Autor Tópico: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!  (Lida 8639 vezes)

AJCaiado

  • Visitante
Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« em: 02 de Março de 2016, 15:40 »
Caros companheiros,

Venho relatar um pequeno susto que apanhei no passado Domingo ao dar uma voltinha com a minha MaxiScooter (MS). Após alguns quilómetros a andar na Sym a luz do óleo do motor acendeu. Como se trata de uma luz vermelha e sempre me disseram que uma luz vermelha no painel de instrumentos é para PARAR IMEDIATAMENTE, foi o que fiz! Parei, desliguei o motor, coloquei a MS no descanso central e aguardei uns minutos para verificar o nível de óleo. Resultado: o nível de óleo estava no máximo. Portanto, das duas uma: ou era do sensor ou da bomba de alimentação. Voltei a ligar a MS ainda no descanso central, dei umas "aceleradelas" no punho e o barulho do motor era impecável, o que ainda mais me levou a pensar que seria do sensor. No entanto, estava perto da casa de um familiar e resolvi "encostar a MS à box".

No dia seguinte, lá seguiu de "charola" para a oficina e bastou um simples "reset" no botão apropriado situado no painel de instrumentos para tudo voltar à normalidade.  _pol_ Segundo o proprietário da oficina Moto-Kit de Aveiras de Cima, Sr. Júlio Bessa, trata-se de uma situação normal e periódica das Sym que eu desconhecia, que confirmei posteriormente pela leitura de tópicos aqui no fórum. No entanto, apenas consegui essa informação relativamente às Sym GTS 125, pelo que pergunto aos companheiros que possuem ou já possuíram Sym GTS 300i evo que me esclareçam qual é a periodicidade com que a luz de óleo se acende neste modelo da Sym. De 1.000 em 1.000 kms? De 3.000 em 3.000 kms? De 6.000 em 6.000 Kms?

Agora já fiquei a saber o procedimento a executar se voltar a acontecer: Parar a MS, desligar o motor, colocar a MS no descanso central num plano direito, aguardar 3-5 minutos e verificar o nível de óleo. Se estiver dentro dos limites, colocar o motor a trabalhar e fazer o "reset" no botão apropriado. Arrancar e verificar se a luz se mantem apagada. Caso ela volte a acender, então PARAR IMEDIATAMENTE e solicitar um reboque, pois o motor pode gripar e, se acontecer, o estrago é maior! _thumbdown_

Algum colega que se chegue à frente com a informação. Obrigado!

Boas curvas!  scooter_

António Caiado




Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #1 em: 02 de Março de 2016, 15:48 »
Se vires o post do companheiro Sapiens com informação sobre revisões de várias marcas parece ser de 6000 em 6000kms  _pol_

Abraço,

JGarcia
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Nunes

  • Visitante
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #2 em: 02 de Março de 2016, 16:17 »
A luz não é vermelha, é amarela.

Acende a cada 5000 kms e não está relacionado com o nível do óleo. É um simples contador de kms.

As mudanças de óleo são a cada 6000 kms.

AJCaiado

  • Visitante
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #3 em: 02 de Março de 2016, 16:56 »
Caro companheiro Nunes,

Talvez seja amarela em modelos mais recentes, mas na Sym GTS 300i evo é mesmo vermelha. De acordo com o manual deste modelo - https://drive.google.com/file/d/0BwmYWlzMWkPhQ2VIZGVIemduSWM/view , a mudança de óleo é de 3.000 em 3.000 kms, mas a luz acendeu +/- 1.000 kms após a última mudança (feita aos 9.400 kms). Daí eu perguntar qual é a periodicidade com que a luz acende? E será apenas um aviso para verificar o nível de óleo entre mudanças?
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 17:08 por AJCaiado »

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #4 em: 02 de Março de 2016, 18:09 »
Companheiro Caiado,

a minha Sym Citycom 300 acende a luz vermelha (com o símbolo do óleo) a cada 3.000 kms.

Eu limito-me a apagá-la e mudo o óleo a cada 6.000 kms.
 _pol_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #5 em: 02 de Março de 2016, 18:41 »
Viva António
Isso já me assustou a mim e a outros companheiros por aqui.
De facto parece que o construtor fez uma coisa enquanto que os manuais dizem outra. Na 125 é de 5 em 5 mil para assinalar mudança de óleo que o concessionário e o manual dizem ser de 3 em 3 mil.
No teu caso, como relatas deve ter sido aos 10k mas de facto parece haver um atraso. Assim parece que também será a cada 5k.
É não ligar (fazer reset com pressão prolongada no botão da esquerda) e seguir o que dizem na oficina.
Abraço.

Off topic: estive nas tasquinhas no sábado mas foi uma visita relâmpago,  e sem mota.
« Última modificação: 02 de Março de 2016, 18:44 por pavlov »
Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Nunes

  • Visitante
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #6 em: 03 de Março de 2016, 09:46 »
Não sabia que na EVO era diferente. O que eu disse é válido para o modelo mais recente 125i e 300i.

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #7 em: 03 de Março de 2016, 12:16 »
É realmente apenas para avisar das manutenções. Mas atenção, que a contagem recomeça a cada reset (pelo menos na minha é assim). O que significa que pode aparecer em quilometragens que à primeira vista podem não ser normais. A primeira vez que apareceu ainda andou assim umas centenas de km. Agora já não me posso fiar na luz :p

AJCaiado

  • Visitante
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #8 em: 04 de Março de 2016, 11:43 »
Caros companheiros,

Obrigado pelas vossas respostas!

Também coloquei a questão ao importador da SYM (Moteo). Estou a aguardar resposta!

Um abraço e boas curvas!  scooter_

António Caiado


Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #9 em: 04 de Março de 2016, 15:06 »
Já houve quem tivesse chamado o reboque por causa dessa luz, é um falha dos concessionários, não explicarem quando entregam as scooters.

O Companheiro não foi o promeiro e não vai ser o último a quem tal acontece.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

AJCaiado

  • Visitante
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #10 em: 04 de Março de 2016, 16:52 »
Caro Companheiro José Bairrada,

Concordo plenamente! É responsabilidade dos concessionários e, em última instância, do importador da Sym em Portugal, informar/elucidar os seus clientes deste facto. Caso contrário, sujeitam-se a começar a receber as facturas dos reboques...!

Este tópico pretende servir de alerta para todos os Symianos que desconhecem esta realidade, instando-os a pedir esclarecimentos aos concessionários/importador.

No entanto, sempre que a luz vermelha acende deve ser verificado o nível de óleo do motor, não vá o diabo tecê-las e o estrago, por negligência do procedimento, ser considerável e de valor elevado...Neste caso, o preço do reboque será bastante inferior.

Um abraço e boas curvas!  scooter_

António Caiado

danielfernandes

  • Visitante
Re: Sym GTS 300i evo - Luz do óleo do motor acesa!!!
« Responder #11 em: 04 de Março de 2016, 21:30 »
Já houve quem tivesse chamado o reboque por causa dessa luz, é um falha dos concessionários, não explicarem quando entregam as scooters.

O Companheiro não foi o promeiro e não vai ser o último a quem tal acontece.

Eu com a minha ex GTS125i chamei o reboque, e o Sr. do reboque assinou por baixo.....
Tinha ido a revisão kms antes da hora da revisão, não fizeram o reset a revisão.

Foi a viagem casa trabalho mais económica da minha sym. Fez para ai 5km a andar + 15km de reboque

 ;D