Autor Tópico: escolha inteligente  (Lida 19794 vezes)

Albertojsfernandes

  • Visitante
escolha inteligente
« em: 06 de Março de 2016, 17:32 »
Boas tardes a todos.
Abri este tópico , pois de momento encontro me com bastantes duvidas em relação a escolha da minha nova scooter. Se não o estou a fazer no sitio correcto , peço a moderação que o mude SFF.
O assunto é o seguinte: a scooter ca de casa é uma sym fidlle 2 125, scooter essa que "herdei" da minha esposa, pois eu sempre preferi o carro nas deslocação casa/trabalho. Depois de ter experimentado a sym neste trajecto, já não quero outra coisa. Poupo bastante em gasóleo e portagens, e também me divirto ao faze-lo. Agora, passado quase 5 anos e cerca de 30 mil km, gostaria de mudar para algo mais pessoal, pois a fidlle sempre vai ser a scooter da minha esposa. Para mim é útil, mas não é aquilo que olho, ando e digo que adoro :-?
Durante estes 5 anos ganhei alguma experiência, já fui ao tapete por 2 vezes, uma delas com ossos partidos, mas mesmo assim continuo a gostar de andar em 2 rodas. Agora esta na altura de comprar algo que eu diga, adoro, não quero sair daqui ;D
Depois de muito ler e ver , já fiz algumas escolhas, mas como tenho alguns critérios que precisam de ser correctamente preenchidos, preciso da vossa ajuda...Ajuda de pessoas que já tenham passado por isto e que entendem o que estou praqui a dizer neste longo e aborrecido texto _careta_
A futura maxi tem de ser:
-confortável, Pois faço 88 km por dia no trajecto casa/trabalho. maioritariamente por nacional e cerca de 5km por via rápida
-económica , pois meio litro de combustível de diferença em cada 100km no final do mês faz a diferença
-Qualidade , Pretendo ter a mota o máximo de tempo possível. Não sou pessoa de trocar seja o que for apenas pq saiu algo mais bonito. a meu ver , utilidade e funcionalidade acima de tudo. Se esta bom e funciona não tem porque de trocar.
E as minhas escolhas são:
Kymco Downtown 125 (a minha preferida)
Sym Gts 125
Suzuki burgman 125 (neste momento a mais barata)
E é isto, espero que todos Vos me ajudem com as vossas dicas e opiniões para eu poder fazer a melhor escolha possível, baseado nos parâmetros que estabeleci. Obrigado pelo vosso tempo e desculpem o longo texto, mas só assim ficam a perceber o meu dilema ;D
Obrigado _palmas_

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: escolha inteligente
« Responder #1 em: 06 de Março de 2016, 17:56 »
Caro Alberto,
Compras nova ou usada?
Estás limitado às 125? Não ponderas tirar a carta e subir para uma 250-400?
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #2 em: 06 de Março de 2016, 18:03 »
Boas _pol_

Novo ou usado é indiferente. Apenas nao quero gastar mais de 4000euros. De momento estou limitado as 125. Ja tentei tirar a carta de moto , mas tive o acidente de mota e desisti da ideia...Foi dinheiro pro lixo( 80 euros de inscrição)  :P Mas se me apresentarem argumentos dizendo que pros parâmetros que estabeleci uma 125 não é suficiente , e o melhor é uma cilindrada superior, pondero tirar a carta de mota.

cumprimentos

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: escolha inteligente
« Responder #3 em: 06 de Março de 2016, 18:47 »
Olá Alberto!

Para os km's que fazes uma 125cc é algo curta, e falo por experiência própria, embora seja possível. Eu faço em média quase 60km por dia, irás fazer +50% do que eu, embora pouco em AE/ via rápida...

O dilema da carta existe, também passei por ele, e a ele voltarei...

Qualquer das Maxi 125cc que mencionaste são boas opções, fiáveis e com provas dadas, mas como vais fazer muitos km's toma atenção aos planos de manutenção! Quanto mais alargados melhor, senão passas muitos dias na oficina.... :p

A vantagem de uma 250cc/300cc ou superior acaba mesmo por ser neste ponto, a maior parte têm revisões mais espaçadas, e as mecânicas não estão tão sujeitas a esforço como as 125cc que andam sempre em altas...


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: escolha inteligente
« Responder #4 em: 06 de Março de 2016, 19:26 »
Companheiro, qualquer dessas opções é um bom upgrade para a fiddle. Ficarás com mais espaço, conforto e segurança.
Os kilometros diários  que mencionado já são alguns, embora com pouca AE, para uma 125cc. Claro que a mecânica aguenta, o aborrecido aqui são os planos de manutenção. Mudar óleo a cada 3k não é igual a cada 4k ou 8k, ou no caso da correia mudar aos 12k ou 24k, consoante a marca.
Mais cilindrada pode significar ainda intervalos mais espaçados na manutenção e com custos muito semelhantes até os 250-300cc.
Acho o mercado das 125 demasiado inflacionado, por ex uma forza 300 custa sensivelmente o mesmo que uma forza 125.
Podes tirar a carta por menos de 200euros em Lisboa e outras oportunidades de montada te surgirão.
Boa escolha e não esqueças de fazer test-drive em cada uma das tuas opções.

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #5 em: 06 de Março de 2016, 19:50 »
Obrigado a todos pelas dicas.
Um ponto comum que vocês estão a salientar é os intervalos de manutenção e realmente, tem razão. Não tinha pensado nisso.
Como faço para saber os intervalos de manutenção das scooters por mim indicadas?
Quais são as diferenças a nível de manutenção de uma 125 pra uma 300/400?

Desde já o meu obrigado. Cumprimentos

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: escolha inteligente
« Responder #6 em: 06 de Março de 2016, 20:09 »
O nosso companheiro Sapiens está a fazer um resumo das manutenções, podes ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27678.0.html
O que acho é que espaços mais longos é menos tempo na oficina e menos despesa, não invalidando o controle pelo próprio do estado da máquina. _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: escolha inteligente
« Responder #7 em: 06 de Março de 2016, 20:10 »
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #8 em: 06 de Março de 2016, 20:22 »
Bem, pelo que pude constatar, existe diferenças entre cada marca, mas dentro dessa marca independentemente da cilindrada da scooter , não vi muita diferença. A kymco, Sym, a suzuki, independentemente da cilindrada os intervalos de manutenção são idênticos.Seja 125 ou 300. Agora a Honda parece me uma das marcas com espaços mais alargados entre manutençoes.

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #9 em: 06 de Março de 2016, 20:27 »
Neste momento, o que me da na alma é ver uma Suzuki burgman 125 por 3200 euros. eu considero um achado... e pelas reviews que vejo é uma maxi muito solida, capaz de me durar muitos bons anos. ta por ai alguém que me possa dar o feedback desta mota? quanto a manutenção, de quanto em quanto tempo tenho de a por na oficina?
desde já obrigado e cumprimentos

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: escolha inteligente
« Responder #10 em: 06 de Março de 2016, 20:59 »
Não sei se as diferenças serão assim tão pequenas em termos de despesa, mas entre sym com mudança óleo a cada 3k (creio que ainda é assim) e honda aos 8k, correia aos 12k vs 24k  vai alguma diferençá.
As marcas vão-se defendendo e ao negócio dos seus agentes, sym faz revisões a cada 6k e honda a 4k, a Piaggio troca tudo a cada 10km...
250-300 são por vezes como uma 125 mais gorda de motor, muitos componentes são iguais á 125. Acho que a partir daqui a coisa muda de cenário...
Ao preço que a buga está admiro-me por não ver mais por aí a rolar, talvez por o pessoal gostar mais de novidades. Muito confortável e grande espaço carga, menos bom talvez o banco muito largo para o pendura, o tamanho das rodas e a menor potência face a modelos mais recentes.
Não vejas tudo apenas pelo preço, admito que é necessário estipular um valor mas só depois de experimentares vários modelos podes  sentir aquela que condiz melhor contigo.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: escolha inteligente
« Responder #11 em: 06 de Março de 2016, 22:53 »
Neste momento, o que me da na alma é ver uma Suzuki burgman 125 por 3200 euros. eu considero um achado... e pelas reviews que vejo é uma maxi muito solida, capaz de me durar muitos bons anos. ta por ai alguém que me possa dar o feedback desta mota? quanto a manutenção, de quanto em quanto tempo tenho de a por na oficina?
desde já obrigado e cumprimentos

Companheiro,
Procura aqui no fórum que tens companheiros com Burgman 125. Serão os mais indicados para te darem opiniões.

O companheiro Carlos Gomes é um dos exemplos:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?action=profile;u=7551

Abraço
MR

CarlaLopes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #12 em: 06 de Março de 2016, 22:54 »
Quem faz esses kilometros todos numa Fiddle ao passar para umas das três mencionadas vai achar diferença para melhor, podendo não ter a necessidade de subir de cilindrada.
São as três boas máquinas,  depende também do gosto pessoal.
Também achas algumas Yamaha Xmax por um bom preço. Pesquisa.
Queres com ou sem Abs?

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: escolha inteligente
« Responder #13 em: 06 de Março de 2016, 23:05 »
Quem faz esses kilometros todos numa Fiddle ao passar para umas das três mencionadas vai achar diferença para melhor, podendo não ter a necessidade de subir de cilindrada.
São as três boas máquinas,  depende também do gosto pessoal.
Também achas algumas Yamaha Xmax por um bom preço. Pesquisa.
Queres com ou sem Abs?

Em relação ás opções que colocas não as conheço, mas pelos relatos de companheiros aqui do fórum são ótimas máquinas, posso dizer-te que tive durante cerca de 3,5 anos uma X-Max a qual fez 87 000km, e existe aqui no fórum um companheiro com uma que já deve ter chegado ao 90.000km, são maquinas para durar e com grande capacidade de carga, as mudanças de óleo são a cada 6 000km e a correia a cada 18 000km, mas chegam sem grandes problemas aos 20 000km.
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #14 em: 06 de Março de 2016, 23:10 »
Ora ai esta Carla :) esse pormenor conta muito. Apesar de nunca ter andado em mais nenhuma mota, a não ser as que tenho, a fiddle sempre esteve la pras curvas. Não é a mais confortável (no inicio era muito dura, depois de regular o amortecedor traseiro a coisa melhorou), não é a mais rápida, mas para andar na nacional chega (já cheguei a ser multado por excesso de velocidade. 74km numa zona de 50. A sorte é que a mota esta no nome da mulher:) portanto até a data ela serviu o propósito. Por isso mesmo é que não penso em cilindradas superiores...

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #15 em: 06 de Março de 2016, 23:15 »
Acredito que a x-max seja grande maquina. Apenas não entra nas minhas escolhas pela questão do preço. Se a Burgman tivesse com o preço antigo (3990€) tmb dificilmente entrava...

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #16 em: 06 de Março de 2016, 23:28 »
Quanto as manutenções, não estou a ver nada de muito diferente da fiddle. Óleo é de 3 em 3 mil, mas como tenho q repor os níveis de vez em quando (penso que é característico deste motor) o mecânico disse me que posso alongar mais um pouco, tipo 4 em 4 mil. Correia e roletos foi aos 20 mil. Vela aos 10 mil. Transmissão não faço a mínima, tinha de ver no livro de revisões...e as revisões nunca foram muito caras. Resumindo, pelo o q leio aqui esta dentro do normal.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


CarlaLopes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #17 em: 07 de Março de 2016, 00:32 »
Tens muitas X max, usadas por menos de 4 mil euros, no custo justo.
Vê também a Kymco Kxct, o colega mpneves tem uma e está satisfeito .

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: escolha inteligente
« Responder #18 em: 07 de Março de 2016, 07:53 »
Sim Carla ,tenho a kxct desde dezembro ,faço quase 1000 por mês e ,por enquanto,nada a assinalar,as mudas de óleo de 5 em 5000 ,filtro de ar e vela mais tarde, consumos entre os 3 e os 3.7 máximos embora na rodagem foi menos de 3 e é possível se não passar das 7 k rpme muiiiiito cuidado no punho, novas estão ainda em campanha por menos de 4000 EUR.

 Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: escolha inteligente
« Responder #19 em: 07 de Março de 2016, 10:31 »
Quanto as manutenções, não estou a ver nada de muito diferente da fiddle. Óleo é de 3 em 3 mil, mas como tenho q repor os níveis de vez em quando (penso que é característico deste motor) o mecânico disse me que posso alongar mais um pouco, tipo 4 em 4 mil. Correia e roletos foi aos 20 mil. Vela aos 10 mil. Transmissão não faço a mínima, tinha de ver no livro de revisões...e as revisões nunca foram muito caras. Resumindo, pelo o q leio aqui esta dentro do normal.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Ao citar as revisões queria mencionar as que vêm mencionadas no plano de manutenção oficial e feita em agente da marca, nada mais.
Uma revisão simples não custará menos de 40euros aqui por Lisboa.
Creio que o motor da fiddle é arrefecido a ar e o óleo acaba por sofrer um pouco mais desgaste em especial no verão e a velocidades mais altas.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #20 em: 07 de Março de 2016, 10:48 »
Sim Carla ,tenho a kxct desde dezembro ,faço quase 1000 por mês e ,por enquanto,nada a assinalar,as mudas de óleo de 5 em 5000 ,filtro de ar e vela mais tarde, consumos entre os 3 e os 3.7 máximos embora na rodagem foi menos de 3 e é possível se não passar das 7 k rpme muiiiiito cuidado no punho, novas estão ainda em campanha por menos de 4000 EUR.

 Marco Neves
Ola marco, obrigado pela dica. Gosto muito da kxct, mas considero a downtown mais utilitária...mais espaço debaixo do banco, mais protecção (vidro + alto), maior espaço pras pernas...resumindo axo que fico com mais por menos. A kxct é mais desportiva, mais moderna(euro 4), mais cara :)

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #21 em: 07 de Março de 2016, 10:59 »
Saudações Fastnet.
Citas te as revisões, e falas te bem pq era um pormenor que não tinha incluído nas contas. na actual fiddle confesso ,que por vezes é aborrecido ter que ir pra oficina de 2 ou 3 vezes por ano. Portanto se puder alargar esse prazos melhor:) No stand onde comprei a mota, as revisões (normais) a todas as 125 são 35€. Ontem, por iniciativa da Carla, andei a ver motas usadas, e até encontrei alguns negócios bem interessantes...conclusão, tenho muita margem de manobra pra fazer a escolha acertada, pois ate as melhores marcas estão abaixo dos 4mil€, usadas.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #22 em: 07 de Março de 2016, 11:08 »

A usada para mim é uma excelente opcao... depois de muito ler acabou por ser a minha opção para 1ª montada.


Nas 125, a X-Max e a Honda Forza sao as 2 melhores maquinas, seguidas pela Burgaman e todas as outras mais atras... esta hierarquia reflecte-se no preço de aquisição  _pol_


Mas parece-me que inconscientemente o companheiro ja fez a opcao pela DT  pelo que é avancar sem receios pois tambem é uma boa maquina  _pol_
Ola, bom dia :)
Ontem já andei a ver a Xmax...grande maquina. Bons consumos, excelente motor, e é Yamaha. Existe alguns negócios interessantes em segunda mão, negócios esses que vão complicando mais a decisão :) da xmax , só não gostei do preço de algumas revisões feitas na marca. é mais uma pra lista das possíveis escolhas...Quanto a downtown, ja vivo de amores por ela muito antes de comprar a fidlle,mas não o suficiente pra a comprar por impulso, sem antes rever todas as opções disponíveis:)

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: escolha inteligente
« Responder #23 em: 07 de Março de 2016, 11:16 »
Uma boa opção será a Forza 125 que prima pela qualidade e no que diz respeito a manutenções julgo que será a que tem prazos mais alargados, contudo para o valor que estás disposto a gastar julgo que seja difícil uma vez que ainda não vi nenhuma no mercado de usados.

Albertojsfernandes

  • Visitante
Re: escolha inteligente
« Responder #24 em: 07 de Março de 2016, 11:20 »
Uma boa opção será a Forza 125 que prima pela qualidade e no que diz respeito a manutenções julgo que será a que tem prazos mais alargados, contudo para o valor que estás disposto a gastar julgo que seja difícil uma vez que ainda não vi nenhuma no mercado de usados.
Pois, tmb ja andei a ver .penso que faz revisões de 12 em 12 mil e no custo justo tem la pelo menos 2, 1 delas a 4000€...

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk