Autor Tópico: Test Ride > Honda NC 750X 2016  (Lida 13099 vezes)

TMaxer

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Test Ride > Honda NC 750X 2016
« em: 15 de Março de 2016, 18:51 »



Ja postei a minha opinião sobre a Honda Integra na forma de test drive, uma maquina que gostei mas que não convenceu para a adquirir devido as dificuldades que a unidade testada demonstrava a nível dinâmico.
 
 
Apos um novo pequeno test drive realizado há uns tempo e que não passou do tipo "vai-ali-à-rotunda-desce-a-avenida-e-volta", fiquei com a impressão que unidade da Honda Portugal a que tive acesso estaria "usada & abusada" ou então "estampada & mal reparada" pois na altura as queixas eram grandes por parte de todos os que andaram com a Integra quando à sua dificuldade e lentidão em curvar, que apenas posso comparar à relutância e receio com que um recluso fica após ter percebido que deixou cair o sabonete no duche colectivo da prisão.  _lol_ _lol_ _lol_
 



 
Regressando à NC 750 X, esta é uma versão "aventura" da plataforma NC com a qual partilha todos os componentes, tendo a caixa DCT com a nova versão de que muito se tem falado pois parece ser um avanço à caixa antiga que na minha opinião é um pouco apressada (e precoce) a avançar as relações de caixa.
 

Enquanto me ambientava aos controlos, estranhei imediatamente a falta de manete esquerda... e a falta de modo manual no DCT. Este tinha sido o meu modo preferido de usar o DCT e seria aquele que eu estava a pensar em utilizar, existem apenas 2 modos: o Drive e o Sport sendo que este segundo informações do Alvaro tem 3 modos que se pode ser configurados com a NC750 parada.




 
A ergonomia é em tudo semelhante à da Integra, contudo logo apos os primeiros kilometros fiquei com a impressão que a suspensão dianteira teria uma taragem mais soft do que a Integra 750 que tinha testado.

 
Também ainda nos primeiros kilometros é fácil de perceber que existe uma diferença significativa no funcionamento do DCT... neste momento ele está mais mais em sintonia com aquilo que esperamos dele, pelo que percebi estudando bem a forma como rodamos o punho... no caso de terem uma condução mais sedada e usarem apenas uma fracção do acelerador a caixa sobe rapidamente atingindo a 6ª a 60/70 KmH trocando de caixa um pouco acima da 2000 RPM, no caso de estarem com um pouco mais de pressa e rodarem ½ punho o DCT segura as rotações permitindo que a troca de relação seja feito as 3 ou 4 mil rotações.

 
Ainda no DCT registei que as passagens de caixa são feita de forma muito mais imperceptível, sobretudo no sentido ascendente... temos a agradecer a isto uma maior suavidade da caixa (que perdeu o ruído típico aquando da troca de relação) e um curva de binário praticamente plana... num motor com uma curva de binário "sobe e desce" o condutor aperceber-se-ia com maior facilidade das trocas e sentiria variações na intensidade da aceleração.



 

Testei durante alguns kilometros o modo sport, contudo nem o tipo de percurso se adaptava a este modo, nem eu consegui perceber a lógica do comportamento da caixa aparte que obrigava o motor a trocar de caixa perto do red-line.

Mesmo em Drive, a caixa não roga a reduzir de 6 para 5 mesmo quando circulamos em velocidade constante se sentir que tal é necessário, assim como que ao detectar uma solicitação do punho reduz de forma imediata 1, 2  ou mais relações de caixa a fim de termos uma maior vivacidade na aceleração. 
 

Apesar da falta de modo Manual, existe o sistema de patilhas (habitual) no punho esquerdo, contudo no caso de seleccionarmos manualmente uma relação, o DCT apenas nos deixa 5 ou 6 segundo para satisfazermos o nosso capricho, retomando conta da gestão da caixa de velocidades ao fim desse tempo




 
O motor ainda não estava totalmente rodado quando foi o meu stint, contudo mantem-se a sonoridade caracteristica e a disponibilidade muito generosa de binario, o que adaptado à caixa DCT faz com que a NC750X tenha uma capacidade de aceleracao entre os 0 e os 120 muito viva. Numa das longas rectas eventualmente talvez possa ter visto 180 no velocímetro  _Rolley_, contudo a aceleração a partir dos 150/160 já se era pouco intensa. 

 
Apesar do pequeno ecrã, o fluxo de ar está bem estudo e eu com os meus 1.80 não senti grande desconforto nem muito fustigado pela deslocação de ar.
 
O travão apesar de ter só um disco, cumpre bem a sua função... algo que já tinha afirmado no teste da Integra (apesar do problema de ar no circuito esta apresentava). O travão traseiro também não desilude, embora achasse que poderia ser ligeiramente mais potente e que o ABS podia ser um pouco menos nervoso.



 
Por fim, onde fiquei mais satisfeito (e aliviado) foi na capacidade de curvar da NC750X que nada tem a ver com a Integra de má memoria. É uma moto muito neutra a curvar que consegue ângulos razoáveis de forma muito fácil  e saudável (infelizmente as maiores curvas no percurso foram as rotundas).  Gostaria de ter tido mais algum tempo para poder levar a 750X para outro percurso mais selectivo para a ganhar mais alguma intimidade com ela... quase de forma natural consegui descobrir a forma transparente com que o guiador passa as sensações tendo ficado com a impressão que o pneu dianteiro é o primeiro a informar que já estamos perto do limite, induzindo uma ligeira sensação de "understeer".
 

Os pneus testados na maquina era um Bridgestone "Battle Wing" que gostei bastante (mais do que os Metzeler na Integra), penso que é a gama mista da Bridgestone, mas creio que a utilização de pneus especificos para apenas asfalto tornará a 750 ainda mais assertiva neste tipo de piso
 
 
Comecei o teste com 3.8 no AVG e entreguei a moto com 3.5. É um valor de consumo excelente, apesar de poucas terem sido as oportunidade em que passei dos 100 e em que fiz arranques a fundo, o perfil rolante do percurso também ajudou.

 


 
Em conclusão, fiquei bastante muito agradado com esta maquina. Não seria uma maquina para eu comprar pois os que me conhecem sabem que preferiria algo mais envolvente e divertido de conduzir E com manete esquerda (para mim OBRIGATORIO!!!!), contudo é uma maquina muito racional e com custos de aquisição e manutenção muito interessante (e que retém bem o valor, conseguindo uma revenda com valor residual elevado), sendo uma moto "entry-level" de condução fácil e segura o que atrai muitos dos que como eu entraram nas 2 rodas via scooters de baixa cilindrada. Quem optar pela NC750 certamente não se vai arrepender.   _pol_
 
 
Um pensamento engraçado que me surgiu enquanto seguia o Isaac e do Manhas pelo IC2, foi a falta de manete esquerda, sendo que curiosamente toda esta moto se alinha com as qualidades geralmente reconhecidas ao lado esquerdo do cérebro: racionalidade, lógica e objectividade.  _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 19:17 por TMaxer »

Velasquez

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #1 em: 15 de Março de 2016, 19:07 »
Obrigado pela partilha Tmaxer!

Velasquez

Offline Sapiens21

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #2 em: 15 de Março de 2016, 20:30 »
Já por cá esperava este teste, Miguel.  _pol_ _pol_

Apreciei a descrição deste contacto com o modelo e que, como de alguma forma referes, estava um pouco condicionado ao percurso delineado para o teste 24H NonStop e que essa máquina cumpriu de forma brilhante. Ver AQUI

O ser a versão DCT tem os seus adeptos e entendo perfeitamente a opção por essa vertente, havendo naturalmente quem não prescinda da versão de caixa tradicional. Entendo ambos os lados e os argumentos que são dados.

Três aspectos saliento, além dos vários referidos pelo Miguel, neste renovado modelo:

- Painel de instrumentos redesenhado, de fácil leitura e já com a inclusão de cores;
- Escape estilizado, bem integrado no conjunto e com uma sonoridade que se nota claramente diferente (para melhor) face às anteriores NC's;
- Iluminação nocturna de grande qualidade. Um verdadeiro passo em frente em matéria de iluminação e segurança passiva.

Pelo preço pedido e que se inicia na versão standard (ABS) nos €7.300+desp., digo com franqueza que é um modelo que oferece muito por um preço justo.  _pol_
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 20:32 por Sapiens21 »

TMaxer

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #3 em: 15 de Março de 2016, 20:40 »
Velasquez  _pol_ _pol_



Isaac,

Sim... não diria "não" a comprar uma Integra ou até uma NC 750 com caixa tradicional  _pol_  Embora que na vida real tal não acontecesse pois para scooter preferia uma TMax 530 pelas capacidades dinâmicas e como segunda maquina optaria por algo mais "radical" e provavelmente com outro emblema  _pol_ a realidade é que a gama NC não se destina a uma pessoa como eu  _pol_ mas nao é por isso que não reconheço as boas qualidades desta plataforma  _pol_ _pol_

Offline José Bairrada

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #4 em: 15 de Março de 2016, 20:55 »
Também andei neste modelo e tirei as mesmas conclusões que o Tmaxer, acrescentando apenas que, também relativamente ao DCT, que tinha que reduzir de forma manual cada vez que me aproximava e entrava numa rotunda, pois a NC em modo drive faz uma rotunda em quarta velocidade (30/40 km/h), o que para sair da rotunda é preciso uma menor velocidade engrenada.
De resto uma mota muito agradável de conduzir e que não desilude.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Sapiens21

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #5 em: 16 de Março de 2016, 12:50 »
A marca indica também que o met-in aumentou de capacidade... _pensador_

...ora como foi algo que não testei ao colocar o meu capacete, pergunto se alguém já reviu/comprovou tal situação?  _convivio_

Offline marb

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #6 em: 24 de Abril de 2016, 21:54 »
Parece que o DCT piorou. Penso que o ideal era manter os modos S e D anteriores e acrescentar um modo P (programável pelo utilizador)!
« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 22:23 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #7 em: 24 de Abril de 2016, 22:06 »
Por acaso uma das grandes publicações do sector e que já testou esta nova caixa, disse que atingiu um estado perto da perfeição.  _pol_

Está cada vez mais inteligente esta caixa.

Quanto ao funcionamento concreto dos novos modos "S", tenho de ver concretamente como funciona e de que forma se manifesta na condução e desempenho. Neste momento não me sinto (ainda) à vontade para falar da mesma.

Conto fazê-lo em breve...

Sobre o modo "D", o mesmo está completamente voltado para os consumos...mas completamente.
Ou seja, numa desaceleração o sistema só actua na redução de caixa quando as rotações baixam muito, porque de resto mantém ao máximo a que tem...e sempre a mais elevada possível.
É um pouco mais estranho para quem nunca andou numa das anteriores e desconhece o funcionamento automático da mesma, sendo que a diferença para o "S" é notória.
« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 22:22 por Sapiens21 »

Offline Pianoman

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #8 em: 24 de Abril de 2016, 23:34 »
Parece que o DCT piorou. Penso que o ideal era manter os modos S e D anteriores e acrescentar um modo P (programável pelo utilizador)!
Como podes dizer isso se existem exactamente os mesmos dois modos automáticos das anteriores (D e S) e ainda mais dois?
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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TMaxer

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #9 em: 24 de Abril de 2016, 23:39 »
Afinal os niveis que o Alvaro falava no modo S, tem como diferença as rotações a que a troca de caixa e efectuada.


No nível S1 passam mais cedo do que no S3 em que a troca ja é ao redline  _pol_





O modo P para mim era o modo M nas anteriores  _pol_  para mim era o modo preferido de usar o DCT  _pol_

AVG

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #10 em: 24 de Abril de 2016, 23:53 »
Parece que o DCT piorou. Penso que o ideal era manter os modos S e D anteriores e acrescentar um modo P (programável pelo utilizador)!

Boas, melhorou   e muito, não piorou, pois o meu modo S nunca o uso pela elevada rotação  do motor , nesta nova isso só acontece no 3º. S , portanto  o 1º, S quase que não se nota a diferença para o D , o 2º. S já mostra mais rotação e o 3º. S é mais  ou menos  o S do anterior modelo.

 _pt_


Offline Pianoman

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #11 em: 25 de Abril de 2016, 01:10 »
Boas, melhorou   e muito, não piorou, pois o meu modo S nunca o uso pela elevada rotação  do motor , nesta nova isso só acontece no 3º. S , portanto  o 1º, S quase que não se nota a diferença para o D , o 2º. S já mostra mais rotação e o 3º. S é mais  ou menos  o S do anterior modelo.

 _pt_
Estás enganado.
O S2 é exactamente o S anterior. O S1 muda mais cedo (fixa assim entre e D e o S anterior) e o S3 muda mais tarde.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #12 em: 25 de Abril de 2016, 01:16 »
Estás enganado.
O S2 é exactamente o S anterior. O S1 muda mais cedo (fixa assim entre e D e o S anterior) e o S3 muda mais tarde.

é o que estou a dizer o S1 é entre o D e o S , foi o que eu disse, ou seja S1 pouco sport, S2 mais sport e S3 muito mais Sport

 _pt_
« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 01:17 por AVG »

Offline Pianoman

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #13 em: 25 de Abril de 2016, 01:23 »


Boas, melhorou   e muito, não piorou, pois o meu modo S nunca o uso pela elevada rotação  do motor , nesta nova isso só acontece no 3º. S , portanto  o 1º, S quase que não se nota a diferença para o D , o 2º. S já mostra mais rotação e o 3º. S é mais  ou menos  o S do anterior modelo.
Daqui depreendo que S3=S antigo.


é o que estou a dizer o S1 é entre o D e o S , foi o que eu disse, ou seja S1 pouco sport, S2 mais sport e S3 muito mais Sport
Aqui já vejo uma generalização.

Mas na realidade...tanto faz.

Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #14 em: 25 de Abril de 2016, 01:35 »
Daqui depreendo que S3=S antigo.

Aqui já vejo uma generalização.

Mas na realidade...tanto faz.

Sim eu enquadrei  o S3 é o S antigo .

 _pt_

FARMOBOY83

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #15 em: 25 de Abril de 2016, 07:55 »
É preferível os 2 modos antigos porque 3 modos desportivos numa moto de 50cv...Este sistema faz quase lembrar o modo de condução de alguns carros de alta gama que dão À escolha 10 modos de condução e as pessoas andam sempre com o mesmo selecionado. No caso da nc aposto que a esmagadora maioria das pessoas anda sempre com o mesmo modo selecionado e duvido que seja o D que é aborrecido até mais não e pode fazer sentido numa viagem mais longa onde se leve muiiiita calma.

Offline marb

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #16 em: 25 de Abril de 2016, 10:48 »
Como podes dizer isso se existem exactamente os mesmos dois modos automáticos das anteriores (D e S) e ainda mais dois?

Digo isso pelo que li da análise do companheiro TMaxer. E nem tinha lido ainda mais em pormenor, mas se de facto o modo manual deixou de existir, então está pior mesmo pois eu andava 90% das vezes em modo manual, pois o D e o S não conseguem adivinhar o que surge na estrada (o modo D engrena mudanças numa rotunda - o S não reduz à entrada de uma curva!!!)
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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #17 em: 25 de Abril de 2016, 10:59 »
Esta renovada geração do DCT tem o modo Manual!!!

Mas já que se fala tanto no DCT e o que esta renovada geração trouxe de novo, devo acrescentar que dispõe também de deteção da inclinação, que altera automaticamente passagens de caixa em função do grau de inclinação. Isto significa que obtém o binário adequado às subidas muito inclinadas e um melhor controlo do motor nas descidas pronunciadas.

Esta é mesmo uma informação oficial divulgada pela marca, não é das revistas.  _pol_

Offline marb

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #18 em: 25 de Abril de 2016, 11:13 »
Esta renovada geração do DCT tem o modo Manual!!!

Mas já que se fala tanto no DCT e o que esta renovada geração trouxe de novo, devo acrescentar que dispõe também de deteção da inclinação, que altera automaticamente passagens de caixa em função do grau de inclinação. Isto significa que obtém o binário adequado às subidas muito inclinadas e um melhor controlo do motor nas descidas pronunciadas.

Esta é mesmo uma informação oficial divulgada pela marca, não é das revistas.  _pol_

Agora fiquei baralhado  _pensador_

"e a falta de modo manual no DCT. Este tinha sido o meu modo preferido de usar o DCT e seria aquele que eu estava a pensar em utilizar, existem apenas 2 modos: o Drive e o Sport sendo que este segundo informações do Alvaro tem 3 modos que se pode ser configurados com a NC750 parada."
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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #19 em: 25 de Abril de 2016, 11:28 »
Talvez o Miguel não se tenha apercebido quando a testou. Apenas isso.  _pol_ _pol_


"....DCT is matured even further, with software upgrades for a more natural ‘feathered’ clutch feel around an on/off throttle. For even sportier riding, there are now 3 levels of S mode for gear changes in AT mode, and raised rpm upper limit for downshifts in MT mode. Further software upgrades also improve DCT’s performance in a variety of situations."

"The DCT system features two automatic plus the MT mode for manual gear changes".

INFO OFICIAL: http://hondanews.eu/eu/en/motorcycles/media/pressreleases/66611/2016-honda-nc750x

Aliás, se reparares no comentário do José Bairrada, ele faz referência ao modo Manual.  :)
« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 11:31 por Sapiens21 »

AVG

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #20 em: 25 de Abril de 2016, 14:10 »

Ok... Nao cheguei a testar  _pol_ Andei em S mas sempre no mesmo nivel

Boas,  a cx a ler o grau de inclinação desconhecia e é mais uma caracteristica importante ,  pois eu ainda fiz em uma nova quarenta e tal kms foi de Alfragide - Loures e vice versa  e  reparei que a cx está perfeita, pois é verdade que eu não sirvo de exemplo mas ando sempre em D , não ando nem em manual nem em S, a único botão que uso quando necessário  é  o esqº, para meter uma abaixo .

Penso que este escalonamento já vai ter mais utilidade,  por exemplo em piso molhado ou terra/gravilha/Tout-Venant , mesmo nestes  pisos ando sempre em D ,  nesta nova já iria utilizar o 1º.S ou mesmo ao 2º.  S ,  para estes pisos, desta forma ficou muito melhor que o modelo anterior   .

 _pt_



« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 14:35 por AVG »

TMaxer

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #21 em: 25 de Abril de 2016, 16:20 »
Penso que não consegui meter em modo manual e pensei ja nao haver... o botao do alternava entre Sport e Drive  _martelada_ _martelada_


E no Sport so testei um modo que foi o que o Alvaro deixou configurado... ele depois disse-me que so dava para mudar entre os 3 modos de Sport com a 750X parada, inclusive até durante o almoco falamos nisso  _pol_


Para mim, o modo que prefiro é o Manual, embora concorde que existiu uma grande evolucao no DCT nesta geracao e que o modo D irá satisfazer plenamente 99% dos utilizadores  _pol_ _pol_

Offline Sapiens21

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Re: Test Ride > Honda NC 750X 2016
« Responder #22 em: 25 de Abril de 2016, 18:10 »
Vai aqui uma certa confusão, que tentarei explicar de forma muito simplificada (espero que não em demasia) e fácil.  _pol_

O modo manual, assim como o automático, podem ser selecionados através de uma "lingueta" que se encontra do lado direito do guiador e que, se não me falha a memória, tem a inscrição A/M...que é como quem diz, Automático/Manual.

Além disso e se em determinado momento se estiver em modo automático (Drive ou Sport), é possível tomar-se as rédeas do sistema e passar para manual accionando directamente as patilhas do lado esquerdo +/-.

Por favor vejam o vídeo que explica e mostra a localização dos ditos botões.
É com uma CrossTourer com DCT, mas o funcionamento é para o caso em tudo semelhante:

http://youtu.be/PNOzuM4gkEU
« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 21:52 por Sapiens21 »