Autor Tópico: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta  (Lida 9623 vezes)

TwisteR

  • Visitante
Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« em: 09 de Março de 2016, 14:19 »
Pois é companheiros,

sei que a ausência tem sido longa, mas a vida profissional não tem ajudado muito.
Isso e ter-me mordido um bichinho que me diz para trocar a SW-T por algo com mais substância!  _Rolley_

Ainda que a SW-T me encha as medidas, pelo facto de ter vindo trabalhar para o centro da cidade (Principe Real => inferno urbano) começo a considerar alternativas.
As rodas baixas limitam-me as manobras, a falta de ABS já me deixou no "banco dos suplentes" uma série de meses e é algo que quero corrigir, e os seus quase 250kg fazem-se sentir a serpentear por entre o trânsito.
Claro que me serve para o dia-a-dia, mas queria melhorar a segurança da minha montada corrigindo os pontos acima.

Assim, quero algo para o meu dia-a-dia em circuito urbano, mas que me permita fazer umas tiradas de algumas centenas de km com a minha pendura, e com algum conforto. Dado fazer muita cidade, estão excluídos motores de litro ao que priviligio cilindradas a rondar os 600cc.
Também defini um orçamento que ronda os 5000€ e o qual quero respeitar.
ABS é factor de exclusão para a nova montada.

Algumas ideias:
- V-Strom 650 - há bastantes, mas sem ABS (modelos antigos). As mais novas são escassas e fogem do orçamento
- Fazer - acho demasiado desportiva. Pretendia algo com mais conforto
- CBF600SA - É para aqui que estou inclinado. Parece ter uma boa posição de condução e ser ágil q.b., com conforto para fazer umas centenas de km por dia quando a vontade apertar
- Versys - Dentro de coisas feias, acho-a über feia (excepto o novo modelo). Não tenho estudado muito esta pois já li que consegue ser desconfortável para a pendura. Mas sem ABS, está fora.


Julgo que poderei sentir alguma falta do variador, especialmente no pára-a-arranca. Mas palpita-me que, como tudo, é uma questão de hábito.
Acho que terei grandes benefícios com o menor peso e maior diâmetro do calçado.
Também sei que vou sentir alguma falta da protecção aerodinâmica em algumas situações. E daí, apenas os motociclistas sabem porque os cães metem a cabeça de fora dos carros...


Sugestões e comentários?

Obrigado  _convivio_
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 14:51 por TwisteR »

Bruschy4

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #1 em: 09 de Março de 2016, 14:22 »
Simples! NCX

Offline Pedro Alexandre Silva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 524
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400 I
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #2 em: 09 de Março de 2016, 14:36 »
Olá companheiro, de facto são optimas opções que dás para uma futura mudança de montada.

Sou um bocado suspeito porque tenho um gosto especial pela Kawa, por isso deixo-te um link.

http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Kawasaki/Versys/M892393/

Dentro do orçamento que apresentas, acho que esta esta a um óptimo preço.

Abraços e boa escolha.
Racing is life..
Anything that happens before or after is just waiting

Velasquez

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #3 em: 09 de Março de 2016, 14:42 »
Pois é companheiros,

sei que a ausência tem sido longa, mas a vida profissional não tem ajudado muito.
Isso e ter-me mordido um bichinho que me diz para trocar a SW-T por algo com mais substância!  _Rolley_

Ainda que a SW-T me encha as medidas, pelo facto de ter vindo trabalhar para o centro da cidade (Principe Real => inferno urbano) começo a considerar alternativas.
As rodas baixas limitam-me as manobras, a falta de ABS já me deixou no "banco dos suplentes" uma série de meses e é algo que quero corrigir, e os seus quase 250kg fazem-se sentir a serpentear por entre o trânsito.
Claro que me serve para o dia-a-dia, mas queria melhorar a segurança da minha montada corrigindo os pontos acima.

Assim, quero algo para o meu dia-a-dia em circuito urbano, mas que me permita fazer umas tiradas de algumas centenas de km com a minha pendura, e com algum conforto. Dado fazer muita cidade, estão excluídos motores de litro ao que priviligio cilindradas a rondar os 600cc.
Também defini um orçamento que ronda os 5000€ e o qual quero respeitar.

Algumas ideias:
- V-Strom 650 - há bastantes, mas sem ABS (modelos antigos). As mais novas são escassas e fogem do orçamento
- Fazer - acho demasiado desportiva. Pretendia algo com mais conforto
- CBF600SA - É para aqui que estou inclinado. Parece ter uma boa posição de condução e ser ágil q.b., com conforto para fazer umas centenas de km por dia quando a vontade apertar
- Versys - Dentro de coisas feias, acho-a über feia (excepto o novo modelo). Não tenho estudado muito esta pois já li que consegue ser desconfortável para a pendura.


Julgo que poderei sentir alguma falta do variador, especialmente no pára-a-arranca. Mas palpita-me que, como tudo, é uma questão de hábito.
Acho que terei grandes benefícios com o menor peso e maior diâmetro do calçado.
Também sei que vou sentir alguma falta da protecção aerodinâmica em algumas situações. E daí, apenas os motociclistas sabem porque os cães metem a cabeça de fora dos carros...


Sugestões e comentários?

Obrigado  _convivio_

Boas  _convivio_

Se fosse eu para trajecto quase exclusivamente de cidade, excluia as 4 cilindros. Não por não serem boas motas, e são, mas porque em cidade gastam mais em pára-arranca, aquecem+ e são muito mais viradas para estrada e não tanto para cidade...acho que ficarias bem servido com uma 2cs.

Já andei algumas vezes em V-Strom. Conforto 5*, suspensão e caixa muito certinhas, mas algo pesada a meu ver...

Um colega do meu trabalho bem uma CBF600, aqui considero que seria uma escolha interessante, mas se não me engano (não me lembro se a 600 e ou a 650) teem os tais 4 cilindros...a Fazer a mesma coisa...

A Versys nova -» Top! É um camaleão autêntico!
No entanto (A Versys antiga) pelo que li, muito pessoal queixa-se da muita vibração que faz e que transmite ao condutor...Algo que informam estar 100% corrigido no modelo novo, mas ultrapassa o teu orçamento...

Ainda juntaria a XJ6 Diversion ao lote que mesmo tendo os 4 cilindros o Cager disse-me que estava muito contente com ela (a nível do conforto), já vi pelo menos 4 ou 5 abaixo dos 4000€...
Ex: »https://olx.pt/anuncio/yamaha-xj-diversion-IDyPgqL.html#9181439052

Consideraste alguma cb500x usada por exemplo ou mesmo uma NC?
Mais citadinas que essas duas...só mesmo as scooters e procurando com tempo e calma consegues descobrir bons negócios.

Boa sorte,

Velasquez
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 14:57 por Velasquez »

TwisteR

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #4 em: 09 de Março de 2016, 14:43 »
Simples! NCX

Nim. Não vejo a maria sentada naquele banquinho por 600km.
Depois, é um motor de consumos, não é um motor de... mota! (reza a história que é meio motor do Honda Jazz _lol_)
Mas......... não sei. Fica como último recurso até porque já começam a haver 750 a rondar os 5k!

Sou um bocado suspeito porque tenho um gosto especial pela Kawa, por isso deixo-te um link.

http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Kawasaki/Versys/M892393/

Não tem ABS :(

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #5 em: 09 de Março de 2016, 22:10 »
NC (x) ou (s) com DCT claro. Família da CB500 como segunda hipótese só pela CX manual.

Histórias e bocas não passam disso mesmo... Até experimentares e comparares não sabes.... E até poupas na gasolina e manutenção em relação a swt.

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #6 em: 10 de Março de 2016, 13:41 »
É como o cross diz, experimenta... Certamente que não te vais sentir defraudado com uma NC, ainda para mais se a utilização vai ser urbana!

Todas as outras que consideras também me parecem boas escolhas, experimenta o maior número de modelos possíveis e vê qual estará mais orientada para a utilização que vais dar.

Boas escolha!

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #7 em: 10 de Março de 2016, 21:44 »
Sugestão imbatível: SW T400 com ABS.
Prós:
- excelente em cidade (e fora dela) pois não é necessário embraiagem na mão esquerda
- excelente em cidade (e fora dela) pois não é necessário travão no pé esquerdo
- excelente em cidade (e fora dela) pois não é necessário pedal de mudanças no pé direito
- excelente em qualquer situação pela posição de condução
- excelente em qualquer situação pela protecção aerodinamica (pode-se utilizar com a roupa de trabalho e calçado, desde que vistas um blusão e calças de mota por cima)
- excelente em qualquer situação pela capacidade de carga sem ter que adquirir uma topcase que custa dinheiro e fica feia na mota
- excelente em qualquer situação no conforto para pendura. Há quem diga que é a melhor mota do mundo para pendura
- excelente em suavidade de condução e trabalhar mecânico bicilindrico
- aspeto, estética, fiabilidade e qualidade de construção
- prazer de condução desportiva
- vai dos 0 aos 50 kms/hora (limite de velocidade dentro das cidades) em cerca de 4 segundos.
- fora de cidade consegue rolar muito bem a 120kms/hora (limite de velocidade nas autoestradas portuguesas) com absoluto conforto e proteção aerodinamica - costumo ter muita pena dos condutores de nakeds que ultrapasso em autoestrada pois vê-se que vão em sofrimento... >:D

Contras:
- Consumos de 4-4,5 na circulação em cidade
- Não me lembro de mais nada...

Espero ter ajudado a puxar a brasa para uma escolha racional.  >:D


TwisteR

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #8 em: 10 de Março de 2016, 21:56 »
- excelente em cidade (e fora dela) pois não é necessário travão no pé esquerdo
- excelente em cidade (e fora dela) pois não é necessário pedal de mudanças no pé direito

Foi a primeira escolha desde o dia zero.

Mas.. Não há aqui nada trocado?
Quando ando em mota de caixa o meu pé esquerdo é o outro....! :)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #9 em: 10 de Março de 2016, 22:00 »
 _lol_ _lol_

Sim tens razão... estive aqui a pensar qual era o lado e enganei-me. por aqui se vê o que gosto de motas de caixa  :P
O mais engraçado é que não tenho vergonha nenhuma de assumir isso...
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 22:01 por Ferro »


Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #10 em: 10 de Março de 2016, 22:05 »
Exatamente, o Ferro expôs bem os prós da SW mas equivocou-se nos pés a utilizar no travão e caixa de mudanças numa mota tradicional, mas é compreensível. :)

Não posso deixar de referir a NC com DCT para contrapor com alguns pontos dados e já agora recordar que a NC tem um net-in, haveria mais coisas a referir como os melhores consumos e melhores performances também na NC mas isso são outros quinhentos :)

Apenas para deixar claro que também gosto bastante da SW 400 mas escolhi uma NC750X.

Abraço e boa decisão.
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 22:47 por JoseR »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #11 em: 10 de Março de 2016, 22:27 »
Não venho ajudar, mas solidarizar-me com as dúvidas ;) vou estar especialmente atento à escolha e razões para ela, porque é uma dúvida frequente quando se  quer fazer um upgrade :) ( consideraste a CB 650 f? )
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

TwisteR

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #12 em: 10 de Março de 2016, 22:30 »
A F não tem a protecção que procuro.
Vou experimentar a Strom dentro de dias, e a CBF650SA.

A SW T ABS apenas não é escolha devido às limitações de peso e rodas baixas. Ou isso ou é desculpa para mudar se ares - e quanto a isso pouco há a fazer.
Mas, de facto, não se encontram SW-T no mercado de usados..

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #13 em: 10 de Março de 2016, 22:37 »
Mas, de facto, não se encontram SW-T no mercado de usados..
A minha vai acompanhar-me enquanto eu tiver a sorte e a arte de a conseguir manter. É a minha mota de sonho. Tenho muito orgulho nesse sentimento.
Ainda por cima é na minha cor preferida: branca. Nunca vi nenhuma de matrícula portuguesa com essa cor ;)

Fica uma curiosidade: fiz pesquisa no google para "honda sw t400 branca" e a quarta imagem que me aparece é a minha!!

Acontece o mesmo convosco?
« Última modificação: 10 de Março de 2016, 22:40 por Ferro »


Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #14 em: 10 de Março de 2016, 23:17 »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #15 em: 11 de Março de 2016, 19:30 »
Tens uma Xj6 F com 900 e tal kilometros com Abs. Por 5990 euros.
No custo justo. É azul.

TwisteR

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #16 em: 22 de Março de 2016, 19:08 »
... e lá veio uma CBF.  _mau_

Velasquez

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #17 em: 22 de Março de 2016, 19:21 »
... e lá veio uma CBF.  _mau_

Parabéns pela aquisição! E que tal a máquina?  _pol_

TwisteR

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #18 em: 22 de Março de 2016, 19:25 »
Estando ainda em período de habituação, as primeiras impressões são extremamente positivas.
Falta-me, naturalmente, confiança e à vontade na condução (muitos anos de scooter), mas não sinto que tenha perdido no conforto. Pelo contrário, sinto que ganhei segurança (rodas maiores, ABS, poder de travagem abismal), e isso reforça-me a sensação de conforto.

Sinto bem a diferença dos mais de 30kg a menos, e as rodas altas facilitam-me imenso as manobras de estacionamento e movimentar a mota, à mão, em subidas. Os passeios já não existem...  _pol_

Faço quase exclusivamente cidade, e, sinceramente, os comentários onde houve no facebook de quem disse que eu ia morrer de dores na mão esquerda parecem-me algo exagerados.
Ainda assim são os primeiros 100km onde apenas hoje me senti confortável o suficiente para a levar para o emprego, em pleno coração da velha capital

oiram1

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #19 em: 22 de Março de 2016, 20:56 »
Excelente compra!!
Parabéns e bons km's de curvas e rectas 😝


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #20 em: 22 de Março de 2016, 22:48 »
Estando ainda em período de habituação, as primeiras impressões são extremamente positivas.
Falta-me, naturalmente, confiança e à vontade na condução (muitos anos de scooter), mas não sinto que tenha perdido no conforto. Pelo contrário, sinto que ganhei segurança (rodas maiores, ABS, poder de travagem abismal), e isso reforça-me a sensação de conforto.

Sinto bem a diferença dos mais de 30kg a menos, e as rodas altas facilitam-me imenso as manobras de estacionamento e movimentar a mota, à mão, em subidas. Os passeios já não existem...  _pol_

Faço quase exclusivamente cidade, e, sinceramente, os comentários onde houve no facebook de quem disse que eu ia morrer de dores na mão esquerda parecem-me algo exagerados.
Ainda assim são os primeiros 100km onde apenas hoje me senti confortável o suficiente para a levar para o emprego, em pleno coração da velha capital
Companheiro, não é fácil a transição!
Desde 2007 que ando em scooter, embora o meu passado (aos 20 anos...tenho 55) tivesse sido em motas convencionais. Casal; V5; Zundap; etc _lol_
Este ano e há 2 meses + ou - resolvi também mudar para a convencional.
No meu caso e porque já era um sonho, a BM R 1200RT.
Para quem saiu de uma Burgman 650, que pesava 277Kg e mudou para uma que pesa 259Kg...só sinto a diferença quando a ponho no descanso central _lol_

Um dos motivos da mudança estava relacionado principalmente com o conforto...a roda grande.
Os outros:
- Autonomia - chateia-me andar de 250 em 250km a encostar para atestar como na Buga. Já era um problema nas anteriores (MaxSym 600; MP3, etc)
- Consumos - Para uma 1200, gasta o mesmo que a Buga ou que a MaxSym e tem outro "peito"
- Segurança - Todas as anteriores tinham ABS, mas esta tem um poder de travagem bestial
- Conforto - Para quem como eu utiliza a mota apenas ao fds e para passeios com alguma AE, o cruise control é uma invenção do melhor
- Proteção aerodinâmica - A mota que tive melhor neste aspeto foi a Buga e tinha o vidro mais alto da GIVI. Mas esta supera-a. E não é uma scooter!

Enfim, se gostava de ter uma caixa automática nesta menina? Talvez, não sei. No inicio estranhei e agora estou na fase de entranhar _lol_
Estou a gostar, embora considere que para circuito urbano o variador é sem duvida o melhor.
Para quem faz o tipo de vida que eu faço, está excelente!

Já agora, prepara-te que a pendura vai-se queixar que se sente desconfortável com as passagens de caixa.
A minha reclamou...agora já se habituou _lol_

Nada na vida é definitivo e eu tenho muitos exemplos disso.
Agora estou nesta...e um dia destes devo fazer uma passagem pela Gold Wing que é na minha opinião o expoente máximo das motas de turismo, sem duvida as minhas preferidas.

Abraço e boa sorte com a nova "scooter" _lol_
MR

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #21 em: 22 de Março de 2016, 23:53 »
Parabéns pela compra.  _pol_ _lool_

TwisteR

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #22 em: 28 de Março de 2016, 16:43 »
Companheiro Rosinha,

subscrevo os teus comentários, enfatizando a seguinte passagem:

Já agora, prepara-te que a pendura vai-se queixar que se sente desconfortável com as passagens de caixa.
A minha reclamou...agora já se habituou _lol_

Os glúteos da respectiva já formalizaram queixa: o sofá (SW-T) deixou saudades nos primeiros metros.
Mas o riso ao enrolar punho depressa deixa para trás a saudade  _mau_

tparracho

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #23 em: 29 de Março de 2016, 10:45 »
Faço quase exclusivamente cidade, e, sinceramente, os comentários onde houve no facebook de quem disse que eu ia morrer de dores na mão esquerda parecem-me algo exagerados.
Ainda assim são os primeiros 100km onde apenas hoje me senti confortável o suficiente para a levar para o emprego, em pleno coração da velha capital

A mim aconteceu-me nos primeiros tempos, se apanhares trânsito caótico durante muito tempo, ter as tais dores na mão esquerda. Mas ao final de algumas semanas habituas-te.

Não embraies só com dois dedos, pois assim sim, podes começar a ter problemas de tendinites, ou algo do género.

boa sorte com a nova montada.

Faltam fotos  _reg_

afg

  • Visitante
Re: Transição de 2 rodas - aspectos a ter em conta
« Responder #24 em: 31 de Março de 2016, 20:05 »
Caro companheiro, antes de mais os meus sincros parabéns pela compra  _palmas_ _palmas_

Andam a passar-me umas ideias pela carola ultimamente e estou a pensar em mudar de montada e uma das primeiras opções é precisamente a CBF600 SA ... Por vezes tenho saudades da maravilhosa CB500 que tive e a mais próxima atualmente é a CBF 600 .

A minha maior dúvida está no comportamento do vidro frontal e a proteção aerodinâmica do mesmo , é suficiente ou é preferível optar por outro mais alto ? Já li diversos relatos de consumos próximos dos 5lts/100 , o que acho muito bom para uma 600 de 4 cilindros , isto na faixa dos 100/120 km/h , consegue confirmar ou ainda não houve oportunidade de confirmar ?

Colegas meus que possuem a versão mais antiga da CBF600 só elogiam a suavidade do motor e a sua extrema fiabilidade , como alguns dizem .....parece um Toyota  _lol_ .

Outra versão a queimar-me os neurónios .....V-Strom 650  _Rolley_ _Rolley_ , mas os €€€€€€€€ são danados e mais difíceis de controlar que os neurónios  _pensador_ _pensador_ ......

Boas curvas ,
 scooter_