Autor Tópico: OE 2016 - Imposto Único de Circulação pago pelo titular do registo automóvel.  (Lida 3538 vezes)

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2025
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Vem no Expresso esta noticia: Governo quer IUC pago por quem tem o registo do carro... mesmo sem ser proprietário

Fonte: http://expresso.sapo.pt/politica/2016-03-08-Governo-quer-IUC-pago-por-quem-tem-o-registo-do-carro.-mesmo-sem-ser-proprietario

O que dizer disto!!!!!!



Offline Sal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 635
  • Localidade: Oeste - Serra D'el Rei
  • Membro CPM nº 7807
Tenho que ler a notícia na íntegra e como deve de ser...mas para uma primeira análise a frio parece-me bem!
Nuno Salvador / "Sal"

Toda a gente nasce e morre...mas são poucos os que vivem!

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Sempre ouvi dizer : desde que seja pago pode ser por qualquer um......o governo quer é a guita mai nada... _reg_

As vezes certas pessoas não têm tempo para ir ás finanças ou pachorra para pagar no multibanco e por isso
pedem a quem pode de fazer o favor, falo de experiência própria em que alguns amigos e vizinhos pedem
para eu tratar disso e lá vou eu..... _Rolley_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
 _convivio_ Olá boas

Amigo Jorge o que eles querem é :

No caso do veiculo ser adquirido através de credito o IUC seja pago pela financeira e depois cobrado ao utilizador.

Companheiro Americano o IUC pode ser pago por qualquer pessoa tem é que levar o documento único

ou registo de propriedade e numero de contribuinte do proprietário.
abraços
« Última modificação: 08 de Março de 2016, 20:27 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Numa primeira análise acho bem, irá obrigar a quem vende o carro ter que o registar para nome do novo proprietário correndo o risco se o atual proprietário não pagar o IUC ser ele a ter que pagar o mesmo.
Atenção Americano que isto não impede de continuares a ir pagar o IUC dos teus amigos, o que se passa aqui é o IUC ser devido por quem tem o registo do carro na Conservatória. Existe muitos proprietários de carros que nunca os chegam a registar em seu nome ficando assim o antigo proprietário, e em quem está o carro registado, a ser responsável por tudo o que se passa com o mesmo, até em caso de uma multa, acidente,etc., ao fazer-se a consulta nos ficheiros automóvel, constará sempre o nome de quem fez o Registo na Conservatória e não do novo proprietário.
Quantos há que vendem os carros e não os registam para o nome do novo dono, se tiverem o azar dele ser daqueles que não paga nada, passa vias verdes sem pagar, atesta o carro sem pagar, causa um acidente, etc. etc. quem será chamado á responsabilidade será sempre a pessoa que consta no Registo do carro não o comprador, pois não fizeram o registo do mesmo para o comprador, depois lá tem trabalho  e chatices para comprovar que não foi ele a cometer tudo aquilo.
Só não concordo com a retroatividade da proposta.
Atenção que isto é a interpretação que eu fiz ao ler esta noticia, posso estar errado.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Correto Carlos, eu sei o que queres dizer como o Paulo Lopes.
Como sabes eu vendo carros e motas e quando faço uma venda não entrego carro nem mota sem passar de nome primeiro.
Já perdi alguns negocios derivado ao novo dono não querer fazer o registo na altura da compra. Eu tenho regras e não fecho os  olhos seja para quem for. Fazendo isto livro o antigo dono de qualquer responsabilidade sobre o IUC e multas, acidentes........
Para pagar o IUC nas finanças basta teres o documento unico, nº contribuinte do propriatario ou o comprovativo do pagamento do ano anterior. Aqui está o que eu me refiro " desde que se pague eles não querem saber quem é que está a fazer o pagamento".

Abraço  _slb_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Correto Carlos, eu sei o que queres dizer como o Paulo Lopes.
Como sabes eu vendo carros e motas e quando faço uma venda não entrego carro nem mota sem passar de nome primeiro.
Já perdi alguns negocios derivado ao novo dono não querer fazer o registo na altura da compra. Eu tenho regras e não fecho os  olhos seja para quem for. Fazendo isto livro o antigo dono de qualquer responsabilidade sobre o IUC e multas, acidentes........
Para pagar o IUC nas finanças basta teres o documento unico, nº contribuinte do propriatario ou o comprovativo do pagamento do ano anterior. Aqui está o que eu me refiro " desde que se pague eles não querem saber quem é que está a fazer o pagamento".

Abraço  _slb_
Pois, esses negócios que perdeste seriam precisamente os "tais" que são tudo menos cumpridores e lá estava o desgraçado do antigo dono depois a arcar com as consequências.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_