Autor Tópico: Travões  (Lida 9822 vezes)

carlos alberto

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Travões
« em: 28 de Fevereiro de 2016, 12:52 »
Tenho a sym gts 125 i evo, devido au máu tempo ainda só fiz  cerca de 80 Km.
Pergunto se o travão de trás fica no punho direiro ou esquerdo?
É que nas instruções da sym gts 125 i evo parece-me estar no punho esquerdo.
Obrigado.

Offline Joao Santos

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Re: Travões
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2016, 13:08 »
Se consultares o Manual de Proprietário é mais fácil.

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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Offline moto2cool

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Re: Travões
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2016, 14:09 »
Apesar de ser sempre recomendável ver o livro de utilizador, penso que é geral o posicionamento do travão traseiro à esquerda e o dianteiro à direita, para as motas muda apenas o da esquerda que é a embraiagem, passando o travão traseiro para o pé direito
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Offline Paulo Jorge Lopes

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Re: Travões
« Responder #3 em: 28 de Fevereiro de 2016, 14:14 »
 _convivio_ Olá boas

Companheiro os travões são sempre iguais a não ser que tenham sido trocados de propósito pelo dono por lhe dar mais jeito

o travão da frente é o da direita e o de trás o da esquerda
abraços
Paulo J. Lopes

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carlos alberto

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Re: Travões
« Responder #4 em: 28 de Fevereiro de 2016, 15:34 »
Apesar de ser sempre recomendável ver o livro de utilizador, penso que é geral o posicionamento do travão traseiro à esquerda e o dianteiro à direita, para as motas muda apenas o da esquerda que é a embraiagem, passando o travão traseiro para o pé direito
Obrigado pela resposta. _pol_

Offline toffy

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Re: Travões
« Responder #5 em: 28 de Fevereiro de 2016, 23:26 »
... é não esquecer que o travão de trás é apenas um auxiliar (complemento). O que trava e faz a mota parar é o travão da frente.

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Offline Pianoman

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Re: Travões
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2016, 23:45 »
... é não esquecer que o travão de trás é apenas um auxiliar (complemento). O que trava e faz a mota parar é o travão da frente.

Enviado do meu P022 através de Tapatalk
Isso é a "teoria geral" para as motos. Nas scooters não é bem assim. Aliás, vou mais longe e escrevo que é precisamente o contrário.
No entanto, depende de muitos factores, como pneus, posição do motor, presença (ou não) de 2 discos à frente, existência (ou não) de ABS e/ou CBS, etc.
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Offline PITEIRA

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Re: Travões
« Responder #7 em: 29 de Fevereiro de 2016, 00:36 »
... é não esquecer que o travão de trás é apenas um auxiliar (complemento). O que trava e faz a mota parar é o travão da frente.

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Toffy com todo o respeito não é o que me diz a minha experiência e de outros ...

Travão da frente ? Numa Sym Gts (pela minha experiência) ? Faz a mota parar ? Sim , no meio do chão  _thumbdown_

Vou mais pelo Pianoman, e acho que será sempre mais prudente travar com o de trás e complementar com o da frente, pois ao contrario, nas scooters pelo menos, fará sempre destabilizar a roda da direcção  _reg_

Quantas vezes não senti já a roda traseira "fugir" e equilibrar a scooter/mota com a roda da frente ?
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Offline Joao Santos

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Re: Travões
« Responder #8 em: 29 de Fevereiro de 2016, 06:21 »
... é não esquecer que o travão de trás é apenas um auxiliar (complemento). O que trava e faz a mota parar é o travão da frente.

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Sempre em mais de 40 anos de estrada o meu travão principal foi o da frente e por isso mesmo é o que tem mais potência de travagem.

Se a maioria dos companheiros utilizar o travão de traz para parar, vão precisar de muitos metros e muita coragem, antes de bater.

Ai se o Marquez e o Lorenzo no MOTOGP usassem apenas o de traz. Por vezes a Roda de traz levanta mais de 20/30 cm porque será?

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« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 06:26 por Joao Santos »
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Offline marcio_s

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Re: Travões
« Responder #9 em: 29 de Fevereiro de 2016, 08:13 »
Concordo. O travão da frente já me safou de embate certo por 2 vezes na minha gts evo. É certamente mais difícil de controlar, mas a distância de travagem é significativamente mais curta.
Uma coisa que devemos fazer (scooters e motos) é praticar o travão da frente em sitios sem transito. Perceber o limite do travão da frente é muito importante

Cláudio Nunes

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Re: Travões
« Responder #10 em: 29 de Fevereiro de 2016, 08:51 »
O travão de trás só serve para equilibrar a Mota (travagem), 80% do poder de travagem esta no travão da frente...

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Offline Pianoman

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Re: Travões
« Responder #11 em: 29 de Fevereiro de 2016, 08:52 »


Ai se o Marquez e o Lorenzo no MOTOGP usassem apenas o de traz. Por vezes a Roda de traz levanta mais de 20/30 cm porque será?

João  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Eles agora andam em scooters?
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Offline António Teles

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Re: Travões
« Responder #12 em: 29 de Fevereiro de 2016, 09:36 »
Nada como experimentar. Primeiro de bicicleta tem menos plásticos, as quedas saírem mais baratas, e normalmente o corpo menos negro.
Acelera ( pedala) numa estrada de terra e trava bruscamente só com o travão traseiro. Resultado executas uns ésses porreiros quando estiveres quase a parar viras a direção é inclinas ligeiramente o corpo para o mesmo lado que viraste oa direcção e fazes um belo peão e andaste uns largos metros com o pneu traseiro em derrapagem.
Se executares no mesmo terreno e da mesma forma mas com o da frente, resultado já estás estatelado ao comprido. Portanto executa em alcatrão e seco e pensa que o travado da frente é um travão mais preciso, pelo que mesmo que o apertes com força sê mais meigo. Resultado páras mais rapidamente e sem zig Zag pelo meio.
Daqui deduzo que se travar em terra, Gravilha, uso muito mais o travão de trás e o da frente serve para aconchegar. Em alcatrão seco travar mais com o da frente para parar mais rápido.
Em curva para corrigir trajetórias uso o travao de trás suavemente.
Nos carros também a travagem é mais forte á frente, mas nesse caso têm travagem repartida e combinada ( não falemos de sistemas modernos)
Agora companheiro se a tua mota tiver travagem combinada, quase que não te preocupas com isto, pois ao travares com uma manente a travagem é as duas rodas.
Enquanto não tiveres muita pratica anda devagar para treinares.
Boas curvas
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline toffy

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Re: Travões
« Responder #13 em: 29 de Fevereiro de 2016, 19:22 »
Sempre travei com o da frente e "ajudo" com o de trás.

Já era assim de bicicleta (e aqui o risco de sacar uma "égua" é bem maior do que na Sym) e continua a ser na Sym. Nunca "consegui" levantar a roda de trás da Sym....

É claro, como muitos têm dito, e bem, ou tens ABS nas rodas.... ou nos dedos...!

É a minha opinião


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pjmartinho

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Re: Travões
« Responder #14 em: 29 de Fevereiro de 2016, 21:03 »
Um coisa que me parece que ainda ninguém referiu é que se deve travar com os 2 travões em simultâneo sendo que, no caso das scooters, se se aplicar a mesma força em ambas as manetes, a roda de trás terá sempre menos força de travagem do que a roda da frente.

Parece-me que é importante salientar que as manetes de travão não são do estilo interruptor... ON-OFF... a pressão aplicada pode, e deve, variar consoante a necessidade de parar em maior ou menor espaço.

Neste post que coloquei em tempos (video 5, em particular), apesar de estar em inglês, dá para perceber como travar em segurança, e isso é sempre feito usando os 2 travões em simultâneo.

Pessoalmente uso sempre os 2 travões em simultâneo, excepto em descidas nas ruas de paralelo (que abundam na vila onde moro) e neste caso uso travão traseiro como travão principal e o da frente como auxiliar.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 21:04 por pjmartinho »

Offline las125

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Re: Travões
« Responder #15 em: 29 de Fevereiro de 2016, 21:15 »
O travão de trás só serve para equilibrar a Mota (travagem), 80% do poder de travagem esta no travão da frente...

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Correcto!

É isso que é ensinado e demonstrado na escola de condução oficial da Honda pelo Sr. Nuno Barradas.
Ensinam outras técnicas como usar o travão de trás em curva para estabilizar a mota.

São usados sempre em conjunto na devida proporção.

Saber travar nos limites de aderência sem ir ao 'tapete' é essencial para uma condução segura.
É importante testar progressivamente os travões da moto que usas e conhecer bem os limites de aderência em seco como no molhado.
Temos que ser nós o nosso ABS...
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 21:28 por las125 »
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