Autor Tópico: Questões - Yamaha CT 50 S  (Lida 33627 vezes)

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #50 em: 05 de Maio de 2016, 22:15 »
A perca é  normal  pois isso puxa muito e a bateria é fraca,mas tem de rodar sempre se fizeres o teste

 Marco Neves

O que me intriga é hoje ter funcionado uma vez e depois voltado à situação de ontem. Alguma ideia do que possa ser?

É simples tirar o motor de arranque ou tem de se ter algum cuidado especifico com posição/peças que possam saltar?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #51 em: 05 de Maio de 2016, 22:17 »
Não é difícil ,memoriza a posição e vê se salta algo,normalmente o bendix ,mas nessa já não me lembro como era....

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #52 em: 06 de Maio de 2016, 08:00 »
Nem todos os motores de arranque têm engrenagem tipo bendix se "desengrena" automáticamente , algumas o acoplamento é puramente eléctrico têm uma bobine que cria um campo electromagnético (imãns) que empurra basicamente o pinhão para a engrenagem do motor e "puxa" quando se desliga o starter.

De qualquer maneira mesmo com bendix ou não tem na mesma o solenoide que é o nome pomposo para o imãn e esse também pode falhar.

Portanto para além do motor eléctrico existe o solenoide e também o mecanismo seja bendix ou não que não engrena por alguma razão. Normalmente é a bateria mas se a bateria é nova é estranho. 
Não é  a primeira vez que comprei uma bateria que não vinha boa... Pode ser que o circuito de carga, rectificador etc... ( não conheço este modelo) estou a generalizar tenha ido à vida.




Sent from my Samsung S7 edge


pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #53 em: 06 de Maio de 2016, 20:03 »
Nem todos os motores de arranque têm engrenagem tipo bendix se "desengrena" automáticamente , algumas o acoplamento é puramente eléctrico têm uma bobine que cria um campo electromagnético (imãns) que empurra basicamente o pinhão para a engrenagem do motor e "puxa" quando se desliga o starter.

De qualquer maneira mesmo com bendix ou não tem na mesma o solenoide que é o nome pomposo para o imãn e esse também pode falhar.

Portanto para além do motor eléctrico existe o solenoide e também o mecanismo seja bendix ou não que não engrena por alguma razão. Normalmente é a bateria mas se a bateria é nova é estranho. 
Não é  a primeira vez que comprei uma bateria que não vinha boa... Pode ser que o circuito de carga, rectificador etc... ( não conheço este modelo) estou a generalizar tenha ido à vida.




Sent from my Samsung S7 edge



Hoje lá vou eu, ver se pegava. Rodo a chave e aperto o travão e mesmo sem carregar no starter vejo o ponteiro da gasolina a descer como a fazer a quebra de tensão para o arranque e decidi não carregar no starter e manter o travão apertado. O ponteiro voltou ao normal e pensei, porque não tentar! Carreguei e nos primeiros instantes fez um ou dois estalinhos e depois o motor de arranque funcionou.
Desliguei a mota, rodei a chave, dedo no starter e voltou a pegar.

Aqui há gato...

Não sei se ajuda, mas coloquei aqui um print do esquema do motor de arranque que anda na net, nos sites de OEM-parts..

Sugestões?

https://imgur.com/delete/Ups63DzJnlhts71

Obrigado

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #54 em: 15 de Maio de 2016, 22:36 »
Hoje tirou o dia para me chatear a scooter.
Simplesmente decidiu não pegar, por mais que desse ao kick ou ao starter. Tirei a vela, limpei, absorvi a gasolina pois já estava encharcada, e o que de melhor obtive foi uns princípios de arranque...

Vou trocar a vela por uma nova, será disso?

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #55 em: 22 de Maio de 2016, 21:30 »
Troquei a vela, impecável.

Ontem fui dar um passeio e pronto outra avaria. Depois de andar um bom bocado a esticar por ela, começou a fazer muito esforço para ganhar velocidade mesmo com o acelerador a fundo! Senti que estava sem força a scooter, vi-me perdido para chegar a casa.

Nessa situação o travão de trás ficou a travar mesmo só com um toque na maneta, enquanto que em estado normal só a meio.

Hoje ia para dar outro passeio a ver se já estava tudo normal e senti a scooter a acelarar mas sem ganhar mais velocidade, ia a 45 carregava mais no punho e sentia a motor a aumentar as RPM mas quase não ganhava velocidade.

Terão os pesos da embraiagem ido com os porcos?

Obrigado

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #56 em: 23 de Maio de 2016, 08:06 »
Chegaste a ver a embraiagem? E os roletes também?vê se a embraiagem tem os calços gastos,os roletes se estão quadrados


 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #57 em: 23 de Maio de 2016, 08:09 »
Chegaste a ver a embraiagem? E os roletes também?vê se a embraiagem tem os calços gastos,os roletes se estão quadrados


 Marco Neves

Concordo plenamente com Marco _pol_ _pol_ _pol_

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #58 em: 23 de Maio de 2016, 21:15 »
Chegaste a ver a embraiagem? E os roletes também?vê se a embraiagem tem os calços gastos,os roletes se estão quadrados


 Marco Neves



Ainda não tive oportunidade de abrir a tampa da embraiagem. Caso sejam os roletes, é fácil de fazer em casa? E se forem os calços da embraiagem?

Obrigado

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #59 em: 02 de Julho de 2016, 13:02 »
Boa tarde!

A scooter tem andado que é uma maravilha! O problema de não ganhar velocidade era o escape entupido... Menos mal!

Entretanto, surgiu outra coisa não impeditiva do circular da scooter. Quando rodo a chave, normalmente se  ligasse os piscas ou as luzes ou a buzina tudo funcionava sem a scooter estar ligada. Ultimamente nada funciona sem a scooter estar ligada e só a consigo ligar com o kick. Quando rodo a chave o ponteiro da gasolina sobe mas aperto o travão e ele desce como se estivesse a haver descarga de energia...

Alguma sugestão?

Obrigado

CoutoJr

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #60 em: 02 de Julho de 2016, 13:33 »
Que saudades de ver uma destas motas...

Já viste os fusíveis ao pé da bateria se estão como deve ser?

E a bateria em si está boa?

Cumprimentos


Sent using Tapatalk

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #61 em: 02 de Julho de 2016, 14:02 »
Por acaso tenho visto algumas!

A bateria tem 4 meses... Junto a bateria penso que so esteja la uma especie de relé e um fio ligado a nao sei o que.. É que ao carregar no travao para a ligar nem sequer acende a luz de travao...

Poderá a bateria nao estar a carregar por problema no "alternador"? (Nao sei como se chama nas scooters)

Obrigado

CoutoJr

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #62 em: 02 de Julho de 2016, 14:10 »
É uma hipótese... Quando está ligada sentes as luzes a fraquejar consoante o ralenti da Mota? Ou ficam por exemplo substancialmente mais fortes e se acelerares um pouco?


Sent from my iPad using Tapatalk

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #63 em: 02 de Julho de 2016, 16:22 »
Se acelerar ficam mais fortes..

CoutoJr

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #64 em: 02 de Julho de 2016, 16:36 »
Poderá ser um indicativo de a bateria não carregar mas como trocaste à 4 meses estranho. Só se for mesmo o alternador...

Outra coisa, depois de andares um pouco com ela experimentaste ligar de start em vez de kick?


Sent using Tapatalk

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #65 em: 04 de Julho de 2016, 19:56 »
Acabei agora de dar uma volta na scooter.

Reparei que, mesmo em andamento os piscas estão fracos e sem estarem intermitentes (mas nem sempre, por vezes davam direito) e antes de arrumar a scooter, no relentin liguei as luzes e quase foi abaixo, desliguei o as luzes e o relentin ficou normal...

Sintomas de que?

CoutoJr

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #66 em: 04 de Julho de 2016, 20:00 »
Não está a carregar bem... Alternador, bateria ou rectificador de corrente. A meu ver...

Como dizes que a bateria está boa ...


Sent using Tapatalk

pedrocrv

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #67 em: 07 de Julho de 2016, 22:34 »
Problema resolvido.

Comecei a mexer nos fios electricos e lembrei-me de desligar a bateria. Limpei os contactos, liguei a bateria e experimentei e funcionou.
Até agora, sem problemas. Devo andar amanhã com ela e ja vejo se se aguenta bem.

Obrigado
Pedro

CoutoJr

  • Visitante
Re: Questões - Yamaha CT 50 S
« Responder #68 em: 08 de Julho de 2016, 10:04 »
Boa ainda bem!!! Confirma-se que ficou tudo ok então?

Às vezes não há nada melhor do que um "spit-shine" Hahahaha

Passa um bocado de spray de contactos ou wd40 para prevenir eventuais humidades...


Sent using Tapatalk