Autor Tópico: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?  (Lida 10033 vezes)

André Gonçalves

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Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« em: 08 de Março de 2016, 13:30 »
Boas...

Com recente montada ando neste momento a procurar um capacete... Neste momento tenho um CMS Jet que pretendo guardar para os dias de verão e/ou idas á praia...

Para capacete principal estava ( e a bem dizer ainda estou) indeciso sobre um ponto logo inicial que é : Integral ou Modular???  _pensador_

Já fui desaconselhado da escolha de Modulares( se bem que por pessoal de CC superiores) mas com a indicação de que a cilindrada é indiferente uma vez que a velocidades de 125CC tb se pode ir com o queixo ao chão( e este será então o problema do modular, quando aberto, claro está) por outro lado, penso que se há montada para poder ter um modular é uma Scooter 125, se eventualmente algum dia evoluir para outra CC é que o integral seria quase obrigatório ( a meu ver ::))

A estas questões de segurança juntam-se ainda outras para complicar na escolha do modelo do K7. Quantos de vós tiveram em consideração na escolha, a composição do casco?

Já vi que praticamente 90% (senão mais) da oferta ( na gama de preços que pretendo até 200 e pouco euros) são de Resina/Termoplástico/Policarbonato = plástico... E pretendia algo um pouquito "mais seguro"?  _pensador_
Quando digo mais seguro penso em Fibra de Vidro; Tricomposito de Fibra de Vidro Kevlar e Carbono; Tetracompósito; Pure Carbon... Há umas quantas alternativas melhores e claro que também mais caras ( nem sempre).

E a minha duvida, independentemente de ser Integral ou modular, é : é a composição do casco tão importante?

Isto porque, do que já aqui tentei ver sobre opiniões de capacetes, reviews de capacetes, conselhos para aquisição de capacetes, o pessoal fala da insonarização/ruido, tamanho do capacete( se cabe ou não no banco) se tem ou não viseira solar, se tem ou pode ter pinlock, tudo pertinente e a considerar para uma compra acertada, mas quanto á composição do casco nunca vejo grande "preocupação"...

A juntar ao fato de ter visto nos testes Sharp capacetes de Policarbonato com melhores resultados nos impactos ( frontais/laterais e na nuca) do que outras ditos melhores ( fibra de vidro e composito de fibras)

Ex:
http://sharp.direct.gov.uk/testsratings/hjc-r-pha-max  - Um 3 estrals de Fibra de Vidro, péssimo resultado nos impactos laterais e não é dos melhores no impacto frontal, e dentro da gama dos modulares da HJC penso que já seja dos melhorzitos não ?? :-?

http://sharp.direct.gov.uk/testsratings/caberg-duke-and-tourmax - Depois temos este, de "quem" se diz ser muito ruidoso e pesado e nem sempre se fala bem do capacete ( eu gosto em branco pareceria um stromtrooper  _lol_), mas tem 5 estrelas sharp ( apesar de ter uma percentagem inferior ao HJC, no que á quantidade de vezes que se manteve fechado diz respeito) é de Policarbonato e tem optimos resultados nos impactos, quer laterais/frontais/traseiros...


Já agora, para os requisitos pretendidos ( integrais/modulares viseira solar interna/pinlockready/ boa ventilação e no maximo até aos 250€ vá...) que modelos me aconselham?

Nos integrais andava a ver os Nexx XR1/2 ou o XT1 ( que reunem tudo aquilo acima) e são em Tri e tetra compósito, ou um pouco mais baratoo LS2 397 Vetor (este não encontrei quaisquer reviews ainda por ser um modelo novo. Alguém tem algum que possa falar sobre??  ;D)

Nos modulares andava a namorar o Caberg Duke ( que inicialmente saiu do leque por ser Policarbonato) ou HJC IS MAX II ou o RPHA MAX mas quando vejo que nos testes Sharp o RPHA MAX (supostamente superior ao ISMAX II) em Fibra de Vidro, tem pior classificação( 3* ) e pior registo nos impactos que o IS MAX II que é policarbonato mas tem 5* e garante 100% que se mantém fechado aquando do impacto e tem melhores registos nos impactos Frontais/laterais/traseiros, fico confuso quanto á importância da constituição do casco ( Policarbonato/Fibra de Vidro/ 3 Camadas de Fbra de Vidro/ Carbono/Trie tetra composito) ser ou não um ponto importante para a segurança/integridade do capacete( cabeça). _pensador_ :-?

Gostava que alguém com mais experiencia nestas andanças me pudesse esclarecer se é algo com a qual me deva preocupar ( a composição do casco) ou se  posso estar mais protegido com um "comum"  policarbonato? Ou se por outro lado a composição é realmente importante e os testes Sharp é que possam ser questionáveis  _Rolley_ :-??

Um Obrigado desde já pelas vossas opiniões e conselhos...

Offline PITEIRA

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #1 em: 08 de Março de 2016, 14:00 »
André, bem vindo desde já ao nosso grupo.

As tuas questões são muito pertinentes, e sim é verdade que nas discussões sobre capacetes fala-se mais de um "pinlock" (que tem muita importância) ou da possibilidade de instalar um sistema de som/áudio, do que propriamente a sua composição que será o que nos salvará a vida em caso de acidente. Por falar em acidente, e o busílis da questão para mim será mesmo esse. Quantos de nós que viremos aqui comentar e dar-te sugestões sobre comprar este ou aquele, já tiveram um acidente daqueles em que o capacete lhes salvou a vida, e sim essa pessoa te poderá dar a resposta que procuras ?!

Eu graças a Deus não tive nenhum acidente desses, e a minha experiência (1 ano e meio) no mundo das duas rodas tem sido feito na companhia do meu LS2 ff371 (modular) com 4 estrelas na Sharp. Tem sido impecável lá está, com o seu pinlock colocado, com boa respiração durante todo o ano, com boa construção para o preço que dei (100eur), design muito sugestivo, mas ........... se é resistente em caso de acidente grave ???? ...prefiro nunca ter de te dar este feedback....

Abraço e boas pesquisas !!!

PITEIRA
« Última modificação: 08 de Março de 2016, 14:06 por PITEIRA »
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Offline fastnet

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #2 em: 08 de Março de 2016, 14:02 »
Boa questão companheiro,
confesso que não perdi demasiado tempo nisso.
Procurei um modular porque sendo newbie me fazia impressão colocar um "tacho" na cabeça. Assim procurei a maior viseira possível, preço simpático e posteriormente vim a adquirir um duke. As qualidades e defeitos estão sobejamente conhecidas aqui no Cpm e pela net fora.
Só mais tarde verifiquei a classificação Sharp. É claro que a partir de agora, um dos critérios do próximo que virá com base nesta dita classificação.
Admito facilmente que uma montada mais potente e um piloto mais exigente necessite de equipamento melhor para esse acrescento de segurança.
Mas , à parte da parte estética que cada um de nós tem, capacete=seguro ie, devemos ter, mas esperar nunca o ter de utilizar/acionar.
Certamente que mais opiniões surgirão já de seguida  _pol_
« Última modificação: 08 de Março de 2016, 14:03 por fastnet »
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Offline JPA

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #3 em: 08 de Março de 2016, 14:44 »
Companheiro.

Antes de tudo, bem vindo ao CPM.

As questões que são expostas potenciam as mais variadas e por vezes controversas opiniões, mas quando tudo se resume ao critério máximo que é a segurança eficaz da cabeça em caso de impacto, acho que é unanime que a qualidade do capacete paga-se.

Mais importante que considerar o tipo de material empregue na calote exterior, se é de resina, carbono, policarbonato, etc, mais importante é questionar se a calote interna e responsável pela absorção e dispersão da energia em caso de impacto é mais ou menos "bem" construída para essa mesma absorção e dispersão.

A grosso modo, é quase como um crash test a um automóvel... não importa os estilhaços, mas sim a capacidade de absorver e dispersar energia antes de atingir o habitáculo.

Aliar segurança, conforto térmico e acústico e alguma redução de peso, isso é que faz o preço disparar para uns quantos modelos...

Tudo depende dos $$$ a gastar, mas acredita que até mesmo numa cinquentinha um bom capacete salva uma vida.

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Offline JoseR

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #4 em: 08 de Março de 2016, 16:35 »
Caro André Gonçalves, parece-me que já fizeste um estudo bastante exaustivo sobre capacetes e que apenas precisas de um pequeníssimo empurrão para a compra, abordas fundamentalmente todas as questões pelo que estás em profundo estado de conhecimento para realizares a tua escolha e até em melhor do que muitos de nós, mas pelo que já percebeste são tantas as nuances na escolha de um capacete que a decisão é sempre difícil. :)

Eu diria que na escolha de um modular eu iria para o HJC IS MAX II (tenho um HJC SY MAX III) e no integral iria para o Nexx XT1 (tenho um e estou satisfeito).

Boa escolha!




André Gonçalves

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #5 em: 08 de Março de 2016, 17:05 »
Antes de mais obrigado a todos pelos feedbacks...

JoseR a ser modular, e ignorando o fato de a composição da calota exterior ser policarbonato, seria esse o eleito , tanto que o RPHA MAX é mais caro e portou-se pior nos testes Sharp  _thumbdown_... Quanto ao XT1 o meu receio, para a mota em questão, é a circulação de ar tornar-se insuficiente ( aerodinâmica causada pela protecção frontal e até velocidades que se atingem) qual a tua apreciação da ventilação do XT1?

JPA tens razão é mm como esse tipo de testes... Penso é que não seja  tão facilmente "consultável" a constituição/tecnologia empregues na calota interna ou estarei errado? Quanto a externa sabemos que materiais ou constituição de materiais são melhores ou piores e avaliar mediante isso, e quanto a interna, como "avaliar" ?

Cumps

Velasquez

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #6 em: 08 de Março de 2016, 17:18 »
Boas André  _convivio_

Sempre estive apenas numa marca: HJC.

Quando tinha a PCX adquiri um HJC Jet Preto IS33 se não me engano, conforto, "calçava" bem, mesmo nas bochechas magras que tenho, e para a PCX dá perfeitamente...ainda fiquei com ele para os dias de calor intenso no verão..agora com a Tracer fui para o HJC RPHA Murano Integral branco e vermelho, que tem compósito de fibra de vidro (3 camadas se não estou em erro) e que a nível de segurança, claro está, mais resistente que o policarbonato, comprei mesmo por aconselhamento do vendedor devido a ter a Tracer que já tem uns cv's, em que um capacete mais resistente pode realmente fazer diferença se for ao tapete, muito bem insonorizado, a ventilação diria que a parte de cima funciona bem, a de baixo nem tanto, tem o tecido coolmax ou seja, não é um forno, a temperatura está quase sempre amena...muito leve com um design muito bonito.
Já veio com PinLock integrado e a protecção solar embutida no mesmo.

PS: Já tens aí umas baixas de preço no RPHA...basta procurar online...

Não posso falar de outras marcas por desconhecimento, mas experimentei já uns AGV que não me assenta como o HJC me assenta..nesse aspecto estou extremamente satisfeito

Boas curvas,
Velasquez

Offline JoseR

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #7 em: 08 de Março de 2016, 17:35 »
Sobre a circulação de ar até hoje nunca a considerei insuficiente ou denotei qualquer problema por eventual défice da mesma, porém é verdade que se quisermos realmente sentir o ar a entrar na parte superior do XT1 temos que inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, e ai sim vamos sentir a "corrente de ar" a passar, no entanto não significa que na posição normal de condução o ar não esteja na mesma a circular.

Existe outro pormenor que tem que ver com a escolha da côr do capacete, escolhi o XT1 em branco por questões de segurança, já que é mais visível para os outros utilizadores da estrada e no verão não atrai/concentra tanto o calor.

Não sei se já o fizeste mas passa numa loja e experimenta os modelos em que tens interesse, verifica com quais te sentes mais confortável, existem algumas marcas/modelos que simplesmente não se ajustam a todos os formatos de cabeças.

Velasquez

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #8 em: 08 de Março de 2016, 17:46 »
Sobre a circulação de ar até hoje nunca a considerei insuficiente ou denotei qualquer problema por eventual défice da mesma, porém é verdade que se quisermos realmente sentir o ar a entrar na parte superior do XT1 temos que inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, e ai sim vamos sentir a "corrente de ar" a passar, no entanto não significa que na posição normal de condução o ar não esteja na mesma a circular.

Existe outro pormenor que tem que ver com a escolha da côr do capacete, escolhi o XT1 em branco por questões de segurança, já que é mais visível para os outros utilizadores da estrada e no verão não atrai/concentra tanto o calor.

Não sei se já o fizeste mas passa numa loja e experimenta os modelos em que tens interesse, verifica com quais te sentes mais confortável, existem algumas marcas/modelos que simplesmente não se ajustam a todos os formatos de cabeças.

Concordo com o JoséR em relação às cores! (esqueci-me de referir isso mesmo)
O meu jet é preto e já me arrependi pois a nível de visibilidade, não é visivel quanto um capacete branco...eu escolhi branco e...outra cor no RPHA, até para dar um ar da sua graça...mas  depende também do próprio gosto da pessoa...

Velasquez

TMaxer

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #9 em: 08 de Março de 2016, 19:48 »


As questões que são expostas potenciam as mais variadas e por vezes controversas opiniões, mas quando tudo se resume ao critério máximo que é a segurança eficaz da cabeça em caso de impacto, acho que é unanime que a qualidade do capacete paga-se.

Mais importante que considerar o tipo de material empregue na calote exterior, se é de resina, carbono, policarbonato, etc, mais importante é questionar se a calote interna e responsável pela absorção e dispersão da energia em caso de impacto é mais ou menos "bem" construída para essa mesma absorção e dispersão.



O companheiro está correcto... a calote externa é responsavel pela integridade do capacete, a interna pelo desaceleramento do cabeça.


É precisamente por esse motivo que os testes sao feitos com varios tamanhos de capacetes... 1 capacete pode conseguir 5* no tamanho M e no tamanho XL apenas conseguir 3*... diferentes tamanhos e pesos de cabeça exigem configuracoes de "espuma" (styrofoam) diferentes.


Esta questao é precisamente uma das grandes falhas na norma SNELL 2005 que resultava que em os capacetes de tamanho menor fossem potenciamente perigosos para os seus utilizadores pois nao previa a disparidade de massas nestes tamanhos mais pequenos e a necessida de espumas menos densas  _pol_



Ccarvalho

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #10 em: 08 de Março de 2016, 23:28 »


Não posso falar de outras marcas por desconhecimento, mas experimentei já uns AGV que não me assenta como o HJC me assenta..nesse aspecto estou extremamente satisfeito


A mim acontece-me precisamente o contrário, o AGV assenta como uma luva enquanto que o HJC faz doer na zona das orelhas. Acho que são mutuamente exclusivos.

Em relação ao tipo de capacete, também comecei por um Caberg Duke enquanto tive a 125cc, mas como o trazia sempre fechado foi um erro tê-lo comprado. Ao subir de cilindrada comprei um integral em fibra de vidro e carbono (AGV K5) e posso dizer que não troco um integral por modular nenhum, mais seguro, mais leve, com pinturas espetaculares. A vantagem em relação ao policarbonato é uma maior leveza e rigidez da calota exterior (comparando por exemplo o K5 com o K3 SV, são o mesmo capacete feitos com materiais diferentes).

Offline antoniopat

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #11 em: 08 de Março de 2016, 23:54 »
Boas companheiro.

Tenho o K3 SV e é muito fixe tem boa insonorização, bastante arejado quando abres as entradas de ar notas o fresco todo na cabeça o meu só não tem é pinlock de resto bem fixe e uma pintura maluca tenta ver os Shoei para a minha carola foi dos que assentou melhor pena é o preço creio que nos materiais a única vantagem é o peso ser eventualmente mais baixo de resto não será assim mais seguro que os de plástico desde que não seja plástico dos chineses  _lol_
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lanala

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Re: Capacetes: Policarbonato ou nem por isso?
« Responder #12 em: 05 de Abril de 2017, 00:28 »
André Gonçalves - Bom tópico!

Como a discussão já tem cerca de um ano e estou a passar pelas mesmas dúvidas, tenho curiosidade em saber qual foi a tua decisão. Podes partilhar?


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