Autor Tópico: Projecto "Smartphone antigo para GPS"  (Lida 8825 vezes)

TMaxer

  • Visitante
Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« em: 05 de Março de 2016, 19:29 »
O GPS tornou-se uma ferramenta de navegecao imprescindível hoje em dia.  _pol_

Infelizmente na moto nem sempre dá jeito colocar o meu Tomtom Rider pois nas viagens mais corriqueiras na zona torna-se cansativo andar sempre a montar o PND no guiador pelo que geralmente neste tipo de percursos utilizo as APPs de navegação no telemóvel.


Como a tecnologia avança rapidamente, desde há uns meses para cá o meu smartphone de eleição tornou-se o Iphone 6+. Os seus cerca de 10 hectares  _lol_ de área de ecrã são extremamente úteis quando se trata de utilizar a net, mas apesar de caber é um bocado grande e frágil, deixando-me extremamente desconfortável para montar na X mount da RAM… isto para não falar que em caso de algum incidente são muitas centenas de € que estão ali expostos a factores externos…



Havia que arranjar uma outra solução… pelo que apos alguma reflexão decidi-me a adquirir um velhinho iPhone 4. Estes iPhones conseguem-se agora encontrar ora no Ebay, ora no OLX a partir de 50€ (preco normal 80/90 por um 16gb a funcional e sem o digitalizador partido).

Este modelo é bastante robusto e tem umas dimensões mais maneirinhas do que o seu sucessor Iphone5 e ainda utiliza a antiga ficha que não é tao temperamental com a utilização de cabos “não genuínos”. Outra grande vantagem é que em caso de avaria, os valores das reparações são mais em conta….

Para mim, aquilo que também me atrai neste modelo é o facto de a Apple ter decidido limitar a versão dos iOS à versão 7.1.2, o que significa dizer que pode levar com um jailbreak (http://7.pangu.io/), o que é a mesma coisa de dizer que se podem instalar APPs que não sejam da APPstore.

Como já tenho um Tomtom ao qual compro as atualizações dos mapas, para já não me justifica estar a comprar a app para iOS (ate acho que estas deveriam ser grátis para quem tem uma conta Tomtom Home ou MyDrive.




Em sites como Appaddict ou IPAhub é fácil entrar as apps de forma “gratuita” e podem-nas instalar no iphone. As minhas apps de navegação preferida são a Meo Drive e a Tomtom (Iberia ou Europa), usando a Navigon como uma 3ª opção (já me aconteceu não encontrar o nome de uma rua numa e ter que usar uma outra para conseguir chegar ao destino).

A App Meo Drive é gratuita e podem-na obter na Appstore, a Tomtom e a Navigon são a pagar (+/- 50/60 €)

Como ainda ficaram cerca de 9 Gb livres no iPhone optei por meter algum do conteúdo musical que tinha no meu iPod, eliminando assim a necessidade de carregar mais um aparelho na mochila.


Penso que este poderá ser um projecto interessante para a maioria dos companheiros… é uma forma de usar um smarphone já com pouco valor para uma utilização em que envolve alguns riscos. o valor gasto neste projecto foi 80€ para o smartphone e uma capa de silicone, já tinha os sistemas RAM para fixação na TMax  _pol_








No caso de necessitarem de um tutorial para jailbreak do telefone e instalação das APPs poderei faze-lo ou colocar os links desde que tal esteja OK com o CC.   _pol_

jpgjpg

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #1 em: 05 de Março de 2016, 22:00 »
Excelente artigo. Boa

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #2 em: 05 de Março de 2016, 23:09 »
Bela solução !  _palmas_ _palmas_ _palmas_ Essa  bolsa tem bom aspecto  _Rolley_

Obrigado pela partilha !!!
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

TMaxer

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #3 em: 05 de Março de 2016, 23:15 »
jpgjpg  _pol_


Piteira, comprei no Ebay e podes ver aqui o post com mas algumas fotos:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23900.msg90019218.html#msg90019218


hoje em dia encontras este tipo de bolsas em mais locais e a bons precos... uns bons que vi foi na Mauser a cerca de 10€ e tem varias medidas para diferentes tamanhos de ecra:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23268.msg90071406.html#msg90071406

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #4 em: 05 de Março de 2016, 23:37 »
Gastar 1/4 daquilo que custa um PND e ficar na mesma bem servido, é sempre bom.  _pol_

Também tenho duas apps de gps navigation com mapas descarregados para a memória do telemóvel e garantidamente que lhes dou muito mais uso do que o PND que comprei.

Com um telemóvel barato e uma boa escolha de app para navegador, resolve-se muito bem o assunto.
Obrigado pela partilha.  _pol_

rnguerreiro

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2018, 22:57 »
Caro Tmaxer,

Só agora encontrei este teu "post" e deixa-me já dar-te os parabéns  _palmas_
Para além de muito bem conseguido, está muito bem apresentado.

Ando a pensar fazer o mesmo i.e. utilizar um telemóvel antigo e instalar uma app para substituir um PND (palavras do Sapiens  ;))

No seguimento, pergunto se com a utilização contínua da app (exemplo: MeoDrive), o smartphone não tende a aquecer muito (considerando que vai na bolsa).

Obrigado.

Abraço,
Rui

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #6 em: 04 de Janeiro de 2018, 23:23 »
Já há algum tempo que não passo por aqui, mas hoje lembrei-me de vir olhar as novidades e encontrei este tópico bastante interessante.
Vou tentar dar algum contributo, já que GPS e Apps para telemóveis são um dos hobbys em que gasto bastante tempo/dinheiro.
Tenho um TOMTOM Rider para viagens de vários dias, com percursos pré definidos e que depois vou carregando dia a dia o percurso escolhido.
Tirando esta vantagem e enquanto GPS, prefiro outras APP como o Google Maps, CO Pilot ou NDrive.
Tenho 2 RAM instalados, um para o TOMTOM e outro para o telemóvel como no exemplo do tópico.
Em viagem, já me aconteceu não encontrar determinado local no TOMTOM, mas o Google Maps é infalível.
E actualmente, o consumo de dados naquela aplicação já é muito reduzido, de forma que nem se nota que está online.
Em relação à opção de usar um telemóvel antigo para essa função, é efectivamente o melhor, até porque permite outras funções (musica, etc).
Abraços e boas curvas.
MR 

rnguerreiro

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2018, 10:44 »
Já há algum tempo que não passo por aqui, mas hoje lembrei-me de vir olhar as novidades e encontrei este tópico bastante interessante.
Vou tentar dar algum contributo, já que GPS e Apps para telemóveis são um dos hobbys em que gasto bastante tempo/dinheiro.
Tenho um TOMTOM Rider para viagens de vários dias, com percursos pré definidos e que depois vou carregando dia a dia o percurso escolhido.
Tirando esta vantagem e enquanto GPS, prefiro outras APP como o Google Maps, CO Pilot ou NDrive.
Tenho 2 RAM instalados, um para o TOMTOM e outro para o telemóvel como no exemplo do tópico.
Em viagem, já me aconteceu não encontrar determinado local no TOMTOM, mas o Google Maps é infalível.
E actualmente, o consumo de dados naquela aplicação já é muito reduzido, de forma que nem se nota que está online.
Em relação à opção de usar um telemóvel antigo para essa função, é efectivamente o melhor, até porque permite outras funções (musica, etc).
Abraços e boas curvas.
MR 


Bom dia, Miguel.

Obrigado pelo input.

Estou a estudar esta matéria pois este fim-de-semana existem um conjunto de promoções PND nas grandes superfícies e quero preparar-me para as viagens que pretendo realizar este ano.

A questão da utilização de um smartphone antigo com um app é muito sedutora pois permite recuperar equipamentos antigos e manter um nível confortável de evolução desde que a app corra podes sempre utiliza-la noutro smartphone.

A questão que coloquei prende-se com o aquecimento pois não tenho RAM mas sim daquelas bolsas "à prova de água" e fico sempre com a ideia de que o smartphone começa a aquecer.

Estou a ver que tenho de fazer um test-drive durante o fim-de-semana  _lool_

Abraços,
R

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2018, 16:08 »


A questão que coloquei prende-se com o aquecimento pois não tenho RAM mas sim daquelas bolsas "à prova de água" e fico sempre com a ideia de que o smartphone começa a aquecer.

Quando em tempos utilizei essas bolsas com um telemóvel a fazer de GPS, por várias vezes o telemóvel reiniciou devido à temperatura elevada. Isto no verão, claro.

Desde que passei a usar o sistema RAM nunca mais aconteceu.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

rnguerreiro

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2018, 18:03 »

Quando em tempos utilizei essas bolsas com um telemóvel a fazer de GPS, por várias vezes o telemóvel reiniciou devido à temperatura elevada. Isto no verão, claro.

Desde que passei a usar o sistema RAM nunca mais aconteceu.

Era o que eu esperava.

As bolsas de que falo são estas:




Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline Miguel Rosinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 439
  • Localidade: Almeirim
  • What Else?
  • Marca: Honda
  • Modelo: GoldWing GL1800
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #10 em: 05 de Janeiro de 2018, 21:27 »

Bom dia, Miguel.

Obrigado pelo input.

Estou a estudar esta matéria pois este fim-de-semana existem um conjunto de promoções PND nas grandes superfícies e quero preparar-me para as viagens que pretendo realizar este ano.

A questão da utilização de um smartphone antigo com um app é muito sedutora pois permite recuperar equipamentos antigos e manter um nível confortável de evolução desde que a app corra podes sempre utiliza-la noutro smartphone.

A questão que coloquei prende-se com o aquecimento pois não tenho RAM mas sim daquelas bolsas "à prova de água" e fico sempre com a ideia de que o smartphone começa a aquecer.

Estou a ver que tenho de fazer um test-drive durante o fim-de-semana  _lool_

Abraços,
R
Já tive uma experiência com uma bolsa dessas pouco agradável.
Um belo dia de verão, resolvi ir dar um passeio by gps e na data tinha esse tipo de bolsa/suporte e um Sony Xperia.
Ao fim de alguns kms com o gps ligado, este bloqueou. Quando abri a bolsa e o tirei, estava quase em ebulição.
Escusado será dizer que abandonei de imediato a solução.
Abraços
MR
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2018, 21:28 por Miguel Rosinha »

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #11 em: 05 de Janeiro de 2018, 22:50 »
Eu já usei essa bolsa com telemovél durante 700 kms com 38 graus de tempertaura e o telemovél não bloqueou, se calhar porque tenho o suporte na haste do espelho e leva com a deslocação de ar, atrás do vidro acredito que aqueça muito.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2018, 07:55 »


Era o que eu esperava.

As bolsas de que falo são estas:




Sent from my iPhone using Tapatalk

Era exactamente igual.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

TMaxer

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2018, 01:50 »
Pois... tenho uma bolsa dessas mas também abandonei a solução pois não e pratico e o telefone aquece muito... mas nunca bloqueou..

As RAM mounts são imbatíveis pelo aspecto pratico, apenas tem o problema da chuva. Ao contrário que pode dar ideia, o telefone não salta.


Com um smartphone, a única coisa com se ter de ter atenção e com a duração da bateria pois os GPS gastam muito e se a viagem for grande a bateria não vai ter autonomia suficiente


Os PND apenas superam a navegação por smartphone no aspecto em que lhes podemos meter itenerarios previamente escolhidos e eles fazem a navegação a partir desse itinerário, e alguns tem hub multimedia a partir dos quais podemos ouvir música  _pol_

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2018, 09:57 »
Estou a pensar fazer o mesmo mas com um android antigo, quer para o carro quer para a moto.
Solução: android antigo com um powerbank lá "colado" e a aplicação AndroidAuto.

Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk


rnguerreiro

  • Visitante
Re: Projecto "Smartphone antigo para GPS"
« Responder #15 em: 10 de Janeiro de 2018, 14:29 »
Boas, T   :)

As tuas notas:

Pois... tenho uma bolsa dessas mas também abandonei a solução pois não e pratico e o telefone aquece muito... mas nunca bloqueou..

As RAM mounts são imbatíveis pelo aspecto pratico, apenas tem o problema da chuva. Ao contrário que pode dar ideia, o telefone não salta.


Com um smartphone, a única coisa com se ter de ter atenção e com a duração da bateria pois os GPS gastam muito e se a viagem for grande a bateria não vai ter autonomia suficiente


Os PND apenas superam a navegação por smartphone no aspecto em que lhes podemos meter itenerarios previamente escolhidos e eles fazem a navegação a partir desse itinerário, e alguns tem hub multimedia a partir dos quais podemos ouvir música  _pol_



A minha humilde opinião:

 - Aquecimento: preocupa-me pois o smartphone tem tendência a aquecer em carregamento e como tenho um cabo de carregamento USB (Loucatis) instalado, conto recorrer a este meio para recarregar o telemóvel sempre que necessário.

 - RAM Mounts: acho que são exageradamente caros (aprox. 70€) para um suporte...

 - Autonomia: acredito que numa viagem grande, acabe por ter o telemóvel continuamente ligado ao cabo de power instalado. Assim, acredito que o telemóvel vá aquecendo o que nos remete para a primeira situação.

Dado que as promoções terminaram e acabei por não optar por nenhum em particular, vou arriscar e manter-me apenas com o telemóvel...


Obrigado.

Abraço,
R