Autor Tópico: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!  (Lida 9361 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« em: 18 de Março de 2016, 13:12 »
SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!!




Além dos 2 anos de garantia de fábrica da SYM sobre todos os ciclomotores e motociclos, a marca oferece (porque tem certeza da sua qualidade) 1 ano extra de garantia sobre todas as scooters de 50cc e 3 anos extra sobre todas as restantes scooters.  _pol_ _pol_

Assim, permite conduzir despreocupadamente durante 3 ou 5 anos!


As principais condições desta prorrogação da garantia são:

• A manutenção recomendada pelo fabricante deve ser integralmente cumprida, bem como todas as recomendações indicadas no manual do utilizador, durante todo o prazo de validade da garantia;
• Todos os trabalhos de manutenção devem ser executados por um distribuidor SYM oficial com peças originais SYM;
• A scooter não pode ter percorrido mais de 30.000km (50cc) ou 100.000km (superiores a 100cc) e não pode ser utilizado para fins comerciais (tais como serviços de entrega).


Fonte: http://www.sym.pt/pt/inicio

raphha

  • Visitante
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #1 em: 18 de Março de 2016, 18:41 »
Será que também abrange a Wolf do nosso estimado companheiro Bruno Gomes, a.k.a. Rossi?!

 _convivio_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #2 em: 18 de Março de 2016, 19:50 »
Até que enfim que viram que também somos gente. _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #3 em: 18 de Março de 2016, 20:17 »
Será que também abrange a Wolf do nosso estimado companheiro Bruno Gomes, a.k.a. Rossi?!

 _convivio_

Creio que sim, visto tê-la comprado há muito poucos dias...

Segundo o site da marca em Portugal, referem especificamente "...sobre todos os ciclomotores e motociclos", não sendo no entanto avançados mais dados sobre o momento em que iniciou este prolongar da garantia.
Todas as compradas desde o início deste ano? Desde o início de Março/2016?

Mas a marca por certo dará todas as explicações aos interessados.  _pol_ _pol_
Mesmo com as naturais e compreensíveis "regras da garantia suplementar", isto é uma boa medida. Muito bem SYM.  :)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #4 em: 18 de Março de 2016, 20:28 »
Parece muito boa notícia  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #5 em: 18 de Março de 2016, 20:52 »
No facebook, a SYM Moteo Portugal, SA já se manifestou no sentido de a extensão de garantia ser válida a partir do dia 1 de março de 2016.

https://www.facebook.com/SYM-Moteo-Portugal-SA-258798960861061/?fref=nf

Muito bom ! _palmas_ _palmas_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #6 em: 18 de Março de 2016, 21:14 »
obrigado pela dica  _pol_







 _pt_ scooter_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #7 em: 18 de Março de 2016, 23:02 »
Como dizia o outro... é mais ou menos ou é mais mas não é muito...!

Claro para a maioria dos consumidores é uma excelente medida e espero que tenha um resultado positivo sobre as vendas da marca e a sua fiabilidade.

É  muito bom ficar descansado contra um defeito de fabrico ou um problema durante mais tempo. Valoriza a máquina até quem a quer vender.

O lado menos bom são claro as condições extra... idade e número de kilómetros são prática comum e entenda-se  normais, mas não pode fazer serviços comerviais como os de distribuição !?!? Tem que fazer a as revisões nos distribuidores da marca!?! Peças da marca!??

Então é só para aquela utilização de fim de semana?
A máquina não aguenta a andar todos os dias ou regularmente!!! Claro quensim.
As peças de desgaste não estão contempladas em nenhuma garantia claro. Então porque estas condições que só criam confusão e passam a mensagem errada.

Manutenções e peças da marca. Isto quase que é ilegal!!!
Como se sabe a garantia não obriga a que o veículo seja feita a manutenção na marca e em especial peças originais da marca!!!
Desde que a oficina esteja certificada para o efeito e que as peças tenham a mesmas especificações nem sequer necessitam ser as originais e é perfeitamente normal e não pode por lei invalidar qualquer garantia!!!

Enfim mais do mesmo.... e isto obviamente acontece em outras marcas claro. A sym é  apenas uma delas.





Sent from my Samsung S7 edge


FARMOBOY83

  • Visitante
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #8 em: 19 de Março de 2016, 10:45 »
Concordo com o "cross". A extensão da garantia acaba por ser nas marcas uma manobra de marketing e pouco uma mais valia para o cliente. Sinceramente, ter 5 anos de garantia e ser obrigado a fazer as revisões em stand oficial e com peças de marca fica caro. Além disso, a garantia extra acaba por cobrir quase apenas o motor porque tudo o resto é peça de desgaste. É no entanto bem melhor que a Honda que obriga a pagar mais umas belas massas para ter extensão de garantia quando sabemos que no caso da Honda avaria de motores é coisa extremamente e na eletrónica só meia dúzia de modelos tiveram problemas reais de alternador e afins pelo que a extensão serve para quase nada.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #9 em: 20 de Março de 2016, 11:38 »
É sempre uma boa noticia, o comprador decide se quer usufruir ou se prefere abdicar e poupar nas revisões, mas se não tem custos acrescidos, oferece mais alguma coisa ao valor da compra  _pol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #10 em: 20 de Março de 2016, 17:24 »
Por acaso e na sequência do que foi levantado mais acima ("...não pode ser utilizado para fins comerciais (tais como serviços de entrega"), levanta-se-me uma questão.... _pensador_

Se isto (alargamento da garantia) vai abranger todos os modelos da marca, mas está vedado a utilização dita comercial, tal como serviços de entregas....então onde é que encaixa o modelo Combiz 125, desenvolvido especificamente para esse fim???  :)

http://www.sym.pt/pt/modelos/8-combiz-125

Talvez seja a excepção à regra.   _pol_ _pol_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #11 em: 20 de Março de 2016, 18:52 »
Na Sym Espanha, eles são bem mais explícitos.

Excluem desde logo o modelo com suspensão reforçado vocacionada  para trabalho a X PRO 50cc e 125cc, que são baseadas na Sym orbit.


Outro aspeto menos bom e para o nosso Portugal é a publicidade aos 5 anos de garantia não ser explicita e capciosa, pois nada diz que é só para os modelos vendidos após 1 de Março.

- Quem lê assim de relance, pode pensar que os modelos comprados em 2014 e 2015 estão abrangidos o que não é bem assim.

Se tivesse uma Sym era bem capaz de denunciar esta má informação ao consumidor !  :o

São uns grandes bacanos...  _martelada_

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #12 em: 21 de Março de 2016, 08:56 »
Parece-me a mim que esta extensão de garantia funciona como qualquer outra promoção, é no acto da compra e não retroativa.

Quanto à obrigatoriedade de ser feita a manutenção em representantes sym é um pouco castrador, mas não me parece que fique mais caro. Os peços da maioria dos representates que conheço são perfeitamente normais. Sairá por certo mais caro que fazermos nós a manutenção, mas aí perder-se-ia a garantia em qualquer situação e em qualquer marca.

Quanto à questão não poder ser para profissional  limitar a voltinhas de fim de semana parece-me francamente exagerado, não faço uso profissional e dou poucas voltas de fim de semana e faço 15000km ano.

E sim, claro que é uma estratégia de marketing. Mas alguma marca oferece alguma coisa sem ser para se promover? Se uma estratégia de marketing traz benefícios ao cliente, que venha.

Já agora, quem se sentir injustiçado em ter mais 3 anos de garantia, pode sempre recusar ;)

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #13 em: 21 de Março de 2016, 09:32 »
   Colegas,

   Sobre a excepção "não pode ser utilizado para fins comerciais (tais como serviços de entrega)" só a pode estranhar quem não vê como conduzem e (mal)tratam as motas estafetas, carteiros, entregadores de pizzas, etc.
   Vale tudo menos tirar olhos!

   Continuação de bons kms para todos.
   
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #14 em: 21 de Março de 2016, 11:31 »
Este esquema é antigo. Lembram-se da Nissan com 3 anos ou 100000km?

Neste caso, ao fim de 5 anos de revisões na marca já deu para comprar 3 Syms iguais. Vão trocando peças de 'desgaste' e cobrando mão-de-obra.

O cliente para não perder a garantia vai dizendo que sim.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #15 em: 21 de Março de 2016, 11:37 »
Se não há é porque não há, se há é porque há... Não vos entendo.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #16 em: 21 de Março de 2016, 13:01 »
No cômputo geral e mesmo sabendo que as revisões na marca (em qualquer uma) não são nenhuma pechincha, obrigando neste caso se calhar a uma ida à oficina muito criteriosa em termos de plano de manutenção, a medida do alargamento da garantia é positiva, sobretudo pela sensação de tranquilidade que também dá a um cliente. E esse é um aspecto a ter em conta.

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #17 em: 21 de Março de 2016, 13:29 »
A questão do preço na marca é algo que não entendo. Os preços que vou vendo não varia assim tanto das oficinas não oficiais.
Lembro-me aliás de quando mudei a embraiagem, pedi vários orçamentos e o mais baixo foi num representante

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #18 em: 21 de Março de 2016, 13:54 »
Compreendo Marcio  _pol_ e no que toca à minha ideia, já disse e reforcei por duas vezes neste tópico que me parece uma medida positiva.  :)

Mas repara...

Um pequeno exemplo. Digamos que a marca indica mudança da correia de determinado modelo aos 12.000kms e a mesma por acaso encontra-se impecável e sem necessidade de implicar esse custo (que pelo que sei não é baixo). Ora com base no plano da marca e para manter a garantia suplementar, tem de entrar correia nova...para o lugar daquela que se apresenta como nova.  :)

Este é meramente um exemplo de um componente e lembro-me p. ex. do plano mais alargado de manutenção encetado pelo Paulo Jorge Lopes e em que poupa na ordem das centenas de euros em face da quilometragem que já tem na sua, mas como disse e repito mais uma vez, vejo esta medida como positiva por parte da marca no sentido de garantir mais tranquilidade e confiança ao cliente.  :) _pol_

No caso da Honda p. ex., a garantia suplementar H+2 implica (com excepção da altura de lançamento da Forza 125) um custo adicional, coisa que na minha opinião acaba de levar uma lição de como bem fazer ou, traduzindo de outra forma...acaba de levar uma rasteirada e que provavelmente a fará rever os termos do H+2 para o tornar gratuito.


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #19 em: 21 de Março de 2016, 13:56 »
Mas isso foi antes de 'oferecerem' a garantia. Estavam em concorrência. Pudeste escolher a oficina.

Agora não podes escolher. Ou seja, nem vale a pena pedir orçamentos porque perdes a garantia.

É muito diferente. Se o cliente tem de ir ao representante oficial, este deixa de competir com as oficinas multimarca.


A questão do preço na marca é algo que não entendo. Os preços que vou vendo não varia assim tanto das oficinas não oficiais.
Lembro-me aliás de quando mudei a embraiagem, pedi vários orçamentos e o mais baixo foi num representante

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: SYM prolonga períodos de garantia (também) em Portugal!!
« Responder #20 em: 21 de Março de 2016, 22:20 »
É verdade, mas acbou por me sair mais barato na marca. Eu sei que isto só é verdade nos grandes centros urbanos, mas os representantes também competem entre si ;) para teres uma ideia melhor, em 4 orçamentos, os 2 mais baratos eram de representantes. Ainda assim os preços eram muito próximos uns dos outros, o que a mim me mostra que os representates não são assim tão careiros (pelo menos em comparação com oficinas multimarca).
Claro que o alargar os plano de manutenções fica fora de questão, assim como sermos nós a fazer. Isso dá cabo de qualquer garantia, mesmo nos primeiros 2 anos. Claro que há sempre quem opte por desistir da garantia.
Companheiro Sapiens21, bem sei que vez este tipo de campanhas com bons olhos. Do teu comentário referia-me apenas à questão dos preços dos representantes.
O que me deixa confuso é perceber que há quem veja isto quase como algo que serve para enganar o consumidor. Todas as garantias trazem limitações, e só faz uso dela quem quer :)
Há aliás companheiros no forum que abdicaram dos 2 anos de garantia que tinham para serem eles a fazer a manutenção.
Por mim só posso dizer... se sabem o fazem, força nisso :)