Autor Tópico: Material para iniciante  (Lida 5041 vezes)

N3on

  • Visitante
Material para iniciante
« em: 18 de Março de 2016, 10:13 »
Boas pessoal,

Ando a ver se compro uma maxiscooter (ou uma Forza 125 ou uma PCX 125), e como ando a fazer contas à carteira vinha perguntar sobre o material necessário, principalmente o de segurança.
A utilização será diária casa-trabalho-casa. e eventualmente um passeio ao fim de semana com a minha pendura!

Portanto aqui vão as minhas questões:

1. Capacete: já ouvi tantas opiniões que fiquei perdido, para começar quanto devo gastar, 100, 200€? acho que para começar mais que isso não estou a pensar gastar. Depois há o problema que tipo de k7, sei que o integral é o melhor, mas tou a pender para um modular, e a verdade é que me agrada um k7 jet tipo o Schuberth M1 (desse género, não pelo preço!!!).

2.Casaco: queria um que desse para todo o ano, pelo menos para começar, já tive a ver na Caparica Peles e tem uns interessantes até 100€, chegará para um iniciante? Outra dúvida é, trabalho de fato e gravata, como fazem nestes casos? o casaco do fato vai na bagageira?

3. Luvas: aqui pelo menos umas de inverno (ou 2 por causa da chuva) e umas de verão, também não prevejo gastar mais de 30€ por par, estou errado?

4. Chuva: pelo que percebi para começar, umas calças da decathlon e um casaco de chuva para mete por cima da decathlon deve chegar certo?

5. Botas: mais umas das minhas dúvidas, será mesmo necessário ao inicio? um calçado de borracha vai ter que ser, como trabalho de fato como fazem? Têm os sapatos do fato na bagageira?

6. Cadeado/alarme: Aqui não faço a ideia do que é melhor, quem conheço só usa cadeado, o que aconselham? E a mota vai pernoitar sempre na garagem.

7. Top case: para começar meto já ou aguento mais um bocadinho? entre marmita, casaco do fato, sapatos do fato e por vezes mala do portátil, se calhar não cabe tudo na bagageira não???

8. vidro da frente: se escolher a PCX vale a pena comprar logo um vidro mais alto?

9. Pendura : um dos compromissos da compra é dar uns passeios com a companheira, que material para começar aaconselham para a pendura?

Estou me a esquecer de alguma coisa? De certeza que sim, por isso toda a ajuda, opiniões e conselhos são bem vindos  :))

Desculpem lá o tópico tão grande, mas quero me preparar o mais correctamente possível para um mundo novo e desconhecido que é o de ter uma moto. E aproveito para dar os parabéns pelo fórum, tem me ajudado bastante nesta minha nova aventura  scooter_
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 11:54 por N3on »

JViegas

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #1 em: 18 de Março de 2016, 10:45 »
Olá e bem vindo ao Fórum.

Falo-te unicamente da minha experiência como condutor dia-a-dia em duas rodas.
Houve equipamento que comprei antes de ter a maxi e outro que fui comprando após a aquisição da mesma, porque não previ a sua compra ou porque tive que substituir outro.

Penso que isso vai com a experiência no terreno que vais adquirindo, no entanto é sempre bom ouvir algumas opiniões: eu deixo-te a minha e certamente "ouvirás" de outros.

Uma questão que te quero já deixar para refletir é o que sempre refiro: segurança...segurança e segurança.
Dito isto: ABS na maxi e segurança no condutor e pendura.

Com isto deverás começar a fazer contas à "vida", a começar pelo tipo de montada que pensas em adquirir (e para isso já existe imensa informação por aqui) o que te recomendo é experimentar os dois modelos tendo em conta a tua utilização no dia-a-dia e a conforto a dois.

Quanto ao que colocas:

1. Capacete para mim é integral. No Verão pode ser um inferno, mas atualmente existem modelos bem arejados. Não facilites nos gastos de aquisição. Prefere capacetes que tenham uma boa qualificação nos testes SHARP

2. Casaco. Eu uso um "all around", mas estou a pensar em comprar um de verão, pois sofro imenso com o calor. O importante é comprar um com proteções em condições.

3. As luvas tem sido onde tenho gasto algum dinheiro, há 15 dias comprei umas de Inverno por 100€, nunca pensei em gastar tanto, mas o frio fez-me sofrer bastante este ano assim como a dificuldade em secar luvas. Atenção escolhe umas que tenham proteções.

4. Chuva...e mais chuva... o que tenho apanhado no lombo este ano. As calças do decatlhon são boas, no entanto investi numas proteções (joalheiras). Não é solução final, pois devemos ter igualmente umas calças que protejam do abrasão, pois essas feridas doem imenso. Quanto ao teu casaco: se for em condições não entrará chuva (este ano tive que reforçar o meu com um spray impermeabilizante).

5. Minha próxima compra. No entanto não saio de caso sem umas botas que comprei no Decatlhon. Aliás tenho 3 botas que uso na condução em duas rodas. Troco de roupa no emprego.

6. Tenho cadeados e uma capa, pois infelizmente a minha montada dorme na rua. Se puderes um alarme. Tudo serve para proteger a nossa "menina". Deves adaptar a segurança de acordo com os locais que frequentas ou onde deixas a máquina.

7. Estive um ano sem top-case, comprei-a no final do ano passado pois comecei a andar diariamente com pendura (equipamento adicional, mochila da escola, lancheira, equipamento para chuva, etc., etc.). A top case serve igualmente para encosto da pendura, pelo que um encosto (para colocar na top case) é sempre um valor a considerar.

8. Na minha opinião um vidro alto sempre! Serás condutor diário e deves ter sempre isso em conta no teu equipamento, na tua montada (equipamento e estado da mesma), na tua condição física.

9. Material para a pendura: o mesmo que o teu. É importante ainda que a/o pendura se sinta em condições e em segurança em cima da maquina. Se a compra depende da/do pendura levar o mesmo a ver e a escolher a maquina em conjunto. Usem a sensibilidade de ambos para escolher o que será o vosso meio de transporte diário e de lazer.

Boa sorte na escolha e boas economias...
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 10:46 por JViegas »

tparracho

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #2 em: 18 de Março de 2016, 11:18 »

1. Capacete: Integral são mais seguros, mas menos frescos sobretudo no verão. Os modulares conjugam a proteção do queixo com a capacidade de refrescar mais no verão. O conselho que te dou é, se queres andar todo o ano, escolheres um com viseira preparada para pinlock, pois o embaciamento da viseira no inverno é das coisas mais chatas. pessoalmente não gosto de jets (mas isto é a minha opinião).

2.Casaco: Casaco do fato na bagageira. Opta por um casaco bom, com um bom forro de inverno mas que dê para tirar podendo usar no verão com a versão mais fresca.

3. Luvas: Até hoje, tenho tido dificuldade em encontrar luvas impermeáveis. Mas nunca apostei nas gore-tex devido ao preço. Pela quantia que referes, não serão impermeáveis ao fim de várias utilizações de certeza. Por isso é preferível teres mais do que um par de inverno. Convém teres umas de verão tb, para não sofreres muito com o calor.

4. Chuva:Certo, é o que eu uso. Visto que vais comprar scooter, podes também comprar um avental daqueles que se prende na scooter. protege do frio e também da chuva (mas no caso de chuvadas, continua a ser preciso as calças impermeáveis).

5. Botas: é um elemento de segurança acima de tudo devido às proteções que têm. Eu tenho usado e aconselho a que as uses.

6. Cadeado/alarme: Costumo usar apenas cadeado, mais vai depender dos sitios em que a vais deixar. tens garagem? Vai pernoitar na rua?

7. Top case: Se pretendes carregar com marmita/casaco do fato e portátil, então é capaz de ser melhor teres top case. Eu não dispenso o uso de top case.

8. vidro da frente: É uma questão de conforto acima de tudo. Há quem goste de sentir o vento no peito. Eu prefiro não sentir.

9. Pendura : Luvas, capacete e blusão de mota com proteções.


Espero ter ajudado. _pol_

N3on

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #3 em: 18 de Março de 2016, 11:55 »
Obrigado JViegas e tparracho, era este tipo de opiniões que procurava, já ajudam imenso. _pol_

p.s.: já alterei no tópico, a moto é para ficar a pernoitar na garagem.
« Última modificação: 18 de Março de 2016, 11:56 por N3on »

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #4 em: 18 de Março de 2016, 16:30 »
Quanto mais protegido estiveres melhor, mas pelo menos um Casaco, ( caparica peles ou casa das peles) encontras bons por menos de 100 euros. Luvas, também as têm a bom preço.  E capacete para mim integral, e mesmo assim não são a 100% eficazes o meu vizinho teve um acidente mesmo à frente da minha casa e mesm co o capacete partiu o maxilar. Encontras boas ofertas entre os 100 a 200 euros. O que comprares para ti compra para a pendura.

Burgs250

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #5 em: 18 de Março de 2016, 18:04 »
Boas companheiro,

Quanto ao material que referes no mínimo um bom capacete integral, luvas, casaco e impermeável porque o S. Pedro ultimamente não andá-la muito bem disposto.

Eu comprei o meu material todo na Motovest, estão sempre com ótimas promoções, espreita o site deles.

Boas escolhas!

Cumprimentos

raphha

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #6 em: 18 de Março de 2016, 18:51 »
Para levar isso tudo debaixo do banco, aconselho a Forza. Que espaço brutal que aquilo tem!  _pol_

N3on

  • Visitante
Re: Material para iniciante
« Responder #7 em: 18 de Março de 2016, 22:14 »
Obrigado pessoal, já me estão a ajudar bastante. _pol_