Sobre a circulação de ar até hoje nunca a considerei insuficiente ou denotei qualquer problema por eventual défice da mesma, porém é verdade que se quisermos realmente sentir o ar a entrar na parte superior do XT1 temos que inclinar a cabeça ligeiramente para a frente, e ai sim vamos sentir a "corrente de ar" a passar, no entanto não significa que na posição normal de condução o ar não esteja na mesma a circular.Existe outro pormenor que tem que ver com a escolha da côr do capacete, escolhi o XT1 em branco por questões de segurança, já que é mais visível para os outros utilizadores da estrada e no verão não atrai/concentra tanto o calor.Não sei se já o fizeste mas passa numa loja e experimenta os modelos em que tens interesse, verifica com quais te sentes mais confortável, existem algumas marcas/modelos que simplesmente não se ajustam a todos os formatos de cabeças.
As questões que são expostas potenciam as mais variadas e por vezes controversas opiniões, mas quando tudo se resume ao critério máximo que é a segurança eficaz da cabeça em caso de impacto, acho que é unanime que a qualidade do capacete paga-se.Mais importante que considerar o tipo de material empregue na calote exterior, se é de resina, carbono, policarbonato, etc, mais importante é questionar se a calote interna e responsável pela absorção e dispersão da energia em caso de impacto é mais ou menos "bem" construída para essa mesma absorção e dispersão.
Não posso falar de outras marcas por desconhecimento, mas experimentei já uns AGV que não me assenta como o HJC me assenta..nesse aspecto estou extremamente satisfeito