Autor Tópico: Questões com Burman 650 2004  (Lida 6157 vezes)

Mlopes

  • Visitante
Questões com Burman 650 2004
« em: 18 de Fevereiro de 2016, 15:34 »
Boa Tarde.


Estou para adquirir uma Burgman 650( em segunda mão de 2004) e gostaria de saber como funciona algumas coisas.
1º que tipo de revisão faz , e o que muda ?
2º Tenho ouvido falar numa tal de correia de distribuição ??? que não sei onde fica e pelo que vi acho que este modelo é de rodas dentadas 8 ou tem correia)??
3º Ao fim de quantos km´s muda o óleo e qual o tipo do mesmo ?
4º que conselhos me podem dar em relação á scooter .

Obrigado e continuação de boa semana ..

Marcos Lopes
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 16:20 por Admin17 »

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2009
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: Questões com Burman 650 2004
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2016, 17:11 »
Viva companheiro,

Faz o download deste manual e pode ser que tires algumas conclusões. Embora seja de 2007 acho que a diferença não será muita.

http://www.mediafire.com/file/mgdj1yz2hzg/99500-36116-03E.pdf

Abraço.



Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Questões com Burman 650 2004
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2016, 22:21 »
Boa noite companheiro Mlopes,
Deixo aqui um link para os diversos Diários de Bordo  de companheiros do CPM que possuem esse modelo de scooter, pode ser que encontres resposta ás tuas questões bem como outras que te possam surgir.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,46.0.html
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Mlopes

  • Visitante
Re: Questões com Burman 650 2004
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2016, 07:36 »
Muito obrigado.
Eu já fiz copia do documento, mas aquilo tem montes de paginas ..........
Fiquei sem saber ( ainda ) se tem correia ou carretos na transmissão ????´

Abraços

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Questões com Burman 650 2004
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2016, 08:29 »
Tem os dois sistemas,e ainda embraiagem multidisciplinar em banho de óleo,mas não te preocupes com isso, vais passar mal...desfruta da MÁQUINA
ah! Apenas convém substituir o famoso parafuso do cvt,custa cerca de 4€.
Rui Armelão

RCEu

  • Visitante
Re: Questões com Burman 650 2004
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro de 2016, 11:15 »
Bom dia companheiro:


Vê o meu DB aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,17369.0.html
Também tinha bastantes dúvidas e fui tentando registar aqui o que foi feito num mecânico da marca.
Se o antigo dono e o vendedor foram a concessionários oficiais, pelo nr. de quadro deve estar registado num site deles o que foi feito.
De facto não existe aquela correia tradicional que é habitual mudar. Se alguém tentar abrir aquela tampa (já o tentaram fazer na minha) não deixes.
Aquilo não é para abrir. São carretos e vão durar uma vida. Existe uma pequena correia que é substituída, de acordo com o manual de fábrica, salvo erro, aos 98000Km.
A revisão nessa máquina é feita a cada 6000 Km.
A cada 12000km existe uma revisão mais pormenorizada, porque em princípio a de 6000km é apenas para inspecção e muda de óleo.


O Óleo aconselhado é o 10W40 Silkolene


A Suzuki agora tem uns Kit's para a revisão que já trazem tudo o que é necessário e fica mais barato do que se for comprado avulso.
Em princípio o modelo da tua máquina é o K4 e não difere muito da minha K8.


Não te deves preocupar muito com o nível de óleo, porque existe um sensor de nível e quando este baixar (se baixar), aparece um avisador em cristal liquido, no painel. De qualquer modo, debaixo da tua perna esquerda existe um óculo para visualização.


O famoso parafuso do CVT, fica situado em baixo da tua perna direita (mais ou menos na mesma direcção) e deve ser revisto por técnico especializado, porque o motor tem de estar completamente trancado. Se o desgaste for superior ao normal ou estiver fora dos parâmetros aconselhados pela Suzuki, deve ser substituído.
Aconselhava-te a trocar agora e depois ir fazendo uma inspecção nas restantes manutenções, até ser necessário trocar de novo.
De facto esse parafuso custa pouco mais de 4,00€ mais IVA. Se gastar ou saltar a reparação pode ultrapassar facilmente os 2000,00€


A minha tem andado com o mesmo parafuso e provavelmente vai ser trocado agora nos 42000km


Os pneus aconselhados para essa máquina são os Bridgestone SC01 por causa do índice de carga. Essa máquina deve pesar em seco, mais de 270Kg.


Curiosidade: Essa mota, parada, não cai. Ou seja, não toca com a parte de cima no chão. Fica numa determinada posição e não chega a cair. Mas por favor não experimentes  _Rolley_


Se tiveres mais alguma duvida estou ao teu dispor por PM.


Se quiseres ficar mais descansado, o mecânico onde faço revisões está no final do meu diário de bordo.


De resto tens um excelente maquinão. Uma autêntica rainha das scooters.  _palmas_ _palmas_
Goza-a bem e cuidado porque se lhe tomas o gosto, o pessoal nunca mais te agarra. scooter_