,8/3,9 lt/100 (não só por isso mas também).

O facto da minha vida profissional ter ficado mais estacionária, levando-me à diminuição da minha condição e resistência física, tanto mais que em momentos de stress toda a rigidez muscular tem me feito a vida num inferno, nomeadamente na condução da FORZA.

Se a sua suspensão traseira (tão bem conhecida) não ajuda, o vidro frontal que a mesma tem está na altura certa para me tirar o vento do peito mas projetá-lo para o meu capacete.

Se tenho que mudar o meu paradigma físico quanto ao aumento da atividade física, tenho que começar a tomar medidas mais direcionadas: já comprei uma cinta, tenho mais cuidado na escolha do vestuário de inverno devido ao frio, tenho que afinar a suspensão da FORZA para uma medida mais alta, conduzir sem top case quando não tenho que transportar a pendura.

E esta última opção levou-me a refletir no seguinte: atendendo a que o vento “enrola” nas costas devido à top case, apercebi-me que para além do aumento do ruído no meu capacete (devido ao vidro alto), as vibrações que por vezes sinto na minha cabeça e a força que faço nos dias de maior vento com o pescoço, leva-me agora a decidir pela colocação de um defletor de vento ou pela colocação do vidro original da FORZA, com a respetiva sujeição do vento no peito.

Como não tenho a mínima aptidão para um DIY, na pesquisa que andei pela net a fazer encontrei a marca PUIG, que como a maioria de vocês sabe, é um fabricante de vidros e outro material motard, sendo igualmente fabricante de defletores de vento.

Para a minha FORZA existem dois modelos que estou interessado (são 3 no total), e basicamente têm a seguinte medida:

Modelo “clip-on”
6319W (160mm entre os suportes e 230mm de largura total)
6320W (206mm entre os suportes e 277 mm de largura total)

Entrei em contato com um dos representantes da marca em Portugal que me informou do preço do defletor maior (6320W) com um custo final de 98,27€ (entrega e IVA incluídos).

No entanto hoje de manhã ao tirar as medidas ao vidro da FORZA para me decidir, reparei que o defletor mais largo (6320W) fica quase à mesma largura que o vidro da FORZA (o vidro tem à volta de 36 cm de largura na sua medida mais larga).

As diferenças são muito poucas (4 cms) entre ambos os defletores, e tenho receio que a diferença apesar de pequena faça uma graaaaaande diferença na condução. É que uma coisa é andar com a máquina a 80/90 kms e outra, como sabem, é andar a 120/130 kms.

Este fim-de semana, no almoço do CPM onde estive presente, tive a oportunidade de verificar que alguns dos companheiros presentes têm defletores nas suas montadas, e escrevo este texto todo pedindo-vos ajuda para me ajudarem a decidir:

Compro um defletor quase à medida do vidro da FORZA ou um mais pequeno já faz a diferença?

Estão satisfeitos com o vosso defletor ou comprariam uma medida mais larga?

Grato pelas vossas opiniões.

Rodrigues

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #1 em: 22 de Março de 2016, 11:59 »
Antes de mais desejo-te as melhoras.

Sei que é doloroso pois também sofro das cervicais principalmente no inverno, por essa razão fiz e desfiz muitos corta ventos feitos por mim e acho que ainda não encontrei o ideal   _martelada_

Inclusive encomendei um capacete modular Caberg Modus para minimizar o abanar a velocidades acima dos 100, escolhi esse para aproveitar o Bluetooth que tenho no Sintesi jet.

O melhor seria experimentar os dois tamanhos de defletor pois cada cabeça sua sentença.

Infelizmente quase nada se faz no nosso Pais e não existem em stock nas lojas mais conhecidas para teste drive.

Aproveita num evento dar uma volta na montada de um companheiro que tenha o defletor para sentires a diferença.

abraço

 

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #2 em: 22 de Março de 2016, 12:58 »
Eu tenho o Puig de tamanho médio. É um pouco mais estreito do que o ecrã da GTS, mas tem o tamanho certo para deflectir o vento do capacete, porque a razão de o ter comprado foi precisamente o barulho ensurdecedor que o vento provocava no capacete.
O deflector Puig tem a vantagem de se poder usar na posição mais alta quando não chove, e de o poder baixar quando chove, para não perturbar a visibilidade.
O pardal tem o modelo mais estreito, montado na Majesty, e devido ao formato do ecrã da mota dele, o pequeno é suficiente.

embora esteticamente possa ficar melhor o modelo mais largo, a acompanhar o ecrã da mota, eu não o colocaria, porque a velocidades maiores, o ecrã verga bastante, e com maior área acho que pode vergar demais  _confuso_

Quanto ás dores da cervical (e da lombar), eu também sofria desse mal, mas melhorei muito com a troca do carro pela mota, e no último ano, recuperei muitos anos de mobilidade com uma boa professor de Pilates!
Não uso cinta e faço muitos km de seguida na minha GTS, sem qualquer problema  _pol_

JViegas

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #3 em: 22 de Março de 2016, 13:51 »
Obrigado a ambos pelos pontos de vista.

Rodrigues
Lembras-te que ainda te pedi o contacto da empresa que fazia o corte do acrílico? Estive mesmo para avançar com o projeto, mas no entanto as dores desapareceram completamente (tendo voltado cerca de uma semana antes do último evento em Évora), pelo que abandonei a minha tentativa de construir um defletor.

A questão do capacete também já andei a investigar. O que tenho (AGV K3 SV) poderá não ser o melhor para conduzir scooters, mas enfim... escolhas que fazemos, aprendendo e andando... não estou desgostoso com o mesmo e sei que um melhor terá que ser mais caro (+300 €), pelo que não estou em condições de o fazer.
Pode ser que no futuro considero a troca de capacete.

Cristina
As vossas maxis foram as que me chamaram atenção quando saíram do local do almoço, à semelhança de outras tantas que ali estavam, e o que reparei foi que os defletores eram/são mais pequenos que o vidro frontal.
A maioria das imagens que tenho encontrado pela net é de defletores ligeiramente mais pequenos, e o que escreves alerta-me para o pormenor que não tinha pensado: quando maior a superfície maior é a resistência ao vento, pelo que vou optar pelo modelo mais pequeno, que segundo o representante em Portugal me informou hoje é no mesmo preço mas só haverá disponibilidade do mesmo para abril próximo.

Obrigado a ambos pelas dicas.

Boas curvas sem dores... 
« Última modificação: 22 de Março de 2016, 13:52 por JViegas »

martinez

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #4 em: 22 de Março de 2016, 15:37 »
JVIEGAS, e porque não mandas vir online?

http://www.motea.com/en/wind-protection/screen-deflector-puig-clip-on-clear-i674-12353-0.htm

Já mandei vir um desse site e é 5 estrelas. Daqui a uns dias, já o tens em tua casa.

JViegas

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #5 em: 22 de Março de 2016, 16:05 »
Companheiro Martinez
Já estive em tempos nesse site, e penso que ao preço 88,29 € acresce o transporte por DHL.
Irei fazer contas "à vida" e depois atualizo.
Obrigado pela dica.

Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #6 em: 22 de Março de 2016, 16:32 »
Companheiro,

Por 92€ (ou 95€, já não me lembro bem) comprei na Mototorres em Torres Vedras.
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #7 em: 22 de Março de 2016, 17:04 »
 _convivio_ Olá boas

Companheiro eu comprei no importador da Puig para Portugal na MAVICO
Abraços



Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #8 em: 22 de Março de 2016, 21:17 »
A Puig tem mais que um importador.
Eu tenho um defletor e digo que desde que o tenho até me esqueço de fechar a viseira, mesmo quando circulo na autobahn.


Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #9 em: 22 de Março de 2016, 23:22 »
Não ligo muito á posição em que está, acho que protege em qualquer posição.
Está sempre como demonstra a ultima foto, só lhe mexi Lara mostrar que é ajustável.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #10 em: 23 de Março de 2016, 09:52 »
Tenho um PUIG na minha Forza e só posso dizer bem. Não o utilizo diariamente,  mas sempre que há mais vento coloco.
A diferença de aerodinâmica sobre a cabeça é brutal.
Quando o comprei não havia vidro mais alto para a Forza. Se fosse hoje eu ponderaria esta ultima opção,  sobretudo porque em termos de preço a diferença não é muito significativa e em termos de uso é muito mais prático.
Para reduzir o esforço sobre as cervicais, por vezes coloco o meu shemagh em volta do pescoço.  Reduz em muito a capacidade de rotação,  mas dá um bom apoio, sobretudo em viagens longas.

Enviado do meu GT-N5110 através de Tapatalk


JViegas

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #11 em: 23 de Março de 2016, 10:36 »
Obrigado a todos pela vossa opinião e pelas fotos José.  _pol_

Tenho que experimentar ir a uma tertúlia onde possa haver a maxi/moto esquisita de alguém com um defletor, pois não quero decidir "às cegas", uma vez que o custo (+90€) é algo que tenho sempre que r€consid€rar.

Grandpa: para evitar as vibrações uso um "passa-montanhas" ou uma manga para o pescoço e depois um lenço que ato à volta do pescoço. Para além de ser mais confortável, devido ao frio permite-me uma maior sustentabilidade. No entanto é como dizes: a rotação não é a melhor mas... entendes... :-?

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #12 em: 23 de Março de 2016, 18:44 »
Não sei qual te recomendar amigo, mas sei que esse tipo de dores de coluna/pescoço é muito complicado de conciliar com as 2 rodas e um conhecido meu aqui de Évora tem diminuído bastante a utilização da sua GTS 125, pois até mesmo a cinta lombar não é uma solução a 100%.

Tudo de bom meu caro e vai tentando encontrar o melhor compromisso de protecção.  _convivio_
« Última modificação: 23 de Março de 2016, 18:54 por Sapiens21 »

Francisco XMax

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #13 em: 08 de Novembro de 2016, 22:50 »
Boas .

Alguém me pode dizer onde posso adquirir um deflector da marca Puig na zona de Lisboa?

Hoje estive na Mavico, no Areeiro, mas já não trabalham com a Puig.

Obrigado.

Cps.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #14 em: 09 de Novembro de 2016, 00:43 »
Boas .

Alguém me pode dizer onde posso adquirir um deflector da marca Puig na zona de Lisboa?

Hoje estive na Mavico, no Areeiro, mas já não trabalham com a Puig.


Obrigado.

Cps.

Companheiro Francisco,

Eu comprei o meu na WearMoto, perto do Hospital Curry Cabral e Fundação Calouste Gulbenkian (R. Dr. Silva Teles nº 18 B e C, 1050-080 Lisboa). O dono, Paulo Ramos (Paulinho dos capacetes) é de uma amabilidade extrema. Irás ficar muito agradado com atendimento. Ele não tem em stock, mas manda vir, já não me recordo quanto tempo levou. Pratica bons preços e faz desconto para o CPM. Há 2 tipos de deflector da Puig, praticamente iguais, mas o tipo de fixação é que varia. O mais barato (60 e tal €) tem que se furar o vidro para fixar. É mais barato e mais difícil de roubar, mas tem de se furar o para-brisas. O outro custará cerca de 20 € mais, e fixa-se por aperto de parafuso sextavado interior. É mais fácil de por e tirar, mas por isso poderá ser mais fácil de roubar. Mas foi o que eu comprei e já deu para tirar da scooter e aplicar na recente moto que adquiri.
Este acessório é muito eficiente em desviar o ar do capacete. Estou muito satisfeito e recomendo.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos e boas curvas.
 scooter_
« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 21:08 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Francisco XMax

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #15 em: 09 de Novembro de 2016, 08:24 »
Ice,

Muito obrigado pela informação.

Logo que tenha oportunidade vou passar pela loja.

Cps.

JoelFilipe

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #16 em: 06 de Junho de 2017, 21:41 »
Eu tenho o Puig de tamanho médio. É um pouco mais estreito do que o ecrã da GTS, mas tem o tamanho certo para deflectir o vento do capacete, porque a razão de o ter comprado foi precisamente o barulho ensurdecedor que o vento provocava no capacete.
O deflector Puig tem a vantagem de se poder usar na posição mais alta quando não chove, e de o poder baixar quando chove, para não perturbar a visibilidade.
O pardal tem o modelo mais estreito, montado na Majesty, e devido ao formato do ecrã da mota dele, o pequeno é suficiente.

embora esteticamente possa ficar melhor o modelo mais largo, a acompanhar o ecrã da mota, eu não o colocaria, porque a velocidades maiores, o ecrã verga bastante, e com maior área acho que pode vergar demais  _confuso_

Quanto ás dores da cervical (e da lombar), eu também sofria desse mal, mas melhorei muito com a troca do carro pela mota, e no último ano, recuperei muitos anos de mobilidade com uma boa professor de Pilates!
Não uso cinta e faço muitos km de seguida na minha GTS, sem qualquer problema  _pol_


Eu também estou a pensar adquirir um deflector, mas estou precisamente com a mesma dúvida do companheiro JViegas. Entre o deflector de largura 23cm ou de 27cm. Quando dizes que o teu é de tamanho médio, sabes ao certo qual a medida dele? A minha mota também é uma sym gts.

Obrigado

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #17 em: 07 de Junho de 2017, 13:30 »

Eu também estou a pensar adquirir um deflector, mas estou precisamente com a mesma dúvida do companheiro JViegas. Entre o deflector de largura 23cm ou de 27cm. Quando dizes que o teu é de tamanho médio, sabes ao certo qual a medida dele? A minha mota também é uma sym gts.

Obrigado

No ponto mais largo tem 27,5 cm e de altura, também no ponto central que é maior, tem 9,5 cm.

É ligeiramente mais estreito do que o ecrã, e é suficiente, e não colocaria maior, porque mesmo com este tamanho, tenho o ecrã ligeiramene rachado por efeito da pressão em velocidades de autobahn  ;D



JoelFilipe

  • Visitante
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #18 em: 08 de Junho de 2017, 19:21 »
Obrigado! Era precisamente isso que precisava saber. Vou tratar de mandar vir o de 27cm. Tenho receio de o de 23cm se torne pequeno demais

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Defletores de vento e defletor de vento PUIG – Pedido de ajuda.
« Responder #19 em: 09 de Junho de 2017, 14:15 »
Obrigado! Era precisamente isso que precisava saber. Vou tratar de mandar vir o de 27cm. Tenho receio de o de 23cm se torne pequeno demais

Sim, o de 23 é pequeno e estorva um bocado a visão porque os suportes ficam dentro do campo de visão. _convivio_